Queen Tribute Brazil
Sábado, 20 de agosto de 2016
no Teatro Avenida em Espírito Santo do Pinhal/SP

    A importância do Queen para o Rock é praticamente incomensurável, pois, desde que surgiu no começo dos anos 70 até o início da década de 90 reinou absoluto pelos palcos do mundo com shows irretocáveis que lotavam estádios, além de nos brindar com espetaculares álbuns, que trouxeram canções que se tornaram clássicos imortais no universo do Hard Rock. Atualmente, os remanescentes Brian May e Roger Taylor mantém o Queen em atividade com outro vocalista, que está longe do poder que Freedie Mercury possuía, embora se saia bem ao vivo.

    Dentre tantas bandas covers surgidas na cidade de São Paulo/SP, o Queen Tribute Brazil se tornou com o passar dos anos uma das melhores que relembram a obra do Queen com apresentações eletrizantes, conforme eu já havia presenciado em Mogi Guaçú/SP há um tempo atrás.

    E pela primeira vez em solo pinhalense, através da LS Assessoria e Produções tivemos a honra de receber Adauto Lopes ( Freddie Mercury ) nos vocais, Reinaldo Kramer ( Roger Taylor ) na bateria e backing vocals, Danilo Bellintani ( John Deacon ) no baixo e Maurity Bernardes ( Brian May ) na guitarra e backing vocals e Cícero Adnei no teclado e backing vocals no sempre nobre Teatro Avenida para glorificar o Queen em mais uma vibrante apresentação.

   Inicialmente, a organizadora Loriane Salvi realizou um sorteio para os presentes - que estavam em grande número - com vale-brindes disponibilizados pelos patrocinadores do evento, logo depois informou que desde criança ouvia o Queen por influência de seu pai e que era para ela uma grande alegria conseguir realizar uma apresentação do Queen Tribute Brazil na cidade. Sentei-me mais próximo ao palco para observar detalhadamente a apresentação e reparei na sempre excelente iluminação do Teatro Avenida e também no telão ao fundo, que exibia inicialmente o logotipo da banda.

    Quando finalmente chegou o momento em que o Queen Tribute Brazil se posicionou para dar início ao show, a emoção já mesmo na introdução tomou conta de cada um de nós e ao som de One Vision do álbum A Kind Of Magic de 1986 o show começou, aliás, vale ressaltar que as imagens de seu clipe foram exibidas no telão, fato que se repetiu durante todo o set garantindo mais qualidade ao espetáculo. E Assim, com muita atitude e carisma Adauto Lopes de roupa branca e blusa amarela encarnou o espírito de Freddie Mercury com todos os seus trejeitos característicos enquanto que os demais fizeram a magia na parte instrumental também acontecer.

     A segunda da noite foi o Heavy presente na emblemática Tie Your Mother Down ( do A Day At Races de 1976 ), onde os solos de Maurity Bernardes se sobressaíram com sua guitarra, que lembrava muito a de Brian May. E quem a conhecia, já saiu cantando com eles ( meu caso ). No término da canção, o vocalista agradece à todos pela presença e informa que vão relembrar de muitos bons momentos do Queen, como na título do álbum de 1986, A Kind Of Magic, que passou muito calor em sua execução e contou com as palmas do público. Na hora do solo de baixo de Danilo Bellintani, o inquieto vocalista clama por mais palmas, é atendido e o que chamou a atenção nesta versão do Queen Tribute Brazil foi a linhagem Rock´n´Roll que eles fizeram na música com direito a alguns prolongamentos mais pesados.

    Adauto Lopes pergunta se está muito frio e avisa que a próxima música é uma parceria do Queen com o lendário David Bowie para que os infectantes acordes de Under Pressure tomassem conta do Teatro Avenida levando novamente muitos à cantarem com ele este sucesso do disco Hot Space ( de 1982 ), que causou uma vontade enorme de se levantar. Com um "muito obrigado" o simpático vocalista nos agradeceu e depois o Queen Tribute Brazil emendou um 'medley' com vários sucessos dos anos 70 do Queen, começando com Killer Queen do Sheer Heart Attack de 1974 ( uma das minhas favoritas ), com destaque para os riffs de Maurity Bernardes, daí prosseguiram para Bicycle Race do Jazz de 1978, que também provocou boas vibrações e finalizaram a trinca com a emocionante You´re My Best Friend do A Night Of The Opera de 1975.

   Adauto Lopes fala que esta noite é muito especial e pergunta: "quem está apaixonado esta noite?", vê a resposta dos fãs e emenda com muito bom humor: "e quem está solteiro esta noite?" e em uma interpretação onde mostra o potencial de seus vocais inicia Somebody To Love ( do A Day At Races ), alegrando cada um de nós, que tentamos acompanhar os versos desta formidável composição, mas, nos contentamos em apenas aplaudir no ritmo. Bricalhão, Adauto Lopes se mostra um romântico e pede para que nós cantássemos as notas mais altas da música, entretanto, valeu o momento, acabamos rindo bastante, pois, não temos esse potencial.

    Sempre se movimentando muito pelo palco, os músicos do Queen Tribute Brazil continuam seu passeio pelos grandes sucessos do Queen e com o baixista Danilo Bellintani extraindo o ritmo cativante do clássico Another One Bites The Dust ( do The Game de 1980 ) vemos o vocalista cantar com precisão e somos surpreendidos pelos solos de teclados de Cícero Adnei e do guitarrista Maurity Bernardes. Em seguida, ele comenta que "nós queremos tudo", dica que chamou o Heavy I Want It Alldo álbum The Miracle de 1989 ), onde Adauto Lopes se diverte com seu pedestal de microfone mais uma vez solando como se fosse uma guitarra e instantes depois dividindo os vocais com o baterista Reinaldo Kramer. Na hora quando temos a parte mais rápida de I Want It All também recebemos um verdadeiro show de luzes, como ressaltei no começo que a iluminação tornou este show ainda melhor.

   A balada impactante Save Me, que o vocalista contou que é do The Game prosseguiu o set do Queen Tribute Brazil e passou toda sua nostalgia em mais uma execução de gala do quinteto, que resultou em muitas palmas no seu final. O telão já mostra qual seria a próxima e o vocalista conta que ela é sobre o momento maravilhoso chamado vida, que a vida arranca para sempre pedaços de nossos corações, que devemos viver cada segundo como se fosse o último e dedica a música ao avô falecido.

    E ao ver toda a atmosfera que foi gerada com Who Wants To Live Forever ( do A Kind Of Magic ) não tinha como não arrepiar e se relembrar dos amigos e parentes que já nos deixaram, porém, neste momento também pudemos viajar eu seu ritmo mais progressivo executados com primor pelo quinteto e também cantar alguns versos. Neste momento, Maurity Bernardes começa a realizar harmônicos e utilizar de várias modalidades de solos em sua guitarra, tais quais como Brian May realiza levando nossos olhos a fitarem sua atuação.

    Para a próxima, a sua introdução nos teclados já denunciou qual seria a canção e Adauto Lopes, que se ausentou do palco enquanto Maurity Bernardes solava retornou trajado de empregada doméstica igual ao clipe de I Want To Break Free ( do The Works 1984 ) e mais que isso, o grande palco do Teatro Avenida se tornou pequeno para ele, que saiu andando de lá e foi em direção à plateia, para espanto de alguns.

    Rapidamente, ele vai aos bastidores para efetuar uma nova troca de roupa e Maurity Bernardes avisa que vai tocar uma canção Folk que o Brian May aprecia e tivemos a belíssima 39' ( também do A Night Of The Opera ) no violão em uma versão digna do Queen. Brincando ele diz: "eu acho que já deu tempo...." e complementa ao ver o parceiro de palco: "mais comportada que a outra..." para iniciarem o megahit Love Of My Life ( do A Night Of The Opera e que no Brasil explodiu ainda mais ) sendo que naturalmente cantamos seus versos com os dois.

    Antes de prosseguir, Adauto Lopes nos convida para visitar o site e o face da banda, para depois apresentar a banda e brinca com cada um dos integrantes, o primeiro foi o guitarrista, que segundo ele: "nessa hora é o  Cauby Peixoto Cover e que se colocar num Fórmula 1 ele vira o Maurity 'Schumacher'", brinca com o baixista dizendo que seus longas madeixas loiras são um concorrente forte de Wesley Safadão e complementa: "uma salva de palmas para o nosso baixista Danilo Bellintani". Ele continua: "nos teclados fazendo aquele 5% de alegria Cícero Adneie para anunciar o próximo diz: "na bateria eu acho praticamente o galã da banda, eu acho, com seus cabelos grisalhos, particularmente o nosso Richard Gere Cover e ele tem um cover do Pink Floyd também... então, a gente prefere falar que ele é o Roger Waters Cover... batera Reinaldo Kramer" e para nossa surpresa tocaram um trecho de In The Flesh do Pink Floyd ( quem diria num show do Queen... ) e por fim, o vocalista foi apresentado pelo Maurity Bernardes, que disse toca há mais de 15 anos na noite paulistana desde quando ele tinha cabelo e grita Adauto Lee, que assim como todos os outros foi muito aplaudido.

   Na sequencia do show, o vocalista pergunta onde está a Alessandra ( uma das organizadoras ) e pede a presença dela no palco dedicando o Rock´n´Roll Crazy Little Thing Called Love ( também do álbum The Game ), e algo muito bacana acontece, ela vai ao palco e dança com Adauto Lopes, que coloca um quepe idêntico ao usado por Freddie Mercury no clipe da música e o entrega para ela. E esta foi mais uma canção que não teve como ficar sem aplaudir, que no seu término, o vocalista nos agradece dizendo: "valeu gente... obrigado!!! e nada vai para a gente agora!!!". Mais uma vez ele dá a dica para a canção seguinte, que foi a Don't Stop Me Now ( do Jazz ), com toda a sua adrenalina contagiante em mais outra versão perfeita do Queen Tribute Brazil.

    Uma que jamais poderia faltar neste show é o hino Bohemian Rhapsody ( do A Night Of The Opera ), que é uma das mais conhecidas e bonitas canções do Queen, cujos primeiros toques nos teclados denunciaram sua maravilhosa melodia, que assim como nos shows dos ingleses, tiveram alguns trechos apenas executados nas caixas de som, só retornando na parte mais Heavy Metal da canção com destaque para os solos de Maurity Bernardes e as notas bastante altas de Adauto Lopes.

    Com os efeitos mais dançantes, chega a hora de Radio Ga Ga, um sucesso dos anos 80 do álbum The Works, que foi responsável por alçar outra geração de fãs para conhecerem o Queen e que novamente fez muitos dos presentes no Teatro Avenida cantarem com a banda, além de aplaudirem sempre que solicitados e no ritmo da música. Em nome da banda, o vocalista nos agradece, convida para visitar o site e que independente do que aconteça enfatiza: "a vida é um show e o show sempre deve continuar..." e desta forma bastante marcante, outra das mais sintomáticas canções do Queen, a The Show Must Go On do último álbum gravado com o Freddie Mercury em vida, o Innuendo de 1991. E sempre ao ouvir esta música, um ar de saudade me invade, pois, em pouco mais de um ano após o seu lançamento, nosso herói nos deixou, mas o Queen - assim como sua letra conclama - continuou e sempre continuará, seja quando ouvimos seus discos ou quando estamos em um show de uma banda como o Queen Tribute Brazil.

    Entre muitas palmas, ele nos agradece novamente e pede para que nas palmas nós fizéssemos o ritmo cadenciado de We Will Rock You ( do News Of The World de 1977 ), que é um prato cheio para que o vocalista convoque nossa participação o tempo todo e tal como Freddie Mercury, Adauto Lopes canta enrolado em uma bandeira da Inglaterra de um lado e do Brasil do outro.

    Para terminar esta grandiosa apresentação do Queen Tribute Brazil em terras pinhalenses nada melhor que a We Are The Champions ( também do News Of The World ), que foi tocada com todas as suas linhas melodiosas no piano e as mais líricas nos vocais, que conseguem nos deixar realmente sorridentes e sentir muita satisfação pelo show que assistimos, tanto que, respondemos com o costume típico dos teatros de "aplaudir de pé" entre muitos assovios. E obviamente, que a God Save The Queen, o hino inglês, com Adauto Lopes coroado e envolvido na 'capa real' também não poderia faltar nesta noite.

    Este formidável show do Queen Tribute Brazil no Teatro Avenida além de nos relembrar quão grandioso o Queen foi em seus anos de atividades com um dos maiores e mais carismáticos frontmans da história, o inesquecível Freedie Mercury, serviu também para mostrar como o cenário do Rock de Espírito Santo do Pinhal está devidamente aquecido, pois, em anos anteriores era praticamente impensável que uma atração de Rock deste porte estivesse se apresentando em pleno Teatro Municipal e com todo o glamour que pude presenciar levando um público de todas as idades, desde os mais jovens aos mais velhos, todos compartilhando da mesma harmonia e sensação de alegria. Já registro aqui os meus parabéns à organização e também que mais atrações gabaritadas como o Queen Tribute Brazil sejam trazidas na cidade.

Texto e fotos: Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos ao Queen Tribute Brazil pelo convite para assistir este show
e a Alessandra pela atenção e recepção.
Setembro/2016

Set List do Queen Tribute Brazil

1 - One Vision 
2 - Tie Your Mother Down
3 - A Kind Of Magic
4 - Under Pressure
5 - Medley: Killer Queen / Bicycle Race / You're My Best Friend
6 - Somebody To Love
7 - Another One Bites The Dust
8 - I Want It All
9 - Save Me
10 - Who Wants To Live Forever
11 - I Want To Break Free
12 - '39
13 - Love Of My Life
14 - Crazy Little Thing Called Love
15 - Don't Stop Me Now
16 - Bohemian Rhapsody
17 - Radio Ga Ga
18 - The Show Must Go On
19 - We Will Rock You
20 - We Are The Champions
21 - God Save The Queen

Voltar para Shows