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Queen Tribute
Brazil
Sábado, 20 de agosto de 2016
no Teatro Avenida em Espírito Santo
do Pinhal/SP
A importância do
Queen para o Rock
é praticamente incomensurável, pois, desde que surgiu no começo dos anos
70 até o início da década de 90 reinou absoluto pelos palcos do mundo
com shows irretocáveis que lotavam estádios, além de nos brindar com
espetaculares álbuns, que trouxeram canções que se tornaram clássicos
imortais no universo do Hard Rock. Atualmente, os remanescentes Brian May
e Roger Taylor mantém o Queen em atividade com outro vocalista, que
está longe do poder que Freedie Mercury possuía, embora se saia bem ao
vivo.
Dentre tantas bandas covers
surgidas na cidade de São Paulo/SP, o Queen Tribute Brazil se tornou com
o passar dos anos uma das melhores que relembram a obra do Queen com
apresentações eletrizantes, conforme eu já havia presenciado em Mogi Guaçú/SP há um tempo atrás.
E pela primeira vez em solo
pinhalense, através da LS Assessoria e Produções tivemos a honra de
receber Adauto Lopes ( Freddie Mercury ) nos vocais,
Reinaldo Kramer (
Roger Taylor ) na bateria e backing vocals, Danilo Bellintani
( John Deacon ) no baixo e Maurity Bernardes ( Brian May
) na guitarra e
backing vocals e Cícero Adnei no teclado e backing vocals no sempre
nobre Teatro Avenida para glorificar o Queen em mais uma vibrante
apresentação.
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Inicialmente, a
organizadora Loriane Salvi realizou um sorteio para os presentes -
que estavam em grande número - com vale-brindes disponibilizados pelos patrocinadores
do evento, logo depois informou que desde criança ouvia o Queen por
influência de seu pai e que era para ela uma grande alegria conseguir
realizar uma apresentação do Queen Tribute Brazil na cidade. Sentei-me
mais próximo ao palco para observar detalhadamente a apresentação e
reparei na sempre excelente iluminação do Teatro Avenida e também no
telão ao fundo, que exibia inicialmente o logotipo da banda.
Quando finalmente chegou o momento
em que o Queen Tribute Brazil se posicionou para dar início ao show, a
emoção já mesmo na introdução tomou conta de cada um de nós e ao som de
One Vision do álbum A Kind Of Magic de 1986 o show
começou, aliás, vale ressaltar que as imagens
de seu clipe foram exibidas no
telão, fato que se repetiu durante todo o set garantindo mais qualidade
ao espetáculo. E Assim, com muita atitude e carisma Adauto Lopes de roupa branca e blusa
amarela encarnou o espírito de
Freddie Mercury com todos os seus trejeitos característicos
enquanto que os demais fizeram a magia na parte instrumental também
acontecer.
A segunda da noite foi o Heavy presente na emblemática
Tie
Your Mother Down ( do A Day At Races de 1976 ), onde
os solos de Maurity Bernardes se sobressaíram com sua guitarra,
que lembrava muito a de Brian May. E quem a conhecia, já saiu
cantando com eles ( meu caso ). No término da canção, o vocalista
agradece à todos pela presença e informa que vão relembrar de muitos
bons momentos do Queen, como na título do álbum de 1986, A Kind Of
Magic, que passou muito calor em sua execução e contou com as
palmas do público. Na hora do solo de baixo de Danilo Bellintani,
o inquieto vocalista clama por mais palmas, é atendido e o que chamou a
atenção nesta versão do Queen Tribute Brazil foi a linhagem
Rock´n´Roll que eles fizeram na música com direito a alguns
prolongamentos mais pesados.
Adauto Lopes
pergunta se está
muito frio e avisa que a próxima música é uma parceria do Queen com o
lendário David Bowie para que os infectantes acordes de Under Pressure
tomassem conta do Teatro Avenida levando novamente muitos à cantarem com
ele este sucesso do disco Hot Space ( de 1982 ), que causou uma vontade enorme
de se levantar. Com um "muito obrigado" o simpático vocalista nos
agradeceu e depois o Queen Tribute Brazil emendou um 'medley' com vários
sucessos dos anos 70 do Queen, começando com Killer Queen do Sheer Heart
Attack de 1974 ( uma das minhas favoritas ), com destaque para os riffs
de Maurity Bernardes, daí prosseguiram para Bicycle Race do
Jazz de
1978, que também provocou boas vibrações e finalizaram a trinca com a
emocionante You´re My Best Friend do A Night Of The Opera
de 1975.
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Adauto Lopes
fala que esta noite é
muito especial e pergunta: "quem está apaixonado esta noite?", vê a
resposta dos fãs e emenda com muito bom humor: "e quem está solteiro esta
noite?" e em uma interpretação onde mostra o potencial de seus vocais
inicia Somebody To Love ( do A Day At Races ), alegrando cada um de nós,
que tentamos acompanhar os versos desta formidável composição, mas, nos
contentamos em apenas aplaudir no ritmo. Bricalhão, Adauto Lopes se
mostra um romântico e pede para que nós cantássemos as notas mais altas
da música, entretanto, valeu o momento, acabamos rindo bastante, pois, não temos
esse potencial.
Sempre se movimentando muito pelo
palco, os músicos do Queen Tribute Brazil continuam seu passeio pelos
grandes sucessos do Queen e com o baixista Danilo Bellintani
extraindo o ritmo cativante do clássico
Another One Bites The Dust ( do
The Game
de 1980 ) vemos o vocalista cantar com precisão e somos surpreendidos
pelos solos de teclados de Cícero Adnei e do guitarrista Maurity
Bernardes. Em seguida, ele comenta que "nós queremos tudo",
dica que
chamou o Heavy I Want It All ( do álbum The Miracle
de 1989 ), onde Adauto
Lopes se diverte com seu pedestal de microfone mais uma vez solando como se
fosse uma guitarra e instantes depois dividindo os vocais com o
baterista Reinaldo Kramer. Na hora quando temos a parte mais rápida de
I Want It All também recebemos um verdadeiro show de luzes, como ressaltei no começo
que a iluminação tornou este show ainda melhor.
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A balada
impactante Save Me, que o
vocalista contou que é do The Game prosseguiu o set do Queen
Tribute Brazil e passou toda sua nostalgia em mais uma execução de gala
do quinteto, que resultou em muitas palmas no seu final. O
telão já mostra qual seria a próxima e o vocalista conta que ela é sobre
o momento maravilhoso chamado vida, que a vida arranca para sempre
pedaços de nossos corações, que devemos viver cada segundo como se fosse
o último e dedica a música ao avô falecido.
E ao ver toda a atmosfera
que foi gerada com Who Wants To Live Forever ( do A Kind Of Magic
) não tinha como não arrepiar e se relembrar dos amigos e parentes
que já nos deixaram, porém, neste momento também pudemos viajar eu seu ritmo mais
progressivo executados com primor pelo quinteto e também cantar alguns
versos. Neste momento, Maurity Bernardes começa a realizar harmônicos e
utilizar de várias modalidades de solos em sua guitarra, tais quais como
Brian May realiza levando nossos olhos a fitarem sua atuação.
Para a próxima, a sua introdução
nos teclados já denunciou qual seria a canção e Adauto Lopes, que se
ausentou do palco enquanto Maurity Bernardes solava retornou trajado de
empregada doméstica igual ao clipe de I Want To Break Free ( do
The Works 1984 ) e mais que isso, o grande palco do
Teatro Avenida
se tornou pequeno
para ele, que saiu andando de lá e foi em direção à plateia, para
espanto de alguns.
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Rapidamente,
ele vai aos bastidores para efetuar uma nova troca de roupa e Maurity Bernardes
avisa que vai tocar uma canção Folk que o Brian May aprecia e tivemos a belíssima
39' ( também do A Night Of The
Opera ) no violão em uma versão digna do Queen. Brincando ele diz: "eu
acho que já deu tempo...." e complementa ao ver o parceiro de palco:
"mais comportada que a outra..." para iniciarem o megahit
Love Of My Life (
do A Night Of The Opera e que no Brasil explodiu ainda mais
) sendo que
naturalmente cantamos seus versos com os dois.
Antes de prosseguir,
Adauto Lopes nos convida para visitar o site e o face da banda, para depois
apresentar a banda e brinca com cada um dos integrantes, o primeiro foi o guitarrista, que
segundo ele: "nessa hora é o Cauby Peixoto Cover e que se colocar num Fórmula 1 ele
vira o Maurity 'Schumacher'", brinca com o baixista dizendo que seus
longas madeixas loiras são um concorrente forte de Wesley Safadão e
complementa: "uma salva de palmas para o nosso baixista Danilo Bellintani". Ele continua: "nos teclados fazendo aquele 5% de
alegria Cícero Adnei" e para anunciar o próximo
diz: "na bateria eu acho praticamente o galã da banda, eu
acho, com seus cabelos grisalhos, particularmente o nosso Richard Gere Cover e ele tem um cover do
Pink Floyd também... então, a gente prefere falar que ele é o Roger Waters Cover... batera
Reinaldo Kramer" e para nossa surpresa tocaram um trecho de
In The Flesh do Pink Floyd ( quem diria num show do Queen...
) e por fim, o
vocalista foi apresentado pelo Maurity Bernardes, que disse toca
há mais de 15 anos na noite paulistana desde quando ele tinha cabelo e grita Adauto Lee, que assim como todos
os outros foi muito aplaudido.
Na sequencia
do show, o vocalista pergunta onde está a Alessandra ( uma das organizadoras
) e pede a
presença dela no palco dedicando o Rock´n´Roll Crazy Little Thing Called
Love ( também do álbum The Game ), e algo muito bacana acontece, ela vai ao palco e
dança com Adauto Lopes, que coloca um quepe idêntico ao usado por
Freddie Mercury no clipe da música e o entrega para ela. E esta foi mais
uma canção que não teve como ficar sem aplaudir, que no seu término, o
vocalista nos agradece dizendo: "valeu gente... obrigado!!! e nada vai
para a gente agora!!!". Mais uma vez ele dá a dica para a canção
seguinte, que foi a Don't Stop Me Now ( do Jazz ), com toda a sua adrenalina
contagiante em mais outra versão perfeita do Queen Tribute Brazil.
Uma que jamais poderia faltar
neste show é o hino Bohemian Rhapsody ( do A Night Of The Opera
), que é
uma das mais conhecidas e bonitas canções do Queen, cujos primeiros
toques nos teclados denunciaram sua maravilhosa melodia, que assim como
nos shows dos ingleses, tiveram alguns trechos apenas executados nas
caixas de som, só retornando na parte mais Heavy Metal da canção com
destaque para os solos de Maurity Bernardes e as notas bastante altas de
Adauto Lopes.
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Com os efeitos
mais dançantes, chega a hora de Radio Ga Ga,
um sucesso dos anos 80 do álbum The Works, que foi responsável por alçar
outra geração de fãs para conhecerem o Queen e que novamente fez muitos
dos presentes no Teatro Avenida cantarem com a banda, além de aplaudirem
sempre que solicitados e no ritmo da música. Em nome da banda, o vocalista nos
agradece, convida para visitar o site e que independente do que
aconteça enfatiza: "a vida é um show e o show sempre deve continuar..."
e desta forma bastante marcante, outra das mais sintomáticas canções do
Queen, a The Show Must Go On do último álbum gravado com o
Freddie
Mercury em vida, o Innuendo de 1991. E sempre ao ouvir esta música, um
ar de saudade me invade, pois, em pouco mais de um ano após o seu
lançamento, nosso herói nos deixou, mas o Queen - assim como sua letra
conclama - continuou e sempre continuará, seja quando ouvimos seus discos
ou quando estamos em um show de uma banda como o Queen Tribute Brazil.
Entre muitas palmas, ele nos
agradece novamente e pede para que nas palmas nós fizéssemos o ritmo
cadenciado de We Will Rock You ( do News Of The World de 1977
), que é um
prato cheio para que o vocalista convoque nossa participação o tempo
todo e tal como Freddie Mercury, Adauto Lopes canta enrolado em uma
bandeira da Inglaterra de um lado e do Brasil do outro.
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Para
terminar esta grandiosa apresentação do Queen Tribute Brazil
em terras
pinhalenses nada melhor que a We Are The Champions ( também do
News Of
The World ), que foi tocada com todas as suas linhas melodiosas no piano e
as mais
líricas nos vocais, que conseguem nos deixar realmente sorridentes e
sentir
muita satisfação pelo show que assistimos, tanto que, respondemos com o costume típico
dos teatros de "aplaudir de pé" entre muitos assovios. E
obviamente, que a God Save The Queen,
o hino inglês, com Adauto Lopes coroado e envolvido na 'capa real'
também não poderia faltar nesta noite.
Este formidável show do Queen Tribute Brazil no Teatro Avenida
além de
nos relembrar quão grandioso o Queen foi em seus anos de atividades com
um dos maiores e mais carismáticos frontmans da história, o inesquecível
Freedie Mercury, serviu também para mostrar como o cenário do Rock
de Espírito Santo do Pinhal está devidamente aquecido, pois, em anos anteriores era
praticamente impensável que uma atração de Rock deste porte estivesse se
apresentando em
pleno Teatro Municipal e com todo o glamour que pude presenciar levando
um público de todas as idades, desde os mais jovens aos mais velhos, todos
compartilhando da mesma harmonia e sensação de alegria. Já registro aqui
os meus parabéns à organização e também que mais atrações gabaritadas
como o Queen Tribute Brazil sejam trazidas na cidade.
Texto e fotos: Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos ao Queen Tribute Brazil pelo convite para assistir este
show e a Alessandra pela atenção e recepção. Setembro/2016
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Set List do Queen Tribute Brazil
1 - One Vision
2 - Tie Your Mother Down 3 - A Kind Of Magic 4 - Under Pressure
5 - Medley: Killer Queen / Bicycle Race / You're My Best Friend
6 - Somebody To Love 7 - Another One Bites The Dust 8 - I Want It All
9 - Save Me 10 - Who Wants To Live Forever 11 - I Want To Break Free
12 - '39 13 - Love Of My Life 14 - Crazy Little Thing Called Love
15 - Don't Stop Me Now 16 - Bohemian Rhapsody 17 - Radio Ga Ga
18 - The Show Must Go On 19 - We Will Rock You 20 - We Are The Champions
21 -
God Save The Queen
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