Roger Hodgson - Breakfast in America World Tour
Quinta, 23 de outubro de 2014
no Espaço das Américas em São Paulo/SP

    Não há como negar a importância do cantor, compositor e letrista Roger Hodgson para o Rock Progressivo ou a de sua antiga banda, o Supertramp ( que vendeu mais de 60 milhões de álbuns ), e mesmo com uma longínqua carreira solo, ele carrega multidões por onde passa para celebrar sua obra focando principalmente nas gravadas com sua antiga banda. Quando ele excursiona com um show que tem seu repertório baseado em um dos maiores clássicos do gênero, como é o caso do álbum Breakfest In America de 1979 então, o resultado esperado é mais que surpreendente e naturalmente com  as casas onde se apresenta bastante cheias, como foi o caso desta noite na capital paulista.

    Entretanto, quando foi anunciado que o show seria gravado para um posterior lançamento em cd/DVD e que o músico havia escolhido a cidade de São Paulo/SP para isso, a euforia dos fãs aumentou ainda mais. E ao adentrar no Espaço das Américas vi que foi montado um bonito palco com algumas plantas e com o contraste do nome do músico ao fundo, resultando em um belíssimo cenário, dotado de uma iluminação sensacional.

    Com a entrada de Roger Hodgson no palco, o show começou em muito grande estilo com Take The Long Way Home, um clássico inquestionável do Supertramp gravado no Breakfest In America e que está sendo comemorado na atual turnê, e que também empresta seu título ao último DVD ao vivo do músico ( que é o Take Long Way Home Live In Montreal ). Depois de encher nossos corações com emoção graças à sua brilhante atuação, ao final, ele faz o anúncio mais espetacular dizendo que ama nosso país e gostaria que todas pessoas, independente dos problemas que elas tivessem, que era para deixá-los do lado de fora, pois, teríamos duas horas de diversão e ele gostaria que todos ficassem felizes em seu show.

   Depois continuou com a clássica do Supertramp com School do Crime Of The Century de 1974 com sua introdução na gaita e violão de 12 cordas, que Roger Hodson utilizou e no seu decorrer trouxe uma atmosfera de paz totalmente progressiva. Então, nos mostrou também um pouco de suas composições como artista solo com as canções In Jeopardy ( com nuances de Jazz e Pop, além de solos de saxofone ) e Lovers In The Wind ( mais melancólica e suave ), ambas do In The Eye Of Storm de 1984 e durante suas exibições deu para perceber que ele conseguiu mesclar muito bem sua técnica. Porém, o que os fãs queriam mesmo era ouvir mais Supertramp e Babaji, do álbum de 1977 Even In The Quietest Moments foi a seguinte, para alegria dos presentes no Espaço das Américas.

    Roger Hodgson lembra que a próxima música ele fez para as mulheres de Los Angeles por serem extremamente bonitas e brinca dizendo que na época não conhecia o Brasil, pois assim, certamente o clássico Breakfest In America do Supertramp teria outro nome, que segundo ele seria Breakfest In Brazil, resultando em muitos aplausos.

    E se a ideia era reviver os anos de glória do Supertramp, Roger Hodson prosseguiu o show com duas do álbum Crisis? What Crisis? de 1975, primeiro com a animada e viajante Lady ( com Roger Hodson nos teclados ) em uma versão muito linda e a magia continua com a Sister Moonshine com o vocalista ao  violão, que pela forma que foram tocadas trouxeram um clima mais Jazzístico para o Espaço das Américas. Vale lembrar que não tínhamos um guitarrista entre os músicos que o acompanhavam.

   Com sua bela melodia Hide In Your Shell mais uma das composições do Crisis? What Crisis?, que encantou a todos pela maestria que foi exibida, afinal, tínhamos um Roger Hodson a cantando muito feeling e passando a boa sensação dos tempos de sua ex-banda. A próxima com o vocalista no piano foi Lord Is It Mine do Breakfest In America, e a balada passou muito boas vibrações para todos nós no Espaço das Américas.

    Uma das minhas preferidas de toda a carreira de Roger Hogdson veio logo depois, onde o músico com uma guitarra - sendo esse um momento único do show - toca a primeira do seu primeiro álbum solo, o In The Eye Of Storm com a excelente música Had A Dream, recebida com muita alegria pelos presentes, sinal que muitos a conheciam e aguardavam por sua execução.

    Uma das melhores e mais conhecidas músicas do Supertramp veio para prosseguir o set e levantar a plateia, fazê-la cantar seus versos e aplaudirem junto com o ritmo dos teclados comandados por Roger Hodson: o hino do Rock Progressivo The Logical Song, que também foi composto no Breakfest In America, com direito é claro ao sintomático solo de saxofone feito por Aaron McDonald e toda a majestosa voz do sexagenário cantor.

    Roger Hodson pede Aaron McDonald que apresente a próxima que é de sua carreira solo e ele explicou seu significado ao dizer: “Se você fosse um animal selvagem capturado por humanos, preferiria morrer ou viver enjaulado?”. Assim, a música composta para o disco Open The Door de 2000, a Death And Zoo nos conduziu à uma musicalidade um pouco mais densa, muito progressiva, bonita e diferente do que Roger Hodgson fez em toda sua carreira e essa foi a que certamente menos empolgou a plateia.

    Outro destaque, que se pode dizer do show é que todos os músicos são extremamente técnicos e conseguem transpor em suas habilidades toda a emoção das criações do Supertramp, já que todo o set é baseado corretamente na carreira do vocalista com sua antiga banda e a turnê celebra o álbum Breakfast In America, sendo até melhor com os músicos que o acompanham, pois aqui não existem conflitos, diferentes dos que existam entre os vocalistas do Supertramp.

    Depois, hora de uma sequencia avassaladora de clássicos inesquecíveis do Supertramp, primeiro com a balada introspectiva If Everyone Was Listening do Crisis? What Crisis? ( que assim como outras foi tocada em versão perfeita ), seguida pela viajem progressiva de primeira presente em Child Of Vision ( outra do Breakfest In America ) com direito a Roger Hodson novamente aos teclados, além das fenomenais Dreamer do Crime Of The Century ( que energiza qualquer plateia e a faz sair cantando junto, como acabou acontecendo nesta noite ) e a maravilhosa Fool's Overture, um épico que figura entre as melhores composições da banda criada para o Even In The Quietest Moments. Asseguro que assistir esta música ao vivo é de arrepiar, ainda mais com a performance do multi-instrumentista com seus vocais impecáveis.

    Este foi o soberbo final da primeira parte do show e não tinha como não refletir sobre a importância destas duas últimas, pois marcaram toda uma geração e mesmo sendo consideradas muito Pop para os padrões do Rock Progressivo, o legado do estilo com o Supertramp soa incondicional e perfeito.

     O bis veio rapidamente com Two Of Us, mais uma do álbum Crisis? What Crisis? causando emoção que um músico ímpar como ele traz ao tocar seu violão com toda a leveza, que foi seguida por duas canções muito aguardadas: primeiro a Give A Little Bit de 1977 ( do álbum Even In The Quietest Moments ) com linhas acústicas lindíssimas e a que finalizou o show, a It's Raining Again, considerada por muitos a mais Pop do Supertramp, mas pense nela neste show e pense se conseguiria não sair dançando ou ainda chacoalhando seu esqueleto admirando quem dançava ao lado, como foi o que registrei nesta hora no Espaço das Américas.

    Um show espetacular que resultará em um DVD obrigatório de se adquirir quando for lançado e a cada show no Brasil, o público de Roger Hodson aumenta, uma prova que sua música junto ao Supertramp permanece atual e gostosa de se ouvir sempre.  Mesmo com um público notoriamente formado por pessoas mais velhas, junto a esposas ou namoradas e alguns com suas respectivas famílias, todos ainda estão nos shows e se divertindo... já que a função da música é entreter independente da sua idade.

    Que este lendário cantor de 64 anos possa continuar encantando as plateias por muitos anos e relembrando a grandiosidade do Supertramp e do Rock Progressivo dos anos 70.

 

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Camila Dias Agencia Cartaz
Dezembro/2014

Setlist do Roger Hodson 

1 - Take The Long Way Home
2 - School
3 - In Jeopardy
4 - Lovers In The Wind
5 - Babaji
6 - Breakfast In America
7 - Lady
8 - Sister Moonshine
9 - Hide In Your Shell
10 - Lord Is It Mine
11 - Had A Dream
12 - The Logical Song
13 - Death And A Zoo
14 - If Everyone Was Listening
15 - Child Of Vision
16 - Dreamer
17 - Fool's Overture

Bis:
18 - Two Of Us
19 - Give A Little Bit
20 - It's Raining Again

Clique aqui e confira uma galeria de 36 fotos do show de Roger Hodson no Espaço das Américas em São Paulo/SP

Voltar para Shows