Reconhecidos como um dos grandes nomes do Black Metal nacional - e mundial - e com quase 15 anos de existência, o Ocultan vive seu melhor momento, graças ao recém lançado Regnum Infernalis ( Pazuzu Records ). Famosos também, por serem cercados de polêmica desde sua criação, a banda desfruta de sua fase mais madura e profissional. Conversamos com a guitarrista Lady Of Blood, que nos contou tudo sobre a fase atual do Ocultan, além, é claro, de polêmicas...

Entrevista com Lady Of Blood do Ocultan

Rock On Stage: Como foi o processo de criação de "Regnum Infernalis" e como vem sendo a aceitação do disco?
Lady Of Blood: Regnum Infernalis
foi o álbum que exigiu mais atenção em detalhes e tomou mais tempo no processo de criação, tanto pelo fato de estarmos seguindo um processo de evolução que exigiu mais de nós, quanto por haver uma necessidade de se dedicar mais, pois nos álbuns anteriores estávamos mais preocupados em lançar CD´s e deixávamos na maioria das vezes simples detalhes passar em branco. Não que nossos álbuns anteriores não tenham qualidade, mas muita coisa poderia ter sido melhorada. Demorei mais de um ano para compor o álbum, procurei fazer tudo com calma, pois sempre surgiam novas idéias, até mesmo poucas semanas antes de entrarmos em estúdio. O segredo de produzir um álbum com composições de qualidade é ter calma e ponto de vista crítico, pois no momento em que compomos, tudo agrada, porém, depois de um tempo ao observar e escutar centenas de vezes os mesmos riffs, tem coisas que podem ser melhoradas ou modificadas. No processo de composição de um álbum, todos são peças fundamentais, eu fiz as composições e arte do cd, o Count Imperium compôs as letras, o Legacy colaborou com algumas letras também e desenhou todas as ilustrações do Regnum Infernalis, além de que em nossos ensaios, quando estamos compondo, cada um faz sua parte.

    Eu apresento novos riffs e cada membro encaixa seu instrumento/função, se algo não ficou bom, damos sugestões uns aos outros para que cada vez fique melhor. A repercussão vem sendo boa como nos outros álbuns, porém com melhor divulgação e aceitação que no álbum anterior e por aí vai, como acontece com bandas que estão em constante evolução, a cada álbum lançado vai adquirindo maior divulgação e mais fãs.  

 Rock On Stage: "Regnum Infernalis" soa muito mais agressivo que os trabalhos anteriores, com influências claras de Death Metal. Isso tem á ver com a entrada do vocalista Legacy, ou apenas influências de bandas que vocês gostam?
Lady Of Blood:
Essa mudança em nossa música se deve mais a uma evolução natural da banda do que a entrada de Legacy, claro que com sua entrada todos se sentiram mais animados, pois colocar um novo membro na banda é como recarregar sua bateria, abre um novo horizonte, pois muda toda rotina e coisas novas acabam surgindo. E sim, acabei tendo também algumas influências de bandas de Death pois tenho escutado mais que nunca bandas do estilo.

    No Profanation eu já vinha tendo certa influência de Death Metal, porém evoluir em seu instrumento é algo que leva tempo e neste álbum as composições são um pouco mais simples. Em todos os álbuns usamos afinação em E e no “Regnummudamos para B, o que deu uma cara nova para banda, acredito que se tivéssemos gravado outros álbuns nesta afinação, a música teria soado ainda mais sombria, muitas pessoas acham que isso se encaixa melhor com Death Metal, porém, recentemente tenho escutado bandas de Black com afinação baixa e a música soa muito mais obscura. 

Rock On Stage: O vocalista Legacy é responsável pelas ilustrações do encarte de Regnum Infernalis . Ele chegou a participar do processo de criação das músicas do disco?
Lady Of Blood: Sim, o Legacy é ilustrador e cuidou dessa parte, assim como fez nosso brasão e ilustrações que em breve serão usadas. No “Regnum ele colaborou com algumas letras, e claro, todos fizeram parte da criação do álbum. Vindo de uma banda, ótima por sinal, que ainda não havia lançado nada, e mesmo com pouca experiência, Legacy nos surpreendeu com seus encaixes e variações de vocais, quando estávamos compondo o “Regnum” , ele criou os encaixes de vocal sem precisar da ajuda de ninguém. 

Rock On Stage: Muita gente achava que com a saída do vocalista anterior, Daimoth ( que também era guitarrista ), a banda perderia em termos de guitarra, só que no entanto, você surpreendeu a todos, mostrando uma grande evolução , calando a boca de muita gente...
Lady Of Blood:
Na verdade poucas pessoas pensaram isso, pois a banda já existia antes de sua entrada e boa parte do Profanation foi composto por mim. O Daimoth contribuiu com alguma coisa nas composições e sua função na banda era apenas fazer os vocais. Ele acabou se tornando guitarrista na banda, pois gostaríamos de ter duas  guitarras ao vivo e  ele sabia tocar. Seu instrumento era apenas uma sustentação para a guitarra principal, sendo que sempre quem fez os encaixes de guitarra secundária fui eu.

    Devido à mudança que nossa música teve no Profanation, alguns acreditaram que era por conta de sua entrada, mas essa mudança se deve ao fato da banda querer evoluir. Nossos fãs sempre estiveram acostumados com uma guitarrista na banda, a passagem dele foi curta, comparada ao tempo de existência da banda. A verdade é que o próprio Daimoth duvidou da capacidade da banda em continuar, já que ele achava que ele deu uma cara nova à banda, mesmo contribuindo pouco. Evolução é algo que vem naturalmente, pois quando passei à me dedicar mais ao meu instrumento e compor com mais calma, as coisas começaram melhorar, sempre soube que independente de mais um guitarrista na banda, sempre tive capacidade para fazer o que eu faço, consigo compor melhor e explorar minhas idéias sozinha, cada um tem seu jeito particular de tocar e é difícil repassar suas idéias para outra pessoa, não que sua pequena contribuição tenha sido ruim, ficamos satisfeitos com seu trabalho no Profanation, mas tem coisas que se eu tivesse gravado na guitarra secundária, teria feito diferente, posso até ser egoísta, mas hoje em dia não me preocupo em ter outro guitarrista na banda, prefiro deixar as coisas como estão, pois todos os membros se dão bem e tudo está dando certo, colocar mais gente na banda pode trazer problemas pois nem todos tem potencial para levar um trabalho à sério.

Rock On Stage: O álbum "Lembranças Do Mal, A Crucificação" teve mais uma faixa regravada; dessa vez, "O Orgulhoso Exu Beelzebuth". Vocês pensam em regravar este álbum na integra , ou até mesmo voltarem a cantar em português?
Lady Of Blood:
Este é um álbum que  possui grandes composições, porém a gravação não contribuiu em nada. Muitas passagens não ficaram claras devido a má qualidade. Na regravação de O Orgulhoso Exu Beelzebuth não modifiquei absolutamente nada, apenas trocamos a letra e alguns encaixes de bateria, porém as guitarras soam diferentes e em alguns momentos parece até ser outra música, pois é possível entender cada passagem das guitarras.

    Regravar este álbum está fora de cogitação, o tempo que gastaríamos ensaiando novamente todas as músicas e gravando em estúdio preferimos ocupar com futuros álbuns, regravá-lo seria até hipocrisia, pois mesmo o álbum tendo uma péssima qualidade, possui sua essência própria. Não está dentro de nossos planos voltar a cantar exclusivamente em português, no entanto, pretendemos a cada álbum lançado, colocar pelo menos uma música em nosso idioma.

Rock On Stage: Vocês montaram o próprio selo, Pazuzu Records, onde vocês lançam os álbuns da banda, além de terem lançado  um cd da banda Carpatus; o que isso tem facilitado para a banda? Outras bandas além do Carpatus, serão lançadas pelo selo?
Lady Of Blood: O selo pertence ao Count Imperium e sempre que posso, ajudo em alguma coisa. Os outros membros da banda não tem nenhuma ligação com o selo, exceto pelo fato deste lançar o Ocultan. Ter seu próprio selo é algo que além de contribuir com o crescimento da banda, dá mais liberdade. No Brasil, estar preso a um selo lhe tira muitas possibilidades, primeiro porque se aparece um selo de outro país interessado em licenciar seu álbum, o egoísmo do selo fala mais alto, seu material acaba sendo limitado à um certo número de cópias, se essas cópias se esgotam, os selos não fazem nova prensagem, mesmo que o álbum está tendo grande procura e aceitação. Não que não tenhamos ficado satisfeitos com o trabalho desenvolvido pelos selos que trabalhamos, mas tudo acaba sendo limitado, os selos daqui não deveriam se limitar com bandas que dão um bom retorno, mas sim investir.

    Vimos claramente que o Ocultan passou a ser mais reconhecido depois que surgiu a Pazuzu Records, pois ao lançar sua própria banda, sua atenção estará bem focada em sua própria divulgação. No momento o selo não tem intenção de lançar outras bandas, pois no Brasil ainda há aquela falta de atenção com bandas nacionais, o público não dá tanto valor para bandas menores, a partir do momento que um selo investe dinheiro em uma banda, ele tem que ter um bom retorno para que possa investir em outras e assim crescer dando mais oportunidades para novas bandas, infelizmente, se você não tem ainda um selo grande e bem estabelecido, é impossível trabalhar com outras bandas, pois algumas te darão retorno e a maioria prejuízo. Selos grandes conseguem se manter com o retorno de bandas de melhor aceitação e por sempre estarem lançando cd´s, mas para um selo pequeno, que é limitado à lançar de dois a três  títulos por ano, ter prejuízo é um ponto crucial para sua falência, ainda mais com a era do MP3 dominando a internet, fica mais difícil vender materiais de bandas menores.

    Lançamos o segundo cd do Carpatus a cerca de um ano e meio, infelizmente o retorno não foi como o esperado, mesmo a banda executando um excelente Black Metal, o público brasileiro não costuma valorizar tanto bandas boas daqui. A Pazuzu não pretende trabalhar mais com outras bandas por enquanto, o selo estará trabalhando somente com o Ocultan, mas não é descartada a idéia de um dia dar oportunidade para outras bandas daqui ou até mesmo trabalhar com licenciamentos. 

 Rock On Stage: "Regnum Infernalis" será lançado no exterior?
Lady Of Blood:
Sim,sairá  pelo selo austríaco War Front. O  lançamento está previsto para o final de 2007. 

Rock On Stage: O álbum "Profanation" teve versões com capas diferentes, o "The Coffin",  um digipack em formato de caixão. "Regnum Infernalis" será lançado em outras versões?
Lady Of Blood:
Até o momento não pensamos na possibilidade de lançar outras versões do cd, um bom material não necessita de embalagem para chamar atenção, o que importa é seu conteúdo. Lógico que se houver oportunidade para lançá-lo em vinil, digipak ou outro formato, não hesitaremos em aceitar, mas do contrário, estamos pouco preocupados com versões diferentes. 

 Rock On Stage: E  por falar em versões, aproveitando a ótima fase que a banda vive, você não acha que seria uma ótima idéia lançar um dvd do Ocultan ?
Lady Of Blood:
Com certeza seria, a única coisa que falta mesmo para isso se concretizar é alguém disposto a produzi-lo e ter um lugar descente com uma equipe de filmagem e som competentes. Lançar um DVD aqui é difícil, pois exige um grande custo, a locação de uma casa de shows com uma boa estrutura, equipamentos de som de qualidade. Equipe de técnicos de som e filmagem tem um custo alto, além da prensagem ser bem mais cara que de um cd, por isso é incomum ver bandas nacionais lançarem DVD´s, ao contrário da Europa e E.U.A., que estão mais bem estabilizados nestes quesitos e hoje as bandas de lá lançam DVD´s com a mesma facilidade que lançam CD´s. Não poderia adiantar nada agora, pois eu estaria me precipitando, mas acredito que isso não está longe de acontecer, mas tudo tem seu tempo certo !

Rock On Stage: Vocês ainda  mantém contato com ex-membros do Ocultan ?
Lady Of Blood:
Não e estamos poucos interessados, pois por mais que damos valor às pessoas, elas nunca estão satisfeitas com nada, é difícil compreender suas demandas,  pois por mais que valorizamos uma relação, elas querem mais e mais e não somos do tipo que puxamos o saco de ninguém, se está satisfeito com nossa amizade ótimo, do contrário, dane-se. Procuramos sempre ajudar uns aos outros enquanto amizade, mas o ser humano tem uma tendência a dar valor às pessoas que não estão nem aí pra eles. Nosso principio é manter uma sincera amizade com os membros da banda e ajudar no que for preciso e isso já fizemos demais por ex-membros.

  Tudo funciona melhor quando possuímos uma grande consideração uns pelos outros, o problema que chega à um ponto essas pessoas não reconhecem seu esforço e consideração, e além do mais, por manterem um vínculo de amizade forte, se acham no direito de pisar na bola o tempo todo. Nenhuma amizade, por mais forte que seja, dão-lhes o direito de fazer o que quiserem, depois de serem afastados, acham que os culpados fomos nós, damos a oportunidade, se a pessoa não for apta para aproveitá-la, passaremos para outra pessoa que tem força de vontade, não tiramos membros do Ocultan por vontade, mas sim por problemas que não poderiam mais ser contornados, outros se retiraram antes que tomássemos alguma atitude, pois observaram que estavam no lugar errado. Esperávamos que algumas dessas pessoas que já passaram pelo Ocultan tivessem um mínimo de consideração pelo que já fizemos por elas, mas como após saírem, preferiram se afastarem, do que continuar uma amizade verdadeira, então hoje eu falo, que se fodam todos, não me importo mais com ninguém, exceto aqueles que estão sempre ao meu lado, independente de tocarem comigo. 

 Rock On Stage: Além do Ocultan, você possui o projeto Doctors of Death certo ? Gostaria que você comentasse sobre este trabalho.
Lady Of Blood:
Costumo ouvir muitas  bandas na linha Splatter/Gore e vou confessar uma coisa, ultimamente tenho escutado mais bandas nessa linha do que Black Metal em si. A partir do momento que você escuta  algo demais, desperta um certo interesse em explorar o estilo e fazer algo novo. Desde o início do ano  ( N.E.: 2007 ) venho trabalhando neste projeto, estou trabalhando em cima das composições com calma e pretendo lançar pelo menos um promo ainda este ano.

    Este é um projeto mais individual, não pretendo ter membros, exceto um vocalista da qual já encontrei e já estamos gravando umas linhas de vocais em cima do que já tenho pronto, a bateria estou fazendo programada, mesmo, já que é difícil encontrar um bom baterista e os poucos que tem, dificilmente irão se comprometer com algo sério. Por ser um projeto meu, não quero ter problemas com terceiros, como ter que ficar cobrando uma certa dedicação, pois tenho capacidade para fazer todos os instrumentos sozinha , sem precisar  depender de ninguém. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis em www.myspace.com/doctorsofdeath666, inclusive alguns previews de coisas que gravei em casa mesmo. Além deste projeto, o Count Imperium  também está trabalhando em um outro projeto da qual ele toca guitarra e que leva o nome de Warhead, é um projeto voltado mais para o estilo War Metal. Ao contrário do D.O.D., o projeto conta com uma formação da qual não tenho participação, o site oficial do projeto é www.warheadattack.com.  

Rock On Stage: Que vocês são praticantes de quimbanda, todo mundo já sabe. Gostaria que você falasse até que ponto isso influi na banda,  pois alguma pessoas acham que isso  é uma espécie de “marketing” da banda. Vocês já tiveram algum tipo de problema com autoridades que são contra a ideologia da banda?
Lady Of Blood: Antes mesmo do Ocultan existir, seu fundador, Count Imperium, já era praticante e  após montar a banda ele achou interessante mesclar seus ideais com o estilo já que é uma ideologia obscura e tem haver com a proposta ideológica geral do Black Metal. Na prática, nunca tivemos problemas com autoridades, no entanto, em um evento aqui em SP, dias antes do show, enviaram para a casa onde tocamos um espécie de notificação dizendo que haveria uma supervisão na hora do nosso show já que, segundo a notificação, éramos uma banda extremamente violenta ( risos ). Percebemos que na hora do show havia uns 2 policiais à paisana com camisetas de bandas de “rock” ( mais risos ) ... Pelo menos eles puderam comprovar que somos apenas uma banda de Black Metal, que prega um ideal, não mal elementos por conta de uma ideologia mal interpretada.

    O que ainda existe é um certo preconceito por parte de poucas pessoas, já que a maioria abriram a cabeça e creio que passaram a estudar certos assuntos antes de tirar conclusões. O problema é que aqueles que criticam não procuram estudar para obter um certo conhecimento antes de dizer o que acham, para as pessoas é mais fácil criticar do que se dar ao trabalho de gastar horas lendo para chegar a conclusões,independente de gostar ou não, muitos brasileiros são burros e preguiçosos, só sabem abrir a boca pra dizer asneiras, não quero dizer que todos tenham que concordar com nossa ideologia, pelo contrário, que critique, mas desde que tenha fundamentos e fontes pra isso, a verdade é que muitas pessoas que estão dentro do cenário não sabem nem o que significa um pentagrama ou Baphomet... Usam simbologias como essas e simplesmente dizem que é do demônio, criticam o cristianismo sem ao menos saber o que estão criticando, mas cadê a base de conhecimento? Primeiro temos que ter uma base de tudo para depois formar um conceito em cima daquilo que para nós é mais sensato.

Rock On Stage: Mesmo tendo enorme uma legião de fãs e um grande nome na cena, não é muito comum ver shows do Ocultan com tanta regularidade. Que tipo de problemas vocês encontram na hora de agendar shows da banda?
Lady Of Blood:
Talvez o que está faltando é uma atenção maior com bandas daqui, o que acontece é que muitas bandas se sujeitam demais por pouca coisa, conseqüentemente a maioria dos produtores ficam mal acostumados e quando chega a vez de bandas como nós, estes produtores não estão dispostos à custear o mínimo necessário para realizar seus eventos.

    Quando vem bandas de fora, alguns produtores só faltam abaixar as calças, óbvio que muitas bandas que já vieram pro Brasil tem um grande público e é retorno garantido para a produção, por outro lado, já vieram bandas que tem menos público que bandas nacionais e foram bem melhor tratadas e valorizadas que bandas daqui. Está na hora dos produtores voltarem sua atenção para o nosso cenário e dar mais valor para as bandas que merecem. Não somos o tipo de banda que exige demais, talvez as pessoas pensem que não tocamos freqüentemente por termos uma enorme lista de exigências ( risos ), na verdade apenas exigimos transporte, alimentação, local para descanso e uma pequena ajuda de custo, já que existe um gasto desde a locomoção de sua casa até o local do show. Hoje estamos num patamar da qual não devemos tirar dinheiro do bolso para tocar em hipótese alguma. A banda existe há 14 anos e no decorrer dessa longa trajetória, investimos muito tempo e dinheiro para que a banda não parasse, nada mais justo que um produtor de show oferecer o pouco que a banda exige, já que ninguém organiza show comunitário, existe um gasto, mas com certeza um bom retorno por conta da bilheteria. 

Rock On Stage: Outra coisa que é  estranho, é que mesmo tendo tocado em um grande evento como o Brasil Metal Union, o Ocultan nunca participa de eventos como o Setembro Negro e o Extreme Metal Fest . Vocês chegaram a ser convidados alguma vez ?
Lady Of Blood:
Tocamos apenas em um evento produzido pela Tumba em 2003,  com o Marduk, por sorte ainda participamos desse evento, pois houveram muitas desavenças para que nossa participação fosse confirmada, e foi decidido que o Ocultan iria tocar poucos dias antes do show, por conta disso nem nosso logo esteve presente nos cartazes. O  evento foi organizado em parceria com a Hellion e pelo que ficamos sabendo na época, a Tumba queria que participássemos e a Hellion não, por conta de alguns boatos. Fora esse evento, sinceramente não sei o que as pessoas tem contra o Ocultan, sempre procuramos a Tumba para participar de seus eventos e o que sempre ouvíamos, era que eles iriam verificar quais seriam seus próximos eventos e que logo seriámos convidados, no entanto nunca ninguém nos procurou.

    Ano retrasado, houve uma conversa com o próprio Edu pessoalmente, do qual nos disse que já estávamos confirmado para o Setembro Negro 2006, meses depois, vimos numa revista o anúncio do evento, sem nada do Ocultan. Para nós foi uma grande decepção, já que ele havia nos dado sua palavra de que tocaríamos e no entanto “deu bola na trave” segundo suas próprias palavras. Acredito que jogo limpo deve permanecer acima de tudo, se a produtora tem algo contra a gente ou não quer ver o Ocultan em seus eventos, não nos importaremos se nos disser, pois  a partir do momento que as pessoas são sinceras conosco, com certeza não haverá rancor de nossa parte, o que nos incomodava era essa incerteza e promessas que nunca se cumpriram. Acredito que as pessoas passaram a perceber certas coisas pois vocês não são os  primeiros  à questionarem  isso e muitas pessoas também nos mandam e-mails perguntando o porque de não participarmos dos eventos da Tumba.

Rock On Stage: Quais são os próximos passos do Ocultan ?
Lady Of Blood:
Antes de mais nada, pretendemos divulgar bem o Regnum Infernalis, o qual  tem sido um ponto de partida para uma nova fase da banda, pretendemos também agendar alguns shows pelo Brasil para promover esse trabalho. Sobre futuros lançamentos, já comecei trabalhar em novas composições, basicamente estou seguindo a linha de Regnum Infernalis.Quero também explorar algo novo, porém algo que fique dentro do conceito do último trabalho. Ano que vem ( 2008 ) está tudo certo para algo muito bom para o Ocultan, porém prefiro não dizer nada por enquanto pois é cedo demais e até lá muitas coisas podem acontecer. 

Rock On Stage: Para finalizar, o que você acha do Black Metal ter sido banalizado recentemente, quando usaram o visual 'corpse paint' num 'desfile de moda' na “Fashion Week” ? O que mais falta esse povo inventar ?
Lady Of Blood:
Depois de inventarem o UnBlack Metal, já não espero mais nada... Black Metal é um estilo que não envolve apenas a música em si, existe todo um conceito ideológico por trás de tudo...

    Descordo que o estilo deva ser exposto de tal maneira a banalizar de vez o que o mesmo prega, pois muitas pessoas envolvidas com, pelo menos, Rock´n´Roll, após verem aquilo levam mais a crer que o estilo nada mais é que música, que se a ideologia fosse algo sério, o estilo não seria exposto em uma passarela. O  que as pessoas envolvidas com outras vertentes precisam enxergar é que a ideologia do estilo é séria, não puro marketing, por outro lado, aqueles que não conhecem o estilo com certeza ficaram espantados e sem dúvidas aquele não é o público correto para tal exposição, lógico que deve haver uma certa quebra de preconceito em torno do estilo e sua ideologia, mas com certeza esse não é o caminho certo. Quebrar preconceitos é mostrar para as pessoas, das quais envolvidas com outras vertentes do Metal, que Black Metal é um dos estilos mais ricos em cultura, não se resume apenas a um monte de retardado que louva o capeta, faz barulho e usa a cara pintada para se mostrar mal. Mas não precisamos quebrar o preconceito da sociedade em geral, que pensam que até a Xuxa tem pacto com o demônio e que Hitler era o anticristo...

    A verdadeira ideologia do Black Metal é muito diferente do satanismo criado pelos cristãos. Pra que tentar quebrar preconceitos vindo daqueles que jamais entenderão nossa ideologia? Apesar do Black Metal estar no auge do modismo, isso não quer dizer que deva estar exposto em desfiles de moda, apesar que ao mesmo tempo, acontecimentos como este retratam bem o que é boa parte do estilo hoje. Mas o que podemos fazer se os próprios culpados por essa extra exposição são as próprias bandas de Black Metal, que fizeram com que certos acontecimentos fossem parar em canais de TV, rádios e revistas não especializadas em Rock e Metal, a partir daí não podemos reclamar de nada que venha a acontecer....

Por Luciano Alemão

Voltar para Entrevistas