Gamma Ray - Majestic World Tour
Abertura:  Kavla 
Sábado, 19 de novembro de 2005
no Olympia em São Paulo/SP 

    No sábado dia 19 de novembro de 2005, finalmente tive a honra de retornar a uma das melhores casas de shows de São Paulo, é amigos e amigas do Rock On Stage, estive de volta no Olympia, e, desta vez para cobrir o show que encerraria a turnê sul-americana dos alemães do Gamma Ray que estão divulgando o novo e ótimo álbum Majestic, recém-lançado no Brasil pela Century Media Records. Enquanto o show não começava e os portões não se abriam fiquei batendo um papo com o Alex do Andralls que me contou como foi a recente turnê sul americana da banda.

Kavla

    Depois que adentrei no Olympia, devidamente credenciado ( registrando aqui o meu obrigado à Kelly da Jo Ribes Comunicação ), e já eram pouco mais de 22:00hs e o Kavla estava no palco, realizando a abertura de mais uma noite do mais puro culto ao Heavy Metal. E eles não deixam por menos, arrematando o público com músicas num set list matador, que teve canções próprias como Impersonal World e End Of File, ambas presentes nos discos Impersonal World  ( de 2005 ) e Dream Of Reality ( de 1995 ).

    Depois eles tocam uma seqüência com um medley de covers memoráveis, vejam só: Mr. Crowley do Ozzy Osbourne, The Evil That Men Do do Iron Maiden, Master Of Puppets do Metallica, Mob Rules/Heaven And Hell do Black Sabbath, Hunting High And Low  do Stratovarius, Black Dog do Led Zeppelin, Highway Star do Deep Purple e Eagle Fly Free do Helloween, isso para citar algumas das músicas que rapidamente servem para deixar o grande público presente no Olympia totalmente esquentado e empolgado para o show do que ainda estava por vir.

    E ainda teve tempo para mais alguns sons próprios com Nobody At All, KavlaMan Enough To Cry. O Kavla  fez um show com muita competência e mostrou os belos vocais de Paulo Coutinho e ótimos riffs de guitarra com Sandro Silva e Fábio Silva, além de Carlos Ceroni nos teclados, Nina Pará, discípula de Aquiles Priester, que comandou a bateria e de Marcelo Eiger ( baixo ) completando a cozinha da banda.

Set List:
1 - Impersonal World ( Kavla )
2 - End Of File ( Kavla )
3 - Medley: Mr.Crowley ( Ozzy ), The Evil That Man Do ( Iron Maiden ), Master of Puppets ( Metallica ), Mob Rules, Heaven and Hell ( Black Sabbath ), Take The Time ( Dream Theater ), Hunting High and Low ( Stratovarious ), Mouth of War ( Pantera ), Black Dog ( Led Zeppelin ), Highway Star ( Deep Purple ), Eagle Fly Free ( Helloween )
4 - Nobody At All ( Kavla )
5 - Kavla ( Kavla )
6 - Man Enough To Cry ( Kavla )

Gamma Ray

    As 23:00h ouvimos os primeiros sons que marcam a introdução da música Welcome, do primeiro álbum do Gamma Ray ( Heading For Tomorrow ) que é tocada de fundo enquanto a banda vai entrando no palco. De início os alemães mandam o " heavão " melódico Gardens Of The Sinner ( do álbum Powerplant ), com aqueles riffs pesados que Kay Hansen faz tendo o comando completo da platéia, que corresponde gritando o nome da banda. Em seguida, o rápido hino Heaven Can Wait ( também do álbum Heading For Tomorrow ) que ao vivo fica ainda mais empolgante e serve para conquistar a galera de forma majestosa.

    Eu disse majestosa? Bem, este nome nos lembra o recém lançado novo álbum da banda: Majestic ( lançado aqui no Brasil no início de outubro deste ano ),  que é o motivo desta turnê que, para nossa alegria, trouxe o Gamma Ray no Brasil. Na seqüência do show, temos três músicas deste novo trabalho com a pesada, rápida e melódica My Temple -  mostrando que um dos inventores do metal melódico tem ainda muita energia para gastar; seguida de Fight com um refrão cativante que é cantado pela galera e encerrando a trinca apresentada do disco novo, a épica Blood Religion com solos de guitarra duelados, refrão com o público batendo palmas e dividindo os vocais com  Kay Hansen ( e isso que o disco é novo, mas galera já estava com a letra na ponta da língua ).  Essas três músicas são bem recebidas pelo grande público presente no Olympia e demonstram todo o potencial do quarteto germânico representado por Kay Hansen, Dan Zimmermannn, Henjo Richter e Dirk Schächter. Particularmente, eu gostaria que tivesse sido incluída mais uma nesta parte do set:  Majestic, a música que intitula o novo trabalho, que é uma excelente canção e funcionaria perfeitamente ao vivo.

    O show segue com uma música que deixa o público presente em êxtase coletivo, que corresponde com palmas e cantando junto com Kay Hansen ( que literalmente não para quieto no palco ), é... estou falando de mais um hino do Heavy Metal melódico: Heavy Metal Universe ( presente no Power Plant ) que conta com solos fantásticos de Kay Hansen e Henjo Richter e cria um dos melhores momentos do show até aqui, e faz o coro de milhares de vozes presentes no Olympia cantar em uníssono na já tradicional paradinha que eles fazem na música.   

    Depois deste fantástico momento, com Dirk Schächter detonando no seu baixo, é hora de um clássico com One With The World do disco Sign No More e um solo descomunal na bateria de Mr. Daniel Zimmermann, que com certeza, entrou para a galeria dos melhores solos que vi neste ano.

    Do disco Somewhere In Space temos a excelente Beyond the Black Hole levando os fãs ao delírio com os grandes solos melódicos de Kay Hansen, que não abria mão de sua guitarra Flying V e novamente com a galera cantando junto no refrão. Do disco No World Order temos a "purpleriana" New World Order tocada em solos cavalgantes nas guitarras de Kay Hansen e Henjo Richter que teve em suas partes mais lentas, nós todos, cantando juntos os "ô-ô-ôs"  da música.

    Seguindo com a maravilhosa balada The Silence ( do álbum Heading For Tomorrow ), onde os mais de 3.000 presentes no Olympia novamente cantam juntos com o Gamma Ray. Na pequena pausa antes da música seguinte, Kai pergunta " Estão prontos para a última música de hoje?" A resposta foi: "Não". Ele: " Como Não, Sim!" -  fazendo a brincadeira por alguns minutos e mostrando um bom humor, ele emenda o clássico Rebellion In Dreamland (1a Parte ), que é cantada em uníssono e cortada nos solos para a entrada da rápida Land Of The Free ( ambas do disco Land Of The Free ), que perfazem solos de guitarras marcantes e ficam na memória. É... estes mestres alemães do Heavy Metal melódico comandam os headbangers presentes em um dos melhores shows que tive a oportunidade de ver em minha vida.

    Com pouco mais de 1 hora e 20 minutos de show, saem, dão boa noite e aos gritos de Gamma Ray ecoando por todo o Olympia, fica claro que teríamos o bis, e tivemos com uma seqüência maravilhosa, iniciada com a ótima e melódica Valley Of The Kings seguida da pesada e rápida Somewhere Out In Space - executada em uma versão extraordinária ( ambas do disco Somewhere Out In Space ) para encerrar com a segunda parte de Rebellion In Dreamland.

  E eles agradecem o público e retornam os bastidores novamente, mas ainda queríamos mais, e eles nos brindaram com mais. Aproveitando o êxtase coletivo já em alta eles tocam a música Send Me A Sign do álbum Power Plant e no segundo bis temos a música I´m Want Out  - um ótimo cover do Helloween com o excelente solo de baixo de Dirk Schächter.

    Então, depois de quase duas horas de apresentação ( 1h e 50 minutos para ser exato ) temos o encerramento do show, com todos os integrantes no palco e agradecendo o grande público headbanger presente no Olympia com a bandeira do Brasil. Fico contente por ter estado presente em um dos melhores shows de Heavy Metal deste ano, que teve do início ao fim um clima de festa com os empolgados alemães do Gamma Ray, me divertindo bastante e vendo eles fazerem o que sabem fazer de melhor: Heavy Metal Melódico de alta qualidade.

Texto: Fernando Júnior
Fotos: Fernando Júnior e Renato Alves

Agradecimentos a Kelly da Jo Ribes Comunicação
pela atenção e credenciamento

Dezembro/2005

Set list do Gamma Ray
1 - Welcome 
2 - Gardens Of The Sinner 
3 - Heaven Can Wait 
4 - My Temple 
5 - Fight 
6 - Blood Religion 
7 - Heavy Metal Universe 
8 - One With The World 
9 - Drum Solo 
10 - Beyond the Black Hole 
11 - New World Order 
12 - The Silence 
13 - Rebellion In Dreamland - 1ª parte 
14 - Land Of The Free 

Bis
15 - Valley Of The Kings 
16 - Somewhere Out In Space 
17 - Rebellion In Dreamland - 2ª parte 

18 - Send Me A Sign 
19 - I Want Out

Voltar para Shows