Stryper
Sábado, dia 12 de agosto de 2006
no Via Funchal em São Paulo/SP
 

      Diante de tantas expectativas, de várias bandas que ainda não passaram pelo Brasil, foi uma surpresa a vinda do Stryper. O precursor do White Metal retornou, depois de uma pausa na carreira, mostrando o seu Metal americano de excelente qualidade, com peso e ritmo, como marcaram as bandas históricas do Metal, dos anos oitenta. 

    A Via Funchal não estava lotada, no início fiquei até preocupado de haver poucas pessoas, mas quando entrei na casa, achei até uma quantidade razoável, e não foi como o show do Anthrax, em fevereiro de 2005, no Credicard Hall, esse sim, foram pouquíssimas pessoas, e lembro que fiquei até com vergonha.  

    Depois de aguardarmos por um breve intervalo, ainda de cortinas fechadas, começou a rolar o sampler de Battle Hymn Of The Republic, e quando as cortinas se abriram, eles entraram no palco, Michael Sweet ( guitarra e vocal ), Oz Fox ( guitarra solo ), Tracy Ferrie ( baixo ) e Robert Sweet ( bateria ), com o visual característico, com as guitarras pintadas em amarelo e preto, tocando a Sing Along Song, do disco To Hell With The Devil, com carisma e moral, emendando essa música com The Rock That Make Me Roll e Reach Out, ambas do cd Soldiers Under Command, e apesar de eles tocarem muito bem, infelizmente uma coisa ruim, o som estava muito abafado, os graves estavam intensos, e isso comprometeu um pouco o show; correu um boato antes de entrarmos na Via Funchal, que eles tinham chegado de viagem, e estavam cansados, e não puderam passar o som, mas no fim delas, os nossos ouvidos se acostumaram com o som abafado.  

    Depois desta trinca, Michael Sweet parou finalmente para agradecer e conversar com a plateia, e tocou a Calling On You, uma das melhores do show, um Heavy Metal com um balanço Rock’n’Roll, com uma excelente linha melódica do vocal, e logo após tocaram a Free, também do cd To Hell With The Devil, também foi excepcional - aí nós se rendemos.  

    Saíram muito boas a All For One e Loud’n’Clear, nesta última, Michael Sweet interagiu com a plateia, gritando o nome da música: “Loud...Loud ” e o público completava: “And Clear ”, e destaque para os solos virtuoses do guitarrista Oz Fox. Tocaram a Open Your Eyes, primeira do novo cd Reborn, fazendo eles uma excelente execução, em conjunto com a In God We Trust, executada conforme a versão de estúdio, também do Reborn.

    Logo após, eles fizeram os solos individuais, e o primeiro a solar foi o guitarrista Oz Fox, fazendo um bom solo, com uma precisa digitação na guitarra, depois foi Robert Sweet ( interessante notar que ele toca de lado para a plateia ), que mandou bem no solo da bateria.

    Por fim, quem mais brilhou, fazendo um solo excepcional, foi o novo baixista Tracy Ferrie, solando com o seu baixo Fender Precision Bass, personalizado com as listras no escudo, ele começou fazendo um arpejo em grande velocidade tendo muita agilidade com os dedos, e o mais legal foi a sua técnica com Slap, aí ele apavorou, foi realmente empolgante a velocidade e o bom senso musical do Tracy, poucos baixistas de Rock tem o dom de fazer um slap perfeito no baixo - não me lembro nos últimos anos, de um solo de baixo tão virtuose. 

    Depois dos solos, eles distribuíram várias bíblias para a plateia, porém, isso eles fizeram quase o show inteiro, no início pensei que fossem cd´s, e após isso, tocaram a Wait For You do Reborn, muito bem tocada com forte influência Hard Rock, seguida pela balada Honestly, sendo o momento em que sentimos a atmosfera Gospel do show. Em seguida, eles novamente incendiaram a galera com a The Way, do To Hell With The Devil, com peso e categoria, sendo a última do show antes do bis.

    No bis, finalmente eles tocaram a mais esperada pelos pouco mais de 2.000 presentes, a To Hell With The Devil, com direito à introdução dela com a Abyss, do mesmo álbum, nesta música, eles se deixaram apoiar pela plateia, ofuscando um pouco a atuação deles, mas neste momento o que eles queriam ver, era o calor do público brasileiro.

    Continuaram com a More Than Man, do To Hell With The Devil, com o excelente riff de guitarra, puramente do Metal dos anos oitenta, mostrando que seus talentos são indiscutíveis. E finalizaram o show, com a Soldiers Under Command, do disco homônimo, tendo ela o mesmo brilho da More Than A Man, nas duas músicas, o guitarrista Oz Fox solou virtuosamente, e estas músicas também foram um dos pontos altos do show, como a Calling On You e a Free, o show estava ganho, antes de saírem do palco, eles pediram silêncio para a plateia, sendo respeitados, e fizeram uma oração agradecendo pelo evento e desejando tudo de bom para nós, e sentimos a fé e a bondade deles, o Metal é do bem, nós queremos o bem, até os mais radicais querem o bem e a justiça. 

    O show foi tão bom, que a qualidade do entrosamento dos músicos, suprimiu o sério defeito de som muito grave e abafado como ocorreu, mas valeu, mas da próxima vez, eles devem lapidar esse som, porque aí sim o encontro com Deus, será muito melhor.

Texto: André Torres
Fotos: Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos: Miriam Martinez da Via Funchal
pela atenção e credenciamento
e ao Lô

Set List do Stryper:
1 - Sing Along Song
2 - The Rock That Make Me Roll
3 - Reach Out
4 - Calling On You
5 - Free
6 - All For One
7 - Loud `N Clear
 8 - Open Your Eyes
9 - In God We Trust
10 - Solo - Guitarra (Oz Fox)
Solo - Bateria (Robert Sweet)
Solo - Baixo - (Tracy Ferrie)
11 - Wait For You
12 - Honestly 
13 - The Way 
Bis:
14 - Abyss/ To Hell With The Devil
15 - More Than A Man
16 - Soldiers Under Command

Galeria de Fotos do Stryper

Descrição:
Número de imagens: de

Voltar para Shows