Entrevista com Mark Jansen do Epica

    Ano passado, o repórter Marcos César de Almeida conversou com Mark Jansen do Epica sobre a expectativa do último cd da banda, o excelente The Quantum Enigma, agora neste ano em uma nova conversa com exclusividade para o Rock On Stage e A Ilha do Metal, o guitarrista comentou sobre o novo álbum, lógico, sobre o After Forever, os rótulos do Heavy Metal e sua definição do estilo, além é claro do tour brasileira que acontece neste começo de março. Confira isso tudo e muito mais na entrevista logo abaixo.

Rock On Stage: A última vez que entrevistamos o Epica foi na época do lançamento do cd 'Quantum Enigma', e na época a banda mencionava das expectativas do lançamento e agora então pergunto, como foi o 'feedback' deste maravilhoso álbum?
Mark Jansen:
Atingiu todas expectativas, foi um sonho realizado, quando formos a América do Sul já teremos terminado duas turnês pela Europa, e isso, para o mesmo álbum não é comum.

Rock On Stage: Gostaria de fazer uma pergunta sobre o After Forever, qual a mágica daquela banda já que Bas Mas está com a Doro, você no Epica, Floor no Nightwish, e quase todos músicos são bem sucedidos.
Mark Jansen: Sabe, foi muito bom ter feito parte daquela banda por sete anos, e todos hoje estão em grandes bandas, e isso é um sinal que o talento de cada um cresceu, quando olho para essa reunião gostaria muito de fazer alguns shows, para eu me divertir e para os fãs, mas acho essa ideia uma chance bem pequena até devido a agenda da Floor com o Nightwish.

Rock On Stage: Sobre rótulos, o que acham do Symphonic Metal como que é atribuído ao Epica.
Mark Jansen: Rótulos no Heavy Metal é uma besteira, faço música dentro do estilo Heavy Metal e pronto, mas deixo livre para o que quiserem pensar.

Rock On Stage: O que significa o Heavy Metal para você?
Mark Jansen:  Acho algo não normal ( risos ), porque não é algo que ouvimos no rádios e gostamos por repetição, algo que gostamos e mantemos isso pela vida, é o que o público gosta, não precisa estar na mídia. Lotamos lugares sem possuir música tocada nas rádios. Heavy Metal é a liberdade para escolher o que ouvir, essa é a melhor qualidade da música pesada.

Rock On Stage: Sobre surpresas no próximo show, em nossa última entrevista ( confira aqui ) eu te pedi uma música e você mencionou para te lembrar semanas antes, então agora eu peço para você tocar Imperial March no show de São Paulo?
Mark Jansen: ( risos ) eu lembrei disso, então imagina o quanto de músicas já pediram e de todos nossos álbuns e se atendêssemos a todos o show teria umas cinco horas ( mais risos ).
Rock On Stage: eu gostaria do show de cinco horas...
Mark Jansen:  boa, mas tenha certeza, que alguma surpresa para você e outros fãs terá no set.

Rock On Stage: Eu particularmente gosto muito do merchandising do Epica, que sempre tem em cada álbum alguns itens de colecionador, nessa turnê sul-americana você trará alguns destes itens para podermos comprar?
Mark Jansen: Talvez tenha a versão local, infelizmente, não podemos levar os itens especiais, pois os itens são mais caros, e o case para transporte, mais os impostos, deixaria cada item muito caro, algo como 60%, e certamente levaríamos algo de volta, realmente não compensaria, e além do mais, os fãs já gastam um bom dinheiro com o ingresso, a camisa da turnê, então essa é a razão de não levarmos. Compre direto com a gravadora, é melhor.

Rock On Stage: Um pequeno desafio, já que na última turnê vocês tocaram um trecho de uma música brasileira, mas se fossem tocar algum cover fora do Metal qual seria?
Mark Jansen: CheAnd, uma das minhas bandas favoritas, nada Metal, 'c.h.e.a.n.d'.

Rock On Stage: Como é o Mark Jansen fora do Epica e fora do Heavy Metal, quais seus passatempos? Por exemplo, não que você viaje nas suas férias...
Mark Jansen: Eu viajo sim e muito indo a casa dos meus pais, mas depende, minhas férias são mais ligadas e esporte, natação, ciclismo, corrida, faço mais esse tipo de coisa, mas viajo durante as férias sim..hahahaha.

Rock On Stage: Assim como fiz, normalmente todos pedem uma música, mas agora, quero que você peça como quer seus fãs no shows da turnê sul-americana.
Mark Jansen: Boa, ( risos ), eu quero que todos cantem juntos bem alto as músicas, que pulem e que sejam os fãs loucos que todos vocês são..

Rock On Stage: Envie uma mensagem convidando todos para o show aqui em São Paulo e todo o restante da América Latina.
Mark Jansen:
"Hey guys", venham para o show, será uma grande festa, quero ver a casa lotada, e quanto mais energia recebemos mais devolveremos, daremos 100% nesta tour, tenham certeza disso.

Por Marcos César de Almeida
Agradecimentos Costábile Sálzano Júnior
Março/2015

Voltar para Entrevistas