Tribuzy Execution Tour 

Abertura: Jeff Scott Soto
sábado 12 de novembro de 2005 Credicard Hall - São Paulo/SP


    Desta vez, vou lhes contar como foi a noite que entrou para a história do heavy metal nacional, devido ao grande show que o carioca Renato Tribuzy ( ex-vocalista do Tothen ), conseguiu realizar no lançamento de seu primeiro cd Execution. Pela primeira vez a abertura não foi de uma banda brasileira, quem teve a honra de abrir essa grande festa que se tornou a gravação do DVD Execution Tour foi Jeff Scott Soto.

    E o palco escolhido não poderia ser melhor, o Credicard Hall, que pela primeira vez tive oportunidade de ver um espetáculo desta grandeza nesta formidável casa de shows da capital paulista, na segunda noite dos três shows programados com todos os convidados.

Jeff Scott Soto

    Antes de contar como foi o fabuloso show de Tribuzy e seus convidados, quero antes falar do show de  abertura feito pelo costarriquenho Jeff Scott Soto, mais uma vez presente no Brasil, e, desta vez  com sua nova banda, o Soul Circus ( para quem não sabe Jeff foi vocalista do álbum Marching Out de Yngwie Malmsteen e também das bandas de hard rock como Talisman e Humam Clay ). O show de Jeff começa pouco antes das 22:00hs com músicas do seu último álbum Lost In Translation e também alguns covers marcantes, enfim, o que temos é um show bem diversificado com muito hard rock no Credicard Hall.

    Dotado de uma voz empolgante e uma inquietante presença de palco, Jeff Scott Soto começa o show relativamente quieto, mas vai se empolgando e se soltando, tanto que após algumas músicas, passa o baixo para um de seus guitarristas e mostra que sabe comandar bem a platéia. Alguns dos destaques do set de Jeff Scott Soto ficam com as músicas Stand Up And Shout ( do filme Rockstar ) e Colour My XTC do Talisman

    Mas para a alegria do público tivemos também um grato presente com os clássicos dos tempos de Rising Force do Yngwie Malmsteen, com a música I´ll See The Light Tonight e um trecho de  I am a Viking que levantam e empolgam bastante a galera presente.

    Mostrando que é bastante eclético, Jeff  toca um cover de Seal com Crazy em uma versão mais hard rock, uma surpresa que fica interessante dentro do set proposto pelo costarriquenho. Mas a noite estava fadada a grandes surpresas, e é o que temos com o cover de You Really Got Me do Kinks ( mas imortalizada pelo Van Halen ) que marca o show de Jeff no Credicard Hall e tendo a presença de um ilustre convidado nas guitarras: Roy Z, antecipando sua vinda ao palco e mostrando ao público o que ainda estava por vir na noite deste sábado. Vale lembrar que Jeff Scott Soto veste uma camiseta da seleção brasileira e sua banda mandou um ótimo show que aqueceu a galera, mas ainda queríamos mais, muito mais...

Tribuzy 

    E Renato Tribuzy sobe ao palco do Credicard Hall por volta das 23:30hs e começa a gravação do seu DVD ao vivo para alegria de todos os presentes ( que infelizmente não eram tantos quanto deveriam ser, culpa do feriadão....mas quem não foi, não tem noção do showzão que perdeu... ), com uma introdução de vários sons que lembram uma guerra, tema abordado nas letras de Execution.

    Para começar a detonar a noite, após a introdução temos em seguida a música Agressive ( com seus solos rápidos e pesados e os belos agudos de Renato. E ele nos diz que todos os convidados anunciados estariam presentes e que teríamos uma grande festa ). Tribuzy vai comandando o público com uma forte presença de palco e cantando ao vivo da mesma forma que no cd. A segunda da noite é Divine Disgrace, e a festa que o carismático vocalista estava fazendo no Credicard Hall tem o seu primeiro grande convidado, com a entrada de Kiko Loureiro ( guitarrista do Angra ) para juntos tocarem a pesada música Forgotten Time.    

    E agora o show prossegue com mais um ilustre convidado, é a vez de Mat Sinner ( baixista do Primal Fear ) subir ao palco, para um momento que marca bastante o show, devido à grande empolgação da platéia ao ver a cover da banda solo de Sinner com Nature Of Evil, onde o destaque fica para o dueto nos vocais de Mat Sinner e Tribuzy juntos somados aos solos de Kiko ( já era hora para dizer: cara isso é um sonho, estou numa celebração ao heavy metal!!! E não era um sonho... era real... estávamos mesmo celebrando o heavy metal !!! ). A faixa apresentada depois é The Attempt.

    Então chega o momento de mais um integrante do Primal Fear a se juntar na festa, digo ao show,  é amigos e amigas do Rock On Stage, o grandalhão Ralf Scheepers sobe ao palco e canta Absolution ( música de Michael Kiske no disco, que diz que não quer mais tocar ao vivo, porém, Ralf mandou tão bem que não notou-se a ausência dele ). E não foi só ele que esteve marcando sua ilustre presença nesta faixa, tivemos também Roland Grapow  ( guitarrista do Masterplan ) solando sua guitarra Flying-V de forma marcante e inesquecível. 

    E enquanto Renato Tribuzy tomava uma água no backstage, Mat Sinner e Ralf Scheepers cantam juntos a música  The Final Embrance do Primal Fear ( antecipando, um pouco, o que veremos em 2006 quando a banda vier completa para o Brasil. ). Deu para agitar e "aloprar"  por completo neste momento, principalmente a galera com a camiseta do Primal Fear. Após isso, Tribuzy retorna e juntamente com Kiko Loureiro tocam Execution ( onde Kiko mostra solos precisos e até quase progressivos em alguns trechos ) e Web Of Life esta última com a presença também de Roland Grapow.

    Então é chegada a hora de um dos momentos mais aguardados da noite, sim amigos e amigas, um dos deuses vivos do heavy metal mundial estava entre nós, a lenda, o mito, a voz do Iron Maiden: estou falando é claro de Bruce Dickinson, que entra no palco já com um clima de total integração com o público ( afinal, são tantos anos de estrada. E novamente vemos que ele sabe mesmo como aclimatar e ganhar uma platéia em poucos segundos ). O mestre já entra mandando um clássico de sua carreira solo com Tears Of The Dragon numa versão bem pesada e diferente da forma que conhecemos. 

    Bruce Dickinson continua no palco, agora contando com mais alguns nobres convidados presentes na festa, afinal, tínhamos Roy Z na guitarra, Chris Dale no baixo e com Renato Tribuzy para dividir os vocais, iniciando a ótima e marcante música de Execution: Beast In The Light que se torna outro grande momento do show aclamado por todos os fãs presentes.   

    Como estava anunciado, Bruce Dickinson cantaria alguns sucessos do Iron Maiden, e foi o que ele fez, cantando Be Quick Or Be Dead, The Evil That Man Do ( e passando por um início de Bring Your Daugther... To The Slaughter, sinceramente queria que ele incluído em seu set a música Powerslave...mas valeu, também tivemos estes clássicos ).

    Algo muito interessante de se ver, entre o intervalo de uma música e outra foi Bruce Dickinson contando o timaço de guitarristas presentes que estavam no palco ( afinal no Maiden só tem 3.... !!!! ) tínhamos juntos: Kiko Loureiro, Roland Grapow, Roy Z e Andreas Kisser ( que ao adentrar no palco foi saudado pela platéia aos gritos de Sepultura... Sepultura!!! ) e isso sem contar os excelentes guitarristas da banda de Tribuzy.

    A voz do Iron Maiden agradece o público, a Renato pelo convite e diz que adora o Brasil e agora sim, emenda a empolgante Bring Your Daugther ... To The Slaughter para total delírio dos fãs que gritavam ao término de cada música "olê olê olê olê olê Bruce...Bruce!!!".

     Renato Tribuzy deixou transparecer sua alegria durante todo o show, ele realmente conseguiu  juntar toda essa constelação do heavy metal no Brasil, durante o show de lançamento do cd dele ( que será transformado num DVD a ser lançado pela Hellion Records ). Sinceramente, parecia que estávamos numa festa de aniversário, com os convidados fazendo um som apenas para se divertir, mas não era, o que estávamos vendo era um show para valer e com todo o profissionalismo possível de cada um dos ilustres presentes ( embora eles não tenham tido tempo para ensaiar, mas como só tinham " cobras " no palco, então, não era preciso muito tempo de ensaio ). E cada uma das feras presentes, fez questão de participar desta noite principalmente pelo fato do shows serem no Brasil.


     Para encerrar uma "jam session" com todos cantando um trecho de Tush do ZZ Top, inclusive Jeff Scott Soto veio para participar deste maravilhoso momento. E uma dúvida estava no ar, afinal Ralf Scheepers, Kiko Loureiro, Roy Z, Chris Dale, Mat Sinner, Andreas Kisser, Roland Grapow, Renato Tribuzy estavam todos no palco, então cadê o Bruce Dickinson? A resposta, que torna-se uma grande surpresa para o público do Credicard Hall, foi: na bateria!!!! E não é que ele comandou muito bem as baquetas durante a jam? ( com certeza deve ter tomado umas aulas com Nicko McBrain ).

    Para o bis, tivemos o replay de Nature Of Evil, que Renato Tribuzy explica que seria necessário regrava-la novamente para que ficasse perfeita na edição do DVD, tudo bem, todos curtiram e cantaram juntos novamente.

    É, Renato Tribuzy fez algo até então inimaginável, conseguiu reunir seus convidados em 3 datas no Brasil ( sexta e sábado em São Paulo e domingo em Belo Horizonte ). Isso, definitivamente coloca o nome dele na história do Heavy Metal Nacional e Mundial. Parabéns Renato, por essa fantástica noite que você nos proporcionou no Credicard Hall

    Além da grande competência da banda que acompanha Tribuzy, tenho que ressaltar também a grande alegria de cada convidado ao subir no palco e a felicidade de Tribuzy por ver seu projeto se realizando da forma que ele merece: fantástico e marcante!!!

Por Fernando Júnior 

Set List:
Agressive 
Divine Disgrace 
Forgotten Time 
Nature Of Evil 
The Attempt 
Absolution 
Final Embrace ( Primal Fear ) 
Execution 
Web Of Life 
Tears of the Dragon 
Beast In The Light 
Be quick or Be Dead 
The Evil That Man Do 
Bring Your Daughter... To The Slaughter
Tush ( ZZ Top ) 
Bis:
Nature of Evil

Voltar para Shows