Rock In The Planet: Edguy, Shaman, Kotipelto e Viper
Sábado dia 02 de Outubro de 2004 no Espaço das Américas - São Paulo/SP


        Neste sábado dia 02 de outubro de 2004 para mim era realmente especial, pois era o dia do Rock In The Planet, festival que reuniu grandes nomes do metal melódico como Viper, Kotipelto, Shaman e Edguy num dos melhores shows de heavy metal do ano  ( num ano que já teve Iron Maiden é difícil dizer qual foi o melhor show ).

    Desta vez para realizar esta cobertura para o Rock On Stage, estive numa van formada com os amigos de Espírito Santo do Pinhal/SP e da região ( tinha gente de Itapira, Mogi Mirim, Engenheiro Coelho e até mesmo de Jacutinga/MG ), enfim amigos de vários lugares compuseram a trupe rumo ao show.

    E tenho de lembrar que há uma semana atrás do festival ( dia 25 de setembro ) teve Sepulfest no mesmo Espaço das Américas  - localizado na Barra Funda em São Paulo/SP. Esse lugar que já está se tornando uma nova e bela opção para shows de grande porte. Afinal a casa conta com: um espaço para acomodar 10.000 pessoas, telões em vários lugares, uma bela estrutura de bar e lanchonete, tivemos um som muito bom, preços em condições ao público headbanguer, facilidade para chegar ao local ( perto do Metro da Barra Funda ), ótimo palco e o ingrediente mais importante: a escolha de bandas excelentes - resultado de tudo isso: o evento foi um pusta sucesso!!!.    


    Por volta das 15:30, já com os portões abertos ( horário previsto era as 16:00hs ); adentrei na casa, que impressiona pelo tamanho e a estrutura dos itens que citei acima ( o que não poderia ser diferente porque o Edguy gravaria um DVD neste lugar!! então.... ). Andando pelo Espaço das Américas, eu e o João Paulo do Clube Rock de Itapira/SP encontramos com o Alemão da banda Transfixion.    

    Uma presença marcante no evento foi a participação das gravadoras Century Media e Nuclear Blast ( essa última distribuiu no seu estande 2.000 cd´s de uma formidável coletânea para quem deixasse nome e e-mail cadastrados, bem eu peguei o meu - risos !!!! ). Além disso, tínhamos também a promoção gratuita " Acerte na Nota "  -  oferecida pela  EM&T ( Escola de Música e Tecnologia ) e o Território da Música ( www.territoriodamusica.com.br ) com vários brindes para os participantes ( eu ganhei um chaveiro no jogo interativo - bem que eu queria a guitarra autografada mas... ). Porém já é hora de falar do que realmente interessa nesta resenha, ou seja, dos shows.

Viper

    Abrindo o Rock In The Planet o Viper apresenta o novo vocalista Ricardo Bocci - que está muito bem no comando dos vocais ( diga-se de passagem ) e a atual formação do Viper conta com: Pit Passarell  no baixo, Felipe Machado e Val Santos nas guitarras e Guilherme Martin na bateria. O Viper e está de volta com uma nova, forte e pelo jeito, muito boa proposta para 2005 ( eles lançam um DVD contando a história da banda ainda em 2004 ). 

 

    Com o show começando instantes antes das 18:00hs ( horário previsto ), o "novo"  Viper detona com hits "velhos" dos bons tempos da banda quando o então jovem, André Matos era o vocal da banda e a base do set era dos discos Theatre Of Fate, Soldiers of Sunrise e Evolution ( o terceiro já era da época que André saiu da banda ).   

    Fazia muito tempo que eu queria ver o Viper ao vivo e finalmente tive mais um sonho realizado. Com um set contando com: To Live Again, Dead Light, A Cry From The Edge, Wings Of The Evil, Evolution, Prelude To Oblivion, Living For The Night ( que não poderia faltar!!! e o público canta junto ) e Rebel Maniac, por aproximadamente uns 40 minutos o Viper começa a noite maravilhosa do metal melódico e empolga devidamente público presente que corresponde agitando bastante. 

 

Kotipelto

    Antes de falar do show de Kotipelto tenho que ressaltar que a organização do evento colocou um verdadeiro " pelotão"  de roadies para trocar rapidamente de palco e em pouco tempo tudo estar devidamente pronto para o show seguinte ( e isso aconteceu durante os outros shows também ).

    Acompanhado com um " time " de feras como  Mirka Rantanen ( bateria ), Lauri Porra ( baixo ), Michael Romeo ( guitarrista do Symphony X  ) e Jens Johansson ( teclados e ex-Stratovarius ).

     Timo Kotipelto nos brindou com um magnífico show com o set calcado nos seus dois cd´s solos Waiting For The Dawn e o novo Coldness onde foram tocadas músicas como: Travel Through Time, Lord of Eternity, Coldness Of My Mind, Seeds of Sorrow, Waiting For The Dawn, Can You Heart The Sound e Reasons que mostram toda a diversidade lírica de Timo Kotipelto

    Mas o momento que muitos realmente adoram e que marca um ponto alto do show foram os covers de Black Diamond e S.O.S. ambas do Stratovarius ( que segue sem futuro definido até o momento e era mais que certeza que Timo cantaria algum som de sua ex-banda - será mesmo ex? ).

    As canções solo de Kotipelto foram super bem aceitas pelo público presente, seja pela fantástica voz de Timo que está em grande fase ou pelos monumentais solos de guitarra de Michael Romeo ou os teclados de Jens Johanson - solos esses que marcam este supershow de Kotipelto.  E alguém contou ao nosso amigo finlandês que o baixista Lauri Porra, em português, o seu sobrenome quer dizer outra coisa e ele menciona isso durante o show que resulta em muitos risos. Mas quanto ao set e a apresentação foram espetaculares, valeu Kotipelto, agora aguardo sua volta ao Brasil com o Stratovarius ( e que Deus me ouça ).

Continua

Voltar para Shows