Rock In Concert Brazil 2006: Uriah Heep, Pedra, Salário Mínimo e Tropa de Shock
Via Funchal São Paulo/SP, quinta feira, 28 de setembro de 2006

 

    Na última quinta-feira de setembro, presenciamos na Via Funchal a terceira edição do Rock In Concert Brazil, tendo como headliner, nada menos que o Uriah Heep, um dos quatro pilares sagrados do Heavy Metal, junto com Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple, que inventaram esse estilo de música no final dos anos sessenta e início dos anos setenta, consagrado agora, com mais de 38 anos existência, com todas essas novas gerações de fãs, que sempre lotam os shows pelo mundo afora. O festival caracterizou-se nas suas edições anteriores por mesclar bandas nacionais e internacionais, o que não foi diferente desta vez, pois, além do Uriah Heep, tínhamos também escalados o Pedra, o Salário Mínimo e a Tropa de Shock.  A única desistência foi de Jan Akkerman ( ex-Focus ) e o Uriah Heep teve a missão de realizar um show com toda a maestria possível. E eles fizeram isso e muito mais como descrevemos logo abaixo

Tropa de Shock 

    A responsabilidade para abrir a noite de rock´n´roll ficou para a banda Tropa de Shock, mas, infelizmente pouquíssimos presentes estavam na Via Funchal. Isso foi causado sem dúvidas pelo fato do evento estar acontecendo numa quinta feira e num horário que a maioria do público estava ainda se dirigindo para a Vila Olímpia.

    Ignorando este fato Don ( vocal ), Felipe Negri ( baixo ), Bruno Justi ( guitarra ), Clederson Vieira ( guitarra - base/solo ) e Márcio Minetto ( bateria ) sobem no palco por volta das 20:40, e começam a mostrar as ótimas qualidades de seu heavy metal tradicional em trinta minutos de show, com músicas que vão agraciando os ouvidos dos até então poucos mais de 300 presentes.

    Um destaque do show do Tropa de Shock foi sem dúvida a presença da sensual Bad Woman ( desta vez uma bela modelo e não um boneco ). Além dela posso apontar como destaque do show o Don, o carismático frontman da Tropa de Shock, que agita bastante e comandou o pequeno público presente até então, realizando um bom aquecimento que contou, entre outras, como as canções The Blae Of The Wind e Fight For Your Place, que é uma das clássicas da banda. 

Salário Mínimo 

    Poucos minutos após as 21:30 é a vez de uma das mais antigas e tradicionais bandas de heavy metal do Brasil: o Salário Mínimo, que além de cantar em português, participou da primeira e histórica coletânea de heavy metal do Brasil ( a SP Metal no ano de 1985 ). A formação que esteve continuando o festival Rock In Concert foi a seguinte: Xam Costa ( bateria ), Alan Flávio ( guitarra ), Emerson Tanaka ( baixo ) e China Lee ( vocal ).

    Durante 30 minutos de show o Salário Mínimo apresentou músicas de seu novo trabalho como a canção Sob Seus Pés, além de algumas clássicas como, Ela, Beijo Fatal ( que marcou um dos melhores momentos de seu show e que foi cantada pelos presentes ) e Cabeça Metal -  onde Alan nos presenteou com riffs cavalgantes no melhor estilo dos anos 80. E o Salário Mínimo enfrentou problemas de som durante o seu set ( especialmente o baixista Emerson Tanaka ) que levaram o vocalista China Lee a declarar que banda brasileira sofre. Porém, eles superaram esses problemas e China Lee agitou bastante durante todo o tempo do show deixando uma boa lembrança nos presentes. 

Pedra 

    O Pedra adentrou o palco da Via Funchal por volta das 22:20 da noite e embora seja uma banda relativamente nova, a formação da banda tem excelentes veteranos como Rodrigo Hid ( guitarra, piano, teclado e voz ) e Luiz Domingues ( ex-A Chave do Sol e Pitbulls On Crack no baixo e voz ) que já participaram da Patrulha do Espaço e completando a banda Xando Zupo ( ex-Harpia, guitarra e voz ), e Ivan Scartezini ( bateria ).

    O som que é apresentado passa por influências de rock progressivo e hard rock. O set de 40 minutos foi baseado no disco auto intitulado que a banda está lançando agora em 2006 e teve músicas como Sou Mais Feliz, Reflexo Inverso, O Galo já Cantou e Estrada que foram dois destaques interessantes. Um fato marcante do show do Pedra é a interpolação de trechos de The Mule do Deep Purple

Uriah Heep 

    Finalmente chega a hora que o público ( que aumentou consideravelmente no decorrer do festival, tendo neste momento mais de 2.500 pessoas ) mais ansiava: ver pela terceira vez no Brasil uma das bandas mais importantes do rock, o Uriah Heep, que mantém a mesma formação desde 1986, com Bernie Shaw ( vocais ), Phil Lanzon ( teclados ), Trevor Bolder ( baixo ) e os únicos da formação clássica, Mick Box ( guitarra ) e Lee Kerslake ( bateria ), que nos deram uma alta dose de força dos anos setenta. 

    Logo que os ingleses do Uriah Heep entraram no palco, com a bandeira no fundo com o nome da banda e com um enorme desenho de um mago ( altamente inspirado na capa do clássico Demons And Wizards ), eles começaram o show com So Tired do Wonderworld ( 1974 ), que foi tocada com muita moral e energia, e destaque para o solo impressionante do Mick Box na guitarra, com uma seqüência de efeitos de agudos na sua Gibson Les Paul, e logo após, com a mesma empolgação, tocaram Cry Freedom do Raging Silence, Falling in Love do Fallen Angel, e Words In A Distance, do álbum Sea of Light, dando uma cara mais moderna no show, nesta, Mick Box esbanjou talento no wah wah.

    Depois o show melhorou ainda mais, com Stealin´, do magnífico álbum Sweet Freedom ( 1973 ), Bernie Shaw cantou com vocal marcante, e todo o ritmo da música foi venerado pela Via Funchal, que gritava alto o refrão “Stealin”, e depois foi tocada a música com o som esotérico, a If A Had The Time, também do Sweet Freedom, que foi um dos melhores momentos do show. Phil Lanzon, tocou os teclados muito bem, criando uma atmosfera fantasmagórica, e eles fizeram muito bem os backing vocals, com perfeita harmonia, essa música foi um santuário do metal.   

    Depois tocaram Year And A Day do Return To Fantasy ( 1975 ), com excelente linha melódica dos vocais, como também a Between Two Worlds do Sonic Origami e a balada Rain do Magician’s Birthday, ressaltando as qualidades destas músicas, ao vivo. 

    E o Uriah Heep não parou com a magia, a adrenalina, e tocaram um de seus melhores hits a The Wizard, que foi de emocionar, cantada por toda a Via Funchal. Tocaram Free Me do Innocent Victim ( 1977 ) e a Sunrise do Magician Birthday, iniciada com a linha de teclado inconfundível desta época revolucionária que foram os anos setenta, e quando a banda faz a entrada do trecho de peso da música, com marcação forte do baixo de Trevor Bolder, junto com Lee Kerslake na batera e o resto da banda, eles fazem o público delirar, é um dos ritmos mais marcantes do metal, Phil Lanzon mostrou que tem talento como poucos nos teclados ( Hammond ), estilo anos setenta, e acho que fizeram tão bem, em comparação como a fase David Byron, Gary Thain e Ken Hensley

    E a seqüência continua com a evolução da magia do Uriah Heep ainda mais forte, com os clássicos, Gypsy, Look At Yourself, agitando mais uma vez a galera ao extremo, e July Morning, que foi magnífica, desde o canto de Bernie, até os solos de teclados e guitarra, em que o Mick Box, fazia “Bend” no braço da guitarra, enquanto a outra mão ele lançava encantos para a platéia, como um verdadeiro feiticeiro, mas isso ele fez quase o show inteiro, e finalizaram o show com a soberba Bird Of Prey do álbum Salisbury de 1971, quando nesta mesma época, talvez nem mesmo o Black Sabbath tirava um som tão macabro. Ao vivo, nos trechos em que eles cantaram em coro, junto com o solo de guitarra, deram uma aula de originalidade, para muita banda gótica aprender, o que é um abismo.  

    Depois eles voltaram para o bis e tocaram a Easy Livin’ do Demons And Wizards ( 1972 ) mais uma vez incendiando a galera, e Phil Lanzon mostrou que é um tecladista excepcional, intervindo e tocando o teclado com muita velocidade do início ao fim desta música, e por fim, tocaram a balada Lady In Black do Salisbury ( 1971 ) numa excelente execução, em que toda a platéia cantou junto à melodia desta música encerrando o show.  

    O show foi inesquecível, muitos dizem que o Uriah Heep vive do passado, mesmo sendo o provável, acho que eles devem continuar prezando esses clássicos, porque são de muita validade para o Metal, como a Paranoid do Black Sabbath, por exemplo. Os músicos desta banda são verdadeiras lendas vivas, pelas composições que fizeram de excelente qualidade, e esperamos que tenham mais sucesso e mais reconhecimento no futuro.  

Set List:
So Tired
- Wonderworld
Cry Freedom
 - Raging Silence
Falling In Love
- Fallen Angel
Words In The Distance
- Sea Of Light
Stealin'
- Sweet Freedom
If I Had The Time
- Sweet Freedom
A Year And A Day - Return To Fantasy
Between Two Worlds
- Sonic Origami
Rain
- The Magician's Birthday
The Wizard
- Demons And Wizards
Free Me
- Innocent Victim
Sunrise
- The Magician's Birthday
Gypsy
- Very 'Eavy... Very 'Umble
July Morning
- Look At Yourself
Look At Yourself
- Look At Yourself 

bis:
Bird Of Prey
- Salisbury
Easy Livin'
- Demons And Wizards
encerramento:
Lady In Black
- Salisbury

Por André Torres ( Uriah Heep ) e
Fernando Júnior ( Tropa de Shock, Salário Mínimo e Pedra )
Fotos: Fernando Júnior
Agradecimentos a Miriam Martinez - Via Funchal.

Galeria de Fotos do Rock in Concert Brazil 2006
com Uriah Heep, Pedra, Salário Mínimo e Tropa de Shock

Descrição:
Número de imagens: de

Voltar para Shows