Entrevista com Ivan Busic

     Um dos melhores bateristas de todos os tempos no Rock Brasileiro Ivan Busic surpreende a todos e anuncia a gravação de um cd solo intitulado Rock And Road, que foi produzido pelo irmão Andria Busic e incluindo várias participações participações de músicos conceituados.

    Conversamos com o baterista onde claramente percebemos a empolgação do músico neste novo desafio e ele comentou sobre detalhadamente o novo álbum, os planos do Dr. Sin e as participações no festivais Rock In Rio e Monster Of Rock. Lembrando que esta é a segunda vez que entrevistaríamos o músico, pois no ano passado em dezembro, o Rock On Stage entrevistou Ivan Busic junto à Mark Boals e os integrantes do Mad Old Lady ( confira aqui como foi ) em uma coletiva de imprensa que antecedeu o show no Blackmore Rock Bar em São Paulo/SP ( saiba como foram os shows aqui ).

Rock On Stage: Como foi a ideia de gravar um álbum depois de tantos anos de carreira com o Dr Sin e desta vez gravando o vocal? Foi uma vontade que surgiu após um costume que vi nos dois últimos shows do Dr. Sin que assisti ( um na Virada Cultural de Campinas/SP e outro na abertura para o Big Noize - confira cobertura ) , com você indo à frente para cantar algumas músicas?
Ivan Busic: A ideia partiu do meu irmão que também produziu o cd. Até acredito que essas jams em final de shows do Dr. Sin tenha dado um empurrão para que a ideia nascesse.

Rock On Stage: A produção de Rock And Road é sua e de seu irmão, conte-nos como foi o processo e também como foram surgindo as ideias para as músicas.
Ivan Busic: A produção é do Andria. Eu geralmente aparecia com uma melodia ou uma base e ligávamos as maquinas para registrar. Quase sempre acabávamos gravando as bases e um esboço vocal do que seria o produto final. Foi muito boa a vibração do trabalho todo.

Rock On Stage: Como foi o processo de composição de Rock And Road? Como foram surgindo as ideias das letras e das melodias?
Ivan Busic:
Foi muito a vontade e para falar a verdade muitas nasceram mesmo na hora. Estar com o Andria na produção, pré produção e no nosso próprio estúdio ( o Sonata 84 ) foi também um fator que tornou tudo mais fácil. Todas as vezes que eu vinha com um novo riff ou música, o Andria pegava a guitarra e já registrava. As melodias costumam vir junto com os acordes quando componho e as letras vieram aos poucos... Ficava cantarolando e imaginando como encaixar exatamente as letras fazendo sentido com o tema que imaginava para a música.

Rock On Stage:  Depois de ouvir Rock And Road gostaria de comentar algumas faixas do cd com você. Na primeira, a The Love I Never End senti elementos do Rock´n´Roll setentista e também do nosso King Bird, bem porque a escolha dela para abrir o cd?
Ivan Busic:
Minha maior influência é o Rock dos anos setenta. Essa é uma música bem cadenciada e acho que minha escola Blues dá essa cara setentista na música e acredite ou não , isso a torna moderna.

Rock On Stage: Qual(ais) música(s) de Rock And Road você gosta mais e acredita que os fãs apreciarão mais? Qual música que você escolheria como a hit deste primeiro trabalho solo e porque?
Ivan Busic:
Eu gosto de todas. Eu acho que depois de pronto, consegui enxergar vários hits no cd. Vou citar três que mostram bem o cd e seus diferentes lados. "The Love I Never Had", "You Rule My World" e "Cry For Love". Mas volto a dizer, gosto igualmente de todas, sem demagogia.

Rock On Stage: As seguintes You Rule My World e Feel My Pain percebi na primeira uma linhagem mais Hard Rock e na segunda um flerte com o Soul. Cry For Love com uma linhagem que passa pelo Country, bem como você analisa essa liberdade de gravar em estilos diferentes do praticado pelo Dr. Sin?
Ivan Busic: Eu acho que poder passear livremente pelos caminhos do Rock é mágico. No cd temos desde o Hard Rock até o Mississipi Blues.

Rock On Stage: A letra de Mother seria uma homenagem para sua mãe?
Ivan Busic:
Sim. A Música e letra é para ela. Mama Elza. Ela é uma heroína na minha vida. Meu amor maior. E do Andria também óbvio ( risos ). Michel Leme tocou também com todo coração essa música pois ele também é fã da mama Elza. Que valha para todas as mães !!!

Rock On Stage: Tem como medir sua alegria em ter seu pai participando em My Way Home, que aliás percebi algumas linhas que são mais voltadas para um Rock Alternativo.
Ivan Busic:
Nesse cd tenho o Andria como produtor, ele também tocou baixo e guitarra em todas as faixas alem de backings, violão e teclado na Cry For Love, música homenageando minha mama e meu pai no trompete de My Way Home. Isso é que eu chamo de família in Rock. Hehe. Sensacional. Essa faixa deve ser a mais maluca do cd todo e o trompete final a la Miles Daves é mortal. Paizão Andre Busic detona.

Rock On Stage: Durante a audição do cd adorei as incursões mais lentas ( em Mother e My Way Home ) e os Blues ( Tonight Is The Nigth e She´s Is My Evil ) de Rock And Road, inclusive a última faixa senti a magia daquele Blues americano rural de muito bom gosto típico de nomes como Robert Johnson, bem o que me diz destas faixas?
Ivan Busic:
Amo o Blues e o conceito do cd gira muito em torno dele. Participações de Andre Christovam e Tuco Marcondes nos dobros junto ao violão de Andria Busic na faixa She´s So Evil são de emocionar.

    É mesmo um tema Blues raiz. Tonight Is The Night também tem os elementos de Blues em cima de um tema que poderia ser apenas um Rock Pop. Isso deu um tempero muito especial.

Rock On Stage: Comente um pouco sobre os convidados de Rock And Road, que sei que são muitos, entre eles Michel Leme do Sangue/Arm, Luiz Sacoman do Cavalo Vapor, Paulo Corcione e André Cristovam, Tuco Marcondes, seu irmão e o brother Edu Ardanuy. Como rolaram os convites, o que cada um agregou ao projeto.
Ivan Busic:
Muitos convidados no cd. Guitarras incríveis de Michel Leme, Luis Cacoman, Edu Ardanuy, Ale ( Aletrix ), Paulo Corcione, Marcel Vezzaro. Dobros de Andre Christovam e Tuco Marcondes. Bandolins e banjos de Tuco Marcondes. Inclusive meu pai tocou trompete na faixa My Way Home. A galera ia pintando no estúdio e mandando ver. Tudo muito a vontade. Chegavam, plugavam e tocavam.

Rock On Stage: Estamos em uma época com baixas vendas de cd´s da forma que você já conheceu e vivenciou, qual sua expectativa em relação a vendas do cd?
Ivan Busic: Eu acho que o melhor é deixar rolar. Não dá pra saber como serão as vendas. Creio que uma grande parte das pessoas já sabe que é crime piratear e estão indo para um caminho de downloads pagos pelo I tunes e valorizando o artista alem de terem produtos oficiais e de qualidade.

Rock On Stage: Ainda sobre novo projeto como foi essa parceria com a Unimar e em quais aspectos você diria que Rock And Road difere do som do Dr. Sin?
Ivan Busic: Já temos parceria com a Unimar, pois eles tem vários títulos do Dr. Sin. A galera se interessou pelo cd após ouvi-lo numa visita ao nosso estúdio. Fico feliz pois gosto de trabalhar com quem acredita. O meu cd solo tem uma vibe mais leve que o som do Dr. Sin. Vai do Hard ao Blues raiz. É muito bom poder passear pelo universo do Rock sem ter fronteiras. Acredito que os fãs do Dr. irão curtir, pois é um cd sincero. Rock à vontade e com vontade.

Rock On Stage: O Rock and Road será um projeto paralelo ou você pretende seguir com ambas as bandas e existe a possibilidade de vermos ambas as bandas em um mesmo dia?
Ivan Busic: É um projeto paralelo. Seria um barato fazer os dois shows no mesmo dia. Só tenho que estar em boa forma pra aguentar o tranco ( risos ).

Rock On Stage: Se você pudesse escolher, quais os cinco melhores álbuns de todos os tempos e que são responsáveis pelas suas influências músicais?
Ivan Busic: Sgt. Peppers, Van Halen I, Machine Head, Houses Of The Holy, Moving Pictures. Na real, precisaria de mais uns 100 para falar das influencias ( risos ).

Rock On Stage: Ivan sua formação vem do Jazz e uma experiência monstruosa no Rock, como você compara o nível técnico dos músicos de quando começou com os que temos hoje no meio da música? E acredita que estamos tendo uma renovação no Rock?
Ivan Busic: Eu acho que hoje existem problemas pelo excesso e pela facilidade de se ver tudo com facilidade, na hora que se quer na net. Para quem sabe usar é excelente, mas para quem se engana achando que se você vê, você sabe, é prejudicial.

    Eu acho que a fase do Rock esta sempre mudando. As bandas estão mais voltadas para o Rock Raiz atualmente e isso é interessante. Menos competição e mais energia. O Rock sempre corre por fora da grande mídia, mas é sempre forte como uma Rocha.

Rock On Stage: Quais bateristas e vocalistas seja do meio do Rock ou de outros estilos que você aponta como os que mais lhe influenciaram na forma de tocar sua bateria e agora como vocalista?
Ivan Busic: Sempre curti ver o Peter Criss tocar e cantar, o Roger Taylor entre outros que tocavam e cantavam ao mesmo tempo. Meus ídolos nos vocais são Elvis, Coverdale, Paul Rogers, Plant e muitos outros. Bateras são Jonh Bonham, Ian Paice, Neil Peart e Buddy Rich, obviamente muitos outros também.

Rock On Stage: Como é o Ivan fora da cena músical, quais seus passatempos? Que tipo de som ouve em casa, o que assiste em Tv, continua frequentando estádios?
Ivan Busic: Amo curtir os minutos fora da música com bons filmes, vídeo games, bons restaurantes, jogando paintball, futebol e estando com a família. Estádios faz um tempo que não vou.

Rock On Stage: Mudando um pouco de assunto, e entrando no Dr. Sin comente um pouco a expectativa da banda para os shows no Rock In Rio e no Monsters of Rock.
Ivan Busic: Será maravilhoso. Dois mega festivais. O Dr. Sin está no seu melhor momento e vamos fazer a terra tremer nesses shows.

Rock On Stage: O Dr. Sin estará fazendo 21 anos de vida, bem teremos alguma tour comemorativa ou algum lançamento especial para celebrar a data como um álbum ao vivo com convidados e mesmo um DVD?
Ivan Busic: Para o início do ano, muitas news. DVD, cd novo e muito mais.

 

Rock On Stage: Te peço também para comentar também os planos futuros do projeto solo e do Dr. Sin.
Ivan Busic: Os planos são espalhar cada vez mais nossa música e fazer sempre o que mais amamos. O Rock and Roll.

Rock On Stage: Sinta-se livre para enviar uma mensagem a seus fãs e leitores da Rock On Stage.
Ivan Busic: Curtam a minha Fanpage no Facebook https://www.facebook.com/IVANBUSICOFFICIAL. Muito obrigado a todos. Continuem conosco. Long Live Rock on.

 

Por Marcos César de Almeida e Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos à Eliane Veronezzi

Setembro/2013

 

Voltar para Entrevistas