A banda de heavy metal Liar Symphony já nos presenteou com quatro ótimos trabalhos a saber: Affair Of Honour ( 2000 ), The Symphony Goes On ( 2001 ), Spirit Machine ( 2004 ), Choose Your Side ( 2005 ) e o álbum ao vivo Choosing The Live Side ( 2006 ). Este último ganhou sua versão em DVD intitulado Choosing The Live Side  ( veja detalhes aqui ). Na entrevista que tive o prazer de realizar com guitarrista Pedro Esteves ( um dos criadores do Liar Symphony ) por e-mail em setembro de 2009, conversamos sobre os detalhes e curiosidades acerca do DVD e também sobre temas como: a abertura do show do Saxon em 2002, a troca de bateristas ocorrida a quinze dias antes da gravação do DVD, as dificuldades que uma banda encontra para gravar um DVD ao vivo no Brasil, a saída do baixista Fernando Tavares, curiosidades e muito mais. Confiram os detalhes abaixo!!!

Rock On Stage: Vou te pedir para fazer um breve resumo de tudo que aconteceu nestes anos de Liar Symphony.
Pedro Esteves:
Bom, o Liar Symphony começou em 93, mas nós só começamos a tocar mesmo a partir de 95 quando já estávamos com a banda formada. De lá para cá muita coisa aconteceu, nós lançamos duas demos, uma em 94 e outra em 97. Com essa última nós conseguimos certo reconhecimento no cenário da época. Abrimos os shows do Mercyful Fate e do Savatage em 98, o que chamou a atenção da mídia especializada e das gravadoras. Assinamos então em 99 o nosso primeiro contrato para lançarmos o primeiro disco com a Megahard Records, gravadora pela qual nós lançamos os dois trabalhos seguintes. Tivemos o nosso trabalho lançado no Japão e Europa, o que nos ajudou muito a solidificar o nome da banda não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Até hoje já lançamos quatro cds de estúdio, um ao vivo, um DVD, sendo que os últimos lançamentos fora feitos pela Encore Records, e continuamos na batalha diária que é ter uma banda de Heavy Metal no Brasil, o que não é uma tarefa das mais fáceis.

Rock On Stage: Quais lembranças da abertura do show do Saxon em maio de 2002 em São Paulo/SP e qual a importância que essa abertura teve para o crescimento da banda?
Pedro Esteves:
Abrir o show do Saxon foi com certeza um dos pontos altos da nossa carreira. Nós estávamos num dia muito bom, o show foi maravilhoso e a recepção do público também. Abrir um show de uma banda importante é sempre muito bom para a divulgação de um trabalho. Eu costumo dizer que a carreira da banda começou a deslanchar depois que nós abrimos os shows do Mercyful Fate e do Savatage em 98. Até então nós não tínhamos muita expressão no cenário nacional, mas com a divulgação dos shows, e por termos feito boas apresentações, isso foi crucial para despertar o interesse das pessoas em conhecerem a nossa música. Por isso para o Liar Symphony, fazer abertura de shows internacionais, sempre foi muito positivo e nos trouxe ótimos resultados.

Rock On Stage: Como está sendo a aceitação do público e crítica com relação ao DVD? E as vendagens estão de acordo com o esperado?
Pedro Esteves:
Todos os comentários que nos recebemos ou que foram feitos em revistas e sites têm sido maravilhosos. Acho que todos entenderam a mensagem do DVD. Choosing The Live Side foi um DVD feito com muita raça e dedicação, quase sem apoio nenhum. Foi um trabalho feito para aqueles que acompanham a nossa carreira a tantos anos, fãs e amigos fiéis a quem devemos todo o nosso respeito e consideração por apoiarem o nosso trabalho. Eu acho que essa sinceridade do trabalho ficou latente e todos conseguiram percebê-la, por isso temos obtido ótimas notas e comentários a respeito do DVD e do cd ao vivo, o que nos deixa muito orgulhosos e com a sensação de dever cumprido. 

Rock On Stage: No Japão, onde a banda sempre teve uma boa aceitação, como foi a recepção do DVD Choosing The Live Side?
Pedro Esteves:
O Japão ainda é um mercado muito forte e por isso tem uma importância muito grande para as bandas do mundo inteiro. Esse país tem sido muito generoso com o Liar Symphony desde o nosso primeiro cd. O Japão foi o primeiro país a lançar um cd nosso, fora o Brasil. Eles foram os primeiros a acreditar no Liar quando ainda não éramos ninguém.  E tem sido assim durante toda a nossa carreira. Todos os trabalhos que lançamos são vendidos lá, sempre são bem aceitos e tem boas críticas. O Japão é um dos países mais importantes para o rock mundial, e nós ficamos muito felizes por eles terem nos acolhido desde o início da nossa carreira.

Rock On Stage: Após quatro discos de estúdio, vocês sentiram que era o momento certo para gravar um cd ao vivo e posteriormente um DVD?
Pedro Esteves:
Sentimos que era o momento certo. O Liar Symphony sempre fez shows eletrizantes com efeitos e produção, e nós queríamos que mais pessoas tivessem a oportunidade de conhecer a banda no palco. Depois de quatro discos de estúdio muitos fãs nos perguntavam quando nós lançaríamos algo ao vivo, então nós decidimos que era à hora, nos preparamos e fizemos esse memorável show, que nunca mais sairá das nossas mentes, no dia 02 de dezembro de 2006, e registramos ali o cd e DVD ao vivo que sairiam nos dois anos seguintes.

    Foi tudo muito difícil. Quem toca Metal no Brasil sabe do que eu estou falando. Gravar um cd e DVD ao vivo em uma única apresentação é uma coisa muito louca. Nós quase piramos de tanta responsabilidade. Nada podia dar errado, nós não tínhamos a chance de fazer de novo. Tivemos muitos problemas técnicos no dia, o show atrasou quase três horas, mas no final deu tudo certo e o cd e o DVD estão aí para quem quiser conhecer o Liar Symphony melhor.

Rock On Stage: Gostaria que você comentasse um pouco a troca dos bateristas ocorridas há quinze dias da gravação do DVD.
Pedro Esteves:
Esse foi um momento muito delicado da nossa carreira. O Miro que tocava com o Liar há 11 anos, estava com uns problemas particulares. Ele já havia nos dito que teria que sair da banda algum tempo antes da gravação do DVD. Então nós chegamos a um acordo com ele que ele faria toda a tour e gravaria o DVD com a banda, como uma forma de despedida. Acontece que mais ou menos um mês antes da gravação, a situação ficou insustentável e nós tivemos uma conversa franca com ele, e ele resolveu sair antes da gravação. Essa foi talvez uma das conversas mais difíceis que nós tivemos durante todos esses anos de banda. O Miro é como um irmão para nós, e nenhum de nós queria que ele tivesse saído do Liar, mas na vida nem tudo é como nós queremos e não houve alternativa. Mas para a nossa sorte nós achamos o Anderson. O Anderson é um amigo de longa data e quando tudo aconteceu, ele foi a nossa primeira e única alternativa, pois nós sabíamos que era uma “bucha” para qualquer baterista tirar todo o material para gravar um DVD em única apresentação, e tudo isso em apenas duas semanas. Nós o chamamos e jogamos a responsabilidade nas mãos dele, nós dissemos pra ele “você acha que consegue segurar essa bucha e estar pronto para gravar um DVD daqui a 15 dias?!”, então ele pensou um pouco e disse, “eu dou conta”.

    E é isso, o resto pode ser conferido no DVD. O Anderson deu conta do recado, mandou muito bem no DVD e no cd ao vivo. Em minha opinião o Anderson é um dos melhores bateras de Metal do Brasil.

Rock On Stage: Ainda sobre mudanças na formação, porque Fernando Tavares deixou o Liar Symphony? Pelas imagens do DVD sentia-se que a formação havia se estabilizado, e já foi encontrado um substituto?
Pedro Esteves:
Bom, o Fernando saiu da banda porque ele quis se dedicar a dar aula. Ele é um cara bem eclético, curte vários estilos, e pra ele tocar numa banda de Metal, exclusivamente, não o satisfaz como músico. Então ele foi se dedicar a dar aula e pesquisar sobre o seu instrumento.

    Na verdade não foi encontrado um substituto, quem voltou para banda foi o Marcos Brandão, baixista original do Liar, que gravou todos os nossos trabalhos de estúdio. Ele inclusive participou do DVD como convidado. Quando o Fernando entrou para a banda, foi porque o Marcos estava com problemas pessoais e teve que se afastar para cuidar deles. Quando o Fernando saiu, nós fizemos vários testes com baixistas, mas não encontramos o cara certo, então eu liguei pro Marcos pra saber como ele estava e como estava a sua vida. Então eu perguntei pra ele se ele queria se juntar ao Liar Symphony novamente, e ele me respondeu “quando tem ensaio!?!”. E é isso, estamos muito felizes com a volta do Marcos, que já está de volta há dois anos na banda, e é um irmão nosso. 

Rock On Stage: Pedro você assina a produção do DVD, sabemos que vocês fizeram muito mais que isso, mas, quais frutos lhe trouxeram essa experiência de produzir Choosing The Live Side?
Pedro Esteves:
Bom, eu já trabalho produzindo bandas há alguns anos. Tenho o meu estúdio que é o Masterpiece Digital Studio, onde inclusive foi produzido o último trabalho de estúdio do Liar, o Choose Your Side ( 2005 ), mas produzir um DVD e cd ao vivo, é coisa pra louco.  Nós gravamos esse DVD em única apresentação, ou seja, não havia espaço para que nada saísse errado, pois se isso acontecesse, nós perderíamos a gravação. Quem já gravou algo parecido sabe do que eu estou falando. Geralmente as bandas gravam pelo menos duas apresentações para fazer um DVD, para que possa ser refeito no outro dia o que deu errado no primeiro. Mas nós não tínhamos essa possibilidade, era tudo ou nada.

    Foi tudo muito tenso, principalmente pra mim que assino a produção, pois além do nome da banda que estava em jogo, estava também o meu nome como produtor. Mas aquele dia foi mágico, deu tudo certo. O show que você assiste no DVD, é exatamente o que aconteceu no dia. Nenhuma música foi repetida para que fosse gravada novamente, nem nada foi “maquiado”  para ficar mais bonito no DVD. Esse era um dos pontos principais para mim como produtor desse trabalho, eu queria que quem assistisse o DVD, tivesse a sensação de que realmente estava no show do Liar Symphony. Por isso nós fizemos questão de deixar alguns “errinhos”  que acontecem em todo o show, mas que você não vê na maioria dos DVDs, porque eles são na grande maioria refeitos em estúdio.

    Para mim como produtor, foi uma experiência muito enriquecedora, e um desafio em tanto, e isso só veio a somar tanto para mim como produtor como para a banda como um todo.

Rock On Stage: Quais lembranças e eventos mais marcaram a banda no dia de gravação?
Pedro Esteves:
As lembranças são as melhores possíveis. Como eu te disse, tirando a tensão causada pela responsabilidade, o resto foi mágico naquele dia. Ver os nossos fãs reunidos, ingressos esgotados, a emoção de estar ali registrando algo que iria ficar pra sempre nas nossas mentes, e na nossa discografia. A emoção de ter alguns ex-integrantes tocando novamente com a banda. Foi demais. Eu lembro que em alguns momentos, nós nos olhávamos no palco e a energia era tanta naquele dia, que nós nos emocionamos várias vezes durante o show, com os gritos dos fãs, que gritaram e cantaram todas as músicas, e também pela satisfação e sentimento de realização que nós estávamos tendo em fazer aquele show. Essa será uma noite inesquecível para nós.

Rock On Stage: O set list do DVD começa com músicas do álbum Choose Your Side e passa por músicas de todos os discos do Liar Symphony em ordem cronológica, isso foi intencional para que uma nova geração de fãs que comprarem o DVD possa conhecer mais sobre a discografia da banda?
Pedro Esteves:
Você não imagina como foi difícil fazer o set-list desse show. Nós chegamos a fazer uma votação na Internet para os fãs escolherem as músicas que eles queriam ver no DVD. Então nós nos baseamos nas escolhas dos fãs e também nas músicas que nós já sabíamos que ficariam com um clima legal ao vivo. Nós queríamos colocar músicas de todos os discos não só para divulgar todos os trabalhos, mas também para fazer um show que abrangesse toda a nossa carreira, e a melhor forma de fazer isso era passar por todas as fases da banda durante o show. A resposta do público foi demais, os fãs enlouqueceram quando nós tocamos algumas músicas como, "Die But Don´t Lose" e "Revolution", que são músicas que nós nunca tocamos nos shows.

Rock On Stage: Pelos extras do DVD percebe-se que o show de gravação foi bem maior do que as músicas do set list final do DVD, porque vocês decidiram incluir apenas estas músicas e não todas apresentadas naquele dia 02 de dezembro? 
Pedro Esteves:
Na verdade todas as músicas que nós tocamos no show estão no DVD. Apenas três músicas que são "Spirit Machine", "Slaves of Tomorrow" e "Soldiers Dream", foram colocadas nos extras junto com as entrevistas. Essas três músicas tiveram problemas técnicos na gravação, e ficaram impossibilitadas de serem colocadas no show, então como nós queríamos colocar pelo menos os trechos em que o áudio e a imagem estavam sem problemas, a saída foi colocá-las em partes misturadas com as entrevistas.

    Fora isso teve o cover do Iron Maiden Flight of Icarus  que não entrou no DVD por questões burocráticas da gravadora, mas está disponível no Youtube  ( veja aqui ) para quem quiser ver.

Rock On Stage: Foi muito positiva a atitude de incluir depoimentos dos ex-integrantes, isso caracterizou mais o clima de família no DVD, quando vocês tiveram a idéia de ‘colocar todo mundo para falar’?
Pedro Esteves:
A idéia surgiu quando nós estávamos bolando como ia ser a parte dos extras do DVD. Lembro-me que em uma das reuniões que nós fizemos, pintou essa idéia, que foi aceita prontamente por todos. Esse clima já tinha rolado no show com a participação dos ex-integrantes, então nada mais natural que esse clima continuasse nas entrevistas. Então eu convidei os caras, e eles aceitaram de cara participar. Foi um dia muito especial, nós gravamos as entrevistas todas no mesmo dia, no meu estúdio. Foi muito legal ter todos reunidos naquele dia, trocando idéias e lembrando de várias coisas que nós passamos.

    Fica evidente para quem assiste essa parte do DVD que nós somos todos irmãos, que por motivos da vida não estamos mais juntos nessa batalha, mas que de uma forma ou de outra, mesmo os que não participam mais fisicamente do Liar Symphony, torcem pela banda e estão de alguma forma envolvidos com a nossa história.

Rock On Stage: Nos extras é contada a origem do nome Liar Symphony, gostaria que você a recontasse aqui novamente, pois é bastante interessante.
Pedro Esteves:
Essa história é mais ou menos como acontece em todas as bandas quando estão começando. Nós estávamos começando a compor as primeiras músicas e precisávamos de um nome pra banda. Aí surgiram listas e mais listas de idéias, algumas delas as mais absurdas que você possa imaginar ( risos ). Foi quando um dia estava eu e o Vilo num bar que era da minha família, com essas listas na mão, aí o Vilo tinha separado o nome Liar na lista dele que, aliás, era uma homenagem dele ao Malmesteen, e eu tinha separado Symphony na minha lista. Então ele me disse, “cara que você acha de Liar, e eu respondi pra ele, “ sei lá, eu acho um nome muito curto, mas eu gostei de Symphony, que você acha?” - passados alguns segundos nós olhamos um pro outro e falamos “porra, e se nós juntarmos esses dois nomes, Liar Symphony. Então nós ficamos muito entusiasmados, pois era um nome forte e que passava uma idéia de sinfonia, e tanto eu como ele, nós éramos fãs de música clássica, que era uma grande influência pra nós. E assim foi escolhido o nome da banda, isso se não me engano foi em março de 1993.

Rock On Stage: Para quando vocês pretendem voltar para estúdio para gravar o sucessor de Choose Your Side?  Aliás, falando nisso, já existem idéias sendo trabalhadas neste futuro disco que você já pode nos adiantar?
Pedro Esteves:
Nós estamos nesse momento dando os últimos toques nas músicas antes de iniciarmos as gravações do novo cd. Nós nos enclausuramos esse ano, apenas para podermos nos dedicar a esse trabalho, que será o nosso quinto álbum de estúdio. Estamos apostando tudo nesse trabalho que virá com uma produção matadora. Nós deveremos iniciar as gravações em novembro desse ano, e o álbum deverá ser lançado em maio de 2010, e junto com o lançamento do cd nós faremos alguns shows comemorativos onde vamos celebrar os 10 anos de lançamento do Affair Of Honour, que é o nosso primeiro cd.

Rock On Stage: Peço agora para deixar uma mensagem para os fãs do Liar Symphony e também aos leitores do Rock On Stage.
Pedro Esteves:
Antes de qualquer coisa eu quero te agradecer pela oportunidade e dizer que, são pessoas como você que mantém o cenário vivo neste país onde é tão difícil ser uma banda de Heavy Metal. Agradeço a todos que acompanham e torcem pelo nosso trabalho. Valeu a força!!!

Site: www.liarsymphony.com
Gravadora: www.encorerecords.com.br

Por Fernando R. R. Júnior
Outubro/2009

Voltar para Entrevistas