|
|
O cd foi intitulado como EZ Life DV8 e é baseado na teoria de como a vida começou, desde o Big Bang até os dias atuais, em que a humanidade se esforça para destruir tudo ( e com muito sucesso, diga-se de passagem ), além de citar também algumas possíveis soluções para a continuação da espécie no planeta, muito bem retratado nas letras, na capa e nos encartes ( esses dois de autoria de Seth Siro Antom - Septic Flesh - Grécia, que já fizeram as capas de álbuns de nomes como Nile, Rotting Christ, Paradise Lost, Vader e por aí vai ).
A bateria teve suas seções de gravações no AM Studios em São Conrado no Rio de Janeiro/RJ, aos cuidados de Carlos Eduardo de Andrade e Ricardo Dias. Já o baixo, as guitarras, os teclados e os vocais foram gravados AM Studios de Grajaú/RJ por Fernando Campos, que fez a edição do cd. Os processos de mixagem e masterização ficaram por conta do experiente Fredrik Nordström e Henrik Udd no Studio Fredman ( que já trabalharam com Dimmu Borgir, In Flames, Arch Enemy, Dark Tranquility, Opeth, Soilwork, entre outros ). Inclusive, Anders Patrik Jerksten, baterista do Dream Evil ( que também é técnico de áudio do Dimmu Borgir ) realizou algumas correções na bateria, a deixando ainda mais explosiva. Dito isto, vamos aos detalhes das músicas do cd.
|
|
Bloody Vision exibe uma intensa atuação combinada de bateria, baixo e guitarras, que são somadas aos encolerizados vocais e tudo de forma matadora - bem Death Metal mesmo - em uma ferrenha crítica à sociedade humana atual e também as religiões, porém, com uma técnica muito grande a cada trecho, o que é uma característica do Tellus Terror, que já mostram que eles soltam os primeiros gritos mais de Grindcore ( aqueles de 'Pig Squeals' ). E a devastação sonora continua com Equinox, que é um Brutal Death Metal dos mais crus possíveis.... pois, seus versos são urrados na mais violenta forma e a sua parte instrumental é extremamente caótica, entretanto, como a ideia dos cariocas foi de misturar vários estilos neste disco, quando o fazem, eles souberam como fundir sem apresentar problemas, então para o final desta quinta canção, eles surpreendem - após tamanha catástrofe sonora - com uma atmosfera mais progressiva.
Prosseguindo com as surpresas, na seguinte eles mesclam um New Metal a um Death Metal Extremo e a toda velocidade. Além da destruição resultante, que nós temos, quero ressaltar a atuação do baterista Rafael Lobato e também não posso deixar de mencionar os versáteis vocais de Felipe Borges, que vai do gutural ao agressivo com perfeição nesta Civil Carnage, que critica as guerras mundiais marcando a sexta 'bordoada' deste impetuoso EZ Life DV8.
|
|
Depois temos um mergulho rápido em uma certa viagem progressiva, o sexteto volta a fuzilar com toda a potência na Endtime Panorama e aqui consegui perceber trechos mais Progressivos, eletrônicos, cadenciados e uma "quebradeira" simplesmente animal, que é vociferada com tanta fúria gutural por Felipe Borges que transforma a música em um Death Metal dilacerante, que por conta dos teclados e das distorções de guitarras, mostram sua faceta Prog Metal. Para fechar esta complexa obra temos Error, que entra com um andamento mais voltado ao Progressivo, só que lotado de vocais extremos em um ritmo que vai se tornando cada vez mais colérico e avassalador, seja nos solos de guitarras, nos vocais, no baixo ou na bateria. Entretanto, o Tellus Terror resolveu ousar mais uma vez e aplicou um final de linhas eletrônicas um tanto que robotizadas, e detalhe bem curioso: a melodia - mesmo que extrema - fica na memória, ponto extra para a banda carioca.
Colocar tantos estilos diferentes como Death, Black, Prog, Thrash, Doom, Heavy, Metalcore, Splatter/Grindcore em um mesmo caldeirão e retirar um álbum conceitual, que possui em suas faixas qualidade, agressividade e uma grande capacidade de entreter o ouvinte, não deve ter sido uma tarefa fácil, mas afirmo com segurança: o Tellus Terror conseguiu... e deixou tudo de maneira significativamente envolvente neste EZ Life DV8, tanto que nem se percebe o decorrer de suas canções. Não é de se estranhar o grande sucesso que eles estão fazendo desde o lançamento do cd.
Nota: 9,5.Sites: http://www.tellusterror.com.br/ e http://www.facebook.com/tellusterror.
Por Fernando R. R. Júnior
Abril/2015