Metal Singers com Udo, Tim "Ripper" Owens,
Blaze Bayley e Mike Vescera
Sábado, 17 de janeiro de 2015
 no Bar da Montanha em Limeira/SP

    Criado com a ideia de reunir sempre quatro vocalistas que fizeram parte da história do Rock e Heavy Metal, o projeto Metal Singers da Open The Road Agency em sua primeira edição trouxe ao Brasil os lendários e excelentes cantores UDO ( ex-Accept ), Tim "Ripper" Owens ( ex-Judas Priest e Iced Earth ), Blaze Bayley ( ex-Iron Maiden ) e Mike Vescera ( ex-Yngwie Malmsteen e Loudness ).

    Em suas frutíferas carreiras solos, os músicos já passaram no Brasil várias vezes, mas neste esquema festivo como o que presenciei nesta noite em Limeira/SP foi a primeira vez. A divisão seria a seguinte: cada um dos quatro cantariam cinco dos sucessos de suas carreiras e no final alternariam algumas músicas juntos e uma última com todos no palco em uma grande celebração Heavy Metal. Pelo formato do evento, com apenas cinco músicas, teríamos sempre shows curtos, mas sempre com pontos altos, com as músicas que mais levantam os fãs, e foi bem isso que tivemos nesta noite. Uma grande ideia que contarei mais abaixo em detalhes.

    E logo após o rápido credenciamento, nos primeiros metros após entrar na casa, eis que vejo uma barraquinha de cd´s - obviamente fui conferir de quem eram - e ao olhar quem estava cuidando da mesma, vi que era simplesmente o vocalista Blaze Bayley. Sim ele mesmo... e o cantor além de fotografar com quem lhe solicitasse, autografava os cd´s na hora para quem os comprasse, e bem garanti o meu e tirei uma foto com ele ( confira ao lado ).

    Antes de começar a falar dos shows em si, quero enaltecer a simplicidade e a humildade de Blaze Bayley, que provocou uma grande emoção ao estar ali recepcionando seus fãs, que adentravam nesta edição do Metal Singers. E sabe aqueles momentos que você diz: "isto valeu a noite" ... bem este foi um desses...

Mike Vescera

    O vocalista americano Mike Vescera ficou com a responsabilidade de abrir a noite e por volta das 22:30 ele e a banda de apoio do evento, formada por Rafael e Lenny nas guitarras, Lenon no baixo e Gustavo na bateria deram início ao show com a The Seventh Sign, uma canção dos tempos seus à frente do Yngwie Malmsteen, que intitula o álbum de 1994 e que garantiu muito agito dos fãs, palmas e uma grande alegria por ver a atuação empolgada do vocalista.

    E como ele demonstrava muito carisma, caras e bocas, tínhamos que cantar com ele, especialmente o refrão. E os solos de guitarras foram muito bons, ponto para a dupla da noite, que tinha que encarar solos criados por um dos maiores gênios das guitarras de todos os tempos. E o seu Heavy Metal contagiante prossegue com outra canção gravada junto ao guitarrista sueco, a veloz Never Die.

    Depois entre muitos aplausos dos fãs, Mike Vescera pergunta se estamos bem, e com a resposta positiva exibe um grande sorriso no rosto e apresenta a próxima música da noite que foi a Soldier Of Fortune ( título do álbum de 1989 ), gravada com o Loudness e o vocalista eletriza os fãs com seus agudos, e também por se movimentar por todos os lados do palco, de forma que todos pudessem vê-lo, afinal, com a casa bastante cheia, não tinha como ficar somente diante da parte central.

     Ao término desta ele nos avisa que o show será curto, que terão outros vocalistas para se apresentar e então recebemos mais uma do Loudness com a You Shook Me ( outra do disco Soldier Of Fortune ), cuja pegada Hard´n´Heavy nesta noite foi fascinante. Inclusive, houve durante os solos de guitarras, ele teve tempo até para uma 'selfie' com um fã.

    Mas a grande surpresa do set de Mike Vescera ficou para o final, pois ele convidou os amigos Andria Busic no baixo, Edu Ardanuy na guitarra e Ivan Busic na bateria para juntos executarem a música Time After Time gravada pelo Dr. Sin em seu álbum Dr. Sin II ( que Mike Vescera participa ) e fomos expostos à uma excelente versão da música que ficará na memória dos fãs, afinal, não é todo dia que pode-se presenciar um encontro de Mike Vescera e o Dr. Sin.

    Vale dizer que o vocalista adorou a presença dos convidados, pois durante a canção abraçou cada um deles, fez todas as caretas e trejeitos, que aumentam a vibração de quem assiste ao show. E a interação dos fãs foi muito grande, pois todos cantaram e aplaudiram Mike Vescera, que estava só sorrisos e naturalmente saiu contente com a recepção do público.

Set List de Mike Vescera

1 - The Seventh Sign
2 - Never Die
3 - Soldier Of Fortune
4 - You Shook Me
5 - Time After Time

Blaze Bayley

     Com o calor que estava hora de ir pegar alguma coisa para beber, correto? Não, pois a troca de palco foi tão rápida, que em poucos minutos o cantor inglês e um verdadeiro 'gentleman' Blaze Bayley já estava no palco para suas cinco canções. Ele centrou sua apresentação nas músicas gravadas com o Iron Maiden, mas não esqueceu de nos mostrar também uma de suas composições solo.

    Empolgadíssimo, Blaze Bayley aplaudia e agitava o mesmo tempo durante os solos iniciais de Voices From The Past ( do álbum The Man Who Would Not Die de 2008 ). Ele cantou com uma destreza enorme andando para lá e para cá, literalmente colocando fogo na plateia e querendo aproveitar cada um dos seus minutos para registrar uma apresentação impecável.

    E isso me levou a perguntar: este era mesmo aquela pessoa extremamente gentil que estava vendendo seus cds´s? Era... e que bom que além da modéstia demonstrada naquele momento, no palco Blaze Bayley sabe como comandar uma plateia, pois vira e mexe ia tão para à frente do palco quase que caindo em cima dos fãs, mas sempre apertando a mão de cada um deles.

    O sucesso Man On The Edge do álbum The X-Factor de 1995 foi a seguinte, e aí, a galera agitou sem dó, pois estávamos diante de uma das imortais canções gravadas por ele no Iron Maiden, e particularmente, ver Blaze Bayley no palco cantando com a energia que estava, me lembrou na hora o Monsters Of Rock de 1996, que a 'Donzela' fechou a noite com ele nos vocais, e a despeito do que falam, ele mandou muito bem à frente da banda. Em Limeira, a banda de apoio nos enviou sua garra e traçou um grande momento do show, aliás, por todos os shows serem curtos, posso assegurar que tivemos um grande momento atrás do outro.

    Antes de tocar a próxima, Blaze Bayley já dedica ela aos presentes e avisa que ele é um músico independente, que não tem empresário, que não possui gravadora e que nós, os fãs, somos tudo que ele tem na vida, e isso ficou evidente pela atitude do cantor, pois ele passou por uns maus momentos e se continuou... é porque seu coração é dedicado ao Heavy Metal.

     Bem... assim a emblemática Como Estais Amigos do Virtual XI de 1998, o seu segundo álbum com o Iron Maiden foi tocada e sentia-se a emoção passada por ele em cada verso que cantava. E ele comandava os "heys...heys" e as palmas se movimentando freneticamente pelo palco. Só faltou ir cantar no meio do povo.

    Com uma enorme presença de palco, Blaze Bayley executa a The Clansman, outra do Virtual XI, que tem um estilo épico e que foi muito bem recebida pelos fãs em um grande êxtase coletivo, pois se trata uma das melhores composições em sua passagem no Iron Maiden, que ao vivo fica ainda melhor, pois, seja do palco ou na plateia estar em um evento onde todos cantam os "ôôôôôôô... ôôôôôô" juntos, elevam ainda mais o grau da celebração. E vale um comentário: o vocalista alcança altas notas com sua voz e cantou esta música com muito feeling em cada uma de suas partes.

     Para terminar, Blaze Bayley relembrou de um dos maiores clássicos do Iron Maiden com a Fear Of The Dark ( que intitula o disco de 1992 ) e por mais que esta música já tenha sido tocada seja nos shows da 'Donzela', nos de Blaze Bayley, no seu toca cd´s, enfim, não tem como estar em um show, assistindo esta canção e não sair cantarolando cada um de seus versos, ainda mais se o frontman é alguém como este inglês nascido em Birmingham. Tudo bem que não era o caso, mas que ficou um gostinho de quero mais no ar... aaah isso ficou... Mas tudo bem... tínhamos mais duas lendas ainda nesta noite do Metal Singers.

Set List Blaze Bayley

1 - Voices From The Past
2 - Man On The Edge
3 - Como Estais Amigos
4 - The Clansman
5 - Fear Of The Dark

Tim "Ripper" Owens

    O cantor norte-americano Tim "Ripper" Owens já se tornou um grande frequentador do Brasil e até de Limeira, pois, sempre está se apresentando na cidade e nesta noite, o seu show seria todo dedicado ao Judas Priest, banda que ele integrou entre 1997 e 2003, quando gravou os petardos Jugulator em 1997, 98' Live Meltdown ( ao vivo ), Demoliton em 2001 e o Live In London ( ao vivo de 2003 ) e que, para muitos, deveria ter continuado à frente da banda.

    E foi justamente com a bordoada Jugulator que Tim "Ripper" Owens veio ao palco, com direito a sua sinistra introdução realizada muito bem pela banda de apoio e como o grande vocalista que é, ele começou massacrando com sua potente voz, sem piedade de ninguém. Ele estava com seus óculos escuros berrando seus versos com uma fúria praticamente incontrolável.

    Depois prossegue sua apresentação com Grinder, um clássico gravado no British Steel de 1980, que fica bem mais agressivo com Tim "Ripper" Owens e registro aqui também a atuação dos guitarristas Lenny e Rafael, que solaram com a firmeza que a música pede.

    Com a plateia nas mãos, Tim "Ripper" Owens seguiu o set com a animação de You´re Got Another Thing Coming ( composição de 1982 do clássico Screaming For Vengeance ), que mesmo com o intenso calor fez todo mundo pular, aplaudir e cantar com ele. Que atuação de Ripper... ele canta mesmo com um fervor imenso e aniquilador. Para prosseguir o show, hora de um avassalador Heavy Metal gravado por ele no Jugulator com a Death Row e nesta hora não pensava-se em nada a não ser bangear com o vocalista.

   Para fechar seu set, nada melhor que o explosivo hino do Heavy Metal com Painkiller, composição que intitula o álbum de 1990 e possui um solo inicial de bateria matador executado com muita categoria por Gustavo, para então ser vocalizada com toda a ira de Tim "Ripper" Owens e nos mostrar todos aqueles solos destruidores de guitarras. Assim como os anteriores, "Ripper" também se movimentou bastante pelo palco e cravou outro grande show. 

Set List de Tim "Ripper" Owens

1 - Jugulator
2 - Grinder
3 - You've Got Another Thing Coming
4 - Death Row
5 - Painkiller

Udo

    Já fazia algum tempo que o alemão Udo Dirkschneider não visitava o Brasil e pela primeira vez ele esteve em solo limeirense. E verdade seja dita, seja nos históricos anos junto ao Accept ou em sua produtiva carreira solo, ver o baixinho no palco cantando com seu estilo único é um prazer quase indescritível. Pronto para lançar seu décimo-quinto álbum de estúdio ( com o título de Decadent, que sairá ainda este ano ), Udo começou sua participação neste Metal Singers com sua canção solo Animal House, que intitula o seu primeiro cd solo de 1987. E caras como ele tem um poder de fogo ao vivo que não envelhece nunca, pelo contrário fica ainda melhor, pois sua voz estava impecável. E esta música fez muitos cantarem e agitarem com Udo.

    Depois mais uma desta álbum com a eletrizante They Want War, que pelo seu ritmo cadenciado nos fez cantar com o vocalista, que inteligentemente sempre virava o microfone para que nós participássemos. Aos gritos de "Udo...Udo..." ele pergunta se estamos prontos para o Heavy Metal esta noite e então dispara o hino Metal Heart ( canção título do memorável álbum de 1985 do Accept ) e aí meu amigo(a) foi uma sonzeira só, por assim dizer, afinal todos gritavam firmemente com ele, que nos regeu com toda alegria durante os trechos do "ôôôôôô...ôôôôôôô" e são em momentos assim que um show como este ficará marcado na memória, que contou com os tradicionais "olê...olê...olê... Udooo.... Udooo" em resposta.

      Ainda no Accept, hora do Udo nos mostrar uma versão esplêndida para o sucesso Princess Of The Dawn ( essa do álbum Restless And Wild de 1982 ), que deixa claro o que é um Heavy Metal dos anos oitenta: voz e guitarras comandando a potência, enquanto que o baixo e bateria fazem a base com muita fibra. E tome "ôôôôôôôôôô" capitaneados pelo vocalista naquela relação única entre cantor-público, que só shows ao vivo proporcionam, e mesmo sem a dupla Wolf Hoffmann e Stefan Kaufmann nas guitarras, ninguém se importa e curte para valer cada uma das notas incendiárias dos guitarristas de apoio.

     Ele provoca se sabemos cantar os versos iniciais da música seguinte e se delicia ao ver que todos cantamos ( sabe aquela parte que no álbum ao vivo é cantada em japonês ) e então chegamos à saidera do alemão com a rápida a Fast As A Shark ( outra do Restless And Wild ), que manteve a chama do show, de todo o evento acesa e deixando claro porque estes nomes atraem tanta gente por onde passam. Em resposta dos presentes, Udo foi ovacionado pelos fãs e saiu satisfeito com a atuação da plateia durante seu show.

Set List do Udo

1 - Animal House
2 - They Want War
3 -  Metal Heart
4 - Princess Of The Dawn
5 - Fast As A Shark

 

Jams do Metal Singers

     Depois das apresentações individuais, hora da grande Jam do Metal Singers com a presença alternada dos vocalistas nas quatro primeiras músicas, com dois nomes juntos e no final todos.

    E assim, para relembrar o fabuloso Ronnie James Dio tivemos a Man On The Silver Mountain ( composta para o álbum Richie Blackmore's Rainbow de 1975 ) com a presença de Mike Vescera e Blaze Bayley, realizando uma versão digna, que foi cantada com muita emoção pelos dois vocalistas e um tributo totalmente certo à eterna "Voz do Metal". E a homenagem continua com a clássica Long Live Rock´n´Roll ( que intitula o sensacional álbum do Rainbow de 1978 ) e assim como a anterior foi cantada por todos felizes da vida e era espetacular a ação dos dois no palco pela sua desenvoltura, atitude e potência vocal.

    Enquanto Mike Vescera deixa o palco, Tim "Ripper" Owens retorna e junto com Blaze Bayley possa relembrar e fazer uma versão detonadora do clássico Wratchild do Iron Maiden ( gravada no Killers de 1981 ), que foi acompanhada do 'coral' formado na plateia, que participou vigorosamente.

    Para outro clássico do Accept nada melhor que a volta do Udo ao palco e com Tim "Ripper" Owens tivemos uma brilhante versão de Balls To The Walls ( título do álbum de 1983 ), que causou um efervescência gigante nos fãs, que berravam também alguns versos com os cantores, em especial o refrão e os trechos dos "ôôôôô...ôôôôô" e sempre com os braços erguidos ou batendo palmas.

     Antes da última música, Tim "Ripper" Owens deu uma palhinha de Heaven And Hell do Black Sabbath ( que pena que não continuou... ) e então tivemos a festiva Living After Midnight do Judas Priest, que contou com todo o quarteto desta edição do Metal Singers e ver quatro mitos da importância de Udo Dirkschneider, Tim "Ripper" Owens, Blaze Bayley e Mike Vescera juntos, com sorrisos em seus rostos, com um feeling enorme ao cantar os versos desta canção, é algo que se guarda na memória e porque não... no coração Metal de cada um de nós.

    Assim, eles concluíram duas horas e meia do mais puro Heavy Metal, que passaram tão rápidas, que mais pareciam que foram apenas trinta minutos, lógico que queríamos mais, mas fica para a próxima.

  Parabéns ao Sílvio Rocha da Open The Road por proporcionar um grande, ousado e inovador evento como este Metal Singers. Fomos embora sabendo que presenciamos o encontro de quatro dos maiores vocalistas de Heavy Metal e que estão em grande fase, ao contrário do que muitos possam pensar.

 

Texto e Fotos: Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos à Sílvio Rocha da Open The Road Agency
 pela atenção e credenciamento
Janeiro/2015

Set List Metal Singers

1 - Man On The Silver Mountain
2 - Long Live Rock´Roll
3 - Wratchild
4 - Balls To The Walls
5 - Living After Midnight 

Clique aqui e confira uma galeria de 128 fotos do Metal Singers com U.D.O., Tim "Ripper" Owens,
Blaze Bayley e Mike Vescera no Bar da Montanha em Limeira/SP

 

Voltar para Shows