Entrevista com Troy Norr do THEM

"As pessoas adoram uma boa história e gostam de se divertir. Com o THEM, nós não fazemos apenas Rock no palco. Contamos uma história também."

    De uma banda que nasceu como um tributo ao King Diamond a um projeto estruturado com composições próprias baseadas em histórias de terror, assim é o THEM, que lançou há pouco tempo o debut Sweet Hollow ( confira resenha ).

    Na entrevista abaixo, o Rock On Stage conversou com o líder e vocalista Troy Norr sobre este primeiro álbum de estúdio, sobre como é a caracterização teatral dos shows da banda, sobre o Sweet Hollow, a influência do King Diamond no THEM, uma possível visita na América do Sul, o segundo álbum e vários outros temas que poderão serem conferidos nas linhas abaixo.

Rock On Stage: É um grande prazer poder conversar com você e lhe agradeço pela entrevista desde já. Vamos começar falando sobre o primeiro álbum de estúdio da banda, o "Sweet Hollow". Como foi o processo de composição? Qual foi a inspiração principal para as letras?
Troy Norr:
O prazer é meu por nos entrevistar, obrigado. Tenho respondido a muitas entrevistas e você é a primeira entrevistadora a fazer uma pergunta excelente como essa. Sweet Hollow é um álbum conceitual. No entanto, não pára por aí. Se o THEM lançar novas músicas no futuro, a história simplesmente continuará por diferentes períodos de tempo.

    A inspiração do mundo real vem dos últimos treze anos da minha vida. O personagem KK Fossor que eu represento na história é um paralelo de Troy Norr. Minha ex-esposa tinha me deixado há treze anos e, claro, levou meus filhinhos para longe de mim. Eu fui impedido de participar da infância deles e perdi muitos eventos porque não viveram comigo. Hoje, duas das três crianças vivem comigo, agora que eles são todos crescidos. Troy e KK, ambos experimentaram a perda de sua família, mas, a perda de KK é muito mais severa do que minha perda. Eu posso me assemelhar um pouco com a dor de KK.

Rock On Stage: O gênero da banda é o Heavy Metal Teatral, por conta da caracterização e performance vocal e no palco. Como é a preparação vocal para desempenhar tantas variações de timbre, que são exigidas nesse gênero?
Troy Norr:
Faço cerca de quinze minutos de aquecimento vocal, mas, a maior parte do meu tempo é gasto colocando a prótese facial, maquiagem e fantasia. Para estar totalmente preparado, eu preciso de um mínimo de duas horas.

Rock On Stage: Como tem sido a aceitação do álbum "Sweet Hollow" pela imprensa e pelos fãs?
Troy Norr:
A maioria dos repórteres e fãs adoram Sweet Hollow. Existem alguns que não entendem ou não apóiam o que fazemos. Isso é normal porque você não pode agradar a todos.

Rock On Stage: E qual o significado do título do cd "Sweet Hollow" e a origem do nome da banda?
Troy Norr: Sweet Hollow
é o nome do cemitério que a maior parte da história circunda. O nome da banda THEM é em homenagem a um dos maiores compositores da história do Heavy Metal, King Diamond. Em 2008, eu comecei uma banda tributo ao King Diamond / Mercyful Fate chamado THEM - The King Diamond Tribute.

    Em 2011, paramos de tocar e eu decidi que eu queria continuar em uma linha fora de King Diamond. Eu amava a palavra ELES ( ou THEM em inglês ) e escolhi usá-la para o projeto original que eu já tinha começado. Nenhum dos membros originais da banda de tributo está no line up atual do THEM.

Rock On Stage: Para você, quais são as melhores músicas do disco e qual a melhor para tocar ao vivo? Porque?
Troy Norr:
Minhas músicas favoritas são "Forever Burns", "Dead Of Night", "Down The Road To Misery" e "When The Clock Struck Twelve". Minha música favorita para tocar ao vivo é "When The Clock Struck Twelve" porque realizamos um sacrifício humano simulado no palco. A multidão enlouquece quando fazemos!

Rock On Stage: Esse álbum é o debut da banda THEM. Você também é vocalista de uma banda de Thrash Metal, o Coldsteel, desde 1987. Sendo o Thrash um gênero mais "comum", como você avalia a aceitação de bandas mais teatrais, com letras voltadas para histórias de terror, pois, não vemos tantas atualmente. Há espaço para bandas assim na atualidade ou há muitas dificuldades para conseguir um espaço?
Troy Norr:
Acho que se a banda é muito boa e tem uma boa história para contar, então sempre haverá um lugar para essas bandas. As pessoas adoram uma boa história e gostam de se divertir. Com o THEM, nós não fazemos apenas Rock no palco. Contamos uma história também.

Rock On Stage: A formação do THEM conta com músicos experientes, com diferentes histórias na estrada da música. Como é sua relação com os demais músicos, qual o clima da banda, seja em estúdio ou ao vivo?
Troy Norr:
Meu relacionamento é diferente com cada membro da banda porque todos têm personalidades diferentes. Eu amo todos eles e gosto de trabalhar com eles tanto no estúdio como ao vivo. Ser uma banda tradicional é difícil porque vivemos em dois continentes diferentes.

    A única vez que nos reunimos é em turnê. Ensaiamos separadamente e, em seguida, alguns dias antes da turnê fazemos tudo junto e em seguida, fazemos ao vivo. A primeira vez que tocamos ao vivo foi em Montreal, Quebec ( Canadá ) e foi tão especial. A partir de então, simplesmente funcionamos como uma banda.

Rock On Stage: A banda começou em 2008 como um tributo ao King Diamond, certo? Foram três anos e meio com esse conceito ( contando com participação dos membros da banda original Mike Wead e Hal Patino ). Fora obviamente o King Diamond, quais são as influências do THEM?
Troy Norr:
Sim, nosso início foi como THEM - The King Diamond Tribute. Mike Wead participou de algumas canções conosco durante nosso segundo show e Hal Patino se juntou a nós para os últimos quatro shows da banda. As influências variam.

    Acredite ou não, King Diamond é uma forte influência sobre a razão pela qual a banda se formou, mas, com o passar do tempo você verá que o grupo evoluiu em direções diferentes. Você pode dizer que as influências de cada membro da banda de THEM são diferentes apenas pela música que eles executam nas outras bandas em que estão. A banda é formada por músicos que executam Thrash Metal, Prog Metal e Death Metal. Que combinação, hein?

Rock On Stage: Vocês tem planos de shows no Brasil?
Troy Norr:
Nós ainda não temos planos de shows no Brasil. Trabalharemos com qualquer promotor que faça isso acontecer no futuro. Já fizemos shows nos Estados Unidos e no Canadá. Estaremos em vários países da Europa em maio de 2017. Há rumores de que a banda vá para a Rússia em 2018 e tenho certeza que entre 2017 e 2018 teremos planos para tocar em várias cidades da América do Sul.

Rock On Stage: Você tem algum hobbie que o ajuda a relaxar para enfrentar a rotina ocupada de músico?
Troy Norr: Sim, eu coleciono jogos de Arcade de tamanho real ( flipperama ) como Pac-Man e Donkey Kong... Às vezes eu conserto alguns ( ou tento.... risos ).

Rock On Stage: Como você avalia o momento que estamos vivendo na indústria da música, pois, os músicos infelizmente tem que conviver com downloads ilegais de álbuns, divulgações em várias plataformas virtuais. O que tem de positivo e negativo nisso tudo?
Troy Norr: O aspecto positivo disso é que cada vez mais pessoas vão ouvir a sua música. O aspecto negativo é que os fãs estão perdendo a posse de arte física. Se eu gosto de uma banda vou comprar definitivamente um cd. Se eu realmente gosto do álbum, vou comprar o vinil também! Eu sou dos velhos tempos e não há nada melhor do que abrir um disco de vinil. O olhar, o toque, o cheiro e o som são incríveis. Não há nada como isso.

Rock On Stage: Quais os planos para os próximos meses? Algum álbum novo será lançado?
Troy Norr:
Sou um homem ocupado nos próximos seis meses. Estou mudando de casa, ocupado com o meu trabalho fixo o dia todo, preparando-me para a turnê européia e começando a trabalhar no segundo álbum do THEM, por enquanto intitulado Manor Of The Se7en Gables. Nosso segundo álbum M7G mais do que provavelmente será lançado em 2018.

Rock On Stage: Muito obrigado pela entrevista, deixe uma mensagem aos leitores(as) do Rock On Stage.
Troy Norr:
Eu agradeço a atenção de todos no maravilhoso país que é o Brasil. Vida longa ao Heavy Metal e esperamos tocar para todos vocês em algum momento no futuro próximo! \m/ \m/

Mais Informações: https://them6.bandcamp.com/ e https://www.facebook.com/thembandofficial.

Por Carol Manzatti
Tradução: Carol Manzatti
Fotos: Bryan Matus ( Facebook Oficial do THEM )
Agradecimentos para Benjamin da On Line Metal Promo - www.onlinemetalpromo.com
Janeiro/2017

Voltar para Entrevistas