Entrevista com Fábio Caldeira e Heitor Matos do MaestricK

"Acho que nós somos naturalmente ousados em tudo o que fazemos, no sentido de não nos limitar e de não poupar esforços para chegar onde queremos"

    Depois de chamar atenção tanto na mídia especializada e com os fãs, graças aos seus dois lançamentos de estúdio ( o excelente álbum de estreia Unpuzzle! de 2011 - leia resenha - e o ótimo EP The Trick Side Of Some Songs - confira resenha - que trouxe versões de clássicos do Rock Progressivo no estilo da banda ), o atual trio que é responsável pelo MaestricK está trabalhando em seu mais ousado projeto, o disco Espresso Della Vita: Solare, que será dividido em duas partes, sendo a primeira será disponibilizada ainda neste ano.

    Para saber mais do que  Fábio Caldeira ( vocais e piano ) Renato "Montanha" Somera ( baixo e vocal ) e Heitor Matos ( bateria e percussão ) estão tramando, o repórter Fernando R. R. Júnior do Rock On Stage conversou com Fábio Caldeira e Heitor Matos sobre este tema, além de questionar também sobre os seus dois primeiros registros de estúdio, shows e inclusive algumas curiosidades. Confira...

Rock On Stage: O MaestricK surgiu em 2006 e está completando onze anos de banda, conte-nos sobre as dificuldades enfrentadas até a gravação do primeiro álbum, o "Unpluzzle!" passando pelo EP "H.U.C." (2010), pelo segundo EP "The Trick Side Of Some Songs" e agora os trabalhos de "Espresso Della Vita: Solare", além de sua avaliação sobre este representativo tempo de atividades.
Fábio Caldeira:
Primeiramente, muito obrigado pelo interesse no trabalho do MaestricK. É uma grande alegria poder falar um pouco sobre algo tão importante pra gente. Sobre as dificuldades, eu acredito que todo e qualquer percurso genuíno tem que ter dificuldades. É um movimento natural que nos traz lições e, portanto, nos deixa melhores e mais preparados para os desafios futuros.

    Então o que tenho a falar sobre as dificuldades que tivemos desde o início dos ensaios no fundo da casa dos meus avós paternos, onde comíamos bolo com suco nos intervalos e depois a primeira gravação profissional no Unpuzzle!, a homenagem a alguns dos nossos ídolos no EP The Trick Side Of Some Songs e agora um pouco mais experientes no disco novo, é que temos muita, muita gratidão.


 

Rock On Stage: Qual o significado e o porque da escolha do nome MaestricK?
Fábio Caldeira:
Nós precisávamos de algo que nos representasse como pessoas e como artistas. E embora nos levemos muito a sério, sempre gostamos de fazer piadas, trocadilhos e usar de bom humor. É algo natural, sem forçar a barra, e então o nome MaestricK, que é a junção de "Maestro" com sua postura séria, erudita, com "Trick" que significa truque, pegadinha, brincadeira, representa bem essa dicotomia. E é claro, que isso se estende para o âmbito musical e visual da banda. Costumamos dizer que é a mistura do nosso lado artista com nosso lado arteiro ( risos ).

Rock On Stage: O primeiro álbum "Unpuzzle!" é excelente com diversas músicas que fazem ele se tornar uma experiência única de forma que deve ser ouvido de ponta a ponta, quando vocês lançaram ele já tinham a expectativa que ele atingisse tantos elogios tanto no Brasil quanto fora? E quais músicas você gosta mais?
Fábio Caldeira:
MUITO obrigado mesmo! É uma grande realização saber disso. Como nós nos doamos muito para o disco, ou seja, tudo o que está ali é o nosso melhor naquele momento, nós tínhamos expectativas de que pelo menos as pessoas reconhecessem isso. Mas, as expectativas foram totalmente superadas, felizmente. Eu sinceramente gosto de todas, porque entendo o exato papel de cada uma na construção do disco. Mas, no dia a dia a gente acaba escutando mais uma do que outra dependendo do momento que está. Atualmente as que eu escuto mais são Disturbia e H.U.C..

Rock On Stage: As músicas de "Unpuzzle!" são em inglês, mas temos a canção Pescador em português, que é uma das melhores do cd na minha opinião ao lado da suíte Lake Of Emotions, porque a opção de incluir uma música em nossa língua? Inclusive, acrescento também quais foram as inspirações para as músicas e melodias, pois, além do Rock Progressivo, do Heavy Metal ou Prog Metal, percebi que temos passagens por Jazz, Bossa Nova e até Samba em alguns momentos do cd.
Fábio Caldeira:
Muito obrigado. Pescador é uma música inspirada e dedicada ao meu avô paterno, o senhor Antônio Cornachi, que já fez sua passagem, mas era como o personagem da música, um homem da terra, simples e que acreditava muito no amor à família e ao que fazia. Ela começou a ser composta em inglês, mas, logo depois pensei em mudar para o português para que ele pudesse entender a mensagem dela. E assim foi e ficamos muito orgulhosos.

    Como o MaestricK busca não se limitar musicalmente e artisticamente, e isso explica porque temos várias inserções de diferentes estilos nas músicas do disco, a questão da letra no nosso idioma não foi um empecilho, portanto. O importante pra nós é ser espontâneo. Acabou que no final, tudo o que for genuinamente brasileiro, cantamos em português. Isso se estende ao disco novo com certeza! Talvez tenhamos até uma terceira língua! ( risos ).

Rock On Stage: "Unpuzzle!" traz as convidadas Yana Roberta e Danielle Castro dividindo os vocais em duas faixas, assim como o tecladista Francis Botene, peço para comentar um pouco sobre as participações e o que eles acrescentaram ao álbum na sua opinião.
Fábio Caldeira:
Cada participação foi escolhida a dedo e de acordo com o que sentíamos que precisávamos. Termos a sorte de conhecer amigos talentosos e poder contar com eles para abrilhantar o disco foi e é uma grande honra. A Dani tem uma voz aguda e cristalina, combinando muito bem com a personagem que interpretou, a Yana já tem algo mais "sensual" na voz.

    O Francis foi genial no solo de teclado da Radio Active e além deles, tivemos a participação das cantoras Bárbara Silva e Marilys Pinheiro, do cantor Rodrigo Carmo, um dos grandes cantores de Metal do Brasil, o tenor Cleyton Pulzi, que já cantou em vários países do mundo, o Fábio Lujan, o flautista Vitor Guizillini e um coral de crianças, que hoje não são mais crianças ( risos ). Muita gente que fez muita diferença no disco. Desculpe se esqueci de alguém! ( risos )

Rock On Stage: Quais shows foram mais marcantes na carreira até agora? E vocês já viajaram até a Argentina e no Peru para algumas apresentações. Conte-nos como foram estas experiências e a receptividade nestes países dos fãs.
Fábio Caldeira:
Cada show tem a sua importância com certeza e nos engrandece de alguma forma, mas, eu diria que o primeiro foi muito importante, porque foi na nossa casa e pudemos sentir que as nossas ideias malucas funcionariam bem ao vivo. O show no Roça'N'Roll ( de 2012 ) foi muito marcante pra nós também, mas, tocar em outros países foi uma experiência sensacional. Ter contato com outras culturas nos dá um sentimento de pertencimento que não temos comumente aqui no Brasil quando se fala em América Latina.

    Nós somos isolados, foi isso que senti. Tanto os peruanos como os argentinos, chilenos que tivemos contato são muito conscientes da sua cultura, da política, de onde vieram. Isso é algo muito bonito e particularmente me fez pensar muito. Fomos muito bem recebidos em todos os lugares e esperamos voltar o mais cedo possível.

Rock On Stage: "Unpuzzle!" foi muito bem recebido pela imprensa e fãs brasileiros, além de ter sido lançado em países da Europa, Ásia e Estados Unidos pela Power Prog Records, como foi este contato com a gravadora e como incidem os elogios obtidos por veículos da Alemanha, Grécia e Estados Unidos na banda... até que ponto aumentam a responsabilidade para os shows e novos cd´s?
Fábio Caldeira:
Nós fomos indicados para a gravadora Power Prog por um contato em comum e eles pediram o disco para análise. Assim que ouviram, manifestaram interesse e acordamos o lançamento internacional do disco. Foi um sonho realizado, pois era nosso primeiro disco. O senso de responsabilidade já existe naturalmente no MaestricK, mas, saber como as pessoas do seu país e de outros continentes se sentem a respeito do disco reforça isso de forma que sabemos que não podemos deixar de buscar o nosso melhor sempre.

Rock On Stage: Aliás, vocês já pensam em uma turnê por algum destes países?
Fábio Caldeira:
Sem dúvida. Temos um cronograma de atividades com o Som do Darma, que gerencia toda a parte cultural e de "management" do MaestricK. Assim temos muitas atividades por realizar para turnê do "Solare", que já começa esse ano no último trimestre após o lançamento do disco.

Rock On Stage: No período pós "Unpuzzle!" e pré "Espresso Della Vita: Solare" vocês surpreenderam a todos e lançaram o EP "The Trick Side Of Some Songs", com versões de músicas de bandas que os influenciaram, peço para comentar como foram escolhidas músicas e quais possivelmente foram mais difíceis de serem recriadas no estilo do MaestricK.
Fábio Caldeira: Nós não queríamos um hiato muito grande entre um lançamento e outro, aí uma coisa que não nos tomaria muito tempo e poderíamos fazer de forma mais "leve", sem muitas pretensões, seria um EP com versões de músicas que nos influenciaram de alguma forma até ali.

    O tracklist foi escolhido a partir de músicas, de bandas clássicas, que já tocávamos nos shows e de algumas que tínhamos vontade de tocar. A que deu mais trabalho foi a do Yes, porque tivemos que fazer um medley que soasse como uma música única.

Rock On Stage: A capa de "The Trick Side Of Some Songs" é muito interessante e faz algumas referencias tanto à banda quanto ao Pink Floyd, te peço para comentar mais detalhes, além de dar os parabéns por realizarem um álbum ( que está disponível para download no site da banda ) em tributo com esta qualidade aos nomes que os influenciaram.
Fábio Caldeira: Muito obrigado Fernando! Esse projeto de um EP com versões entre um disco de inéditas e outro é algo que cogitamos fazer mais vezes quando for possível.

    Sobre a capa, é um personagem que representa o MaestricK e que recebe as músicas do lado esquerdo da cabeça e depois reflete as mesmas da forma que enxergamos as coisas. E é uma forma de homenagearmos essa capa icônica da nossa forma também. Foi feita pelo ilustrador Ricardo Chucky, que fez a capa do Unpuzzle! também.

Rock On Stage: O MaestricK atualmente é um trio composto por Fábio Caldeira ( vocais e piano ) Renato "Montanha" Somera ( baixo e vocal ) e Heitor Matos ( bateria e percussão ), sendo que os Danilo Augusto e Maurício Figueredo saíram da banda e no EP "The Trick Side Of Some Songs" vocês contaram com a presença do Rubinho Silva. Gostaria de saber qual(ais) o(s) motivo(s) de suas saídas da banda e como foi a escolha de Rubinho Silva para comandar - como convidado - a guitarra nesta gravação e em alguns shows.
Fábio Caldeira: Sair da banda foi uma escolha. Primeiro saiu o Danilo e um tempo depois o Maurício. Eles tinham outros objetivos na época e nós respeitamos. Foi só isso. Nessa época da saída, o Unpuzzle! não tinha sido lançado ainda, mas nós optamos por deixar as fotos deles porque não faria sentido tirar já que tinham feito parte de tudo até ali. O Rubinho é um amigo muito querido e um excelente músico, que nos ajudou muito em apresentações ao vivo e por isso o convite para ele participar do EP aconteceu.

Rock On Stage: Lógico que a tarefa de produzir um álbum melhor que o outro é um dos motivos que acredito que faça a banda procurar se superar, mas, neste projeto "Espresso Della Vita: Solare", pelas informações que estou recebendo da Som do Darma, a expectativa se torna grande, afinal, vocês estão trabalhando com Adair Daufembach, como tem sido os trabalhos? Inclusive, mergulhando no novo álbum, gostaria de saber, o que já é possível de antecipar sobre o conceito, a temática e a sonoridade do cd que será dividido em duas partes.
Fábio Caldeira: Sim, o Adair foi indicado pelo Gustavo Carmo, produtor do Unpuzzle! e de cara já rolou uma sinergia grande com ele. Foi um grande aprendizado. No momento, ele está entregando as mixagens das duas músicas que faltam, então estaremos finalizando todo o processo muito em breve. Sobre o conceito, o Espresso Della Vita é um projeto de dois discos, pois, é uma viagem de trem de um dia observada como uma metáfora para a vida. A primeira parte, que vamos lançar é a "Solare", com doze músicas representando as doze primeiras horas do dia, das seis da manhã até às cinco da tarde. Ela fala também do embarque do personagem, ou nascimento até o meio da vida.

Rock On Stage: Também estou sabendo que "Espresso Della Vita: Solare" terá a participação de sete músicos de países diferentes, como foram os contatos, o porquê e as escolhas de cada um? E não posso deixar também de mencionar a inclusão de 23 músicos diferentes nos instrumentos e corais que terão no disco, enfim, é um dos mais ousados projetos nacionais. E já estão nos planos da banda a realização de um show com o máximo de convidados, orquestra e corais, para um registro de um futuro DVD?
Fábio Caldeira: Assim como no Unpuzzle!, nós escolhemos pessoas que fossem acrescentar ao disco. A música que você se refere é a Hijos De La Tierra, que tem participação de vários músicos da América do Sul, que conhecemos na turnê do Unpuzzle!. Acho que nós somos naturalmente ousados em tudo o que fazemos, no sentido de não nos limitar e de não poupar esforços para chegar onde queremos. Se for espontâneo, respeitoso e justo, estaremos lá.

Heitor Matos: Nós fizemos muitos amigos durante os shows do Unpuzzle! e sentimos que o Solare era o momento certo de retribuirmos a amizade e unirmos as culturas e estilos, pra somar no resultado do disco. Com certeza é um plano nosso um DVD, não só com as músicas e participações do Solare, mas, também do Unpuzzle!. É um sonho que irá se realizar, com certeza!

Rock On Stage: Vivemos uma época em que a indústria da música está se transformando com todas as diversas mídias digitais, entretanto ainda existe os fãs que apreciam os álbuns físicos. Até que ponto toda essa tecnologia é benéfica, pois, no meu modo de ver ajuda na divulgação do nome da banda e prejudica nas vendas. Por outro lado faz as bandas necessitarem de se 'movimentarem' mais para conquistar os fãs fazendo shows. Trazendo tudo isso para a realidade do MaestricK, que no caso este prestes a lançar seu projeto de maior importância, como equacionar estes fatores?
Fábio Caldeira: Eu penso que a forma de vender, de comercializar a arte pode mudar, mas, a forma de concebê-la, não. Tem que ser genuína e feita com amor e dedicação. Essa é a nossa parte e é nisso que eu, particularmente, foco.

Rock On Stage: Quero deixar o espaço livre para suas considerações, agradecer pela entrevista além de desejar todo o sucesso para o MaestricK com este novo álbum "Espresso Della Vita: Solare".
Fábio Caldeira: Nós é que agradecemos, Fernando. Como disse na primeira resposta, é uma grande felicidade poder falar do MaestricK e do que ele representa pra gente. Eu desejo o mesmo pra você e todos que acompanham nosso trabalho e do Rock On Stage. O trem está chegando à estação e teremos muitas histórias para compartilhar com vocês. Um grande abraço e muita luz!

Mais Informações: www.MaestricK.com.br; www.facebook.com/MaestricK;
www.twitter.com/MaestricK e www.youtube.com/MaestricKofficial.

Por Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos a Susi dos Santos - Som do Darma
Agosto/2017

Voltar para Entrevistas