Rick Wakeman - Journey To The Centre Of The Earth 2014 Tour
Segunda
, 27 de outubro de 2014
no Teatro Bradesco em São Paulo/SP

    Rick Wakeman é um dos maiores gênios do Rock Progressivo, que é conhecido pelos memoráveis álbuns que gravou junto com o Yes ou em sua frutífera carreira solo e que podem serem considerados discoteca básica para muitos amantes do estilo. A atual turnê, que passou por três capitais brasileiras e teria duas noites em São Paulo no formidável Teatro Bradesco está celebrando os 40 anos do clássico Journey To The Center Of The Earth, baseado no livro de mesmo nome de Júlio Verne, que em 2012 rendeu um álbum mais completo, com músicas que não cabiam no vinil.

    E durante década de 70, que shows de nomes internacionais no Brasil eram raríssimos, Rick Wakeman veio com divulgando este mesmo disco em 1974, então já consegue-se perceber a importância tanto do álbum quanto do artista para os fãs e até para o país.

    O inglês, que possui 65 anos de idade e mais de oitenta registros oficiais como artista solo, estudou piano, clarinete, orquestração e música moderna é uma referência quando se fala de Rock Progressivo e também para todo tecladista independente do seu estilo e é nome fundamental no uso dos teclados principalmente no Rock.

    Desde sua última passagem no mesmo Teatro Bradesco ( confira como foi ) há pouco menos de dois anos, causava uma grande expectativa, pois ficava a dúvida de como seria o show, pois poderia ser uma execução na integra de Journey To The Center Of The Earth na versão de sua recente reedição de acordo como Rick Wakeman gostaria de ter gravado nos anos 70 ou se teria a participação de uma orquestra. De qualquer maneira, a apreensão em (re)ver este ícone no palco era enorme.

    Como tradição em todo evento que ocorre em teatros, e na minha opinião também deveria ocorrer em casas de shows, sinais sonoros vão avisando o tempo restante para início da apresentação e para todos se acomodarem em seus respectivos lugares, já haviam lugares na casa que observei que ainda estavam desocupados.

    Após a tradicional introdução em coral, lá estava no palco Rick Wakeman, o mestre dos teclados, aliás, a forma que sua parte do palco é montada lembra a concepção da central de comando de um grande disco voador. Acompanhando ele tínhamos Ashley Holt nos vocais, amigo e presente como vocalista em todos seus álbuns mais marcantes e de Dave Colquhoun na guitarra, Tony Fernandez na bateria, Matt Pegg no baixo, que completa a English Rock Essemble, nome dado a sua banda de apoio e que normalmente grava junto os álbuns.

    O medley Journey To The Center Of The Earth foi a primeira que o comandante da nave espacial formada por todos os seus oito teclados começou a tocar para delírio dos fãs presentes. Aliás, pelas marcas ( Korg, Roland ), pelas potências, pelos equalizadores deu para reparar que Rick Wakeman aprecia a sonoridade dos equipamentos mais antigos. E já neste medley fomos levados para todas as belas e históricas variações de ritmos deste clássico absoluto, entretanto, ao perceber que era um medley do disco percebemos que o mesmo não seria tocado na integra como era o que imaginavámos.

    Após esta Rick Wakeman fala: "Obrigado! Eu peço desculpas pelo meu português, meu espanhol, meu francês... Nem inglês eu falo direito... Na bateria está o meu amigo Tony Fernandez e o português dele é bom. Se vocês precisarem perguntar qualquer coisa, podem se dirigir a ele. Bem, nós vamos apresentar agora uma das esposas de Henry VIII. Esse é um álbum muito querido por mim, pois eu também tive muitas esposas...". Assim, a segunda música ( ou podemos dizer peça, já que todo show de Rick Wakeman é tão complexo quanto seus álbuns, embora ele faça parecer simples ) foi a instrumental e eletrizante Catherine Parr do álbum The Six Wives Of Henry VIII de 1973 com todos os seus solos fabulosos.

    Rick Wakeman, que estava vestido com sua suntuosa capa de veludo, o que é mais que sua marca registrada ( onde a dúvida fica sempre na cor que ele usará no concerto e desta vez era preta ), agradece a todos os presentes, relembra o quanto é bom estar de volta ao Teatro Bradesco em São Paulo/SP e anuncia a música que fez em homenagem aos Jogos Olímpicos de Inverno de 1976, a White Rock do álbum de mesmo nome com outra atuação brilhante do tecladista.

    Em seguida, foi a vez do baterista Tony Fernandez literalmente roubar a cena do espetáculo fazendo um excelente solo de bateria, e olha que eu não sou nada a favor de solos, preferindo que músicos executem uma ou duas músicas a mais no show, porém, o set com a técnica do músico com seu jeito um pouco diferente de tocar do que usualmente vemos conquistou a todos, sendo extremamente aplaudido no final.

    Um dos grandes clássicos da carreira do músico, o álbum de 1975 The Myths And Legends Of King Arthur And The Knights Of Round Table também teve o seu 'medley', onde executou uma boa parte da obra e achei este um dos grandes pontos do set, afinal, este álbum é composto de lindas músicas.

     O guitarrista Dave Colquhoun teve seu destaque quando Rick Wakeman avisou que ele estava na turnê com a perna quebrada, tocando com o que é chamado no Brasil de 'Robofoot', e que muitos, devem conhecer e explicou também como ele quebrou a perna, que foi trágico, mas engraçado: "Bem, como vocês podem ver, o nosso guitarrista está com a perna quebrada. Eu vou contar para vocês como isso aconteceu. Ele estava fazendo 'jogging' e no meio do caminho uma moça passou, então ele olhou para ela e quebrou a perna. Para nós ele disse que foi assim, mas para a esposa ele disse que caiu na escada. Esse é o nosso segredo."

    Mesmo sem a movimentação que conferimos em 2012, ele conseguia se mexer um pouco e fazer grandes duelos com Rick Wakeman variando os ritmos entre eles, sendo sempre solos sensacionais.

    Depois Rick Wakeman voltou a apresentar mais uma música do álbum The Six Wives Of Henry VIII com a Jane Seymour e todos prestavam uma atenção danada no músico e tentavam acompanhar a velocidade de seus dedos ao tocar com perfeição todos aqueles teclados, que ao terminar esta canção... ganhou aplausos muito consideráveis da plateia.

    Então ele executou a The Visit do álbum Phantom Power de 1990, que teve uma falha no microfone de Rick Wakeman em sua apresentação e o vocalista Ashley Holt levou um novo até ele, que não funcionou corretamente e o tecladista, bem humorado, brincou como se fosse um sabre de luz ( dos Jedis do filme Star Wars ). De improviso, o genial Rick Wakeman dava uma trilha sonora ao duelo imaginável de espadas imaginárias e após o pequeno problema resolvido tivemos a pesada música com um perfeito solo e duelo de guitarra e teclado, e o clima da década de 1970 é muito forte nesta música com sua sonoridade e o ritmo de guitarra de Dave Colquhoun. E continuando a lembrança deste álbum de 1990, eles tocaram a música título, a Phantom Power com o vocalista Ashley Holt comandando a força da canção.

  A longa e belíssima Catherine Howard foi a terceira do álbum The Six Wives Of Henry VIII tocada nesta noite e agradou bastante aos fãs, que a assistiram prestando muita atenção em cada instante. Outro dos álbuns que Rick Wakeman relembrou nesta noite e apresentou um 'medley' foi o No Earthly Connection de 1976, e sendo este o terceiro da noite foi mais resumido, mas deu para notar que o tecladista queria destacar os clássicos de seu período mais conhecido, entre 1974 a 1976. No fim desta Rick Wakeman apresentou seu novo baixista, Matt Pegg ( que é filho de Dave Pegg, ex-baixista do do Jethro Tull e do Fairport Convention ).

    Entretanto, o álbum que descreve o 'Rei Arthur e os cavaleiros da távola redonda' ( ou se preferir The Myths And Legends Of King Arthur And The Knights Of Round Table ) teve uma música exclusiva, que foi o clássico Merlin The Magician, que além de sua exuberante exibição, Rick Wakeman claro que fez aquela tradicional caminhada até a plateia e o músico escolhe uma mulher para segurar o seu 'Keytar' ( teclado de mão ) no final e sempre todos admiram ficando reluzentes de felicidade ao ver ele tão de perto.

    E por nenhum instante ele parou de tocar. Simpático, Rick Wakeman dá um beijo no rosto da mulher e foi aplaudido freneticamente pelos fãs presentes no Teatro Bradesco, marcando assim o término da primeira parte da apresentação.

    O bis foi mais que clássico, já que ele mesmo mencionou sobre toda sua carreira e chegava a hora de tocar uma música de sua ex-banda - o Yes - e com Starship Trooper, a mesma do bis de 2012 e que teve uma exibição soberba, mas... qual o problema de se repetir? Nenhum!!! Afinal, clássicos do Rock Progressivo devem sempre ser respeitados e admirados. 

    Um show incondicionalmente perfeito, de um músico que é influencia em entre 12 de cada 10 músicos, ou seja, ele é uma referencia musical ou símbolo nos teclados, assim como Jimi Hendrix é na guitarra, e tomara que constantemente tenhamos um músico desse quilate fazendo shows no Brasil, pois será sucesso garantido.

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Miriam Martinez e
ao Teatro Bradesco pela atenção e credenciamento
Dezembro/2014

Setlist do Rick Wakeman

1 - Journey To The Centre Of The Earth ( medley )
2 - Catherine Parr
3 - White Rock
4 - Drum Solo
5 - King Arthur And The Knights Of Round Table (medley)
6 - Jane Seymour
7 - The Visit
8 - Phantom Power
9 - Catherine Howard
10 - No Earthly Connection (medley)
11 - Merlin The Magician

 Bis:
12 - Starship Trooper

Clique aqui e confira uma galeria com 30 fotos do show de Rick Wakeman no Teatro Bradesco em São Paulo/SP

Voltar para Shows