18º Festival da Cultura Inglesa
com: The Jesus and Mary Chain e Los Campesinos!

Domingo
, 25 de maio de 2014
no Memorial da America Latina em São Paulo/SP

    O Festival da Cultura Inglesa, que chegou esse ano a sua décima oitava edição, com eventos culturais por vários pontos na cidade de São Paulo foi realizado neste ano no período que compreendeu entre os dias 9 a 25 de maio e terminou com um grande Festival de Música, que aconteceu no Memorial da America Latina próximo a estação Barra Funda do Metrô de São Paulo.

    Neste festival, que aconteceu no dia 25 de maio, a programação musical começou com o grupo Voliere e o Staff Only fazendo tributos a bandas britânicas. Monique Maion, vencedora na votação do concurso Run’n’Roll, fez uma homenagem à cantora londrina Amy Winehouse. Em seguida, pela primeira vez no Brasil quem tocou foi o Indie Rock do Los Campesinos! e o encerramento fica por conta da atração principal, os escoceses do The Jesus and Mary Chain.

 

     Mas, quem afinal são o The Jesus and Mary Chain? Formados em 1984, eles literalmente revolucionaram o estilo Pós Punk com um primeiro álbum - que impressionou o mercado fonográfico na época - chamado Psychocandy, lançado em 1985, e chegando as paradas da Billboard e confirmaram seu talento com o mega platinado Darklands, que se não tinha as microfonias do primeiro, exatamente pelo mesmo motivo elevava a banda de promessa do Rock Inglês para uma referência em todo o mundo.

    Porém, um detalhe da banda chamava mais a atenção, se você acha aqueles irmãos Gallagher, ou qualquer coisa assim, da banda Oasis brigões, na verdade, os mesmos, são 'freiras beneditinas' comparados aos irmãos Reid, que fazem parte do The Jesus and Mary Chain, afinal não são poucas as vezes que os irmãos se pegaram no palco entre si, ou com algum fã da plateia, que mais exaltados, os irmãos se juntavam e saiam em vias de fatos com fãs na galera.  

Los Campesinos!

    O Los Campesinos! é uma banda de Indie Rock formada em 2006 na Universidade Cardiff Wales, possui quatro discos de estúdio lançados, além de um ao vivo de 2013, que veio pela primeira vez no Brasil divulgando seu álbum No Blues, sendo todos lançados pela Wichita Recordings, fato raro hoje em dia na atual industria musical que vivemos.

    Formado atualmente por Gareth vocais, Neil e Tom nas guitarras, a bela tecladista Kim, Jason na bateria e Rob... uma espécie de faz tudo, que acompanha a banda nas turnês e toca de tudo um pouco dependendo da música que estão tocando.

   A primeira música foi do novo álbum No Blues com a As Lucerne/The Low, seguida por By Your Hand do Hello Sadness de 2011 e Romance Is Boring do álbum homônimo de 2010. De cara podemos garantir que o sexteto não empolgou muito a plateia, piorando mais quando a chuva - que teimou em cair durante todo o dia - deixava a plateia brasileira bem mais fria do que normalmente vemos nas apresentações.

  Agradecendo por estar pela primeira vez no Brasil,  veio do novo álbum a What Death Leaves Behind, seguida por Hello Sadness, título do álbum de 2011. A banda possui uma discreta presença de palco e pude observar uma boa iteração entre os músicos, que não conseguiam transmitir para a plateia, talvez formada por pessoas que estavam lotando o Memorial da América Latina, apenas pela atração principal do festival, que tocaria depois dos ingleses.

    Prosseguiram com Death To Los Campesinos! do Hold On Now Youngster... e  em do álbum novo, claro que foi o preterido pela banda e assim tocaram For Flotsam e We Are Beautiful, We Are Doomed, essa última do disco de mesmo nome de 2008. E embora a performance da banda crescia de acordo com a sequencia das músicas do set apresentado, a chuva literalmente esfriava toda a plateia e o que poderia ser um bom show, realmente não empolgava.

     Mais duas do novo álbum vieram em seguida, com Cemetery Gaits e Avocado Baby e... embora o vocalista Gareth se esforçasse para fazer a comunicação com algumas frases em português, essa boa vontade não fazia efeito algum sob a gélida plateia. O hit dançante e alegre You! Me! Dancing! do álbum Hold On Now Youngster... seguida por The Sea Is A Good Place To Think Of The Future, single de 2009, cuja tradução fria seria "O mar é um lugar para pensar sobre o futuro", me levaram a pensar que seria naquela chuva que caia sobre São Paulo e não no mar e encerraram com muitos agradecimentos para então apresentarem a última do seu show com a Sweet Dreams, Sweet Cheeks também do Hold On no, Youngster... de 2008.

    Um show frio que certamente o frio e chuva atrapalhou e muito a banda, já que o estilo do Los Campesinos! é um que toca sempre, tem casas lotadas e a banda tecnicamente é bem acima da média e caso voltem ao Brasil esperamos que recebam mais empolgação da plateia do que encontraram em São Paulo.

 

Set List do Los Campesinos!

1 - As Lucerne/The Low
2 - By Your Hand
3 - Romance Is Boring
4 - What Death Leaves Behind
5 - Hello Sadness
6 - Death To Los Campesinos!
7 - For Flotsam
8 - We Are Beautiful, We Are Doomed
9 - Cemetery Gaits
10 - Avocado, Baby
11 - You! Me! Dancing!
12 - The Sea Is A Good Place To Think Of The Future
13 - Sweet Dreams, Sweet Cheeks
 

Video do Show na Integra: https://www.youtube.com/watch?v=_HJTD7drCwY.

The Jesus And Mary Chain

    A banda escocesa de Pós Punk da Escócia, cujas músicas compostas pelos irmãos Jim Reid e William Reid fizeram muito sucesso entre 1984 e 1999, período que lançaram seus principais sucessos, que durou até a volta aos palcos em 2007, ainda sem um disco de inéditas, após essa volta, ficando oito anos parados, e formado basicamente pelos irmãos Reid, ou seja, Jim Reid nos vocais, William Reid na guitarra, Phil King guitarra, Brian Young na bateria e Mark Crozer no baixo, e assim que foram apresentados pela anfitriã da festa, toda aquele frio que a plateia estava no show anterior, parece que havia sumido e com vários fãs segurando LP`s basicamente os clássicos Psychocandy e Darklands vimos a banda no palco com Jim Reid, discretamente ao microfone cumprimenta a todos com um 'boa noite'.

    Eu estava torcendo muito para que a chuva que caiu durante a apresentação dos Los Campesinos! não se repetisse com o The Jesus And Mary Chain e Snakedriver do cd Barbed Wire Kisses de 1988, e ali no pit dos fotógrafos, já ouvia os primeiros comentários que foram ecoados dias depois da apresentação se o Psychocandy apresentava várias microfonias que o destoavam do pós punks de bandas como The Cure e Echo And The Bunnyman e mesmo sem as microfonias, a banda se mostrou extremamente criativa em Darklands, muitas vezes até flertando um pouco com o Hard Rock, mas a sonoridade do The Jesus And Mary Chain era muito mais potente que as outras bandas da época e sem essas microfonias percebi que a entonação seria mais na fase Darklands.

    Head On do álbum Automatic de 1989, embora seja quase um fracasso comercial, esse single da banda se contrapõe, sendo o que obteve mais vendas e considerado um dos mais importantes da banda. Depois foi a vez de Far Gone And Out do cd Honey's Dead de 1992. O clima frio não atrapalhava o público, que começou a dançar e vibrar com os escoceses, embora com a fama que eles possuíam... eu sabia que aquela harmonia poderia acabar a qualquer momento.

    Between Planets foi diretamente seguida por Blues From A Gun, ambas gravadas no Automatic, álbum que teve um destaque no set com quatro músicas executadas em toda a apresentação. O The Jesus And Mary Chain não é das bandas mais comunicativas ao palco, e assim como em todo show Punk - de onde começaram como influência - eles preferem tocar uma seguida da outra, sem aquela interação que costumamos ver em alguns shows.

    A seguinte foi Teenage Lust e começou após um tom bem baixo do vocalista dizendo obrigado, e aquela cadência lenta da música, veio antes do The Jesus And Mary Chain se mostrar no Brasil com a rebeldia que sempre foi, já que em Sidewalking, inédita da compilação Barbed Wire Kisses, que no refrão teve a primeira parada no meio da música e os irmãos Reid discutiram sobre o erro do guitarrista Phil King, pensei, perfeito, isso é The Jesus and Mary Chain.

    Cracking Up com sua intro dançante do álbum Munki ( de 1998 ) veio depois, e em conversa com outro jornalista, ele estava sentindo falta da microfonia da banda, e realmente eu não estava, pois, pensei ficar um pouco inaudível as mesmas em lugar aberto com alguns 'kilowwatts' de potência ecoando dos P.A's. All Things Must Pass, uma das poucas inéditas lançadas pela banda e que foi trilha sonora do seriado Heroes foi muito aplaudida. E instantes depois tivemos Some Candy Talking, que foi título do EP de 1986.

  Jim Reid pergunta: "todos estão felizes?" e então como mágica na intro de Happy When It Rains do Darklands de 1987 volta a chover e aquilo praticamente seria um símbolo do que acontecia na fria noite de São Paulo.

    Halfway To Crazy, outra do Automatic, que claro que teve aquela discussão com Jim Reid fuzilando seu irmão, onde os olhos diziam "Toque direito pô!!!!", já que nele havia perdido o tempo de entrada da guitarra após a entrada da bateria. É o clima entre os dois continua tempestuoso.

    Eles finalizaram com Just Like Honey e detalhe, no seu início tivemos outra parada para que os músicos a tocassem direito, e este clássico do Psychocandy encerrou a primeira parte da apresentação do The Jesus And Mary Chain. Entretanto, embora do jeito que eles saíram do palco mais parecia que não iriam voltar, como se tivessem algum problema maior com o som, que por conta da chuva, vento e tudo mais, era óbvio que não estava na qualidade que todos gostariam.

    Mas para alegria de todos os fãs, alguns minutos posteriores com uma certa movimentação no palco o The Jesus And Mary Chain retorna e toca mais três sons, sendo as clássicas The Hardest Walk e Taste Of Cindy, ambas do Psychocandy e para colocar números finais no show com a Reverence do Honey's Dead.

     Um grande show que durou em torno de pouco mais de uma hora, que infelizmente não tivemos o melhor da equalização do som, afinal, a chuva castigou e muito, mas um evento com entrada franca, com grandes nomes do Rock, uma produção muito acima da média e que mexeu com a cidade com suas várias atividades, que quem se interessasse... tinha muito onde se divertir, só nos faz agradecer e desejar mais sucesso a todos envolvidos.

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agosto/2014

Set List do The Jesus and Mary Chain
 

1 - Snakedriver
2 - Head On
3 - Far Gone And Out
4 - Between Planets
5 - Blues From A Gun
6 - Teenage Lust
7 - Sidewalking
8 - Cracking Up
9 - All Things Must Pass
10 - Some Candy Talking
11 - Happy When It Rains
12 - Halfway To Crazy
13 - Just Like Honey

Encore:
14 - The Hardest Walk
15 - Taste Of Cindy
16 - Reverence

Vídeo do show:
http://www.youtube.com/watch?v=YASy5BHgeEo&list=UUFvP5DONoq6GTrQcS0WCYNA.

 Clique aqui e confira uma galeria de 130 fotos dos shows do The Jesus And Mary Chain e do Los Campesinos! no 18º Festival da Cultura Inglesa no Memorial da América Latina em São Paulo/SP

Voltar para Shows