Nightwish - Once Upon A Tour 
Abertura: Amazon
 Domingo, dia 05 de dezembro de 2004
no Via Funchal em São Paulo/SP

    Antes de contar os eventos acontecidos nesta cobertura para o Rock On Stage, vamos a um pouco da história desta fabulosa banda que se tornou o Nightwish. Formado em 1996 na gélida Finlândia,  o grupo é idealizado por Tuomas Holopainen, tecladista que já tocou com o Nattvindens Grat e Darkwoods My Betrothed. Nesse tempo Tuomas começa um projeto acústico de violão, piano e uma voz feminina.

     Chegaram até a gravar algumas fitas demos mas os contornos metálicos e os instrumentos elétricos foram adicionados. E com isso chegaram ao álbum Angels Fall First. Nessa formação estavam além de Tuomas, os músicos: Emppu Vuorinen - guitarrista e Jukka Nevalainen - baterista, que apostam suas fichas nos vocais da jovem e até então desconhecida, Tarja Turunen

    A sonoridade escolhida pela banda é totalmente original, haja visto que seus álbuns ( Angels Fall First, Oceanborn, Wishmaster, Century Child e Once ) tem mesclas de metal tradicional, power metal, teclados clássicos, harmonias góticas somados ao vocal operístico; resultando: o Nightwish entrou de vez para a história do heavy metal.

    Nesta terceira visita ao Brasil ( as primeiras foram em 2000 e 2002 nas turnês dos álbuns Wishmaster e Century Child, respectivamente ), desta vez divulgando o aclamado álbum Once, a banda tocou em 4 cidades brasileiras e eu estaria cobrindo a última data no Brasil ( 04/12 ) e ponto chave da turnê brasileira. O porque que disse estaria? leia abaixo:

    Neste sábado dia 04/12, os headbangers, góticos e fãs de heavy metal em geral, iriam conferir a segunda apresentação do Nightwish em São Paulo e a última no Brasil ( ponto chave da turnê - afinal a maioria dos ingressos fora vendidos com antecedência ). Digo iriam porque assim como eu que estava lá para ver o show e fazer esta resenha fomos bombardeados com uma notícia desastrosa para todos: a Tarja Turunen estava com uma forte febre causada pela alteração do clima e temperatura nas cidades que a banda tocou ( é....o clima dos trópicos é para destronar qualquer um!!!! ) e com isso, sem condições para fazer o show no sábado. A apresentação estava cancelada!!!!

    Isso causou uma enorme tristeza em todos os fãs presentes às portas da Via Funchal, local onde seria o espetáculo. Bem passado o impacto inicial desta notícia, a casa ( Via Funchal ), afirma que o show se realizaria no dia seguinte, notícia essa, que para alegria de todos que se realizou. Porém, muitos dos presentes no sábado não poderiam retornar no domingo, muitos passaram a noite na fila que se formara às portas da Via Funchal, outros foram para casa de amigos em São Paulo como foi o caso da galera de Espírito Santo do Pinhal/SP, a qual este que voz escreve se inclui. Outros foram para suas cidades e retornaram no domingo.

    Independente desses fatos ao redor da Via Funchal estava completamente lotada por uma legião imensa de fãs. Afinal o Nightwish é uma das melhores bandas da atualidade e todos querem conferir ao vivo a tour do excelente álbum Once. Aos que não puderem comparecer no domingo dia 05/12 eles perderam um dos melhores shows de metal que vi neste ano, a apresentação do Nightwish foi estupenda. Voltando um pouco no tempo vamos contar como foi a apresentação da banda de abertura: 

Amazon 

  A responsabilidade de realizar a abertura ficou a cargo da banda de metal melódico Amazon, de São Paulo, realizar a abertura da noite. Eles tocaram em torno de uns 35 minutos e entremearam o seu show com músicas próprias ( que estarão no seu debut cd que será lançado pela Megahard em breve )  com dois covers ( Bruce Dickinson - Tears of The Dragon e Dio - Rainbow In The Dark ) que até foram bem recebidos pelo público ( muitos não gostaram -  afinal encarar um público repleto de fanáticos pelo Nightwish não é uma tarefa fácil ). A banda segue a atual tendência de ter sua frontwoman: a bela, simpática e dona de uma bela voz: Sabrina Todt.

    Mais uma vez para variar a banda foi prejudicada pelo som baixo, mas tenho de ressaltar que é interessante ver que Sabrina toca flauta nas composições da banda ( que são muito boas, diga-se de passagem...é...vamos aguardar o cd ), tem carisma e sobre os covers, apesar de ótimos, não são exatamente no estilo que o Amazon quis passar ao público, mas tenho certeza que com mais tempo na estrada essa banda conquistará o seu devido lugar na cena metal. No meu ponto de vista, a abertura deveria ser realizada por uma banda que fosse bem mais conhecida pelo público presente, aí com certeza a recepção seria muito melhor.

Nightwish

    Com um pequeno atraso na hora inicialmente programada para começar o show ( 20:00hs ), o Nightwish sobe ao palco às 20:45. O público que já gritava o nome da banda antes e agora entra num total êxtase ao ver a fantástica apresentação do Nightwish tinha preparado.

    Essa apresentação tem início com uma linda introdução instrumental e após a entrada no palco de todos os  integrantes temos na seqüência duas músicas do álbum Once - Dark Chest Of Wonders é a primeira e todos cantam juntos com Tarja Turunen  ( é ... seja qual for o remédio que deram para Miss Turunen, ele fez efeito, porque ela estava completamente disposta para o show ), que estava muito elegante e neste início de show os fãs mandaram várias cartas ao palco e até rosas!!! Ela agradece o carinho do público.

     Movimentando, gesticulando e cumprimentando o público - essa foi uma marca de Emppu Vuorinen ( guitarra ) e Marco Hietala ( baixo ) durante o show. A segunda é Planet Hell  que temos o dueto de Tarja e Marco nos vocais e o público cantando em uníssono com os dois e sempre é legal ver as execuções das canções ao vivo como elas são no cd.

    Então Tarja puxa uma radiografia de seus pulmões, mostrando que estava realmente doente, conversa com o público, pede desculpas pelo adiamento do show e diz que é ela mesma que está a frente dos vocais da banda. Com essa radiografia ( que foi dada a alguém na plateia - imagine a alegria desse fã!!! ), temos a prova que o adiamento do show não era por um capricho da vocalista, e ela jamais faria isso com a multidão de fãs presentes, ela realmente estava doente, teve uma forte febre.

    Depois de duas canções maravilhosas é hora de relembrar Deep Silence Complete canção de Wishmaster onde vemos o potencial lírico da voz de Tarja e Phantom Of The Opera do disco Century Child numa execução perfeita. Seguindo o set, tivemos outra do álbum Wishmaster - a rápida Kinslayer e Sleeping Sun  ( do Oceanborn ) que traz grande emoção e Tarja que já cativava o público com sua simpatia e carisma quase chora.  

    Então é hora do primeiro descanso e troca de roupas da vocalista e Marco Hietala assume os vocais no cover de Symphony Of Destruction do Megadeth - o momento mais headbanger da noite. 

    Na volta Tarja Turunen manda Bless The Child do disco Century Child, que é outra canção fantástica do grupo. Então, temos umas das canções que senti que a Via Funchal ia desmoronar com Wishmaster, era com certeza uma das mais esperadas pelo público presente, afinal todos fazem backing vocals com a banda. Continuando o set: a balada Dead Boy´s Poem ( também do Wishmaster ) com um clima de total harmonia e Slaying The Dreamer canção pesada e com partes cantadas por Marco sendo outra maravilhosa execução ao vivo.

    Então temos a música mais conhecida de Once, Nemo  ( anunciada como a última da noite ) que se torna outro momento forte com todos cantando juntos. Quando começam os acordes nos teclados de Tuomas Holopainen é motivo para um delírio total dos presentes.

   Hora de uma pausa, todos ficam gritando o nome da banda e quando eles voltam Tarja está com uma roupa bem mais sexy, com um ousado decote e a barriguinha a mostra. Mas esta resenha não é sobre moda e nem sobre a beleza de Miss Turunen, então voltando ao show o quinteto emenda Ghost Love Score do Once e uma das que eu mais queria ouvir ao vivo, que necessitou de alguns samplers para reproduzir o complexo coral, mas mesmo assim encantou os fãs presentes. Em seguida o cover de Gary Moore, com Over The Hills And Far Away  do EP homônimo, tornando-se mais uma parte forte do show com todos cantando e adorando a performance da banda.

    O Nightwish realiza dois bis e no segundo deles Marco num momento de total descontração e alegria com o público brasileiro apresenta a banda, os técnicos de som ( teve um que apareceu com bermudas e sutiã - o Tero - será que ele é??? .....risos...), os engenheiros, bem ele falou de todos os que possibilitam a turnê de Once ser um sucesso, afirma que foi o melhor show até então, pelo feeling da platéia. Foi engraçado ver ele dizendo que a "Smirnoff" era integrante da banda. E então, bebe uma generosa golada no palco, golada essa que é compartilhada por todos da banda, até para a Tarja Turunen  ( será esse o " remédio " salvador que curou ela? - risos ) e fecham o set com Wish I Had The Angel que também é outra canção fantástica do álbum Once.

    Tenho certeza que mesmo passando pelo que muitos fãs passaram ( tinham mais de 6.000 presentes ), quem pode e agüentou ver essa magnífica apresentação do Nightwish, foi embora para casa com o sabor de missão cumprida com louvor e completamente feliz por ter visto um dos melhores shows do ano no Brasil.

Por Fernando R. R. Júnior
Fotos cortesia de: Kamymusic ( www.kamymusic.com.br )
 e Vinícius

Voltar para Shows