Entrevista com Marcos do Holocausto!!!

    Neste final de setembro estive conversando com Valério Exteminator, guitarrista da banda Holocausto que recentemente " voltou ao front ". Na entrevista que você acompanha abaixo, conversamos sobre as dificuldades que existiam no início da banda em 1985, como foi a retorno aos trabalhos, as diferenças que existem na cena metálica mineira dos anos 80 para os dias atuais, o novo trabalho De Volta Ao Front ( leia resenha aqui ), influências, participações no novo trabalho, planos para o futuro e muito mais, confiram:

Rock On Stage:  Para começar conte-nos um pouco da história do Holocausto, especialmente para as novas  gerações que ainda não conhecem a banda e peço também para nos dizer o que significou para a banda ter participado do início da cena metal de BH.
Valério Exterminator:
O Holocausto foi formado em 1985 em Belo Horizonte por Marco, Rodrigo e eu. Com a formação: Nedson ( bateria ), Marco ( baixo ), Rodrigo ( vocal ) e Valério ( guitarra ) compõem a primeira música chamada Massacre; antes da gravação para a demo tape da Cogumelo para a seleção de bandas que participariam da coletânea Warfare Noise; o baixista Marco morre em um lamentável acidente ( N.E.: ele infelizmente morreu afogado em um acampamento com os integrantes e amigos do Holocausto ). Em seu lugar entrou o Anderson. Em 1986, participamos ao lado de Chakal, Sarcófago e Mutilator da Warfare Noise, com as músicas Escarro Napalm e Destruição Nuclear. No dia 19 de abril de 1986, o Holocausto faz sua primeira apresentação na cidade de Jeceaba ( interior de MG ), abrindo para o Freax ( BH ).

    Devido ao visual e letras da banda, o guitarrista Mark ( Chakal ) define o estilo do Holocausto como War Metal, sendo aceito de imediato pelos integrantes da banda. A primeira banda que se tem notícia no mundo a assumir o estilo WAR METAL!. Em 1987, gravamos o Campo de Extermínio onde adotamos a postura de relatar os conflitos da humanidade ( 2ª Guerra Mundial, guerra do Vietnã, terrorismo, nazismo, etc ). Campo de Extermínio é considerado um clássico do metal mundial. Quando preparávamos o segundo vinil, eu saí por motivos particulares. Enquanto estive fora da banda, nos anos de 1988 à 1994, o Holocausto teve várias formações e gravou 3 CDs. No dia 18 de Dezembro de 2004, eu,  Rodrigo e Anderson nos reunimos em estúdio para o primeiro ensaio após 10 anos de término da banda. Com a formação original, como War Trio ( o mesmo de 1986 ).

    Sem dúvida é muito importante o Holocausto fazer parte da primeira geração do metal nacional, após 20 anos de formação, a banda atualmente tem fãs de 14 anos de idade e mantém os fãs de mais de 40 anos, acho isso extremamente importante.   

Rock On Stage: Neste período inicial o que era mais difícil? Porque eu sei que tinham muitos problemas ( e embora esteja melhor ) ainda temos muitos problemas quando vamos realizar um show de heavy metal, ainda mais quando estamos fora dos grandes centros. 
Valério Exterminator:
Naquela época difícil mesmo eram os instrumentos e os pedais, já que não havia acesso aos importados e os nacionais eram extremamente aquém para o estilo de música metal. O local de ensaio também era problema, pois tínhamos que ensaiar no quarto de alguém da banda. Atualmente penso que os problemas estão voltados para a falta de profissionalismo das bandas, dos produtores e das gravadoras, ainda muito amadoras. Não sabem vender seu produto e o produto que vem de fora acaba por parecer melhor, devido a competência dos envolvidos na gravação e divulgação das bandas. 

Rock On Stage: Vocês estiveram num hiato de 10 anos fora da mídia, quais os motivos que levaram ao retorno? E como isso aconteceu, foi algo como, um ligou para o outro e disse: "vamos voltar com a banda" ?
Valério Exterminator:
Foi exatamente assim! O Anderson Guerrilheiro me ligou avisando que a Cogumelo desejava lançar o Campo de Extermínio em CD, e assim que ele acabou de falar, eu pedi para ele perguntar ao Rodrigo se ele tava afim de voltar, pois eu ansiava por esse retorno há muitos anos, apenas os compromissos foram atrasando essa decisão. 

Rock On Stage: Quais diferenças você aponta para a cena mineira da segunda metade dos anos 80 para os dias de hoje? Existem bandas que você destacaria que estão mantendo o legado underground ativo?
Valério Exterminator:
A grande diferença é que com o fim das bandas dos anos 80, onde havia união entre punks, hardcores, black, death e thrashers. Os novos bangers e as bandas que surgiram não souberam manter essa união, entenderam que deveria haver separação e assim houve enfraquecimento da cena, aliado a isso, os espaços de shows foram fechando as portas para shows devido aos prejuízos com a quebradeira sem sentido. Atualmente existem muitas bandas que realmente estão mantendo o legado, mas ainda distante de reviver os anos 80 e não os culpo por isso, afinal tudo está em movimento o tempo todo, não há como reviver os anos 80, mas acredito que com o retorno das bandas, aos poucos poderemos passar o porque da cena dos 80 ter atingido proporções tão grandes no mundo underground.  

Rock On Stage:  O Holocausto está voltando da forma que começou, formação clássica e com um disco que remete ao primeiro e aclamado álbum Campo De Extermínio, quais diferenças você aponta entre este novo álbum e os primeiros ?
Valério Exterminator:
A grande diferença sem dúvida está numa maior influência do hardcore e nos vocais, que agora são divididos pelos três. 

Rock On Stage: Dentro dessa volta as origens da banda, vocês mesmos optaram por realizar todos os trabalhos ( gravações, mixagem e masterização ) junto com João Marcelo ( ex-baixo do Holocausto ) e Rossano ( ex-vocalista ).  O fato de eles serem ex-membros facilita para saber o que vocês queriam no estúdio?
Valério Exterminator: Sem dúvida, estávamos com as tropas do Holocausto unidas e assim a sintonia de idéias fluía sem problemas, todos nós ( atuais e ex ) integrantes sabemos exatamente qual a proposta do Holocausto.

Rock On Stage: É melhor realizar o trabalho de gravação do cd em poucos dias e deixá-lo como se fosse uma apresentação ao vivo ? Por quê?
Valério Exterminator:
Sim, já estávamos ensaiando essas músicas desde o dia 18 de dezembro de 2004, ou seja, não havia muito o que fazer, a não ser, achar a sonoridade e alguns poucos arranjos. O Holocausto é uma banda objetiva, seu som é cru, vai direto onde tem que ir, não pega atalhos, a mensagem é dada e recebida de prontidão. O nome do CD já diz tudo estamos “De Volta Ao Front ”

Rock On Stage: Para compor o álbum De Volta Ao Front, quais bandas ou obras vocês se inspiraram mais? O disco tece ótimas críticas como nas letras de Direitos Desumanos, Miséria Humana, Resista ( para mim, um hino clamando a lutar pelo o que é certo ).  
Valério Exterminator:
Eu particularmente ouvi: DRI, SOD, Slayer ( Undisputted Atitud ), Sodom ( In The Sign Of Evil e Obssessed By Cruelty ) Celtic Frost, Discharge e Holocausto ( Campo de Extermínio ). 

Rock On Stage: A música Freedom Of Speech que é sobre a liberdade de expressão. Nos dias atuais, você pensa que a humanidade tem como expressar suas opiniões mesmo nos países que vivem numa democracia como é o caso do Brasil ou ainda sofremos algum tipo de repressão?
Valério Exterminator:
 Sim a repressão está presente a todo momento, assim como a guerra, a doença, a miséria, a violência, a corrupção, a fome....mas o que vamos fazer? Cruzar os braços e esperar o fim da humanidade ou o retorno de um Messias? Cada um tem sua parte no caos atual, então que cada um faça a sua parte para reverter a situação. Devemos parar de culpar as entidades e percebermos que elas são feitas por seres humanos, então devemos conscientizar o ser humano das suas responsabilidades, a escolha de evoluir através da dor e sofrimento é direito de cada um, mas isso afeta toda a humanidade.  

Rock On Stage: Conte-nos um pouco de como foram as participações de Vladmir Korg ( Chakal ) e Sílvio SDN ( Mutilator ) na música Warfare Noise que fecha brilhantemente o disco ?
Valério Exterminator:
  Liguei para os três ( incluindo o Wagner ), todos se mostraram muito honrados com o convite e entenderam o real motivo da proposta, apenas o Wagner não aceitou. Foi perfeito a participação em estúdio de nossos verdadeiros amigos Korg e Sílvio, no início a letra seria em inglês, mas tanto o Korg quanto o Sílvio disseram: ” se é Holocausto de volta as origens, então a letra tem de ser em português ” . 

Rock On Stage: Quais as idéias que vocês quiseram passar ao colocar em De Volta Ao Front várias palavras em sânscrito?
Valério Exterminator:
Foi minha idéia, pois no ano de 2004 me formei em Yoga e o sânscrito é a língua  oficial do Yoga. Percebi que a sonoridade de algumas palavras encaixariam perfeitamente na proposta do Holocausto e os integrantes gostaram bastante da idéia, foi minha humilde homenagem ao Yoga.

Rock On Stage: Particularmente gostei muito do novo álbum De Volta Ao Front, gostaria de saber como os fãs e a gravadora Cogumelo Records ( que novamente acreditou no potencial do Holocausto ) estão recebendo o novo trabalho e aproveito ainda para lhe perguntar como são os shows deste retorno?
Valério Exterminator:
Acredito que aos poucos os bangers que tinham na mente que o Holocausto por voltar com a formação de 1986, faria um CD bem ao estilo do Campo, entenderão o De Volta Ao Front, isso é fácil de pensar e fácil seria fazer algo assim, mas nossa proposta de sermos honestos conosco, nos fez direcionar o De Volta Ao Front às nossas mais íntimas inspirações ( punk, hardcore e crossover ). Aqueles que já entenderam a posição da banda estão afirmando que o De Volta Ao Front já é um clássico e muitos estão apontando ele como superior ao Campo. A Cogumelo também entendeu nossa posição e apostou no CD.

    Quanto aos shows estão acontecendo aos poucos, nosso set list consta de cinco músicas do Campo, sete do De Volta Ao Front e uma nova chamada Warcore ( nome do novo CD que deveremos gravar ano que vem ). 

Rock On Stage: No dia 11 de novembro vocês estarão fazendo o show para comemorar os 20 anos da histórica coletânea Warfare Noise I  ( que marcou o primeiro registro oficial do Sarcófago, Chakal, Holocausto e Mutilator ). Quais são as expectativas e surpresas para da banda este show ?
Valério Exterminator:
As expectativas são as melhores possíveis, vamos mostrar para os bangers do Brasil e do exterior ( será gravado um DVD para divulgação no exterior ) porque o Holocausto tem uma energia própria no palco, porque somos uma banda de War Metal com influências do Hardcore. A surpresa? Quem for ao show verá ( hauhauhauuauah ). 

Rock On Stage: Uma curiosidade, o estilo do Holocausto é War Metal, gostaria de saber se vocês se interessam por assuntos militares e lêem livros, revistas, vêem vídeos sobre armas, aviões, tanques, guerras, etc.?
Valério Exterminator:
 Sim, todos lêem sobre o assunto, afinal nos interessa não só por sermos War Metal, mas também por sermos habitantes desse Planeta Guerra. Nossa fonte de inspiração ( letras ) está nos livros, vídeos, tudo relacionado ao assunto.  

Rock On Stage: Quais são os planos para o futuro a para esse retorno "ao front" do Holocausto? No site da banda vi que vocês estão preparando dois DVD´s caseiros.
Valério Exterminator:
Sim temos 2 DVD’s praticamente prontos só esperando o momento melhor para lançamento. Nossos planos são gravar o CD Warcore ( para o ano de 2007 ), continuar divulgando o De Volta Ao Front principalmente em shows. 

Rock On Stage: Quero agradecer a você em nome do Rock On Stage pela entrevista e deixo o espaço para você deixar o seu recado para os velhos e os novos fãs do Holocausto. 
Valério Exterminator:
A batalha continua, no dia a dia travamos uma guerra interior, temos o inimigo dentro de nós, temos a destruição, a miséria, a dor, a doença, a ignorância, o sofrimento, a morte, todos dentro de nós. Como devemos vencer o inimigo? Onde  e como cada um de nós têm colaborado para o caos atual? Entrem nos sites: www.holocaustowarmetal.kit.net e www.myspace.com/holocaustowarmetal e dê sua opinião. Hail Fernando e agradecemos pela oportunidade e pelas suas perguntas, que foram muito bem direcionadas, valeu Rock On Stage.

Mais Holocausto: Site: www.holocaustowarmetal.kit.net
E-mail: holocaustowarmetal@gmail.com
Resenha de De Volta Ao Front

Por Fernando R. R. Júnior 
Agradecimentos a Alexandre Oliveira
Obscura
Arte Press

Voltar para Entrevistas