Noturnall - 9 - Coletiva de Imprensa
EM&T Escola de Música e Tecnologia em São Paulo/SP
Sexta, 14 de Julho de 2017

    A Noturnall apresentou um lançamento semelhante ao do Metallica em seu último álbum de estúdio, o Hardwired... To Self Destruct, voltado diretamente e em contato com seu público. Na semana entre os dias 10 a 16 de julho, a banda fez uma série de atividades online, tais como vídeo aulas, palestras, sorteios, 'lives' pelo Facebook, além de realizar essa coletiva para falar do novo álbum, o terceiro da banda intitulado 9, onde reuniram fãs e imprensa.

    A banda apresentou um pouco do novo álbum e falou sobre o vídeo clipe Hearts As One lançado no dia 13 de julho, que se trata de uma música beneficente a qual toda a renda obtida dela será destinada ao GRAAC ( Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer ). Confira no link a seguir e contribua com a campanha: ( https://www.youtube.com/watch?v=-eW7ilUhas0 ).

    A banda já de cara mostra seu diferencial na forma de apresentar todo conteúdo com slides, sobre cada tópico abordado, passando num telão ao fundo do palco, e explicados um a um, por todos integrantes. Fica evidente o quanto a Noturnall se esforça para se destacar e inovar cada vez mais, superando expectativas e surpreendendo os fãs.

    Ao menos eu desconheço, no Brasil, um lançamento de disco da forma como foi feita, disponibilizando gratuitamente as músicas, ouvindo dos fãs, os pros e contras, as opiniões diversas de cada canção exibida, com cada comentário lido e curtido pela banda e muitos respondidos tudo através das redes sociais. Nota Pessoal: Acertou em cheio Noturnall!!! Pois hoje em dia, é muito difícil alguém viver sem estar presente em alguma rede social, pela iniciativa já ressalvo aqui meus parabéns.

    De cara a banda anuncia a volta de Leo Mancini, e na sequência é apresentado no telão o clipe de Hearts As One. Assim que encerra a apresentação, Thiago Bianchi chega um pouco atrasado devido ao trânsito em São Paulo. Fernando Quesada então começa explicando sobre a história dos personagens do videoclipe e revela se tratarem de personagens de uma história real. Trata-se da enfermeira de Thiago Bianchi no tempo que esteve internado devido a uma grave pancreatite ( pancreatite é a inflamação no pâncreas. Entre as suas funções está presente fazer a digestão das gorduras e carboidratos que ingerimos ), que quase o levou a óbito, e observando o trabalho voluntário do hospital, eles se sentiram com vontade de também fazer algo para ajudar.

    A música, aliás, o vídeo clipe da canção é totalmente beneficente, nenhum valor ganho com arrecadação passa pela banda e vai direto para a conta do GRAAC, a instituição escolhida. Automaticamente, somente com a visualização, cada um já está ajudando devido aos anúncios que aparecem antes do início do videoclipe e a melhor parte, a doação é vitalícia ( mais uma inovação da Noturnall, como a primeira banda de Rock do Brasil a fazer uma doação dessa forma ).

    E então Aquiles Priester e todos da banda divagam sobre a experiência de Thiago Bianchi neste tempo no hospital e a vontade de viver e fazer música, o poder que a música tem de curar. E ainda contam sobre os quarenta e cinco dias de internação e como foi doloroso do vocalista estar no hospital à beira da morte, as decisões difíceis que a esposa do Thiago Bianchi ( a Roberta ) e o amigo Fernando Quesada tiveram que tomar para manter sua vida a salvo... chegando até mesmo ao ponto do músico ser amarrado na cama.

    A definição entre uma drenagem de líquido, através de punção na garganta ou pela barriga, e sabiamente a decisão foi pela barriga, ou hoje, não teríamos este disco com sua voz impressa nele. O pedido de desculpas do Thiago Bianchi ao Leo Mancini e Aquiles Priester por não permitir ser visto ou visitado devido a vergonha que sentia de estar no estado que estava... ( estado este em que ele mesmo se colocou abusando de bebida alcoólica ).

    Thiago Bianchi fala então sobre as composições do disco novo serem todas músicas compostas por Fernando Quesada no tempo em que ele estava no hospital, pois, sempre fizeram composições juntos desde a época do Shaman. Mas, dessa vez não foi possível devido a internação. E ao mesmo tempo expõe como é difícil esse processo de criação, pois, eles são totalmente diferentes musicalmente e no modo de pensar nas palavras dele: "chega a ser caótico e eles sempre acham que a banda vai chegar ao fim"... devido as divergências, mas, a amizade prevalece, o respeito mútuo, e isso, sempre acaba num bom resultado como este terceiro disco do Noturnall, o 9.

    Fernando Quesada então começa a explicar a forma diferenciada de lançamento e o porquê da escolha, querendo com que a música chegue aos fãs mais rapidamente, assim, terão público agregado aos shows, mais que o costume, pois, hoje ninguém vai atrás da música, as pessoas querem que a música vá até elas e assim deixam de acompanhar os lançamentos.

    A banda acredita que o fã colecionador não vai deixar de obter o disco físico para sua coleção, e assim, se sintam gratos também já que a disponibilização foi gratuita, porque não comparecer aos shows que é de longe mais rentável? E Juninho Carelli então explica que isso ( marketing digital ), não é nenhuma novidade e tão pouca invenção da Noturnall... já existem muitas formas comerciais em muitos produtos feitos desta maneira, que inclusive no seu projeto paralelo com Fernando Quesada, o ANIE.

    Pensando nisso e em todas as possibilidades de como o público receberiam as novidades foram criadas diversas formas de consumir o disco novo, através das músicas disponibilizadas on line, cd físico com encarte/pôster, edição especial em pen drive, que pode ser usado como colar, com mini-cursos e palestras on line gratuitos com cada integrante, com 'lives' diárias, com sorteio de brindes e produtos com a marca da banda em parceria com a Edifier Brasil, que faz o público, além de consumir a música consuma produtos também, como o vídeo game e o 'app' de celular,  enfim, a ideia é de literalmente aproximar através das redes sociais.

    Leo Mancini fala dos problemas anteriores enfrentados pela banda e do entrosamento atual ( que por sinal está evidente ) neste novo trabalho, fala sobre voltar as raízes e o quanto está satisfeito de ter voltado para o Noturnall, e participar do disco. Aquiles Priester foi respondendo a perguntas e diz de como gosta de ser o "Aquiles" que cada banda deseja nos projetos que ele participa, nem sempre pode fazer o que realmente quer e sim o que determinado trabalho exige dele.

    Respondendo a minha pergunta de como está sendo na visão do Noturnall, o lançamento inusitado e diferenciado com essa proximidade com os fãs, o que a banda está achando está dentro das expectativas de todos, Juninho Carelli diz que molda a forma e visão da banda e o maior exemplo é o pen drive lançado com conteúdo exclusivo e como dica de um fã - e participante da Noturnall Street Team - para que fosse lançado como colar e de como isso agrega e deixa a todos felizes com o retorno e participação do público e criticas construtivas.

    Uma nova pergunta é feita ao Noturnall, de como está o foco do lançamento internacional, já que foi bem frisado o contato direto com o público brasileiro através das redes sociais, e Fernando Quesada frisa que não é porque a banda canta em inglês significa querer sair do pais, apesar de ter público fora do país, a carreira fora é diferenciada que devido ao fuso horário de diversos locais seria impossível ter essa proximidade com o público estrangeiro, portanto, o lançamento fora será convencional.

    E então uma pergunta surge sobre as metas, o que, onde, como e onde a banda pretende atingir e Fernando Quesada responde que foram feitas metas de quanto cada produto precisaria ser vendido em que quantidade para se manter no padrão de bandas anteriores com vendas apenas de cd’s, e diz que para vender cd, o custo/benefício é mais baixo e a margem de lucro mais alta, mas, para produtos diferenciados os valores alteram e as margens diminuem por serem mais caros, mas que a principal meta é a interação entre 'views', 'likes' e pessoas consumindo em shows, que o primeiro show aconteceria no final de semana ( um dia depois desta coletiva no Araraquara Rock ) para ter uma noção de como estava sendo isso tudo e que para ter noção mesmo do que foi atingido ou não são necessário pelo menos seis meses.

    Aquiles Priester completa dizendo que, após medir o sucesso da empreitada, futuramente os integrantes podem a vir prestar consultoria de suas fórmulas, e ainda enfatiza o quanto o fã é importante e o querer receber este fã após os shows para um bate papo, uma foto, um autografo, sem que o fã precise adquirir meet and great para estar perto da banda.

     Respondendo a última pergunta, Thiago Bianchi explica o porquê de a escolha do nome do disco ser 9, segundo ele é por se tratar de um numero cíclico, a capa do álbum ficou a encargo de Carlos Fides da Artside Design, que acredita em número místico e gosta dessas coisas de enigmas, que por sinal encheram a capa do disco.

    Ainda haviam muitas perguntas, porém, o tempo era curto e a banda estava cheia de compromissos. Os presentes ouviram a música Mysterious e Moving On, e logo depois, o Noturnall encerrou a coletiva posando para fotos e atendendo pessoalmente as pessoas que ali foram prestigiá-los.

    Cheguei a conversar rapidamente com os integrantes sugerindo um clipe com os fãs que participaram e interagiram na semana do lançamento do disco ou que de alguma forma marcaram presença, incluir momentos de bastidores de shows ou trechos das 'lives', reações, enfim... #ficaadica.

    Agradecimentos aos integrantes do Noturnall, a Ingui Evelin, a Lirian Beretta que cede as imagens, a Thiago Rahal Mauro pelo credenciamento da equipe, a Fernando R. R. Júnior por colocar nesta matéria, a Fernando Quesada e aos funcionários da EM&T sempre tão atenciosos e simpáticos.

Noturnall formado por:
Thiago Bianchi - Vocais
Leo Mancini - Guitarras
Juninho Carelli - Teclados
Fernando Quesada - Baixo
Aquiles Priester - Bateria

Contatos:
Site Oficial: http://noturnall.com/;
Facebook: https://www.facebook.com/noturnallband/;
Twitter: https://twitter.com/noturnall;
Youtube: https://www.youtube.com/user/noturnallofficial;
Instagram: https://www.instagram.com/noturnall/;
Grupo:  https://www.facebook.com/groups/noturnallstreetteam/
Pagina: https://www.facebook.com/NoturnallFanClube/.

Disco 9 - Noturnall

O lado mais melodioso da banda está mais evidenciado, e ao mesmo tempo, a banda aposta em uma forma mais simples de fazer arranjos, mas, preservando a energia cativante de sempre, e o peso evidenciado na medida, está com força total, eu recomendo conhecerem as músicas e adquirir os excelentes produtos de qualidade, pude comprovar pessoalmente no estúdio do Thiago Bianchi no dia de seu aniversário, onde ainda participei do coro de duas músicas deste disco ( Change e Hey ).

Tracklist:
1. Hey!
2. Change

3. Wake Up! - Mark Orlando guitarras como convidado.
4. Moving On
5. Mysterious
6. Heart As One
7. What You Waiting For
8. Shadows
9. Pain

Voltar para Shows