Stoned Jesus - South American Tour
Abertura: Saturndust e Hierofante
Sábado, 14 de maio de 2016 no Inferno Club em São Paulo/SP

    Já conhecida pelos fãs de Doom/Stoner Metal, a produtora Abraxas trouxe ao Brasil pela primeira vez a banda ucraniana da cidade de Kiev chamada Stoned Jesus, apresentando a turnê de seu recente disco The Harvest, lançado em 2015. O Stoned Jesus é considerado como o principal expoente do Metal em seu país e junta em seu Metal Moderno influências de nomes como Black Sabbath e Led Zeppelin. O local escolhido mais uma vez foi o Inferno Club e ficou a cargo das bandas brasileiras Hierofante e Saturndust abrirem a noite.

Hierofante

    A experimental instrumental Hierofante inaugurou o palco do Inferno Club para um público ainda tímido, que se divida entre a pista para acompanhar o interessante e autêntico trabalho do trio paulistano e as bancas de 'merchandise' com materiais de todas as atrações da noite. O set foi composto por cinco músicas, todas elas sem nome. Em meio a fumaças e luzes verdes, a Hierofante executa tudo por meio da guitarra, bateria e teclados, instrumentos que reverbam de forma organizada e psicodélica um som repleto de loops e 'delays'. Foi uma apresentação hipnótica e segura que durou em torno de quarenta minutos.

Saturndust

    Em seguida, foi a vez do Saturndust subir ao palco, banda paulistana de Stoner Metal, que aborda em suas letras temas sobre astronomia e existência humana, formada por Phill Dalam ( vocal e guitarra ), Guilherme Cabral (baixo) e Douglas Oliveira ( bateria ), que lançaram no ano passado seu primeiro disco de estúdio, inclusive muito elogiado pelo público e mídia especializada.

    A banda iniciou sua jornada cósmica com a inédita Negative Paralell Dimension, que irá compor o novo disco ainda sem data de lançamento. A próxima foi a Gravitation Of A Hollow Body, do primeiro disco, cuja introdução contém uma fala de Carl Sagan, cientista e astrônomo americano conhecido por fazer expedições em busca de vida fora da terra. Logo nos riffs iniciais o som apresentou falhas, o que levou a banda a parar e iniciar novamente a execução.

    Ovacionados pelo público, deram continuidade com mais uma do primeiro disco, All Transmissions Have Been Lost. Dava para notar claramente que o público estava curtindo muito a apresentação do Saturndust e a guitarra de Phil Dalam entoava por todos os cantos do Hangar 110.   

    Para fechar o set também de uns quarenta minutos, tocaram mais uma inédita, a Time Lapse ( Of Living Things ), que agitou mais o público e deu um gosto do que está por vir no próximo lançamento. Vale ressaltar que a cena do Stoner e Doom Metal nacional está bem representada, o Saturndust com certeza é um desses nomes que não ficam devendo nada para as bandas internacionais.

 

Setlist do Saturndust:

1 - Negative Paralell Dimension
2 - Gravitation Of A Hollow Body
3 - All Transmissions Have Been Lost
4 - Time Lapse ( Of Living Things )

Stoned Jesus

    Com um pequeno atraso de vinte minutos, o trio Stoned Jesus - composto por Igor Sydorenko ( vocais e guitarra ), Wiktor Kondratow ( bateria ) e Serhij Slusar ("Sid") ( baixo ) - já era muito aguardado pelos fãs que encheram a casa. Começaram a apresentação com Rituals Of The Sun do novo The Harvest ( de 2015 ) e infelizmente, também enfrentaram falhas no som, o vocalista Igor Sydorenko arriscou um bom português com o público e mandou um: "E aí galera, tudo bem?’" antes de prosseguir com a The Harvest, título do último disco.

    Após uma pausa para falar com o público, Igor Sydorenko levantou uma folha escrito "50" e explicou que haviam feito cinquenta shows em apenas cinco meses e finalizou que tiveram zero de arrependimentos, desta forma... foram muito aplaudidos pelo público e logo mandaram Stormy Monday, música do segundo disco, o Seven Thunder Roars de 2012.

    Mais uma pausa e Igor Sydorenko aproveitou para falar que no domingo seria aniversário do baterista Wiktor Kondratow e que todos poderiam cantar parabéns, mas, em seguida desistiu "parabéns é muito chato, melhor vocês cantarem a próxima música" e emendaram com Bright Like The Morning do Seven Thunder Roars. O público já estava em êxtase e fez coro gritando o nome da banda, o vocalista muito simpático brincou com a tradução do nome "Jesus Chapado" e logo atiçou a galera a fazer o coro em português.

   Uma das músicas mais conhecidas e aguardadas da noite estava por vir, porém, antes a banda pediu que fizessem silêncio absoluto, tarefa um pouco difícil, mas, quase deu certo, e foi assim que seguiram com I'm The Mountain  ( também do Seven Thunder Roars ), que foi cantada por todos. A partir daí o público foi se empolgando cada vez mais, com vários “pogos” e rodas ao som de Black Woods, canção do primeiro disco, o First Communion de 2010, que havia sido tocada poucas vezes, seguida da energética Electric Mistress ( outra do Seven Thunder Roars ).

    A banda deixou o palco enquanto o público agitava mais uma vez ao coro "Jesus Chapado", mas logo voltaram para o bis e emendaram duas faixas do último disco The Harvest com a YFS e o single Here Come The Robots, que fechou a noite. Mesmo com alguns imprevistos e com algumas falhas no som, corda e correia da guitarra quebradas, o Stoned Jesus foi impecável e carismático em um show que durou quase uma hora e meia. Com certeza, os ucranianos devem voltar para uma turnê mais extensa e com material inédito.

Texto: Fábio Braga
Fotos: Lheka Andrades
Agradecimentos Erick Tedesco pela atenção e credenciamento
Junho/2016

Setlist do Stoned Jesus
1 - Rituals Of The Sun
2 - The Harvest
3 - Stormy Monday
4 - Bright Like the Morning
5 -  I’m The Mountain
6 - Black Woods
7 - Electric Mistress

Encore:
8 - YFS
9 - Here Come The Robots

Voltar para Shows