Entrevista com Rafael Pensado do MindFlow!!!

  A banda paulista MindFlow, despontou no cenário do metal, praticando um prog metal de altíssima qualidade no ano de 2004 que os levou a tours pela Europa e Ásia   ( especialmente Espanha e Coréia do Sul ), recebendo prêmios de melhor banda graças ao álbum Just Two Of Us... Me And Them ( leia resenha ).

    Com o segundo álbum Mind Over Body ( leia resenha ) lançado em agosto de 2006, uma participação no Live´N´Louder Rock Fest 2006 ( leia aqui como foi ) o MindFlow prepare-se para mostrar o seu som que rompe as fronteiras de um disco ou um show em várias partes do mundo. Nesta entrevista realizada no mês de janeiro de 2007, o baterista Rafael Pensado fala sobre o conceito, a recepção pelos fãs e a capa de Mind Over Body, a comic book que ilustra a canção Follow Your Instincts, o produtor Guilherme Canaes e muitos outros temas. Confiram ....

Rock On Stage: Antes de falarmos do segundo cd e outros assuntos, gostaria que você contasse um pouco da pequena, mas brilhante, história do Mind Flow para os leitores do Rock On Stage.
Rafael Pensado: A história do MindFlow não é muito diferente de muitas outras bandas, somos amigos há muitos anos já, desde a época de escola, apenas o Danilo conhecemos um pouco depois, mas basicamente somos amigos ligados pela música que resolveram levar um sonho bem a sério. 

Rock On Stage: O conceito de Mind Over Body é bem amplo e posso afirmar que o cd, os  dois encartes, o site da banda e com certeza os shows são todos partes que somadas formam este projeto múltiplo. Gostaria de saber como foi que o Mind Flow criou a idéia de um projeto tão complexo e até um pouco audacioso como é o caso deste lançamento.
Rafael Pensado: Mind Over Body foi criado com o intuito de interligar inúmeros tipos de arte em um disco, não vemos o cd como uma mídia para transporte das músicas apenas, mas sim uma chance de explorar todas as oportunidades para torná-lo algo diferente e que atraia o público para apreciar e dividir conosco essa  criação. O disco foi feito por todos nós em todas as etapas, a parte de diagramação ficou toda por conta do Danilo que ficou noites em claro para cumprir prazos.

    Dentro de tudo isso existe um jogo ARG ( Alternate Reality Game ) que tem estimulado nossos fãs a discutirem pela internet a busca para desvendar o mistério, além de um comic book e um encarte fotográfico que capta a essência de cada música através da imagem. Logicamente as músicas foram compostas por todos nós, com todo o cuidado e com a certeza que ficamos muito satisfeitos com o resultado final. 

Rock On Stage: Ouvindo o disco, percebi que temos trechos mais pesados e temos um álbum muito mais progressivo que o anterior Just The Two Of Us...Me And Them. Conte-nos como foi o processo de composição de Mind Over Body e como foi a participação dos demais membros neste processo.
Rafael Pensado: Todos os membros da banda participaram de todas as etapas, musicalmente haviam algumas ambições musicais devido ao amadurecimento com as gravações e todos os shows da turnê do Just The Two Of Us... Me And Them. Aprendemos muito nesses dois anos que trabalhamos entre os dois discos, estudamos mais, desenvolvemos melhor nossas técnicas de composição e registro de pré-produção e foi uma conseqüência natural o disco ser mais trabalhado. Encontramos uma sonoridade mais pesada e densa o que caracteriza Mind Over Body, as temáticas variam bastante dentro do álbum e acompanhando o encarte, as músicas tornam-se praticamente artes visuais que completam o círculo, unificando todas as artes do disco. Temos muito orgulho desse trabalho.

Rock On Stage: Até que ponto Mind Over Body foi influenciado pela cultura oriental, pois na capa temos o símbolo em chinês e nas músicas Crossing Enemy Line e Upload Spirit ( que mostra um diálogo com Buda ) percebi alguns trechos que fazem o ouvinte viajar e sentir elementos da cultura oriental?
Rafael Pensado: O ideograma chinês da capa é traduzido em português como energia criada através da prática, por exemplo, considere um praticante de violino, essa pessoa pratica por horas durante uma semana, na semana seguinte ela estará tocando melhor, essa energia criada através da prática é o que representa esse símbolo.

    Algo que não se pode sentir por palavras. Uma forma de comunicação pura como se dispensassem palavras, em Upload Spirit uma conversa de uma pessoa com Buda é representada para a busca do livramento do ego, em busca dessa comunicação sem palavras onde se pode entender através da energia. 

Rock On Stage: Este conceito implícito no título do cd Mind Over  Body ( mente acima do corpo ), está mais para razão acima da emoção ou a idéia é mostrar que tem que existir uma harmonia entre mente e corpo para que se possa viver em paz?
Rafael Pensado:
Precisamente, harmonia entre mente e corpo. 

Rock On Stage: Em Follow Your Instincts, o Mind Flow ousou mais e levou a música em um nível ainda não visto no mundo ao incluir uma Comic Book  (  feita por Rick Troulla ) para ilustrar a história. A letra e a Comic Book mostram a mente de um assassino, gostaria que você comentasse um pouco como foi a criação desta música com “HQ” e se isso foi uma forma de criar uma maior interação entre o ouvinte e a história mostrada na canção.
Rafael Pensado: A criação de Follow Your Instincts foi muito interessante, depois que tínhamos a música pronta, vimos que a música tinha um valor especial e queríamos aproveitar isso, a idéia do Comic book surgiu justamente para aumentar a interação do ouvinte e de dar a intenção visual da música, algo que não se tem muitas oportunidades de fazê-lo, também incluímos um jogo muito diferente em Follow Your Instincts, pela internet muitos fãs já discutem. 

Rock On Stage: O primeiro trabalho Just Me Two Of Us...Me And Them, já mostrou uma ótima produção, e agora com Mind Over Body, vocês foram além e conseguiram um resultado fantástico, peço para comentar como foi e como vocês avaliam o trabalho de Guilherme Canaes ( que assinou o trabalho do Henceforth ). 
Rafael Pensado: O Guilherme é amigo nosso desde 2003 quando entramos em estúdio para gravar o primeiro disco. Dono de uma experiência de mais de 20 anos de áudio, ele é um profissional top. O Guilherme sempre esteve próximo a nós inclusive ao vivo, com todas essas experiências ele passou a nos conhecer melhor. No estúdio ele se envolve no projeto de corpo e alma tornando-se  parte do mesmo. 

Rock On Stage: Quais os motivos que levaram o MindFlow a realizar a masterização do trabalho no Sterling Sound com o renomado George Marino em Nova Iorque?
Rafael Pensado: Foram dois motivos: O Sterling Sound e George Marino, que além de ser uma lenda do áudio, se interessou pelo nosso trabalho quando entramos em contato, e também pela assinatura em discos como Black Album e artistas como AC/DC, Ozzy, John Lennon

Rock On Stage: Como está sendo a receptividade pelo público e crítica tanto brasileiros quanto de outras parte do mundo com o novo álbum Mind Over Body ?
Rafael Pensado:
Não poderia ser melhor! O disco Foi lançado em Agosto de 2006 e nos meses de setembro e outubro foi o lançamento nacional de Rock mais vendido no Brasil, segundo a revista Roadie Crew na seção Roadie Parade. Na Alemanha somos o segundo disco mais vendido de nossa gravadora lá, ele também já vendido e distribuído para os Estados Unidos, Espanha e Leste Europeu, no Brasil estamos na segunda tiragem de 3.000 unidades e já percorremos Balneário Camburiú, Lages, Londrina, Osasco, Jundiaí, Taubaté e São Paulo. Em 2007 a turnê se passará pelo interior de São Paulo e exterior. 

Rock On Stage: O MindFlow é uma banda que teve um reconhecimento primeiro fora do Brasil e depois aqui. Estourar lá fora primeiro e depois no próprio país é quase uma constante no mundo do rock ( um pequeno exemplo seria o Led Zeppelin que ficou mais conhecido no início de carreira nos EUA do que na sua terra - a Inglaterra ). E o Brasil é sabidamente um pouco mais até problemático neste aspecto. Gostaria de saber o que você pensa a respeito disso. 
Rafael Pensado: Sei que essa cultura existe, porém achamos que isso é um problema nosso, errado! No mundo inteiro as bandas sofrem um pouco com isso, tudo depende de qual mercado se abre primeiramente, no caso do Led Zeppelin foram os Estados Unidos. 

Rock On Stage: A turnê Let Your Mind Flow durou pouco mais de dois anos e passou por Ásia, Europa e várias partes do Brasil, gostaria de saber qual o aprendizado que essa turnê trouxe para a banda.                     
Rafael Pensado: O melhor aprendizado de tudo isso é lembrar onde estávamos quando começamos e o que vivemos para chegar aqui hoje. O aprendizado é contínuo.  

Rock On Stage: Conte-nos um pouco também como foi participar do festival na cidade de Daegu na Coréia do Sul ( evento que foi patrocinado pelo governo da cidade ). 
Rafael Pensado: A Coréia do Sul é um país com uma cultura milenar que é preservada dia-a-dia, o que contrasta com o alto desenvolvimento tecnológico do país. Os shows foram ótimos e a infra-estrutura impecável, fomos headliners da primeira noite do festival, sendo a única banda ocidental, uma experiência fantástica!

Rock On Stage: Estive lendo no site da banda que vocês pretendem levar para a vindoura turnê de divulgação de Mind Over Body vários efeitos visuais como laser, luzes, etc. A idéia é criar de um espetáculo ao vivo que dê a sensação de uma viagem completa nos fãs mais ou menos como o Pink Floyd e o Rush já fizeram em suas turnês?  
Rafael Pensado: Nossas músicas, especialmente em Mind Over Body, foram criadas com a intenção de causar fortes sensações. O que utilizamos nos shows, todos os efeitos visuais são elementos que contribuem para enfatizar o clima do show com a música e acredito que temos tido um resultado muito bacana.  

Rock On Stage: Um assunto que não posso deixar de abordar aqui é como foi a a expectativa da banda com o Live´N´Louder. Aproveito também para perguntar como um festival grande como este pode ajudar no crescimento do MindFlow?
Rafael Pensado: Tocar no Live ‘n ‘Louder foi ótimo para o MindFlow sentimos uma ótima recepção do público e vendemos mais de 600 cds nesse dia, foi incrível! 

Rock On Stage: O MindFlow já lançou um DVD de um show na cidade de Girona na Espanha. Gostaria de saber duas coisas: este DVD será incluso em um futuro lançamento maior da banda, de repente registrando um show com todos os efeitos da Mind Over Body Tour; e segundo: este possível DVD será mais um projeto múltiplo e interativo como é este novo trabalho de estúdio? 
Rafael Pensado:  A idéia de um DVD nos interessa, mas não é nossa prioridade agora, todas as filmagens feitas até hoje, desde viagens à sessões de estúdio estão sendo editadas, mas não temos intuito de lançar as mesmas como um lançamento.
 

Rock On Stage: No disco anterior a música escolhida para um clip foi a ótima Invisible Messages, agora para este novo trabalho vocês já tem uma música em especial para ser novo video clip? ( tenho de acrescentar que com a  temática de cada música do disco, com certeza, a escolhida nos trará uma excelente história ).
Rafael Pensado: Obrigado! Fazer um vídeo clip envolve muitas pessoas e um orçamento também, hoje em dia para bandas de rock a exposição que se tem com vídeo - clip é muito baixa e acaba não compensando, porém a idéia não está descartada.

Rock On Stage: Rafael, agradeço a você pela entrevista. Parabéns pelo brilhante cd e pelo site da banda que está muito bom mesmo. Deixo o espaço livre para que você deixe seu recado para os fãs do Mind Flow para os leitores do Rock On Stage. 
Rafael Pensado: Agradecemos a você Fernando, por se interessar pelo nosso trabalho, aos nossos fãs e leitores do Rock On Stage! Nos vemos na Mind Over Body Tour!
Let your MindFlow...

Site: www.mindflow.com.br

Por Fernando R. R. Júnior

Voltar para Entrevistas