Avantasia
Domingo, dia 22 de junho de 2008 no Credicard Hall - São Paulo/SP 

    Tobias Sammet,  um dos melhores vocalistas da atual nova safra do heavy metal mundial, finalmente conseguiu conciliar as agendas de vários dos músicos convidados que gravaram os álbuns do Avantasia, seu excelente projeto solo.

    E para a turnê de divulgação do terceiro lançamento do projeto, The Scarecrow ( editado em janeiro de 2008 ), o vocalista do Edguy reuniu sobre a bandeira do Avantasia uma pequena constelação de grandes nomes do heavy metal: vocais André Matos ( Ex-Shaman ) e Jorn Lande ( ex-Masterplan ), Amanda Sommerville ( Aina ) e Claudy Young, guitarras: Oliver Hartmann ( do At Vance ) e o mestre Sascha Paeth ( Heaven´s Gate e Aina ), baixo: Robert Hunecke-Rizzo ( Heaven´s Gate e Aina ), bateria: Felix Bohnke ( companheiro de Tobias no Edguy ), teclados: Michael “Miro” Rodenberg ( que também tocou no Aina ).  Muitos dos fãs presentes já ansiavam ver um show deles aqui desde o lançamento do primeiro Metal Opera e com certeza não acreditavam que realizariam o sonho de ver o Avantasia aqui na terrinha. Porém, 2008 é o ano que todos os grandes nomes de rock mundial estão passando no Brasil, então, não seria o Avantasia que nos deixaria órfãos de sua presença. E pensar que as idéias contidas neste projeto surgiram nos tempos do álbum Theatre Of Salvation quando Tobias se encontrava em um tourbus excursionando com o Edguy.  

    As cortinas são abertas uns quinze minutos depois do horário previsto para o começo do show e então Tobias e sua legião de asseclas começam a exibir o novo trabalho do Avantasia, a primeira foi a power metal Twisted Mind e de cara já notava-se que o som estava muito bom, os músicos tocando com vontade e passando toda a energia possível para a platéia headbanger. Em seguida Tobias executa a longa The Scarecrow ( que intitula este novo álbum ), marcando a primeira participação do formidável Jorn Lande, que divide os vocais com ele ( lembrando que nesta história Jorn representava o demônio ). Enquanto os solos de guitarra da dupla Oliver Hartman e Sascha Paeth corriam soltos e executados com perfeição, os dois vocalistas ( Tobias e Jorn ) em alguns momentos ficavam estáticos, praticamente congelados, como dois titãs, aguardando o momento certo para entrar em combate, e quando no final ambos dividem os vocais, é algo indescritível, você tinha que estar lá e sentir a emoção. Só até aqui já estava valendo o show, mas ainda tinha mais, muito mais.

    A terceira da noite é Another Angel Down - pura dose de metal melódico - e para a execução desta Jorn Lande permanece no palco junto Tobias, que canta com um feeling impressionante e encarna mesmo seu personagem, tanto que pega o pedestal de seu microfone e o bate com força no chão ( neste momento eu estava fotografando o show lá na frente e senti o ímpeto da pancada ). Jorn Lande além de cantar muito, posava para os fotógrafos e ficava com seu pedestal de microfone simulando um garfo do “ coisa ruim “.

    Depois de três incursões no novo álbum chega a vez de ouvirmos a raiz de todo o projeto The Metal Opera com Prelude e Reach Out For The Light, marcando a primeira aparição de André Matos nos vocais, e o ex-vocal do Shaman não fez feio, mostrou uma empolgação não vista há muito...muito tempo ( talvez só no Live´N´Louder 2006 ou nos primeiros anos de Shaman ele esteve tão animado assim ). Como não faltava energia para André, seus vocais caem como uma luva no público que o aclama. Os guitarristas Oliver e Sascha não paravam quietos, ora indo no lado esquerdo ora no lado direito, claro que isso tudo foi plenamente correspondido pelos fãs. Tobias Sammet provando que estava extremamente feliz ao apresentar-se aqui pega uma bandeira brasileira e a empunha da mesma forma que o “ Tropeiro ” Bruce Dickinson faz nos shows da donzela ( porém, Bruce segura a bandeira da Inglaterra ). 

    A balada Inside ( The Metal Opera Pt 1 ) é recebida nas palmas, com Miro exibindo toda sua imensa técnica nos teclados deixando André e Tobias cantarem com muita emoção. Depois somos levados para o EP Lost In Space Part I com The Stoy Ain´t Over e Tobias diz que esta caberia a participação de Bob Cartley e que iria fazer o que pudesse para deixá-la o melhor possível, já que Bob não veio para a tour na América do Sul ( e não é que sua execução foi tão boa que ninguém praticamente lembrou da falta do Bob? ).

    Depois voltamos para o novo trabalho The Scarecrow com com a rápida e melódica Shelter From The Rain que marcou o retorno de André Matos no palco para cantar energia, provando mais uma vez porque é um dos melhores vocalistas do mundo. Para a execução de Lost In Space, Tobias faz questão de dizer que a música não é comercial, porém, ela é, mas com uma veia de muito hard rock ( coisa que o vocalista alemão está totalmente apaixonado, e antes de seu início ele diz: “Eu gosto muito desta canção, e a acho muito boa. Aliás, é claro que é boa, porque é uma música do Avantasia” e ainda completou: “E tenho certeza que todos vocês vão cantar comigo a plenos pulmões” ). Dito e feito: os milhares de fãs cantaram mais efusivamente ainda cada verso criando um momento de perfeita interação entre a banda e o público. Em seguida ouvimos e curtimos I Don´t Beleive In Your Love, outra  do novo álbum apresentada brilhantemente. Depois viajamos direto para uma das melhores do The Metal Opera Pt 2, exatamente a canção que intitula o projeto: Avantasia. Com certeza esta era uma que os fãs mais aguardavam e em sua execução não deu outra: todos cantavam e pulavam a cada nota tirada pela banda. 

    E o set no Brasil foi bem maior que nas apresentações em outros países, o que mais uma vez confirma o carinho e a certeza de emoção garantida quando se trata da relação do alemão Tobias Sammet e seus fãs brasileiros. A rápida No Return ( do também do The Metal Opera Pt 2 ) e a épica Serpents In Paradise ( do The Metal Opera Pt 1 ) marcaram a volta de Jorn Lande duelando com Tobias, e a platéia, como já era de se esperar vai ao delírio. Encerrando esta primeira incrível etapa do show tivemos Promised Land ( do recente The Scarecrow ) com os guitarristas Oliver Hartman e Sascha Paeth mandando ver solos com toda aquela implacável técnica. 

    Cessando os intermináveis gritos de " Avantasia...Avantasia!!! "  Tobias Sammet retorna para o bis trajando uma longa capa e uma cartola, perfeitamente caracterizado para cantar a melhor música do novo trabalho: The Toy Master ( que no disco teve a participação do inigualável Alice Cooper ); e não é que Tobias Sammet duela consigo mesmo e sai-se muito bem ao interpretar ele mesmo as partes do Alice trazendo todo o clima sombrio que a The Toy Master possui.

    Depois tivemos a bela Farewel, uma balada tipicamente medieval que foi duelada entre a bela Amanda Sommerville e Tobias Sammet. Arrancando muitos assovios da marmanjada presente, a beldade loira conduziu com muita vitalidade essa canção do álbum The Metal Opera Pt 1 e ao sair de sua posição de backing vocal, Amanda mostrou que sabe realizar ótimas performances, indo de um lado para o outro do palco, aplicando muito carisma em sua voz e garantindo a empolgação dos fãs, que aplaudiram a loira fortemente confirmando seu potencial como frontwoman, caso seja necessário.

    Nas primeiras notas de Sign Of Cross, todos os fãs presentes no Credicard Hall cantam a plenos pulmões os versos e Tobias fita sua legião headbanger atônito, ficando por um breve momento sem saber o que dizer, então ele aproveita para apresentar os membros desta encarnação do projeto, e promete: “Esta é a primeira e única vez que fazemos isso, e não poderíamos deixar de passar por aqui. Vocês foram nosso melhor público. Saibam que, se um dia voltarmos a fazer uma turnê do Avantasia, com certeza estaremos aqui.”; (  N.E.: registro aqui: já aguardamos seu retorno com o Avantasia no Brasil Tobias ). Como em uma grande jam que costumamos ver nas bandas de blues americanas, todos cantam com visível emoção e sentimento de missão cumprida.  E a apoteose desta verdadeira ópera heavy metal teve direito ainda a The Seven Angels, momento que veio para o deleite de qualquer fã e claro, para que ninguém consiga esquecer do grandioso espetáculo a que todos presenciamos.

    Realmente, as mais de duas horas do show do Avantasia não só marcou cada um dos presentes, como também entrou definitivamente no “Hall of Fame” dos melhores shows no Brasil este ano. Quem viu terá história para contar, quem não viu deverá torcer para que seja gravado um DVD ou para André Matos convença Tobias Sammet a encarar uma nova tour com o Avantasia.

Agradecimentos a Luciana Stabile – All Access Brasil
Texto e Fotos: Fernando Júnior

Setlist

Twisted Mind
The Scarecrow
Another Angel Down
Prelude
Reach Out for the Light
Inside
The Story Ain’t Over
Shelter From the Rain

Lost in Space

I Don’t Believe in Your Love
Avantasia
No Return
Serpents in Paradise
Promised Land 

Bis:
The Toy Master

Farewell

Medley: Sign of the Cross/The Seven Angels

 Galeria de Fotos do Avantasia

Descrição:
Número de imagens: de

 

Voltar para Shows