Angra - Temple of Shadows Tour
 Campinas Hall, sexta dia 28 de janeiro de 2005 - Campinas / SP
 

    Nesta sexta feira dia 28 de janeiro de 2005 finalmente teria a oportunidade de rever o Angra após o 3 anos ( a primeira vez que curti o Angra foi em Amparo, leia aqui ), e desta vez na Temple of Shadows Tour que promove o aclamado disco homônimo. Foi um dia de muita chuva, mas a noite o tempo sossegou e não choveu ( ótimo, seria um caos ficar na fila com chuva ). Próximo ao Campinas Hall, casa onde seria o show, se formavam longas filas e ficava a pergunta: será que o lugar é grande para um show do Angra? -  Infelizmente não era. O Campinas Hall é um lugar bonito, tem um bela acústica, mas não serve para acomodar o grande público que estava presente nesta apresentação do Angra, ficando muito apertado.    

    De qualquer forma, para ver o encerramento da primeira parte da Temple of Shadows Tour, valia o esforço e a oportunidade de voltar a ver uma das maiores bandas de heavy metal do mundo!!! É amigos e amigas do Rock On Stage, agora o Angra estará fazendo a parte internacional da turnê com várias datas na Europa e Japão ( neste último com abertura do Nightwish!!! ).       

    O show, marcado para começar as 21:00 hs foi atrasado em 40 minutos devido ás longas filas que falei acima, mas é interessante notar que vários lugares diziam que o show começaria mais tarde. 

    A música que abriria o show deveria ser o medley Gate XIII / Deus Le Volt  mas foi a segunda da noite,  a abertura foi realizada com Gigante Guerreiro Daielon ( tema do Jaspion - que coisa não?...), e muitos, assim como eu, ficaram de certa forma assustados - tipo estou mesmo no show do Angra? - A sorte era que estava e isso com certeza foi uma brincadeira.

    Então às 21:45 começamos a ouvir os acordes instrumentais de Gate XIII / Deus Le Volt para que ao término dessa bela seqüência instrumental, fossem finalmente abertas as cortinas que escondiam o minúsculo palco do Campinas Hall ( bem, eu disse que o lugar era pequeno para um show desses... ). 

    Então adrentam ao palco Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Felipe Andreoli, Aquiles Priester e Fábio Laguna tomando seus lugares para darem início a um show que ficará na memória do público por muito, muito tempo mesmo. Porque digo isso? - leia mais abaixo....

    Para brindar o público temos a melódica Spread Your Fire que faz a galera explodir e agitar sem parar. Sem descanso já entra em seguida Waiting Silence onde vemos o fabuloso riff no baixo de Felipe Andreoli. Então chegamos agora na primeira música do cd Rebirth com Acid Rain num momento onde todos os presentes cantam juntos com o Angra os primeiros versos da música. Seguindo uma seqüência de clássicos temos do disco Holy Land: Nothing to Say ( em versão memorável ) e Carolina IV, esta última foi algo indescritível, afinal estava vendo todos da banda com bumbos fazendo a introdução praticamente igual ao cd. Depois desta fantástica canção ( na minha opinião uma das melhores do Angra ) voltamos a ouvir um som do Temple of Shadows com No Pain For The Dead - música que considero uma das melhores do novo trabalho e que funciona perfeitamente ao vivo. Seguindo com a excelente Angels and Demons e Wishing Well onde Edu Falaschi nos conta que recebeu e-mails de vários brasileiros que estão na força de paz da ONU no Haiti e dedica essa canção a todos eles ( cerca de  2.000 soldados ).

    Depois temos Millenium Sun, onde novamente temos uma forte participação do público cantando em uníssono. Então chega a hora de Aquiles Priester realizar seu solo de bateria e mostrar porque é um dos bateras com maior pegada no heavy metal; vale lembrar que durante o solo, Aquiles vestiu a máscara do polvo que também ornamentava sua bateria e ainda tocou trechos de Brasileirinho

    

    Em seguida, após este belo momento voltamos a mais uma canção de Temple of Shadows com Late Redemption com versos alternando em inglês e português onde os fãs presentes faziam a parte que no disco era comandada por Milton Nascimento. Então temos um momento quase acústico com Heroes of Sand onde vemos toda a presença de palco de Edu Falaschi comandando o coro que os fãs fazem juntos com a banda. Na seguinte então, Rebirth, o Campinas Hall praticamente se transformou num grande " karaokê " com todo mundo cantando junto verso por verso e nos versos iniciais somente os fãs cantaram, foi espetacular mesmo.

    Com um chapéu e uma capa preta, o agora performático Edu Falaschi reaparece como o personagem Shadow Hunter da música seguinte: The Shadow Hunter contando com os  solos perfeitos de guitarras da dupla Kiko Loureiro e Rafael Bittencourt, vale destacar que no início Felipe Andreoli toca um triângulo para a introdução da música. Depois deste momento perfeito tivemos a execução de um dos maiores clássicos do Angra e porque não do metal melódico mundial, é amigos e amigas do Rock On Stage, chegou a hora e a vez de Angels Cry numa execução altamente perfeita e com toda certeza ficou na memória do público presente.

   Agora é a vez de Kiko Loureiro mostrar porque é um dos melhores guitarristas de heavy metal do mundo num solo estupendamente perfeito. Durante este solo tivemos alguns trechos da música Speed do álbum Fireworks ( que não teve nenhuma música incluída no set ) e vale lembrar também que Rafael Bittencourt aparece e tenta acompanhar o solo de Kiko e não consegue ( claro que era brincadeira ). Então a dupla de guitarristas do Angra começa a duelar de forma fantástica e fazem a introdução de Temple of Hate, canção onde o público canta como se já fosse uma das antigas da banda ( em tempo: é mais uma do Temple of Shadows ). 

 

    É, já eram quase meia noite e o show estava chegando ao seu final, mas ainda tinha tempo para mais algumas músicas e tivemos Unfinished Allegro introduzindo Carry On onde vi que o Campinas Hall parecia vir abaixo pela tamanha foi a euforia do público durante esta faixa. Então a banda se retira e os fãs aguardam pelo bis que vem com In Excelsis e Nova Era ( não preciso dizer que novamente todos cantam em uníssono e aclamam esta magistral apresentação do Angra....epa!!! .. disse ).

   Agora o Angra já está em terras internacionais, este fabuloso show que tive a oportunidade de estar presente foi a última no Brasil ( agora só depois da parte internacional da turnê ). E durante as despedidas da banda, os fãs que já estavam pedindo a algum tempo a música tema dos Cavaleiros do Zodíaco, Saint Seya, foram atendidos pelo simpático Edu Falaschi cantou alguns versos da música para o delírio dos fãs que continuaram a cantar ( ficou bem legal essa versão diga-se de passagem ). E vale ainda lembrar que Fábio Laguna comandou durante todo o show, que teve mais de duas horas, os teclados com uma técnica impressionante.

    É caro leitor(a)... o Angra está melhor do que nunca e está pronto manter o título de uma das melhores bandas de heavy metal do mundo.

Set List : Gigante Guerreiro Daileon (Jaspion Theme), Gate XIII/Deus Le Volt!, Spread Your Fire, Waiting Silence, Acid Rain, Nothing To Say, Carolina IV, No Pain For The Dead, Angels And Demons, Wishing Well, Millennium Sun, Drum Solo, Late Redemption, Heroes Of Sand, Rebirth, The Shadow Hunter, Angels Cry, Guitar solo (Kiko Loureiro), The Temple Of Hate, Unfinished Allegro/Carry On Bis: In Excelsis/Nova Era

Por Fernando Júnior

Voltar para Shows