Mark Boals & Dr. Sin
Abertura: Rainbow Rising
Sábado, dia 1 de dezembro de 2012
no Blackmore Rock Bar em São Paulo/SP

    Yngwie Malsmsteen, o brilhante e por que não excêntrico guitarrista, talvez seja o ponto em comum entre a banda Dr. Sin e o cantor americano Mark Boals, se a banda brasileira teve um cd ao vivo como bônus do lançamento Live 98 do guitarrista sueco, Mark Boals por sua vez  foi a voz que substituiu Jeff Scott Soto e gravou o mega platinado álbum Trilogy, que teve um grande sucesso no Brasil e que impulsionou a carreira de Yngwie Malsmsteen colocando-a em patamares nunca antes alcançados.

    Pela segunda vez no Brasil em carreira solo e após uma coletiva de imprensa em que o Rock On Stage honrosamente participou dias antes ( confira o vídeo aqui ), além de uma pequena turnê, que começou em um show beneficente em São Bernardo do Campo/SP, passando  por Macaé/RS e fechando esse pequeno giro brasileiro num show no Blackmore Rock Bar.

Rainbow Rising

    Odair Cassani ( vocais ), Carlos Kippes ( guitarra ), Zeca Wolf ( baixo e vocais ), Edú Gumbre ( teclados ), Marco Almada ( bateria e vocais ) voltavam a casa que os lançavam como grande banda cover do Rainbow, já que iniciaram suas atividades em 2009 quando abriram o show do Tony Martin no mesmo Blackmore e com o passar destes anos ganharam os fãs fazendo um set sempre preciso e respeitoso ao trabalho que o Rainbow sempre executou. A voz do vocalista lembra muito a do saudoso Dio, embora a banda não toque apenas a fase deste no Rainbow, mas certamente é a mais marcante e a que merece mais destaque.

    Banda perfeita, parecia muito que rolava o cd, para confirmar, vide a felicidade do povo que tomavas suas cervejas, ou outros gorós, enquanto a banda tocava, afinal qualquer set list que tenha clássicos como "Man On The Silver Mountain", 'I Surrender", "Street Of Dreams", "Stargazer" e termine com Long Live Rock'n'Roll bem executados possa ser ruim?

    A banda é excelente, atende aos anseios de quem curte o Rainbow e quando quiser matar a saudade, procure onde a banda tiver tocando, que certamente seu desejo será atendido. Mesmo não gostando muito de banda cover, assim como em 2009, o show deu a impressão de ter sido super rápido, embora tenha o Rainbow Rising tenha tocado dez músicas, o que faz lembrar aquele clássico jargão de quando o show é bom passa rápido. Gostaria muito de ver a banda essa banda fazendo um som próprio, e ver o resultado, pois qualidade e técnica, digamos que nesses cinco músicos sobram e muito. Parabéns a banda. Infelizmente, por um problema técnico na máquina fotográfica, todas as fotos deste show foram perdidas.

Set List Rainbow Rising

1 - Kill The King
2 - Man On The Silver Mountain
3 - All Night Long
4 - I Surrender
5 - Wolf To The Moon
6 - Gates Of Babylon
7 - Strret Of Dreams
8 - Since You've Been Gone
9 - Stargazer
10 - Long Live Rock 'n' Roll

Dr. Sin

    Rapidamente o palco foi alterado e dentro do horário previsto lá estava a maior banda de Hard Rock do Brasil, também conhecida como Dr. Sin, com Ivan Busic na bateria, Andria Busic no baixo e vocal, Eduardo Ardanuy na guitarra e o tecladista Rodrigo Simão e de cara nos apresentam outra versão magnífica de Animal, faixa título do último e grandioso álbum da banda, que acompanhamos um dos shows de divulgação na FNAC Pinheiros em 2011 ( confira resenha ).

    Lady Lust, mais uma do álbum Animal, veio matadora e ao ver uma qualidade dessa no palco, me fez pensar o por quê a banda nunca fez uma turnê internacional, principalmente na Europa, pois capacidade técnica e energia é algo que no Dr. Sin é ilimitado, e olha que inclusive Ivan Busic tentou nos responder isso na coletiva de imprensa, que havíamos participado dias antes junto com Mad Old Lady e Mark Boals.

     Na sequencia, veio a primeira do maravilhoso álbum Brutal do longínquo ano de 1995 com Fire detonando tudo e ainda parecendo atual, Andria Busic anuncia então outra do álbum Brutal com Isolated.

    A próxima é um dos clássicos da banda, a música Miracles, que literalmente foi um dos melhores momentos em shows do ano, onde já explico a todos o porque desta simples escolha e logicamente mágica, após anunciar a música e a execução ia ocorrendo normalmente quando "de repente" a luz do Blackmore simplesmente apaga, deixando apenas as luzes de emergência, com Ivan Busic segurando na bateria e o público presente continua cantando e acompanhando nas palmas o ritmo.

    Andria Busic pede que os fãs continuem com as palmas e repetem o refrão umas três vezes, até que a energia é finalmente reestabelecida e a banda pode terminar a canção num momento e como diz a letra: "se você acredita em milagres e sonhos, você pode fazer se tonar real". E incrivelmente foi isso que aconteceu fazendo deste, o melhor momento da noite, com certeza.

    A simpatia dos músicos e talento dos mesmos é uma característica que merece destaque, pois, além do grande vocal de Andria Busic, a qualidade técnica muito acima da média no Metal Mundial de todos fazem o show ser no mínimo maravilhoso. Depois confirmando essa afirmação o trio tocou mais uma do Brutal com Down In The Trenches, que não me recordava de tê-la visto ao vivo e naturalmente fez  todos se lembrarem da época do lançamento deste álbum ..... ( 1995 ), dada a perfeição que todas as músicas são executadas.

    Ao apresentarem o que seria a última música da noite, a  Emotional Catastrophe, Ivan Busic apresenta Eduardo Ardanuy como "o cara que melhor sabe fazer o riff e solo de guitarra que ele gravou", lógico que todo o público riu e o grande clássico da banda termina a primeira parte da apresentação, que seria apenas com o Dr Sin já que a banda voltaria em minutos junto com Mark Boals.

Set List Dr. Sin

1- Animal
2- Lady Lust
3- Fire
4- Isolated
5- Miracles
6- Down In The Trenches
7- Emotional Catastrophe

Dr Sin & Mark Boals

    A parceria Dr sin & Mark Boals voltava a acontecer e com a realização dessa mini-turnê, eles puderam mostrar que a junção de ambos renderá ótimos frutos futuros. Chegava a hora, e após a intro que parecia conhecida com Mark Boals de costa ao público e ao potente riff de abertura executado por Eduardo Ardanuy, aí sim pude reconhecer a mesma e era o clássico Rising Force do Yngwie Malmsteen, sendo interpretado pelos talentos de Mark Boals & Dr Sin.

    Mesmo Mark Boals não fazendo parte da gravação deste álbum, ele certamente a executou muito na turnê do Trilogy com Yngwie Malsmsteen e eu sempre quis saber como soaria essa música com Mark Boals nos vocais, pois seu timbre de vocais  e o de Jeff Scott Soto são bem diferentes.

    Bem, ao ouvir Mark Boals cantando tenho que afirmar: esplendoroso, uma abertura animal, e ali para tem dúvidas e não valoriza o Metal Nacional saiba que tínhamos quatro músicos brasileiros dando suporte e arrasando na versão, o que pela enésima vez mostra a qualidade dos músicos de Metal no Brasil, onde muitos não são valorizados, mas deixamos para lá, que isso é outra história e o culpado seja falta de cultura e valorização nossa para este país chamado Brasil.

 

    Mais duas do excelente álbum Trilogy são tocadas, sendo elas Liar e Queen In Love, ambas em versões perfeitas, e essas duas voltavam a transformar esse ser decadente em de forma decadente, não é em Mun Rá ( N.E.: personagem dos Thundercats, um desenho animado de muito sucesso nos anos 80 ), mas no adolescente que cantava muito esse álbum nos meus 15 anos, foi simplesmente perfeito.

    A seguinte foi um cover de uma banda Pop dos anos 70, que já até teve um tributo gravado só com bandas de Metal e que foi um sucesso de vendas, e se trata da banda sueca ABBA e o cover foi de Gimme Gimme Gimme, onde Mark Boals gravou com Yngwie Malmsteen, ( existe uma versão muito famosa desta música, porém com a banda Insania ) onde todos cantaram o refrão, já que a mesma é muito conhecida.

    A próxima música seria Ring Of Fire, que também intitula a banda da qual Mark Boals fez parte entre 2001 e 2004, uma boa escolha para representar essa parte de sua carreira. Depois, de posse de seu violão ele tocou uma belíssima balada de sua carreira solo chamada Broken Heart, do seu primeiro álbum solo chamado Ignation de 1998 ( que tinha em sua line up o grande guitarrista Doug Aldrich, hoje no Whitesnake ).

    Mark Boals, claro que em vários momentos agradeceu estar de volta ao Brasil, a São Paulo particularmente, a banda Dr. Sin e avisou que a próxima música seria uma de suas grandes influências e que aquela música era um jeito de homenageá-lo por tudo que tinha representado na carreira dele. Assim, o clássico Heaven And Hell, do Black Sabath imortalizado por Ronnie james Dio soa perfeito e com uma participação avassaladora do público presente.

    Leonardo veio na sequencia, e antes de apresentar a que seria a última música de Mark Boals, ele lembra que aquele tinha sido seu primeiro registro como demo - depois a primeira música do seu primeiro álbum - e o clássico You don't Remember ( I'll Never Forget ) soa perfeita, magistralmente tocada por todos, mas, principalmente por Eduardo Ardanuy, que com muita facilidade fez o solo que nos parece ser bem difícil, terminando assim o show desta noite.

    Havia ainda no set list, duas músicas, uma que seria um cover do Creedence Clearwater Revival e o mega hit do Dr. Sin Futebol Mulher e Rock'n'Roll que não foram tocadas, pois o Blackmore Rock Bar teria mais tarde sua tradicional programação com bandas covers e então, o set precisou ser cortado, uma pena que todos presentes comentavam na saída, mas, deixando aquele gosto de "voltem logo", porque o show ainda não terminou e quem sabe em 2013 teremos um repeteco e completo.

    Um show fantástico, que embora muitos não gostem que vocalistas venham ao nosso país para tocar seus clássicos em antigas bandas, eu já vejo da maneira contrária, pois aquele momento mágico, pode muito bem ter novas releituras e soar magistral como foi em todas as faixas tocadas nesta noite, um how excelente que valeu muito ter participado desta festa, que Mark Boals & Dr. Sin proporcionaram no Blackmore Rock Bar.

    Espero que a banda volte logo a atuar e gravar algo juntos como mencionaram em nossa entrevista. Será grandioso, sem dúvida nenhuma.

 

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos a Wanderley Immezi do Blackmore Rock Bar e a A.W.O. Produções Artística pela atenção e credenciamento
Dezembro/2012

 

Set List Mark Boals & Dr. Sin

1 - Rising Force
2 - Liar
3 - Queen In Love
4 - Gimme Gimme Gimme
5 - Ring Of Fire
6 - Broken Heart
7 - Heaven And Hell
8 - Leonardo
9 - You Don't Remember

Clique aqui ou na foto ao lado e confira uma galeria de 80 Fotos dos shows de Mark Boals e Dr. Sin no Blackmore Rock Bar em São Paulo/SP

Clique e confira uma galeria de 80 Fotos dos shows de Mark Boals e Dr. Sin no Blackmore Rock Bar

Voltar para Shows