O 1853 atualmente é um trio composto por Bio Fonseca, Ale Frata e Tatá Pelegrini e pratica um hard/rock´n´roll de alto estilo desde 1995. Desde então a banda já lançou dois álbuns: "A Verdadeira História Melvin Bell e seus animais assassinos " ( 2001 ) e  "Rápido! Antes que as moscas cheguem...." ( de 2006, leia resenha aqui ) que agora está muito mais hard rock. O papo abaixo foi sobre esse último lançamento, as influências, os convidados que abrilhantaram o segundo cd, a saída de Fábio Hoffman da banda, planos para o futuro e muito mais, confiram...

Entrevista com a banda 1853

Rock On Stage: Para começar vou pedir para você contar um pouco da história do 1853 e qual o significado do nome 1853?
1853: A história do 1853 começa em 1995, na pacata cidade de Santo André, como power-trio formado por Bio Fonseca, Ri Frata e Palmer. Com o passar dos tempos, a banda passou por algumas formações até voltar a ser power-trio com Bio Fonseca nos baixos e vocais, Tatá Pellegrini guitarras e backings e Ale Frata na bateria e backings. O nome é uma homenagem da banda ao ano de fundação da primeira cervejaria brasileira.

Rock On Stage: Quais são as principais influências da banda?
1853: O 1853 mistura muitas influências em cada integrante. O pessoal da banda escuta desde o Heavy Metal mais pesado até ícones da Música Popular Brasileira, o que faz com que a banda, na hora dos arranjos e das composições lembre-se sempre da boa música. Mas os pontos-comuns entre o power-trio, sem dúvidas são o bom e velho Hard Rock e o Heavy Metal.

Rock On Stage: Qual o significado do título "Rápido!Antes Que As Moscas Cheguem...." e como o desenho de Marcelo Calenda na capa está relacionado ao título?
1853: O título do disco, a exemplo do primeiro trabalho, tem como objetivo despertar a curiosidade do público. Como já dissemos, nossas influências vem de todos os lados, e quem nunca namorou uma capa do Iron Maiden por horas a fim de descobrir mais alguma novidade? Com o 1853 isso é válido também. Não só a capa, mas a vinheta de abertura também faz um link do primeiro com o segundo CD, ambos criados e idealizados por Marcelo Calenda. Se alguém tiver alguma idéia diferente sobre isso, mande-nos um e-mail.

Rock On Stage: Vocês convidaram Eric de Haas, Ricardo Vergueiro e o Paulão ( Velhas Virgens ) participarem do disco. Peço para que comente um pouco como rolaram os convites e como cada um contribuiu para que o disco ficasse ainda melhor.
1853: Todos convidados são amigos do 1853 há algum tempo e as pessoas sempre vem à nossa cabeça na hora de gravar um disco.

    Ricardo Vergueiro, do Strangeways, pode e deve ser considerado um quarto elemento do 1853, por acompanhar a banda desde o início, compor em conjunto conosco, opinar em vários aspectos, enfim, foi um convidado de honra tanto no primeiro como no segundo CD.

    Eric de Häas, o holandês mais brasileiro que conhecemos, foi imediatamente citado quando resolvemos gravar a música Holandês em Amsterdan. Ele leu um trecho da carta de Van Gogh sobre o quadro Café Noturno, que era para ser em holandês mas não rolou e fechou a música com sua risada incomparável, comentada com ele até pelo pessoal do Stratovarius, quando ouviram na Rádio Corsário.

    E o Paulão, assim como o Caio Andrade também, ambos do Velhas, já são velhos companheiros de bar desde o extinto Cartoon - o verdadeiro Bar'n'Roll, foram convidados porque resolvemos gravar a Bernadetti e a outra, uma música que tinha um "q" de sacanagem, por se tratar do affair entre uma mina e uma guitarra, ter pitadas bluseiras e casar perfeitamente com o estilo deles. Além dessa figuras, tivemos também as participações de Maurício Pupo, Marcelo Calenda, Daniel Iasbeck e Betão Botelho.

Rock On Stage: Conte-nos como foi o processo de composição de "Rápido! Antes Que As Moscas Cheguem...".
1853: Esse disco conta com músicas que foram compostas há tempos, como a Quem quer que seja - que era do Anarchy, um trio de punk rock onde o Ale e o Bio começaram a tocar juntos no fim da década de 1980, e outras que apareceram durante a estrada do 1853, mas ainda não tinham sido gravadas, além das grandes homenagens em Estranhos Caminhos e Bar'n'Roll. Tem também duas músicas de Marcelo Calenda, uma ( Vale ) feita quase que exclusivamente para o 1853.

Rock On Stage: Daniel Iasbeck do Exxótica, assina as gravações do disco, ele conseguiu ( juntamente com vocês é claro ), extrair tudo o que 1853 queria para este álbum?
1853: Foi um processo longo e prazeroso ( sem piadinhas! ). Logo que concluimos o que tínhamos disponível para gravar, chamamos o Daniel Iasbeck e fizemos uma 'gravina' bem superficial só para termos idéia do que ia ser trabalhado, já que era a primeira vez que a banda ia trabalhar com ele.

    Assim que terminamos a pré-produção, inciamos as gravações da batera, que foram acompanhadas de perto por Ricardo Bolão. Captamos todas e fomos para as cordas, participações, vocais, arranjos finais e alguns tapinhas para que o disco ficasse perfeito.

    O Maestro ( como era chamado por nós durante a gravina ) entendeu exatamente o que a gente queria, um disco pesado e sem muitas firulas. Foi muito bom trabalhar com ele e o resultado foi surpreendente, tanto para nós, como para ele. Foi uma ótima parceria.

Rock On Stage: Na música Holandês em Amsterdam vocês citaram Van Gogh na letra, teve algum motivo especial para isso?
1853: Sem sombra de dúvidas. Além dele ser holandês ( como diz o título da música ), Van Gogh nasceu em 1853, o que sempre chamou nossa atenção, então porque não homenageá-lo?

Rock On Stage: Gostei muito da homenagem para Ri Frata na música "Estranhos Caminhos". Vocês pensam isto mesmo, que nossos amigos que já partiram estão num lugar bem melhor e mais divertido que este nosso mundo?
1853: Cara, Ri Frata, além de fundador do 1853 junto com Bio, era primo do Ale e muito amigo de toda a galera. Guitarrista precoce, deixava todo mundo de queixo caído pela sua técnica, além de ser uma pessoa especial. Temos certeza que hoje ele ri lá no céu, acompanhando o 1853 por todos os cantos. E nós sabemos que ele prefere comemorar do que se lamentar, então, eis nossa singela homenagem.

Rock On Stage: Na música "Bernadetti e a Outra", confesso fiquei curioso em saber se a história contada aconteceu com algum membro da banda.
1853: Olha, se rolou com algum dos guitarristas, ele deixou em tom de brincadeira na música e nunca nos contou a verdade. ( risos )

Rock On Stage: Notei no álbum "Rápido! Antes Que As Moscas cheguem...",  que ele é essencialmente apoiado pelos solos de guitarra, estou certo?
1853: Foi uma das solicitações ao Maestro. Como no primeiro álbum, produzido por uma baixista/baterista, o Zé "Heavy" Carrato, a cozinha ficou mais evidente, dessa vez pedimos mais ataque das guitarras, justamente para o som ficar mais pesado, já que vestimos a roupagem do hard rock de vez.

Rock On Stage: Recentemente o Fábio Hoffman saiu da banda e foi para o Exxótica, o que aconteceu ?
1853: O Hoffmann foi uma peça muito importante na vida do 1853, durante os 10 anos que ficou com a gente, mas ultimamente ele estava buscando muito mais do que a banda poderia oferecer, uma vez que todos nós temos uma profissão prioritária antes da banda ( não que a banda não seja levada muito à sério, mas não banca a geladeira ) e não podíamos dedicar todo o tempo ao 1853. A saída foi uma decisão dele e nós respeitamos, inclusive ele se encaixou perfeitamente no Exxótica, banda de amigos que gostamos e respeitamos muito.

Rock On Stage: Quais são os planos para o futuro?
1853: Terceiro disco à vista. Já estamos trabalhando para que em 2008 apareça mais uma bolachinha com nossa cara, a primeira em power-trio e podemos garantir: o trampo vai ficar pesado.

Rock On Stage: Obrigado pela entrevista. Deixo o espaço livre para vocês mandarem uma mensagem aos leitores do Rock On Stage e aos fãs do 1853.
1853: Amigos, muito obrigado à vocês pela entrevista, pelo espaço e pelo tempo disposto ao 1853. Essa é uma ajuda muito importante que vocês prestam para as bandas que não tem gravadoras ou assessores.

    Aos leitores e  fãs do 1853, nosso grande abraço, e convidamos à todos para participarem de nossa comunidade no Orkut e se cadastrarem em nosso site oficial ( www.1853.net ) para receber informativos sobre shows, entrevistas, programas de TV etc. E para quem não sabe, o Ale tem o Marofa, um webzine sobre rock nacional, com seção exclusiva do 1853. Para fazer o download gratuito é só acessar www.marofa.cjb.net. Valeu Galera!!!!!!!!!

Site: www.1853.net

Por Fernando Júnior

Voltar para Entrevistas