Sacred Reich e Exciter - South American Tour
Bar da Montanha em Limeira
Terça, 21 de fevereiro de 2017

    Na primeira data de 2017 de shows internacionais no Bar da Montanha em Limeira/SP tivemos os norte-americanos do Sacred Reich para executarem seu feroz Thrash Metal e os canadenses do Exciter com seu excelente Heavy Metal Tradicional. Duas verdadeiras lendas do Metal aportando pela primeira vez no interior de São Paulo/SP e o Sacred Reich realizando sua primeira passagem pelo país.

    Além de Limeira/SP foram visitadas também a capital paulista e a capital carioca, ou sejam apenas três datas no país, o que comprova a força que tem o Heavy Metal no interior de São Paulo/SP, pois, um considerável público compareceu ao Bar da Montanha para curtir os shows e foram agraciados com duas apresentações excelentes, que serão detalhadas nas linhas mais abaixo

Exciter

    Com a intenção para que os headbangers que vieram de várias cidades da região pudessem entrar e se acomodar no Bar da Montanha, o show do Exciter, que estava programado para começar as 20hs sofreu um benéfico e pequeno atraso de uns vinte minutos, o que não causou problema nenhum, muito pelo contrário, demonstrou uma atenção maior do produtor dos shows, o Edson Moraes para com os fãs que desejavam assistir aos dois shows, pois, a data foi uma terça-feira e todos sabemos das dificuldades que um show em dia de semana pode acarretar. Entretanto, esse não foi o caso desta noite em Limeira.

    Pois, bem, finalmente, a grande maioria de nós veria o Exciter pela primeira vez ( sendo que somente alguns sortudos como meu amigo Cássio, já conferiram a banda em 1987 ao lado do Venom ) e com o logo sendo exibido no telão traseiro estava dada a dica que o show ia começar. E esta apresentação seria ainda mais especial por conta do Exciter contar com sua formação clássica, ou seja, John Ricci na guitarra, Allan James Johnson no baixo e Dan Beehler na bateria e vocais, que fizeram um repertório baseado em seus maiores sucessos e determinantes para o crescimento do Heavy Metal nos anos 80.

    E a primeira música do set list do Exciter foi a I Am The Beast do Long Live The Loud de 1985, que começou a toda velocidade, mais até que poderíamos ter imaginado com Dan Beehler mostrando que sua voz está tão agressiva quanto no passado. E lá de trás de seu enorme kit de bateria ( realmente impressionante ), ele foi comandando o show com uma adrenalina que só não foi maior que a do guitarrista John Ricci, que além de solar com muita categoria, não parou quieto por um instante sequer.

    Eles mostraram que fariam um show matador, pois, logo após uma breve saudação, Dan Beehler informa que vai fazer uma festa de Heavy Metal nesta noite e Rain Of Terror ( do Kill After Kill de 1992 ) seguiu disparando aquela 'bordoada' sonora que tanto apreciamos com outra 'onda' de solos de John Ricci em sua guitarra traçando um verdadeiro convite para se 'banguear' nesta composição.

    Para a terceira da noite, Dan Beehler berra "Heeeeavy Meeeetaaaal..." e nós completamos "Maniaaaac..." e desta forma a canção que intitula o álbum de 1983 ( e que era muito aguardada por todos ) veio como um rolo compressor desgovernado em nossas cabeças e afirmo: que sonzeira que o Exciter estava nos expondo nesta noite no Bar da Montanha.

    Em uma nova conversa e rápida que culmina no anúncio da seguinte, Dan Beehler ataca com a Iron Dogs, outra do Heavy Metal Maniac, que no disco é a seguinte também logo após a título e em um ritmo mais cadenciado, este outro clássico foi sanando a nossa gana pelo impactante show que estávamos recebendo, que terminou a música com um solo de guitarra sensacional.

  Eles agradecem pela energia recebida e informam que a pedrada seguinte é a Victims Of Sacrifice ( registrada no Long Live The Loud ) sendo que entre algumas falas agressivas de Dan Beehler e solos distorcidos de guitarra feitos por John Ricci, o ritmo Heavy mais cadenciado e puramente oitentista - porém, com uma excelente dosagem de cólera - prossegue a pleno vapor para que pudéssemos 'banguear' novamente.

    Com a galera nas mãos, o Power Trio se prepara para nos exibir mais uma do Heavy Metal Maniac com a acelerada Under Attack, que é daquelas canções onde a expressão 'colocar a casa abaixo' toma seu significado por conta da tamanha explosão sonora que o Exciter provoca combinando baixo, guitarra e bateria perfeitamente.

    E o show de uma banda como o Exciter não foi criado para que você tenha como pensar em relaxar... é para martelar a cabeça o tempo todo e comprovando isso, os canadenses nos enviam a cadenciada Delivering To The Master do Violent And Force, que é tão pesada quanto as anteriores e dotada de 'riffleramas' únicas, coisa que somente que é praticante do chamado Heavy Metal Tradicional é capaz de nos fornecer com esse grau de precisão.

    Sudden Impact, que também é das músicas velozes gravadas pelo Exciter no álbum Long Live The Loud apareceu com a esperada fúria e com todos os riffs desconcertantes do incansável John Ricci, que na falta de um 'frontman' à frente do Power Trio, se mexe o tempo todo e faz todos os tipos de trejeitos possíveis entregando uma energia incrível para nós. Violence & Force - título do álbum de 1984 - começou com mais outro soberbo riff de guitarra de John Ricci ( a introdução Oblivion ) e depois se ligou naquele estilo frenético típico do Exciter com os três atuando à toda potência que extraem de seus instrumentos para que nós sempre possamos participar na hora de gritar seu título com Dan Beehler.

    Aos gritos de "Exciter... Exciter" da contente plateia, o baterista agradece e diz que nós somos fantásticos para que então Rising Of The Dead ( outro clássico do Heavy Metal Maniac ) também marcasse nossas almas neste show no Bar da Montanha com a verdadeira destruição que foi promovida por eles.

    E pensa que dava tempo de respirar? Não... caro leitor(a)... é uma pancada atrás da outra, pois, a empolgação do trio no palco era tão grande quanto a nossa na plateia e nessa interação Pounding Metal ( do Violent & Force ) continuou o set com o vocalista gritando seu título e nos fazendo gritar ainda mais alto, e isso aconteceu até que seus toques de bateria apresentassem o estilo mais cadenciado da canção, que também é daquelas que faz você berrar seu título com eles ( e pergunte senão fizemos ).

    De volta ao Long Live The Loud, os canadenses atacam com a verdadeira dinamite musical chamada Beyond The Gates Of Doom e - como o padrão de seu Heavy Metal - acelerados. Tão insana quanto a banda, os fãs gritam extasiados e recebem a 'metralhante' Cry Of The Banshee do Heavy Metal Maniacs e a pedrada Long Live The Loud - título do álbum, que eram muito aguardadas por todos e tiveram uma correspondência imensa dos presentes no Bar da Montanha, que antes do Exciter encerrar a primeira parte do show, eles fizeram solos ferozes, primeiro John Ricci na guitarra e depois Dan Beehler na bateria junto a Allan James Johnson no baixo finalizando o show de uma forma implacável para guardarmos na memória.

    A euforia do público não diminuiu e poucos minutos depois, eis que o Exciter retornou com Dan Beehler conversando bastante com os fãs sobre a turnê sul-americana, onde demonstrou a sua alegria com o calor recebido deles e aos dedilhados de John Ricci tivemos a World War III, que intitula do primeiro demo da banda de 1982 e foi para emocionar aos que conhecem o Exciter há mais tempo com seu ritmo mais cadenciado e puramente centrado no Heavy Metal, sendo ideal para acompanhar 'bangueando', que foi encerrado com Stand Up And Fight do Heavy Metal Maniacs em uma versão simplesmente aniquiladora.

    Se não tivesse ainda o show do Sacred Reich para acontecer e tudo acabasse neste instante, nós já teríamos registrado um momento único para nossas vidas, pois, o Exciter realmente curtiu a vibração do público e fez um show maior que em São Paulo/SP dias antes, o que enaltece ainda mais esta apresentação em Limeira, pois, dos 55 minutos programados inicialmente, os canadenses tocaram 83, ou seja, mais uma noite maravilhosa estava em curso. E depois do show ficaram circulando pelo Bar da Montanha seja assistindo um pedaço do show da banda seguinte ou tirando fotos com os fãs e autografando cd´s e LP´s.

Set List Exciter

1 - I Am The Beast
2 - Rain Of Terror
3 - Heavy Metal Maniac
4 - Iron Dogs
5 - Victims Of Sacrifice
6 - Under Attack
7 - Delivering To The Master
8 - Sudden Impact
9 - Violence & Force
10 - Rising Of The Dead
11 - Pounding Metal
12 - Beyond The Gates Of Doom
13 - Cry Of The Banshee
14 - Long Live The Loud

Encore:
15 - World War III
16 - Stand Up And Fight

Sacred Reich

    Como já é um costume dos shows realizados no Bar da Montanha, a troca de palco para o Sacred Reich não demorou nada e pouco depois das 22hs, o quarteto americano de Phoenix no Arizona com origem em 1985 estava pronto para nos mostrar seu vigoroso Thrash Metal. Inclusive, devo dizer que antes do show os membros da também circularam pela casa e atenderam aos fãs.

    Ao som da cadenciada The American Way, que intitula o terceiro álbum do Sacred Reich de 1990, Phil Rind nos vocais e baixo, Wiley Arnett e Jason Rainey nas guitarras e Greg Hall na bateria começam o segundo show da noite, que também era muito aguardado por todos, afinal, era a primeira vez que estávamos vendo a banda no país. O vocalista e baixista Phil Rind estava notadamente contente, pois, sempre distribuía sorrisos nesta música e por todo o show. Eles começaram disparando uma sequencia forte de solos de guitarras que serviram para a abertura de rodas e foram bastante ferozes mesmo e uma forte sessão de 'bangues'.

    Depois de conversar um pouco com a plateia, que aproveitou e pediu várias músicas, nós recebemos todos os riffs de Ignorance, título do segundo álbum da carreira do Sacred Reich e lançado em 1987, que manteve a insanidade do público em alta e nos seus trechos cadenciados contou com os 'hey... hey... hey...' além de vários socos no ar em suas viradas mais aceleradas.

    Comunicativo Phil Rind conversa novamente com os fãs, pergunta que dia é hoje e com bom humor nos agradece pela presença em plena terça-feira e executa a One Nation do Surf Nicaragua de 1988, que também percorreu uma encorpada linha cadenciada com os dois guitarristas Wiley Arnett e Jason Rainey solando muito, aliás, eles alongaram formidavelmente estes solos e nós correspondemos 'bangueando' bastante.

    Love...Hate do The American Way foi a seguinte do show com seu ritmo mais cadenciado, que foi um verdadeiro convite para se 'banguear' ou abrir uma roda, aliás, rodas insanas surgiram, até porque não tem como receber uma música assim e ficar parado com o peso considerável que colocaram nela com direito até a alguns 'Mosh'.

    Sem pestanejar, Free do Independent de 1993 veio com toda a sua eletricidade para nosso maior contentamento e vale dizer que o Sacred Reich não se movimentou tanto pelo palco, mas compensou enviando uma enormidade de solos como foi no caso desta música e aí brilhou a dupla de guitarristas Wiley Arnett e Jason Rainey.

    Em Crimes Against Humanity também presente no The American Way pudemos reparar no baterista Greg Hall dando o ritmo da música, que é mais cadenciado e bastante agressivo para alegria dos fãs com sua voltagem, que se amplifica em seu decorrer.

 Prosseguindo o show com os dedilhados mais calmos, o Sacred Reich sacou a Who's To Blame, outra do The American Way, que foi muito bem vocalizada por Phil Rind e foi seguida por Independent ( título do álbum de 1993 ) com um estilo que te inflama e faz participar do show seja socando o ar, bangueando ou abrindo roda.

    Phil Rind comenta que o Black Sabbath encerrou suas atividades e para homenagear os ingleses, além de incendiar de vez o Bar da Montanha, eles tocaram uma versão demolidora de War Pigs, que regravaram no Surf Nicaragua e foi cantada por todos emocionando para valer no que posso classificar como um dos grandes momentos do show do Sacred Reich, que também serviu para bater uma certa saudade, pois, sabemos que não veremos mais o Black Sabbath nos palcos. Atendendo aos incessantes pedidos dos fãs, que gritavam Death Squad, os animados americanos tocaram a canção do álbum Ignorance e encerram com a Surf Nicaragua do canção título do álbum de 1988, que era muito aguardada por todos.

    Fomos embora para casa com a satisfação de poder ter conferido não somente dois excelentes shows, mas também ter presenciado dois importantes nomes, que foram dois dos pilares fundamentais para estabelecerem o cenário tanto do Heavy Metal quanto do Thrash Metal no mundo, como foram os casos dos Exciter e do Sacred Reich, respectivamente, que mesmo sem terem lançado um álbum novo nos últimos anos, ainda tem potencial para levarem muitos fãs por onde passam com a garantia de apresentações marcantes e sempre se divertindo com a adrenalina enviada por seu público.

 

    E os músicos do Exciter e do Sacred Reich são experientes conforme mencionei anteriormente e não só musicalmente falando, pois, sabem verificar um ambiente mais 'familiar' como o que sempre temos no Bar da Montanha e isso favoreceu para que ficassem após ( e antes também ) do show conversando com quem se aproximava deles.

    São em casos assim, que fazem as apresentações no interior crescerem cada vez mais e levarem mais seguidores. E da parte nossa, além de presenciar um significativo resgate do Metal oitentista pudemos acompanhar dois shows verdadeiramente intensos o tempo todo, sempre com o som e luz corretamente regulados em mais outra excelente organização da COI Produções. Enfim, são fatos assim que contextualizaram a melhor maneira para que nós começássemos 2017 de forma excelente.

 

Texto e Fotos: Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos a Jeancarlo, Edson Moraes e à Cláudia Moraes
pela atenção e credenciamento

Fevereiro/2017

Set List Sacred Reich

1 - The American Way
2 - Ignorance
3 - One Nation
4 - Love...Hate
5 - Free
6 - Crimes Against Humanity
7 - Who's to Blame
8 - Independent
9 - War Pigs (Black Sabbath cover)
10 - Death Squad
11 - Surf Nicaragua

Clique aqui e confira uma galeria de 155 fotos dos shows do Exciter e do Sacred Reich no Bar da Montanha em Limeira/SP

Voltar para Shows