Entrevista com Mike LePond

    O excelente baixista Mike Lepond, que desde o ano 2000 integra a gigante banda de Prog Metal Symphony X registrando os seguintes álbuns V: The New Mythology Suite ( 2000 ), The Odyssey ( 2002 ), Paradise Lost ( 2007 ), Iconoclast  ( 2011 ) e Underworld ( 2015 ) - além de participar com destaque em várias turnês pelo mundo e com passagens no Brasil - decidiu trabalhar em seu primeiro projeto solo ainda em 2014.

    Esse projeto se transformou na banda Mike Lepond´s Silent Assassins , cujo line up de seu primeiro álbum ( confira resenha ) é ao lado de seu parceiro do Symphony X, o guitarrista Michael Romeo, o também guitarrista Mike Chlasciak ( Halford e Testament ) e o vocalista Alan Tecchio ( Hades e Watchtower ). Para saber mais detalhes sobre a banda Mike Lepond´s Silent Assassins do exímio baixista norte americano e algumas outras curiosidades, o Rock On Stage realizou a entrevista exclusiva que você confere nas linhas seguintes.

Rock On Stage: Mike, primeiro gostaria de te agradecer pela entrevista e te perguntar em que momento da carreira você sentiu que estava na hora de registrar um álbum solo depois de quase 15 anos no Symphony X?
Mike LePond:
Muito obrigado pela entrevista. Minha grande paixão sempre foi o Heavy Metal Tradicional e sempre foi meu sonho lançar um álbum do estilo. Quando o Symphony X lançou o Iconoclast eu finalmente tive essa chance após 15 anos para compor o material dentro do nosso ônibus em uma turnê que durou dois anos.

Rock On Stage: Quando e como foi o seu primeiro contato com o contrabaixo, aquele que te levou a pensar: "sim.. quero tornar-me um baixista de Rock/Heavy Metal?
Mike LePond:
Quando eu tinha 13 anos de idade meu pai me levou para ver o KISS. Foi o show mais incrível que eu já vi. Gene Simmons estava cuspindo sangue, soprando fogo e voando ao redor do palco. Desse dia em diante eu quis ser um baixista de Heavy Metal tocando como um Rock Star assim como ele.

Rock On Stage: Mike, você já tocou com dois baixos de marcas conceituadas ( o "Caparison" e o "Jackson" ), bem, você gostaria de algum dia desenhar seu próprio modelo de baixo e vê-lo representado pelos fabricantes? Ainda neste tema, para os baixistas iniciantes quais conselhos sobre qual tipo de baixo para escolher, quais tipos de afinações que devem utilizar para iniciar os estudos, afinal, você é conhecido pelo estilo único de tocar e usa excelentes baixos.
Mike LePond:
Sim, eu amaria ter um baixo “signature” algum dia. Quando eu penso sobre a melhor sonoridade para mim, eu sempre penso nos mais usados na indústria da música, o Fender Precision. Tem algo nesse baixo que realmente me deixa feliz e satisfeito. Ele simplesmente emite rugidos ferozes através das músicas o que é perfeito para o Metal.

Rock On Stage: Mike, quais critérios você utilizou para escolher os músicos que te acompanharam nas gravações de Silent Assassins ( exceção feita apenas, imagino eu, a Michael Romeo seu companheiro no Symphony X ) e como foi o processo de composição do cd?
Mike LePond:
Eu queria encontrar músicos que moravam perto de casa para que eu pudesse estar no estúdio com eles. Isso fez tudo ser mais íntimo e pessoal. Para escrever o cd, eu tinha pedaços de músicas e de letras sem utilizar. Eu apenas combinei o conceito das letras com as partes musicais como um quebra-cabeça.

Rock On Stage: E quando as músicas foram surgindo... em que momento você notou que determinadas composições seriam melhores em um álbum solo seu do que no Symphony X ? Ou você já criou tudo direcionando ao seu projeto solo?
Mike LePond:
Eu compus a maior parte das músicas especificamente para o meu projeto solo. As letras eram originariamente para músicas do Symphony X, que nunca foram usadas. As músicas foram algo mais específico, são aqueles riffs de Metal que explodem na sua cara que realmente não funcionam para a estética do Symphony X. Eu me sinto abençoado por poder trabalhar de duas maneiras tão diferentes e criativas.

Rock On Stage: O título escolhido foi Silent Assassins, quais motivos levaram a sua escolha? E na capa de Jonathan Stenger notei que temos um Cavalo de Tróia, qual o seu relacionamento com os temas das músicas do cd?
Mike LePond: Silent Assassins
possui dois significados. O primeiro é e como eu chamo a galera que trabalha comigo. O segundo são os guerreiros gregos que se escondem dentro do Cavalo de Tróia. Para o debut, eu quis aproveitar ao máximo esse nome, o nome da banda, do álbum e faixa título.

Rock On Stage: Você pretende divulgar o álbum com shows ao vivo? E em caso positivo, existem planos para shows no Brasil ou aguardaremos rever você no palco somente em uma visita com o Symphony X?
Mike LePond:
Sim... eu quero colocar o Silent Assassins na estrada. O Brasil é o lugar que eu mais gosto de tocar então eu estou procurando algum agente para nos levar aí. O Symphony X estará no Brasil em maio. Nós iremos divulgar as datas da turnê em breve e será muito foda tocar as músicas do Underworld aí!

Rock On Stage: Em minhas primeiras audições de Silent Assassins destaco as músicas "Apocalypse Rider", "The Quest", "Masada", "Ragnarok" ( com um incrível solo de baixo ), Silent Assassins e "Oath Of Honor" ( épica ), sendo que a maioria das canções do cd possuem um direcionamento mais Heavy Metal Tradicional, isso foi intencional? Para você quais canções mais te agradaram e como tem sido a recepção dos fãs e da imprensa com o cd? Existem negociações para o lançamento do álbum por algum selo brasileiro?
Mike LePond:
Sim era a minha intenção fazer um álbum de Heavy Metal tradicional. Esse estilo é a minha grande paixão e foi um grande sonho realizado poder finalmente o lançar. Eu amo essas mesmas músicas assim como você. The Quest é provavelmente a minha favorita. A mídia e os fãs do Symphony X elogiaram muito esse álbum e isso me deixa realmente muito feliz.

Rock On Stage: A mixagem e a masterização são assinadas por Eric Rachel, porque você o escolheu para cuidar destes processos?
Mike LePond: Rachel
tem trabalhado com o Symphony X por 20 anos e eu me sinto muito confortável com ele. Nós trabalhamos para que o álbum tivesse uma sonoridade a la anos 80 mas de uma maneira moderna. O uso dos teclados misturado com os riffs tradicionais deram a este álbum uma qualidade única que o fez soar novo e revigorado.

Rock On Stage: Vivemos uma época diferente no mundo da música, onde os músicos infelizmente tem que conviver com downloads ilegais, divulgações em várias plataformas virtuais e os apreciadores ( meu caso ) do cd em formato físico. Bem... o que você pensa destes novos tempos e o que isso interfere e ajuda na divulgação de sua música?
Mike Le Pond:
Essa nova tecnologia pode ser uma benção ou uma maldição. Gravar é muito mais fácil, mas os downloads ilegais estão assassinando as nossas vendas. As bandas tem que passar muito mais tempo em turnê hoje em dia para poder fazer algum dinheiro. Eu acredito que muitos fãs não perceberam ainda que o que eles fazem é roubar e isso está ferindo muito a indústria musical.

Rock On Stage:  Quais os planos que você pode nos antecipar para este ano?
Mike LePond:
Em 2016, o Symphony X irá fazer uma turnê pelo mundo todo e o Mike LePond´s Silent Assassins vai terminar a gravação do seu segundo álbum e se possível faremos alguns shows. Será um ano muito cheio, mas, eu amo trabalhar... então, tenho certeza que será muito divertido.

Rock On Stage: Muito obrigado pela entrevista, deixo o espaço livre para você e peço também para enviar uma mensagem aos leitores(as) do Rock On Stage e aos fãs da banda.
Mike LePond:
Para todos os fãs do Symphony X e do Mike LePond´s Silent Assassins eu gostaria de dizer muito obrigado pela sua lealdade e apoio sem limites. Eu amo todos vocês e irei ver vocês este ano em nossa turnê!

Entrevista por Fernando R. R. Junior
Colaborou Carol Manzatti
Agradecimentos especiais à Guilherme de Alvarenga
Fevereiro/2016

Links relacionados:  
http://www.theomegaorder.com/MIKE-LEPOND-Mike-LePonds-Silent-Assassin,    
https://www.facebook.com/mikelepondssilentassassins e 
https://soundcloud.com/knifefightmedia/sets/mike-leponds-silent-assassins.

Voltar para Entrevistas