Rádio Táxi no RockWalk Brasil
Quinta, 13 de março de 2014
no Shopping SP Market em São Paulo/SP

    Um projeto audacioso e no mínimo fantástico, que tomamos conhecimento, infelizmente apenas nesse mês, e que já existe há alguns anos, na verdade desde maio de 2008, que é a calçada da fama do Rock Nacional intitulado como Rock Walk Brasil, onde vários grupos ou artistas solo são homenageados e para citar alguns do segmento Rock e Heavy Metal, temos Shaman, Dr. Sin, Sepultura, Capital Inicial, RPM, Ney Matogrosso, entre outros.

Mas o que é o Rockwalk Brasil?

    Atualmente o projeto já consta com 50 homenageados, que já gravaram suas placas, e neste ano 2014, registrando seu sétimo ano de fundação, o projeto RockWalk Brasil ( www.rockwalk.com.br ) integrará o mega-projeto Parque do Rock ( www.parquedorock.com.br ), um Parque Temático totalmente voltado ao Rock, a “Disneylandia do Rock”, como carinhosamente vem sendo chamado.

    O empreendimento, que traz em seu escopo Arenas para espetáculos de todos os portes, Museu do Rock, Escola de Rock e outras muitas atrações alusivas, será erguido numa belíssima área interligando as Rodovias Anhanguera, Bandeirantes e Dom Pedro, a cerca de 20Km do Aeroporto Internacional de Viracopos. Em fase de liberações legais e trâmites de aprovação de projetos arquitetônicos, e com o início das obras previsto ainda para o primeiro semestre de 2014, estima-se que a primeira fase do Parque do Rock seja inaugurada em dois anos. Os projetos RockWalk Brasil e Parque do Rock foram criados pelo empresário Marcio Mota, CEO da MMP Entertainment Brasil, que existe desde 1994.

E esse evento, o “RockWeeks Brasil”?

     A RockWeeks Brasil, produzida pela MMP Entertainment Brasil e o INROCK - "Instituto Cultural Calçada da Fama do Rock”, tem por objetivo divulgar os projetos RockWalk Brasil e Parque do Rock; e com isso, uma série de ações pelo país ocorrem em várias cidades com shows ao vivo, e claro, exposições que trazem ao público algumas placas da Calçada da Fama do Rock Brasileiro, sem contar várias guitarras autografadas e tudo isso sem cobrança de ingresso.

    E aconteceu em 2014, entre 13 de março a 03 de abril no Shopping SP Market, em São Paulo, foram convidados alguns renomados artistas brasileiros, cujo legado é imenso, são eles: a banda Rádio Táxi e os cantores e compositores Eduardo Araújo, Kiko Zambianchi e Dalto.

    Neste primeiro dia, e teríamos a cerimônia de gravação da placa da banda Rádio Táxi e o presidente Márcio Mota fez a apresentação da banda, lembrou de sua importância e disse que ali seria apenas o evento de algo que já aconteceu no início dos anos 80, onde a banda naquele momento se perpetuou no Rock Nacional, eu poderia aqui mencionar Pop Rock, porém, conversando com amigos da imprensa, indaguei se seria muito errado definir a banda como AOR, onde temos o Journey como um dos grandes representantes, já que suas músicas também possuem refrãos grudentos e extremamente bem tocados, lembrando que o Rádio Táxi teve Wander Taffo em sua formação e só por este ponto, já devemos analisá-los um pouco diferente.

    Após a gravação das mãos dos atuais integrantes, os membros fundadores Lee Marcucci no baixo e Gel Fernandes na bateria junto aos novos integrantes, o vocalista Fábio Nestares e o guitarrista Gabriel Navarro concederam entrevista coletiva onde perguntei ao baixista Lee Marcucci sobre início da banda e ele lembrou que ele pertencia à banda Tutti Frutti e já tocavam com Rita Lee e Wander Taffo.

    Gel Fernandes tocava no Secos e Molhados e tanto ele quanto Lee Marcucci tinham o sonho de montar uma banda. E contaram muito com a ajuda de Roberto de Carvalho e aí, sim iniciava a história do Rádio Táxi. Conversando sobre a música de hoje, a impressão do baixista é a mesma que a minha, que os novos conjuntos são muito iguais e o principal, que eles ainda se divertem e muito no palco, sendo isso que mantém a chama delas acesa.

    Como estava bem concorrida a coletiva e a hora do show se aproximava deixamos a banda se concentrar para o show que aconteceria no palco na sequencia.

Texto: Sílvia Pedroni
Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos para Solange e Fabíola da NMP Press
Abril/2014

Clique aqui e confira uma galeria de 137 fotos da Cerimônia de Inclusão do Rádio Táxi
na Calçada da Fama do Rock Brasileiro
no Shopping SP Market em São Paulo/SP

Voltar para Shows