Entrevista com Samy Elbanna do Lost Society
"A música nunca vai morrer, o Metal definitivamente nunca vai morrer!"

    O jovem quarteto finlandês Lost Society da cidade de Jyväskylä, que é composto por Samy Elbana nos vocais, Mirko Lehtinen no baixo, Arttu Lesonen na guitarra e Ossi Paananen na bateria possui apenas seis anos de atividades e três excelentes álbuns de Thrash Metal: o Fast Loud Death ( 2013 ), o Terror Hungry ( 2014 ) e o Braindead ( 2016 ), que são versados na pegada oitentista e estão chamando a atenção na Europa e também no Brasil, especialmente, após o seu lançamento do último ( leia resenha ) pela Shinigami Records em parceria com a Nuclear Blast Records.

    Para conhecer mais do Lost Society e alguns dos segredos deste novo trabalho, o repórter Fernando R. R. Júnior do Rock On Stage conversou com o vocalista Samy Elbanna, que falou sobre a adoção desta linha mais pura do Thrash Metal, de influências, da primeira turnê com o Suicidal Angels, de uma visita no Brasil e vários outros temas, que podem serem conferidos nas linhas abaixo. 

Rock On Stage: A banda iniciou sua atividade muito jovem, você Samy, tinha apenas 14 anos, conte-nos do início do Lost Society, quando foi criado o ideal, enfim, quando você sentiu a projeto ia se tornar uma coisa concreta?
Samy Elbanna: Voltando no tempo, em 2010, eu só tinha uma ideia. Queria começar uma banda com meus amigos e passar um tempo fazendo isso. Após um ano e meio tocando em pequenos shows e mudando membros no verão de 2011, nós finalmente decidimos a formação final e começamos a gravar nossa primeira demo séria.

    Nesse ponto, eu realmente comecei a sentir que isso seria algo grande. Pouco depois de tocar em nossos primeiros shows como uma banda completa e liberando duas demos, assinamos contrato com a Nuclear Blast Records, que era absolutamente enorme para nós. Desde então, estamos trabalhando mais do que nunca e estamos no melhor momento de nossas vidas.

Rock On Stage: O Lost Society pratica um Thrash Metal que é matador como nos anos 80, porém, soube como absorver as influências atuais. Como você define a pegada da banda?
Samy Elbanna: As raízes do Lost Society são fortemente fincadas no Thrash Metal, mas, sempre gostei de trazer muitas outras influências e estilos musicais para a banda. Quando você ouvir o nosso material, você pode ouvir um monte de influências cruas de Metal, provavelmente até mesmo um monte de coisas sobre Punk. Ao escrever canções, nós gostamos de experimentar coisas diferentes e eu acho que sempre foi um ponto forte nosso, porque no final do dia, temos a sensação de estar criando o primeiro álbum, sempre!

Rock On Stage: Em pouco tempo de Lost Society, vocês abriram a turnê do Suicidal Angels, como foram esses shows e qual a sua importância?
Samy Elbanna: Nossa primeira tour com o Suicidal Angels em 2014 e foi incrível para nós. Foi a nossa primeira turnê europeia e as datas eram loucas, foram de 31 dias e 31 shows! A recepção dos fãs foi ótima para nós, a multidão parecia conhecer nossas músicas já! Eu acho que essa turnê realmente mostrou as pessoas na Europa que o Lost Society está aqui para ficar!

Rock On Stage: Qual a opinião da banda para este terceiro registro de estúdio, o álbum "Braindead", que foi lançado no Brasil? E o que você acredita que ele tem de diferente com relação aos álbuns "Fast Loud Death" e "Terror Hungry".
Samy Elbanna: Estamos muito orgulhosos do novo trabalho. Todos nós realmente sentimos que as músicas do disco mostram às pessoas o que a banda tem. Nós introduzimos um pouco de novas influências e sons no disco e os fãs podem esperar isso para os próximos lançamentos também.

    A maior diferença entre os dois primeiros discos e o Braindead é que não tivemos medo de cair no ritmo e tornar as coisas ainda mais agressivas. Há algumas melodias no trabalho de guitarra e os vocais também, o que torna as coisas muito mais diversificadas. Há muitas coisas novas neste disco, mas, você também pode definitivamente ouvir que ele mantém a alma do Lost Society!

Rock On Stage: A capa de Braindead é de Jan Meininhaus e exibe uma garota trancada e com o logo da banda marcado nas costas dela. Qual o seu significado?
Samy Elbanna: Jan realmente fez um grande trabalho mais uma vez com a arte da capa. O tema do álbum é retratado muito bem. Basicamente, é uma menina que está completamente destruída por todas as besteiras acontecendo ao seu redor no mundo exterior, e realmente tornou-se uma morta-viva, daí o nome Braindead. Isso também é mostrado no lado lírico do álbum.

 Rock On Stage: As músicas que eu mais gostei de Braindead foram "Mad Torture", que se assemelha ao Slayer, de "Hangover Activation" e "Only (My) Death Is Certain". Para você quais canções mais te agradaram e como tem sido a recepção dos fãs e da imprensa com o cd?
Samy Elbanna: De muitas maneiras, eu tenho varias favoritas neste álbum. Porém, minhas favoritas absolutas são I Am The Antidote e Riot. Elas realmente mostram as novas influências que trouxemos ao novo álbum e eu adoro a 'vibe' delas. Também Only (My) Death Is Certain é uma das melhores para mim, eu acho que ela é a melhor canção que já fizemos. Ela tem uma 'vibe' Progressiva muito legal, com vários elementos interessantes.

Rock On Stage: A produção de Braindead é do experiente Nino Laurenne e a masterização de Svante Forsbäck, como e porque vocês os escolheram para estes processos?
Samy Elbanna: Desde o primeiro trabalho, Nino tem produzido a banda e foi uma parte fundamental de todo o processo, e com este álbum, soubemos imediatamente que nós teríamos que ter Nino trabalhando conosco, pois, juntos fazemos uma equipe forte. Estamos muito felizes com o trabalho que ele fez. Svante é o rei da masterização aqui na Finlândia e é um prazer absoluto trabalhar com ele!

Rock On Stage: Estamos perdendo importantes ícones do Rock e Heavy Metal nestes últimos tempos, nomes como Lemmy Kilmister, David Bowie, Jimmy Bain. E nestes últimos dias, Nick Menza. Sabemos que não seremos eternos, mas, ao ver bandas como o Lost Society posso acreditar na renovação do estilo. O que você pensa a respeito?
Samy Elbanna: Este ano tem realmente levado muitos mitos embora, e é uma grande tristeza, mas é claro que ninguém pode viver para sempre, mas, a música que fizeram, sim. Eu realmente acho que a música é uma dessas forças do universo, que sempre existirá. Há sempre novas bandas impressionantes saindo com grande material, e essas bandas serão os próximos headliners dos maiores festivais do mundo. A música nunca vai morrer, o Metal definitivamente nunca vai morrer!

Rock On Stage: Você conhece algo sobre a música brasileira e em especial das bandas brasileiras de Metal?
Samy Elbanna: Infelizmente, eu não conheço muito sobre a música ou bandas brasileiras, mas, uma coisa que eu definitivamente sei é que os fãs são absolutamente incríveis!!! 

Rock On Stage: Justamente minha próxima pergunta, pois, imaginava que você já tivesse ouvido falar dos brasileiros e dos fãs sul-americanos. O Lost Society já está planejando uma visita na América do Sul? E você já tem conhecimento da recepção de Braindead por aqui?
Samy Elbanna: Temos tentado realmente tocar na América do Sul, basicamente, desde o primeiro álbum, e esperamos que todos os nossos fãs incríveis de outros países saibam que, assim que houver a oportunidade, estaremos lá e faremos um show incrível porra!!!

Rock On Stage: O que você pensa da indústria da música nestes tempos atuais, pois, temos os downloads ilegais que atrapalham a vida dos músicos, as plataformas digitais que de certa forma ajudam que as músicas cheguem aos fãs, além dos que gostam do formato físico e sempre compram cd´s e camisetas nos shows?
Samy Elbanna: É um fato que a indústria da música nunca vai ser o que era dezenas de anos atrás. Os gêneros "revolucionarios" nunca irão vender tantos álbuns como era possível nos anos 80 ou 90. Mas, em muitos aspectos, hoje em dia é mais possível do que nunca para pequenas bandas levar sua música ao público, com serviços de 'streaming' e os meios de comunicação social. O legal é que a maioria dos fãs ainda apoiam as bandas, compram material e cd's.

Rock On Stage: Que conselho você daria para um garoto que está lendo esta entrevista e pensa em montar uma banda de Heavy Metal, como você fez há alguns anos atrás?
Samy Elbanna: A coisa mais importante para um jovem pensando em começar uma banda é entender que nunca pode desistir. Se o seu sonho é ter a maior banda do mundo, você tem que cumprí-lo à risca, tanto quanto possível e realmente seguir em frente, mesmo se você não alcançar os resultados desejados imediatamente. As boas coisas sempre acontecem quando você tenta.

Rock On Stage: Quais os planos para o futuro? Já pensaram em registrar um álbum ao vivo ou um DVD?
Samy Elbanna:
Para este ano teremos algumas turnês. Após a temporada de festivais, vamos ter algum tempo de pausa e provavelmente vamos ficar trancados em nosso estúdio, escrevendo material novo... Eu tenho certeza que em algum momento, quando for a hora certa, nós vamos sair com um DVD matador ao vivo, que irá mostrar às pessoas o que é a experiência ao vivo na nossa visão.

Rock On Stage: Agradeço-lhe da entrevista, deixo o espaço para suas considerações finais e também para uma mensagem aos fãs brasileiros do Lost Society.
Samy Elbanna:
O prazer é meu cara! Eu gostaria de agradecer a cada fã do Brasil pelo apoio incrível. Temos a promessa de vir a seu belo país o mais rápido possível e mostrar um Thrash Metal matador! Paz e amor a todos!

Por Fernando R. R. Júnior
Tradução:
Carol Manzatti
Agradecimentos à Gerard Werron
Junho/2016

Voltar para Entrevistas