Audição do álbum Stronger Than Ever do Hangar
Quarta, 15 de junho de 2016 na EM&T - Escola de Música e Tecnologia em São Paulo/SP
 

    Na gelada noite paulistana de 15 de junho de 2016 ao lado do Metro Conceição Zona Sul de São Paulo/SP, precisamente na EM&T - Escola de Música e Tecnologia ( por onde passam os consagrados e grandes nomes da música do cenário Rock'n'Roll Nacional, como também mestres de suas artes ), e os seus patrocinadores renomados de grandes marcas multinacionais tais como Yamaha, Fender, Shure, Gibson, Ibanez, Oberheim, AKG, Marshall, Laney, Peavey, Crate, Roland e as nacionais Tagima, Warm Music, Spears, Giannini, Liverpool, Santo Angelo, Onerr, ELO.

    Para quem não conhece a escola ou não sabe do que se trata... darei uma prévia: a EM&T promove uma verdadeira revolução no ensino de música e tem sido destaque em quase todas as redes de televisão e mídia impressa do país. Seu prestígio é também reconhecido no exterior, de onde vem muitos alunos e de onde vieram cinco certificados internacionais de qualidade. Esses certificados foram atribuídos à EM&T em função de sua metodologia, instalações e nível de serviços prestados aos alunos, colocando a escola entre as mais modernas e bem equipadas escolas de música de todo o mundo.

    Acredito que está explicado o motivo da sua escolha como cenário de audição do novo cd da banda Hangar, que está atualmente formada por ninguém menos que Aquiles Priester ( bateria ), Nando Mello ( baixo ), Pedro Campos ( vocal ), Cristiano Wortmann ( guitarra ), Eduardo Martinez ( guitarra - temporariamente afastado ) e Fabio Laguna ( teclados). O novo álbum, Stronger Than Ever, com data anunciada para 22 de julho de 2016 será lançado mundialmente na Ásia, Europa e Brasil simultaneamente.

    A chegada do Hangar na EM&T foi um pouco corrida e estava marcado para começar a audição às 19:30. Acredito que devido à loucura do trânsito já conhecida por nós ( paulistas ) tenha contribuído com atraso, a banda chegou junta e de van, a mesma que os levou para gravação do DVD em Brusque/SC e do videoclipe em Bebedouro, no interior de SP. Ao chegar na escola fomos ( eu e o Artur Diniz - fotografo ) recebidos pelo assessor de imprensa da banda, o Thiago Rahal Mauro, que me entregou um material impresso sobre a banda, o release do cd e a biografia.

    Por ali ficamos conversando sobre os oito dias que os integrantes estavam reunidos, as atividades que estavam realizando neste período e de como seria a audição, assuntos profissionais e até mesmo pessoais.

Curiosidades e histórias sobre Stronger Than Ever

    Às 19:45, fomos convidados ( imprensa e expectadores ), para se aconchegar no auditório para a audição, as luzes se apagaram deixando apenas o palco em evidência com cinco cadeiras e cinco microfones sobre elas. Exatamente às 19:50, atrás das cortinas do palco foi possível ouvir o grito de guerra do Hangar e em seguida, Aquiles Priester subiu ao palco saudando o público e agradecendo a presença de todos, pelo jeito ficou feliz de ver que estava repleto de fãs, pois, o sorriso foi genuíno e gigantesco.

    Auditório cheio, praticamente todas as cadeiras ocupadas, Aquiles Priester começa falando sobre estarem juntos e as atividades decorrentes desses oito dias a gravação do DVD, do videoclipe e informa que o lançamento do clipe será no dia 30 de junho de 2016, antes do lançamento do cd, que acontecerá um pouco depois ( no dia 22 julho 2016 ). O baterista, explica como será feita a audição: que vai chamar um integrante por vez, que fará que eles fiquem com vergonha e que vai tirar as máscaras com as perguntas que fará, que vão contar coisas que ninguém nunca ouviu, que vão abrir o jogo e serão muito sinceros.

    Em seguida, ele fala sobre a gravação do videoclipe, o quanto está pesado e perturbador, que é para mexer com instintos mesmo, chocar o público e que nos fará questionar os valores preexistentes, que após passar um ano e meio pensando em voltar a gravar com o Hangar, se deveriam ou não fazer algo novo. Ele nos contou que decidiu - pelo bem de nós fãs que sim - mas, que fez algo inovador diferente de tudo feito até hoje pelas formações das quais a banda já passou e o quanto está diferente em relação a estrutura afinação etc.

    Aquiles Priester então chama ao palco Fabio Laguna, que entra aplaudido por todos e logo após o cumprimento ao público, ele comenta que os oito dias reunidos foram como uma espécie de retiro espiritual fazendo o público rir. Aquiles Priester então pergunta porque que ele está nessa banda... qual o sentido de fazer parte disso. Fabio Laguna responde que está nessa a tanto tempo pela liberdade de poder ser quem é, que esta história de ser tratado como Rock Star não é com ele, pela liberdade de criar e opinar abertamente como músico em uma banda, pelo respeito entre todos e claro, a amizade.

    Neste momento, eles comentam o “afastamento" do Eduardo Martinez - guitarrista - e a volta de Cristiano Wortmann, o prazo é indeterminado  e por motivos pessoais, e chama ao palco Nando Mello, que chega explicando que a banda estava sem algo novo há quase um ano, desde setembro de 2015.

Mão na massa

    Aquiles Priester pergunta qual a expectativa dele após este retorno, Nando Mello diz que não acredita nesta história de cenário Heavy Metal, que cada banda faz seu próprio trilhado, comenta o quanto é difícil ganhar espaço e regiões e se manter nele, comentam sobre as saídas dos vocalistas anteriores dizendo que eles não se adaptaram à banda.

    Ele complementa dizendo que muitas vezes um vocalista acha que é só chegar e cantar e a banda faz tudo, o próprio transporte, o 'merchan' a música etc., não dá tempo de ser Rock Star e viver só pensando em ganhar dinheiro, tem que pôr a mão na massa, estar disposto e aberto a críticas e ao trabalho, ser comprometido. Falou também sobre o baque que tiveram com a saída do último vocalista, Nando Fernandes, e neste tempo ficaram aguardando o líder - Aquiles Priester - se pronunciar para retornarem.

    Nando Mello prossegue comentando da felicidade da página do Hangar no Facebook ( https://www.facebook.com/officialhangar ) ter chegado a marca de 50 mil seguidores, que quando a banda iniciou - há quase 20 anos - não esperavam chegar neste patamar, afinal, se reuniam para fazerem o que gostavam "música" e não dinheiro. E que ver hoje onde a banda chegou com lançamento mundial e simultâneo do cd no Japão, Europa e Brasil, que só têm a agradecer a cada dia.

Saídas, retornos, parcerias e escolhas

    Aquiles Priester então abre um pouco da intimidade e o entrosamento entre os músicos anunciando a entrada do “Alemãozinho” apelido dado por eles a Cristiano Wortmann - apelido este que era desconhecido do público. O baterista também falou da mágoa que sentiu de Cristiano Wortmann quando deixou a banda, das marcas profundas e sobre o afastamento entre eles, devido a imaturidade de ambas as partes. Cristiano Wortmann e Aquiles Priester conversaram sobre como eram os tempos remotos do Hangar, das dificuldades dos ensaios por levarem horas. 

    Cristiano Wortmann comenta que não acreditava muito naquilo... ou não queria acreditar... queria mais tempo livre, não queria tanta dedicação... levava a banda como um 'hobbie' e Aquiles Priester com muita seriedade não queria abdicar de nada fazendo com que mesmo a família fosse deixada um pouco de lado, sendo sacrificada, perdendo momentos importantes ao lado da Patrícia ( sua esposa ), Juliana ( sua filha ) e Artur ( seu filho, aliás, todos estavam na plateia ), que hoje a família compreende onde ele queria chegar e com a dedicação e empenho chegou onde queria e também nos informou que a família compreende a busca de seu sonho e o apoia.

    E por isso sentiu muita falta de Cristiano Wortmann, pois, era seu parceiro principalmente de composições, afinal, eles eram como uma família e estava faltando um membro, então a mágoa se instaurou, e também pelo fato de uma longa procura por um novo parceiro, que demorou muito até a chegada de Eduardo Martinez.

    Cristiano Wortmann por sua vez disse que sentiu muito quando viu o Hangar galgar cada vez mais rumo ao sucesso e se ressentiu: "poderia ser eu, poderia estar lá fazendo parte disso, será que fiz a coisa certa?". Ele se questionava o tempo todo, então houve muitos encontros entre ele e Nando Mello, muitas conversas até seu regresso há banda. Nando Mello trazia a vontade de voltar de Cris em conversas com Aquiles Priester, até que ele cedeu, porém, somente após um ano na banda é que foi anunciada oficialmente sua volta.

    E Aquiles Priester sorrindo afirma que o entrosamento e a parceria voltaram mais forte do que nunca, a química e amizade - apesar da mágoa - foram mais fortes e hoje mais maduros, se cobram mutuamente e com mais maturidade. Cristiano Wortmann diz que ser convidado para a turnê de 15 anos fez o desejo de querer regressar ficar mais forte.

   Aquiles Priester então começa a fala sobre superação, energia, garra, força e principalmente vontade de fazer parte de algo, chama ao palco Pedro Campos, que está na banda há quatro anos, fã declarado de Aquiles Priester, ele afirma que é o tipo de pessoa que não conversa consigo mesmo, não se questiona.

Dificuldades e café

    Pedro Campos disse que após ouvir o The Reason Of Your Conviction ( de 2007 lançado pela Spiritual Beast no Japão ), já quis fazer parte daquilo, pois, achou sensacional e mencionou assistia vídeo-aulas do Aquiles Priester constantemente, porém, teve uma época que chegou a desistir da música... trabalhando até mesmo como vendedor.

    Contou também que um amigo pessoal não o deixou desistir insistindo para que mandasse seu material para banda, que na época selecionava novo vocalista, entretanto, não passou na primeira seleção e novamente desistiu de fazer música.

    Voltou a insistir uma segunda vez, por conta da persistência do amigo, que o ajudou com o material que foi enviado, sendo que a banda solicitou aos participantes cinco músicas e no mínimo três para seleção, Pedro Campos foi o único concorrente que fez as cinco e enviou recebendo uma ligação do próprio ídolo, e líder do Hangar, que iria até sua cidade para conhecê-lo.

    Desta forma eles foram tomar um café e frisaram bem, que foi mesmo um café ( onde só o Aquiles Priester consumiu algo, segundo Pedro Campos, não tinha dinheiro nem para o café naquele dia ) e foi convidado a fazer o restante da turnê. Assim ficou e está até hoje na banda, e este é o segundo cd que grava com a banda todo em estúdio, porém, o primeiro completo, três videoclipes e um DVD. Depois diz que continua cada vez mais fã e às vezes não acredita que está fazendo parte disso e que o desejo é cada vez mais forte em permanecer.

    E assim, finaliza o bate papo ( um funcionário informa sobre o horário de fechamento da escola, deixando a banda meio corrida, sem poder fazer a audição como desejaram com interação do público e concedendo entrevista a alguns veículos que foram exclusivamente para isso ). Aquiles Priester encerra dizendo que é o cd mais caro da banda feito até hoje, passou oito dias na Finlândia mixando e enviando cada música para a banda dar o "ok" e trocar impressões, que foi praticamente um dia para cada canção, então passamos a ouvir o cd na integra.

Impressões da primeira audição de Stronger Than Ever

1 - Reality Is A Prison ( também videoclipe gravado em Bebedouro/SP )
Lyrics: Priester
Music: Martinez, Priester, Wortmann, Mello, Laguna
A música que abre o cd, vem bem pesada e logo de cara a sonoridade da bateria, o ritmo frenético, as batidas marcantes e a voz de Pedro Campos, como eu ainda não conhecia um Heavy Metal Clássico Progressivo, e bem diferente do Hangar que eu já conhecia, de cara dá para sentir que realmente o cd está surpreendente. É nítido cada instrumento e dá para ouvir separadamente, enfim, fiquei ansiosa para ver o clipe.

2 - The Revenant ( segundo Aquiles, inspirada no filme O Regresso que rendeu a Leonardo Di Capprio, o Oscar )
Lyrics: Priester
Music: Wortmann, Priester, Mello, Laguna
Novamente destaco o peso do Heavy Metal marcante, a cadencia dos instrumentos e achei o refrão marcante. Os riffs da guitarras me ganharam... perfeito para uma trilha de filme a lá Exorcismo, estilo Marylin Manson, enfim, uma canção sombria.

3 - Forest Of Forgotten
Lyrics: Priester
Music: Wortmann, Priester
Minha aposta para ter destaque entre os fãs como preferida, a chamada música que vi 'bombar de pedidos' em shows. Sabe essas músicas que fazem mídias que tocam em rádio com muitos pedidos, aquela que os 'bangers' vão adorar para sacudir a cabeleira.

4 - A Letter From 1997 (MHJ)
Lyrics: Priester
Music: Priester, Mello, Wortmann
Baladinha para dar uma acalmada das porradas anteriores, nessa música vem a voz que eu conheço do Pedro Campos de outros projetos, como a banda Soulspell, por exemplo, um pouco mais melodiosa, porém, me passa uma mensagem de “não desista, persista, insista, você está quase lá", em suma, quase uma música motivacional.

5 - Just Like Heaven
Lyrics: Priester
Music: Priester, Wortmann, Mello
Desde a audição não consigo parar de ouvir essa música... achei simplesmente incrível ( meio Imagine Dragons ), sabe aqueles filmes de Sessão da Tarde com enredo escolar, aquela música que parece que você já conhece ou se identifica assim que a ouve? Outra grande aposta para muitos pedidos em rádios, porém, um pouco mais popular, mais leve, quase um Hard Rock diria que quase a trilha sonora de novela, como a música do casal destaque.

6 - The Silence Of Innocent
Lyrics: Priester
Music: Wortmann, Priester, Laguna
Esta, segundo Aquiles Priester seria a música de abertura do cd, foi refeita e desmontada, foi composta e desmembrada várias vezes, cada arte foi se encaixando de acordo com o que era enviado pela banda, e nesta, o Heavy volta com peso total, pois, temos muitos riffs de guitarras e uma cadencia marcante, que é muito boa de ouvir na balada, na rodinha de amigos ou falando sobre bandas boas da atualidade, antigas e clássicas. Destaque para o baixo, que ficou bem marcante com um agudo estridente ficaria impecável.

7 - Beauty In Disrepair
Lyrics: Priester
Music: Priester, Wortmann, Mello, Laguna
Os teclados ficam tão claros nesta música e aí você repara que tecladista não está na banda só para fazer solo de baladas, os riffs da guitarras... nossa encheram meus ouvidos de alegria e a mistura com o teclado ficou brilhante e estou boquiaberta com a potência da voz do Pedro Campos.

8 - We Keep Running The Course
Lyrics: Priester
Music: Wortmann, Priester, Mello, Laguna
Nitidamente uma música de superação, não tão pesada, estilo balada, mas, sem muito romantismo e novamente aquela voz do Pedro Campos em destaque. É incrível o que ele faz em cada música, como muda e como fica bom do mesmo jeito, enfim, ele canta muito. Eu tiro meu chapéu e agradeço que atenha insistido em cantar e não desistido.

9 - The Hangar Of Hannibal
Lyrics: Priester
Music: Wortmann, Priester
Chega de descansar os ouvidos... entretanto, volta uma porrada com muito estilo, um Heavy Metal pesado, porém, delicioso de ouvir voz mais forte muito Progressiva, meio Viking Metal, estilo grito de guerra, musica ideal para trilhas medievais de filmes e séries, música de batalha sangrenta.

10 - Just Like Heaven (Acoustic)
Lyrics: Priester
Music: Priester, Wortmann, Mello
A mesma impressão da versão comum, mas esta, por ser acústica ganhou ainda mais meu coração, a sonoridade do violino me encanta. Quero logo um show do Hangar e ficar da plateia gritando o nome desta música até tocarem.

Satisfação

    A audição chegou ao final e toda a banda foi ovacionada pelo público, os rostos de contentamento eram visíveis, o Stronger Than Ever de fato agradou e ao Hangar, que fez de uma maneira que nos sentimos de fato privilegiados, especiais por ter em primeira mão tal obra de arte, mas, antes do adeus uma notícia em primeira mão: eis que a esposa do Aquiles Priester, a Patrícia, sobre ao palco e pede a palavra ganhando um microfone, nos informa que, a arte do encarte é toda de responsabilidade dela e que não é a primeira vez que ela faz um encarte para o Hangar.

    Ela deu a ideia de fazer um encarte diferente para este álbum, inteiriço ao invés de livreto, que Aquiles Priester aprovou a ideia, que foi realizada em Porto Alegre/RS e posso garantir ficou mesmo diferente e bem bonito, bacana mesmo, com isso toda banda agradeceu a presença, a disponibilidade das pessoas de estarem ali, por terem participado de algo importante para eles, a divulgação deste trabalho feito com tanto carinho informando que estariam a disposição para nos atender na calçada se necessário... fosse para quem quisesse adquirir cd e outros materiais trazidos pela banda.

    Já no andar de baixo de saída do EM&T formou-se uma fila onde foi possível comprar o cd, camiseta, etc., e falar com cada integrante, pegar autografo e tirar fotos. Eu por sorte fui presenteada gentilmente com um cd Stronger Than Ever pelo assessor de imprensa ( Thiago ) e peguei a fila, garanti meus autógrafos, e claro, minhas fotos com os integrantes.

    Foi uma noite muito agradável, já ouvi muitas vezes o cd, inclusive agora enquanto escrevo e já tenho as minhas canções preferidas, este sétimo cd do Hangar está mesmo incrível, tem peso, muito Heavy Metal, o encaixe de voz versus instrumentos está na medida certa, tem balada, romance, agressividade, e música para refletir, que te faz pensar, uma excelente mistura, pois, não ficou na mesmice, está inovador e diferente de outros discos lançados anteriormente, anseio por shows, pois, tenho certeza que será incrível, é nítido o quanto o Hangar está entrosado e empolgado com este trabalho, sendo que isso acaba refletindo como ponto positivo dando vontade de ver a banda ir cada vez mais longe e não parar nunca de fazer novidades como essa, que agradam e renovam.

     Agradecimentos a toda banda pela atenção, simpatia, humildade ( após oito dias de estrada e muitas atividades era nítido o cansaço físico, mas, atenderam a todos com muito carinho ), ao assessor de imprensa do Hangar, Thiago Rahal Mauro por toda atenção dispensada, o credenciamento, e claro, o cd, ao fotografo que me acompanhou Artur Diniz e ao Fernando R. R. Junior, responsável pela realização de mais esta resenha -  obrigada pelo espaço e a Kika, funcionaria da escola por todas as informações e atendimento das minhas solicitações.

Texto: Julianna Jordão
Fotos: Artur Diniz
Agradecimentos à Thiago Rahal Mauro da TRM Press
pela atenção e credenciamento
Junho/2016

Voltar para Shows