|
|
Como era de se esperar Another Sleepless Night começa sombrio com uma musicalidade muito grande com a faixa Corona, que exibe um andamento mais lento e desesperador, praticamente Doom, com vocais urrados e muitos solos distorcidos de guitarras. A segunda é The Passing Of Nibirus, que traz junto ao trio, os convidados Daniel Wergan ( ex-Dying Embrace, Antiqua ) cantando os versos limpos e Áscaris ( Imperium Infernale e Eternal Malediction ) nos guturais junto a Thiago Andrade em um ritmo instrumental totalmente macabro. Em Metropolis, o Fanttasma aumentou levemente o andamento da música, mas sempre no seu estilo Doom arrastado de muita técnica com pitadas de Black Metal, e nesta, mais uma convidada especial se fez presente: Fernanda Lira ( do Nervosa ) nos vocais limpos, mas assustadores - sendo que é bem diferente ouvir ela cantando assim - e Áscaris urrando com precisão mais uma vez. Entretanto, a forma que os vocais foram gravados nesta música deixou a canção totalmente fantasmagórica.
|
|
De um começo instrumental feito com muita categoria, Faith In Vegeance é a sexta canção de Another Sleepless Night e aqui podemos ouvir as ótimas evoluções de guitarra, que estão mais pesadas e mais arrastadas, mas sem esquecer de sua aura horripilante para que os vocalistas Áscaris e Thiago Andrade possam urrar cada verso com a devida agressividade. Algo interessante de se mencionar também é como o Fanttasma encaixou o saxofone de Alexandre Herrera em suas composições, como é o caso mais uma vez. Para encerrar o cd temos Seven Valleys, que transita entre um Doom Metal e um Black Metal totalmente denso e sombrio de forma que os vocais limpos de Daniel Wergam apareçam em um clima propício à escuridão.
Rafael Augusto Lopes criou o Fanttasma, que deu vida a este projeto resultando em um som muito diferente de tudo que já gravou com o Torture Squad e com o Eternal Malediction, mas o que é mais interessante em Another Sleepless Night são os longos solos de guitarra, o andamento sempre tenebroso, o peso constante, porém sem velocidade e as certeiras incursões de saxofone. Ponto para ele e a todos que o ajudaram neste trabalho que não deve nada para nomes estrangeiros como Opeth, The Ocean, Katatonia, que recomendo você deve conhecer.
Nota: 9,0.Site: www.fattasma.bandcamp.com; www.facebook.com/fanttasmamusic
e www.youtube.com/user/fanttasmamusic.Por Fernando R. R. Júnior
Dezembro/2013