Eterna no Paulistano Futebol Clube em Limeira/SP
Abertura: Sopro Vital, White Seal 
Sábado, dia 6 de agosto de 2005

    Após um ano da minha primeira cobertura em Limeira/SP ( Shaman, Thalion e Nawak ) e um bom tempo ser estar presente em um show, finalmente, tive a oportunidade de estar presente numa noite com muito heavy metal de primeira. 

    Entretanto, desta vez seria um pouco diferente talvez, digo isso porque pela primeira vez fui num show de white metal, capitaneado por uma das melhores bandas do gênero no Brasil, o Eterna. O local escolhido foi o Paulistano Futebol Clube de Limeira, que recebeu um grande público e vale notar que via-se famílias inteiras.

    Antes da atração principal tivemos duas ótimas bandas de abertura, sendo que a primeira Sopro Vital, sobe ao palco por volta das 20:30, e realiza sua primeira apresentação ao vivo, mostrando uma pegada bem hard rock em suas músicas e consegue empolgar bastante a galera presente com suas músicas cantadas em português durante os 40 minutos de sua apresentação. Foi um excelente começo para essa noite.   

   Duas coisas me chamaram a atenção neste show: primeira - não havia venda de bebidas alcoólicas no Paulistano por se tratar de um evento de white metal e a segunda a presença de um " House Announcer" que antes de cada banda se apresentar subia ao palco e contava um pouco da história da banda e chamava os músicos para o palco. Confesso que achei bem interessante a idéia, afinal, desde os tempos de Beatles, Rolling Stones, Doors nos anos 60, que não ouvia um show com um "House Announcer".

  E nos intervalos, no período que antecedia o próximo show, durante a preparação do palco para as demais bandas, aconteciam sorteios de brindes para o público presente, que  iam de camisetas e cd´s do Eterna a revistas e bonés, e serviram para sempre deixar a galera empolgada.

      A segunda banda a se apresentar na noite sobe ao palco próximo das 21:30 foi o White Seal e faz uma bela introdução com ótimos riffs de guitarra. Entre as várias músicas que rolaram em seu set tivemos Titan, The Clear onde ressalto o ótimo solo inicial e I Remember You.  Durante o show os músicos contam que o pai do baterista faleceu e ele só continuou com os compromissos devido ao seu amor à Deus que lhe deu forças para continuar. Outra música que o vocal do White Seal capricha nos agudos é To Hell With Your Devils que é um heavy tradicional. 

    Passado alguns e minutos e um refrigerante mais tarde, chega a hora da grande atração da noite: o Eterna que é o maior expoente brasileiro de white metal e uma das grande bandas de metal melódico. O palco é ornamentado de acordo com a capa de Epiphany e na abertura do show, na fabulosa ( e alongada ) faixa de introdução que  lembra os cantos religiosos gregorianos - Kyrie num bem momento interessante, que entra uma pessoa trajada como um padre igual a capa do cd todo encapuzado com um incensório ( que fica no ar o cheiro do incenso ) como se estivesse "benzendo" os presentes.  A faixa que abriu foi Kyrie Eleison que já começa a deixar os fãs imensamente contentes, seguida de Terra Nova do disco com o mesmo nome e a canção título do novo disco - Epiphany Começo perfeito não? é mais ainda tinha mais, muito mais ).

  O vocal Leandro Caçoilo manda muito bem ao vivo e sabe comandar a galera. Holy Spirit é a seguinte do set com solos espetaculares na guitarra de Paulo Frade, ainda do disco Epiphany temos na seqüência Final Warning

    Lembrando o aclamado álbum Papyrus temos a rápida Longevity e mais uma do novo álbum, a pesadaça Searching For Salvation. Ouvindo essas novas e as antigas músicas  do Eterna nota-se a consistência dessa formação que sabem agitar o público que participa cantando os coros e as letras. Algo fantástico de se observar são os solos conjuntos de baixo, batera e guitarra.

    Então o baixista Jason ( Jesus ) Freitas faz um discurso/pregação onde explica o prazer de estar na banda, considera o melhor show e fala sobre ex-integrantes, respeito e seu amor a Deus

    Acalmando os pescoços temos a balada I Believe In Love ( também do Epiphany ) seguida de Pacem Domine do Papyrus. Então temos um solaço de Paulo Henrique na sua bateria onde ele mostra uma grande técnica. Do álbum Shema Israel temos a música Piedade cantada em português com um baixo super pesado. Entre faixas que estiveram no set como Corruption, por exemplo, o Eterna fez uma grande apresentação.

    Ahh!!! não posso deixar de esquecer a clássica e altamente empolgante Working Man ( do Papyrus ), que foi cantada em uníssono pelos  presentes e que fechou o show com a maestria vista durante todo o set. Foram praticamente duas horas de show, mas ainda assim eu e muitos presentes queriam o bis, que não houve, mas mesmo assim valeu, foi mesmo um showzaço do Eterna. E também não posso deixar de esquecer do excelente tecladista da banda Rafael Agostino que tocou muito bem em todas as músicas do show.

    É amigos e amigas do Rock On Stage e o Eterna está querendo gravar um disco ao vivo, bem, pelo que vi nesta apresentação deste sábado,  logo quando isso acontecer os fãs certamente adorarão e incluirão esse disco na coleção. Na minha "bagagem de volta"  trouxe o excelente cd Epiphany e um imensa satisfação por ter presenciado mais uma das grandes bandas do heavy metal brasileiro.

Texto e Fotos: Fernando Júnior

Álbum de Fotos do Eterna - Clique para aumentar

eterna01.jpg (18308 bytes) eterna02.jpg (16460 bytes) eterna03.jpg (18840 bytes) eterna05.jpg (15057 bytes) eterna06.jpg (16445 bytes)
eterna07.jpg (18046 bytes) eterna09.jpg (25249 bytes) eterna10.jpg (24324 bytes) eterna11.jpg (28121 bytes) eterna12.jpg (29675 bytes)
eterna14.jpg (21901 bytes) eterna23.jpg (23496 bytes) eterna15.jpg (30220 bytes) eterna21.jpg (23062 bytes) eterna19.jpg (20093 bytes)
whiteseal01.jpg (13261 bytes) whiteseal03.jpg (13592 bytes)

White Seal

whiteseal07.jpg (9594 bytes) whiteseal05.jpg (16950 bytes)
 

Voltar Para Shows