Com mais de 10 anos de estrada - 4 álbuns de estúdio ( Shema Israel, Papyrus, The Gate e Epiphany ) , mais um EP ( Terra Nova ), intermináveis mudanças na formação, o grupo de white metal Eterna, conta hoje com Leandro Caçoilo ( vocal ), Paulo Frade ( guitarra ), Jason Freitas ( baixo ), Paulo Henrique ( bateria ) e José Cardillo ( teclados ). Com extremo profissionalismo, banda lançou esse ano de 2007 o cd – em uma luxuosa embalagem digipack – e o dvd Eterna Live! ( Die Hard Records ), que mostra a banda em sua melhor forma. O vocalista Leandro Caçoilo nos conta tudo sobre esses lançamentos, entre outros assuntos.

Rock On Stage: O cd Eterna Live!  já teve sua primeira prensagem toda esgotada  e o dvd está próximo de se esgotar, o que mostra a grande força da banda. Como vocês vêem isso ? Já era esperado?
Leandro Caçoilo:
Em um ano em que a indústria fonográfica esta cada vez mais fraca por causa da pirataria, conseguimos mais um feito para a banda graças a Deus. As vendas estão indo muito bem e lógico que o dvd já era muito esperado pelos fãs da banda.

Rock On Stage: Vocês ficaram satisfeitos com o resultado final para esses dois formatos?
Leandro Caçoilo:
Como somos músicos exigentes a gente nunca esta satisfeito 100 % enquanto a performance individual, mas por se tratar de um disco ao vivo e sem overdubs ficamos felizes com o resultado. 

Rock On Stage: Como está sendo trabalhar com o pessoal da Die Hard?
Leandro Caçoilo:
Conheço o Fausto e o André há  anos e sempre quando o Eterna ia trocar de gravadora eu sempre os procurava, pois já tínhamos trabalhado juntos no projeto Hammlet. Além de serem excelentes pessoas e super honestos eles vestiram a camisa da banda. Depois de anos de conversas conseguimos chegar a este trabalho que marca um reinício na carreira do Eterna

Rock On Stage: Como foi para você o dia da apresentação da gravação do cd e dvd?
Leandro Caçoilo:
Nossa cara, para mim foi muito difícil pois no dia anterior eu estava tão nervoso que não consegui dormir nem uma hora se quer. Mas no final das contas, conseguimos superar as dificuldades realizando uma ótima performance.

Rock On Stage: ...até mesmo por que, no mesmo dia o Slayer se apresentou  em São Paulo...( N.E.:confira aqui cobertura com resenha e fotos ).
Leandro Caçoilo:
Quando marcamos o show da gravação do dvd junto com o pessoal da Die Hard ficamos sabendo da Expo music e do show do Slayer, tínhamos que arriscar um pouco pois sabíamos que o teatro só teria uma data disponível. Somente uns 6 meses depois então mandamos bala e graças a Deus deu tudo certo.  

Rock On Stage: O Eterna surgiu como uma banda de hard, foi em direção do metal, flertou com o prog e hoje em dia, tem todas essas influências explícitas de uma só vez  em seu som. Você acha que a banda finalmente encontrou a sua cara?
Leandro Caçoilo: Com certeza o Eterna é uma banda que consegue ter identidade própria em um mercado super saturado e com desenvoltura. 

Rock On Stage:Uma coisa legal, foi que após a saída do baterista Danilo Lopes ( que também era vocalista ), você se revelou como um dos melhores vocalistas do Brasil, fazendo muita gente pensar que ele “podava” você enquanto estava na banda. Isso de fato ocorria?
Leandro Caçoilo: Muito obrigado pelo elogio! Bem as vezes eu me sentia podado sim, mais ao invés de brigar ou ficar chateado eu tentava trabalhar honestamente e fazer o meu melhor sempre.  

Rock On Stage: Muita gente até hoje não sabe o que de fato ocorreu quando ele deixou a banda. Qual foi realmente o motivo da saída  dele ? Foi amigável ?
Leandro Caçoilo:
Ocorreram várias coisas desagradáveis antes da saída do Danilo. Ele sempre foi muito instável como pessoa, até que um dia, ele acabou partindo pra cima do Paulo Frade e isto foi demais para todos nós, não dava mais mesmo para trabalhar ao lado dele. Mas lógico que não foram só maus bocados ao lado dele. Pode ter certeza que os bons momentos ficam no coração e os maus agente tenta esquecer . 

Rock On Stage: ... e por falar nisso, vocês mantém algum contato atualmente? Você chegou a ouvir o trabalho atual dele, o Ceremonya? O que você achou?
Leandro Caçoilo: Escutei sim mais eu não gostaria de falar nada a respeito.  

Rock On Stage: Mesmo sendo uma banda com uma imensa legião de fãs, o Eterna quase não se apresenta com tanta freqüência ... Porque?
Leandro Caçoilo: Temos uma estrutura de show até que razoável e para arcarmos com todos estes custos resolvemos aumentar o cachê para oferecermos um show de qualidade para a galera. E isto reverteu no número de shows que diminuíram sim, mas agora podemos oferecer o mínimo de estrutura para um show do Eterna com qualidade.  

Rock On Stage: Vocês tem algum tipo de restrições quanto a tocar com bandas de Black Metal por exemplo?
Leandro Caçoilo:
Não temos e sempre estaremos preparados para tocarmos ao lado destas bandas. O Heavy Metal é rico em vertentes e acho que tem espaço para todo mundo. 

Rock On Stage: Mesmo sendo uma banda de White Metal, e tendo muita gente de outras vertentes do Metal contra a banda, existem também divisões entre católicos e evangélicos. Sendo uma banda católica, vocês encontram resistência por parte do público evangélico? E com os fãs de Metal em geral?
Leandro Caçoilo:
Graças a Deus não! Aliás o público evangélico e secular da banda tem crescido muito durante os anos. 

Rock On Stage: A entrada do tecladista José Cardillo ( Abstract Shadows, ex-Holly Sagga, etc... ) parece ter deixado a banda muito mais à vontade e  por conseqüência disso, muito mais criativa - inclusive nos antigos arranjos. Como foi que vocês chegaram até ele?
Leandro Caçoilo:
Eu conheço o “” há  anos e quando o Rafa ( Rafael Agostino, ex-teclasdista ) falou que gostaria de sair para cursar a faculdade, pensamos nele na hora, por ser excelente músico e uma pessoa de muito caráter, pois  para ser do Eterna isto é primordial.

Rock On Stage: Tanto o cd, quanto o dvd Eterna Live! possuem músicas que não entraram tanto em um, como no outro. Você acha que os fãs levaram de boa, adquirindo os dois formatos?
Leandro Caçoilo:
Acho que a galera aprovou sim, mas lógico que não dá para agradar a todos. Quanto aos bônus, foi idéia do Fausto e do André, para fazermos os dois materiais exclusivos. 

Rock On Stage: Sendo Eterna Live! um grande sucesso e próximo de esgotar a tiragem em dvd, existe a possibilidade desse material ser lançado num mesmo pacote, contendo cd e dvd ?
Leandro Caçoilo:
Estamos conversando com o pessoal da Die Hard para lançarmos um box do Eterna contendo estes dois formatos e quem sabe aí, com alguma coisa à mais. 

Rock On Stage: O guitarrista Paulo Frade sempre foi responsável pelas capas e o trabalho gráfico dos discos anteriores, só que dessa vez, vocês optaram por trabalhar com o renomado artista Gustavo Sazes ( Abstrata.net ). Qual sua avaliação para o trabalho final? Vocês pretendem continuar com o Gustavo para as próximas ilustrações ?
Leandro Caçoilo:
Foi muito bom trabalhar com o Gustavo, pois além de ser super gente fina fez um grande trabalho e com certeza ele estará nos próximos trabalhos da banda. 

Rock On Stage: Paralelo ao Eterna, você canta na banda Columbia Rock. Como é o seu trabalho nessa banda?
Leandro Caçoilo:
O Columbia Rock é uma grande banda, que esta na ativa a vinte e sete anos e o Wallace me convidou para fazer parte dela. Estou muito feliz por estar trabalhando com excelentes músicos da noite paulista. Tocamos Led, Purple, Queen, Journey, etc, que é a melhor escola para um vocalista de rock. Quem quiser conhecer melhor o trabalho desta banda é só acessar www.columbiarock.com.br

Rock On Stage: Epiphany, o último trabalho de estúdio, é sem dúvidas o melhor trabalho do Eterna. O novo disco será na mesma linha? O que você pode adiantar sobre o novo material do Eterna?
Leandro Caçoilo: Com certeza estamos com planos para o ano que vem de lançarmos dois discos de uma vez. É só ficarem  ligados no site da banda, para ficarem sabendo destas e de outras novidades.

Rock On Stage: Como foi que surgiu o convite para você participar da Opera Rock Soul Spell? Você  é o personagem principal da história?
Leandro Caçoilo:
O projeto pintou através  do idealizador Heleno Vale, que me convidou, acho que uns três meses antes de tudo começar. Eu vi que ele era um cara pé no chão e aceitei na hora. Sou o personagem principal da historia e fiquei muito feliz, porque tem muito cara bom neste Brasil e eu ser escolhido foi uma surpresa, mesmo! Agradeço ao Heleno por ter confiado em meu trabalho. Foi uma honra participar deste grande disco.

Rock On Stage – Para encerrar , deixe uma mensagem para quem acessa o Rock On Stage .
Leandro Caçoilo:
Gostaria de agradecer ao espaço cedido. E a todos os fãs, por acreditarem sempre nesta banda, que nos apóiam nos melhores e piores momentos. Convido a todos que não conhecem a banda a acessar o site onde você pode encontrar a seção de downloads para conhecer o som da banda. Muito obrigado ! God bless you !

Site: www.eterna.com.br  

Por Luciano Alemão

Voltar para Entrevistas