O Remove Silence é o novo projeto de Hugo Mariutti ( guitarras e vocais, ex-Shaman, atualmente no Henceforth e integrante da banda solo de André Matos ), Fábio Ribeiro ( teclados - ex-Shaman e Angra atualmente também na banda de André Matos ), Alexandre Souza ( baixo ) e Edu Cominato ( bateria, ex-Tempestt e que também integra a banda solo de Jeff Scott Soto ). Juntos o quarteto gravou o ótimo álbum Fade ( leia resenha ) lançado pela Dynamo Records, para saber mais deste trabalho, das origens do Remove Silence, entre outros assuntos, conversei neste mês de novembro por e-mail com o guitarrista e vocalista Hugo Mariutti.

Rock On Stage: Hugo, quando você sentiu que as idéias que estava tendo deveriam se encaixar em um novo som que não fosse o Henceforth, por exemplo?
Hugo Mariutti: A idéia de ter uma banda com o Fabio e com o Ale vem de muito tempo atrás, porém nossas agendas nunca batiam. Quando começamos a tornar realidade o assunto, comecei a escrever algumas coisas muito diferentes das outras bandas que participo. Juntamos os materiais de todos e vimos que eles se encaixavam perfeitamente e que realmente não pareciam com nossos outros trabalhos.

Rock On Stage: E como essas idéias culminaram para a formação do Remove Silence?
Hugo Mariutti: Como te disse foi uma coisa que sempre tivemos em mente, pois temos muitas influências em comum. Começamos todos a escrever músicas e vimos que estávamos pensando da mesma maneira, o que foi ideal para o começo do trabalho.

Rock On Stage: O som de Fade é bem diferente do que os fãs que conhecem o seu trabalho com o Shaman e com o André Matos, quando e como foi que você sentiu qual seria o direcionamento musical do Remove Silence?
Hugo Mariutti: Pensamos o seguinte, vamos fazer um som que não tenha limites,  vamos trazer tudo e depois ver o que acontece. O mais legal é que funcionou bem isso e acho que conseguimos criar uma identidade própria, e sem rótulo, pois mistura muita coisa diferente.

Rock On Stage: A canção título Fade é uma das mais diferentes do cd, pois parece ser dançante, um tanto alternativa, enfim, qual a sua definição para esta música?
Hugo Mariutti: É realmente uma música diferente do que sempre fiz na minha carreira, porém quando você está envolvido no processo de composição nem percebe este tipo de coisa. Acho-a uma música muito forte e com um tema bem pesado que fala sobre exércitos formados por crianças, o que é muito comum até no nosso país.

Rock On Stage: Quando ouvi o álbum pela primeira vez, notei que temos influências de Paradise Lost. Bem se estiver certo, em quais bandas inspiraram vocês para compor as músicas deste disco?
Hugo Mariutti: Acho que na banda eu sou o maior conhecedor do Paradise Lost e realmente é uma banda que gosto bastante, porém temos milhares de influências que vão desde Radiohead, passando por Portishead, Mars Volta, entre muitas outras bandas. Acho esse um grande ponto na banda, pois temos muitas influências que ajudam na hora de escrever músicas e ter idéias um pouco diferentes.

Rock On Stage: Levando em conta seus compromissos com o Henceforth, os de Edu com o Jeff Scott Soto, os de Fábio com o André Matos, gostaria de saber se teremos uma turnê de divulgação do álbum Fade.
Hugo Mariutti: Teremos sim shows do Remove Silence, inclusive agora em novembro, mais precisamente no dia 18 faremos um show no SESC Bauru, e no começo de dezembro provavelmente teremos algumas datas. Para saber das datas é só acessar www.removesilence.com.

Rock On Stage: Na parte temática de Fade, muitas músicas estão relacionadas com crianças, a idéia é chamar a atenção para a situação das crianças no mundo, como por exemplo, em Fade que o tema é sobre exércitos formados por crianças, casos de muitos países africanos?
Hugo Mariutti: Como falei anteriormente, acho que este é um problema de várias partes do globo, porém predominante na África, porém se formos olhar a situação do Brasil ela é bem parecida. Este é um problema que realmente preocupa, pois as crianças perdem infância, perdem as vidas e as que sobrevivem terão um futuro muito complicado.

Rock On Stage: Where Will The Children Live é uma excelente letra que questiona o destino das crianças sem apresentar uma resposta, bem hoje em dia, você acredita que já exista alguma solução que possa ser uma resposta ao questionamento proposto na música?
Hugo Mariutti: Essa música fala sobre todos os problemas que enfrentamos na Terra hoje. O Aquecimento global, a má vontade dos líderes para minimizarem este problema, os problemas na produção de alimentos, além dos problemas de violência e de todo rumo que o planeta vem tomando nestes últimos anos. Me parece que muita gente não tem conhecimento de como as coisas ficarão complicadas em 10, 15 anos, pois estes problemas sempre pareceram que viriam  muito lá na frente, mas se formos observar está muito mais próximo do que parece.

Rock On Stage: Dirty Ashtrays, When The Madness Fills The Space e Black Again são na minha opinião as mais progressivas de Fade, inclusive ouvindo a última, tive a sensação daquele som espacial utilizado muito no Pink Floyd, quando vocês trabalharam nestas músicas, foi intencional ou simplesmente ' elas pediram ' para serem mais progressivas durante suas composições?
Hugo Mariutti: Todos nós gostamos bastante do Pink Floyd, porém não foi intencional essa direção que as músicas tomaram. Realmente as coisas vão acontecendo dentro da pré produção e só no final  realmente que sabemos como está soando a música. O mais legal de tudo é que cada pessoa que escuta tem uma idéia diferente do que parece a música, e isso só realça o fato da banda ter muitas influências diferentes.

Rock On Stage: Quando a formação do Remove Silence estava pronta, como foram as sessões para composição e gravação de Fade?
Hugo Mariutti: Quando começamos, só não tínhamos baterista, foi então que sugeri o Edu, pois o conhecia há bastante tempo e sabia que ele era o baterista ideal para banda. Começamos a compor individualmente, em jams e fomos gravando à medida que tínhamos tempo. O mais legal é que a banda fez tudo praticamente sozinha, desde o processo de pré produção, passando por gravação, mixagem, arte do cd. A única coisa que não fizemos por aqui foi a masterização do cd que foi feita nos USA pelo renomado técnico Maor Appelbaum.

Rock On Stage: Conte-nos um pouco sobre Jeff Buckley ( o autor de Dream Brother que encerra o cd ) e a importância dele para a banda.
Hugo Mariutti: Quando escutei pela primeira vez uma música do Jeff Buckley  tive certeza que era um artista fora de série e acima da média, pois a maneira como ele cantava era bem diferenciada, e não falo isso pela parte técnica, mas sim a emoção que ele passava nas músicas. Todos nós o achamos um excelente artista e quando sugeri esta música todos na banda acharam muito legal. Fizemos uma versão mais com a nossa cara, pois sinceramente cantar parecido com ele seria uma coisa muito difícil de alcançar isso aliado ao fato de a canção original ser um pouco mais cadenciada. Na verdade além de ser uma grande música, acho legal o fato de podermos fazer uma homenagem para um grande artista que apenas gravou um cd antes de morrer.

Rock On Stage: Como tem sido a recepção de Fade para com o público e com a crítica?
Hugo Mariutti: Muito boa. Temos uma comunidade muito grande de seguidores no Myspace, a critica tem falado muito bem da banda, acabamos de assinar um contrato de management internacional com a empresa alemã CMC, ou seja as coisa s estão indo muito bem.

Rock On Stage: O álbum já foi lançando no exterior? Em caso positivo em quais países e como tem sido a recepção nestes lugares?
Hugo Mariutti: Estamos em fase de negociação na Europa, Usa, etc  e em breve teremos notícias. Estaremos este mês na coletânea da gravadora Hellfest da Alemanha que é distribuída pela Universal Music.

Rock On Stage: Tanto no clip de Fade, nas fotos de divulgação e na apresentação no programa Showlivre, vocês estão sempre com o figurino de terno e gravata, existe algum motivo especial para o figurino mais sério?
Hugo Mariutti: Acho que o figurino combina bastante com o tema das músicas, ou seja, a banda tem todo um conceito que passa pelas letras, fotos, músicas, etc.

Rock On Stage: Gostaria que você saber quais os planos para o futuro do Remove Silence.
Hugo Mariutti: Nossa meta agora é lançar o cd fora do País, o que deve acontecer em breve e fazer shows para divulgar o cd e a banda.

Rock On Stage: Parabéns pelo álbum e obrigado pela entrevista Hugo. Peço-te para deixar uma mensagem para os internautas que visitam o Rock On Stage
Hugo Mariutti: Eu agradeço pelas palavras e pelo espaço dado para a banda através desta entrevista com perguntas bem inteligentes. Gostaria de agradecer todos nossos fãs e as pessoas que leram a entrevista e que não conhecem nosso trabalho. Quem quiser conhecer nossas músicas é só acessar www.myspace.com/removesilence.

Site: www.removesilence.com e www.myspace.com/removesilence

Por Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos à Karina Somacal - Dynamo Records
Novembro/2009

Voltar para Entrevistas