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The Pretenders
A formação do The Pretenders aconteceu no final dos anos 70 e a banda sempre foi liderada pela vocalista americana Chrissie Hynde, que durante este longo período de atividades colocou nas paradas dos anos 80 algumas músicas que fizeram parte das vidas de muitos amantes do Rock, afinal, eram trilha sonora de muitas festas que frequentamos mais Pop/Rock no passado. Ao lado da veterana vocalista de 66 anos estavam Martin Chambers na bateria, James Walbourne e Eric Heywood nas guitarras, Carwyn Ellis nos teclados e Nick Wilkinson no baixo, que subiram no palco dentro do horário programado para um Allianz Parque praticamente lotado por milhares de fãs.
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E portando uma guitarra Fender azul, Chrissie Hynde começou o show com Don't Cut Your Hair do álbum Break Up The Concrete de 2008 em uma roupagem mais Punk Rock repleta de energia para inflamar o público, sendo muito bem acompanhada nos solos de teclados de Carwyn Ellis com pitadas de Country, que chamaram bastante a atenção. Sorridente, ela nos agradece e com o tradicional "one... two... three... four" recebemos uma incursão em uma música mais New Wave com Talk Of The Town do indispensável álbum The Pretenders II de 1982, que nos passou ótimas melodias tranquilas em sua execução com direito a prolongamentos cheios de 'feeling' resultando em muitos aplausos. Do terceiro disco, o Learning To Crawl de 1984, eles nos enviaram a Back On The Chain Gang, que por se tratar de uma música bastante conhecida pelo público foi muito bem recepcionada, contando inclusive com uma participação maior de todos nós, pois, esta fez parte da nossa geração ( isto é... se você tem mais de 30 ou 40 anos... ) e foi literalmente uma delícia sentir a voz cheia de sensualidade de Chrissie Hynde em seus versos e olhar o tecladista Carwyn Ellis nos chocalhos.
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Chrissie Hynde nos agradece novamente com um 'Thank You', elogia baterista Martin Chambers ( um dos membros formadores da banda ) e este puxa um ritmo mais Reggae para a Private Life, onde quem se destacou foi o guitarrista James Walbourne em seus solos pesados de sua Gibson preta feitos primorosamente. No palco do The Pretenders haviam luzes fortes atrás dos músicos que davam um clima 'noir' ao show do quinteto, que estava sentindo a alegria dos fãs e se empolgando mais de forma que Message Of Love gravada no The Pretenders II nos conduziu para uma atmosfera mais descompromissada, onde novamente o inglês James Walbourne comandou os solos utilizando uma Gibson de coloração marrom e mais no final, eles elevaram o peso consideravelmente.
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Recordações Positivas
Simpática, Chrissie Hynde agradece ao Phil Collins pela oportunidade e começa a cantar a Hymn To Her, uma emocionante balada de ares épicos do álbum Get Close de 1986 em que sentimos uma aura praticamente religiosa em seus encatadores vocais, que também ganharam muitos aplausos. Para Boots Of Chinese Plastic do Break Up The Concrete, Chrissie Hynde tira sua blusa, exibe sua camisa preta com o logo da banda e pega sua guitarra Fender azul mais uma vez e se movimenta mais pelo palco neste Punk Rock eletrificado aos solos de James Walbourne e Eric Heywood. Entretanto, o cover do The Kinks para Stop Your Sobbing gravado no primeiro álbum The Pretenders de 1980 foi um causador de muita felicidade pela leveza que Chrissie Hynde aplicou na sua voz, assim como na seguinte, que foi a I'll Stand By You do The Last Of The Independents de 1994 em que a vocalista nos desafia se lembramos deste grande hit dos anos 90, que foi lembrado sim e contou a plateia cantando seus versos em um grande coral formado no estádio em plena harmonia com a banda.
Dedicada para o público e ao seu criador Bob Dylan, os fatos da história real contida na linda e romântica balada Forever Young, que encerra o álbum The Last Of The Independents nos colocou diante de seus sintomáticos versos e melodia, que penetraram em nossas almas nos levando uma sensação pacífica demasiadamente grande e quando chegou a hora dos solos, Chrissie Hynde pega sua guitarra Fender azul de um roadie e sola junto com a dupla James Walbourne e Eric Heywood. A festiva Night In My Veins, outra do The Last Of The Independents mostrou um The Pretenders mais Rock'n'Roll com solos fervorosos de guitarras e teclados conectados a suavidade dos vocais de Chrissie Hynde.
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Antes da próxima, ela brinca com o roadie, que estava limpando o chão e junto aos demais dispara a clássica Brass In Pocket, que saiu no primeiro álbum e também foi o primeiro compacto de 1979 da banda nos conquistando facilmente com seu andamento e seus vocais capitaneados com muito carinho Chrissie Hynde a trecho da música. Um dos maiores sucessos do The Pretenders é a mais Pop Don't Get Me Wrong, que fez parte do álbum Get Close e foi responsável por um grande frisson no Allianz Parque, pois, muitos cantaram seus versos e se deliciaram ao presenciar seus solos mais serenos diante de seus olhos. O baterista Martin Chambers, que sempre jogava suas baquetas para o alto ou para os fãs, começa um ritmo acompanhado nas palmas pelos fãs em resposta à solicitação dos integrantes do The Pretenders, que nos trouxeram a Mystery Achievement em um estilo Pós Punk de riffs robustos em que a sincronia dos toques baterista Martin Chambers e do baixista Nick Wilkinson foram quem salientaram mais a temperatura desta composição que encerra o primeiro álbum da banda. E nesta noite, eles sabiamente a prolongaram para continuar o clima nostálgico do The Pretenders.
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A calorosa Middle Of The Road foi notada logo em seus primeiros toques, sendo que o público agitou mexendo as mãos e participou nos "ooooouuuooww" continuamente, além de cantar quase todos os seus versos e por ser a última do set do The Pretenders... tinha que ser marcante, e desta maneira, contou com solos e prolongamentos nos levando a dançar com a banda em uma grande festa e também a uma formidável surpresa: Chrissie Hynde solando uma gaita no ritmo da música. Final melhor eu não poderia imaginar de um show que sublimou a expectativa positiva que tínhamos quando soubemos que o The Pretenders seria a atração de abertura de Phil Collins. Tão contentes quanto nós, o The Pretenders se reúne no palco para se despedir e receber os aplausos daquela multidão de fãs sabendo que realizaram um show digno de uma noite histórica em uma hora e cinco minutos.
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Daryl Stuermer solou de forma magnífica no breve momento em que a música lhe permitiu. E engana-se também que a carreira solo de Phil Collins é só voltada para as canções Pop, pois, a próxima do set foi a In The Air Tonight de seu primeiro álbum solo e a linhagem instrumental ouvida em seus primeiros acordes e em seu decorrer não só arrepiavam como foram de uma extensa progressividade, daquelas para ouvir de olhos fechados, porém, não nesta noite em que cantamos em coro com o vocalista, que procurou depositar todo o seu sentimento nesta composição nos impressionando com sua vontade e com o crescimento que acontece na música, que fez o estádio pulsar. |
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