14 de maio de 2008, o dia que a guitarra brasileira se calou!
Um tributo ao mestre

   Sim, neste dia Wanderley Taffo Jr., também conhecido como Wander Taffo ou simplesmente Taffo levou um golpe fulminante da 'velhinha que anda com uma foice', aos 53 anos e 3 dias antes de fazer 54. Lhe parece exagero caro garotinho fã de metal? Então leia atentamente e saberá o porquê do 'exagero' no título deste tributo:

    Wander começou na música em 1973, nem eu tinha nascido nesta época, aliás nem o KISS tinha lançado nada ainda nesta época, ele nasceu na Pompéia, só isso já bastaria para o cara ( se você não sabe a Pompéia é um bairro de Sampa Rock City de onde saiu a meca do Rock Brazuca de verdade dos anos 60/70 como Mutantes, Made In Brazil, Patrulha do Espaço, Tutti-Frutti entre outros...), mas ele quis mais e montou uma banda chamada Memphis, apenas um grupo de Rock que o alavancou para o João Ricardo notá-lo.

 

    João Ricardo é o criador dos Secos & Molhados, renomado grupo glam/psicodélico brasileiro de onde saiu Ney Matogrosso ( pergunte mais aos seus pais ). Com o fim do Secos & Molhados em 74, João inventou de se lançar na carreira solo e em 76 lançaria seu segundo solo Da boca pra fora e chamou o Wander, na época com 22 aninhos para ser o destaque do disco e ele o foi. Tanto que em 77 João recriou o Secos & Molhados para um antológico terceiro disco que ninguém tem, mas quem o tem ( como eu ) não larga nunquinha da silva! E lá está o Wander ( sob a alcunha de Wander Tosh, sei lá eu porquê ) brilhando nas seis cordas e Gel Fernandes na bateria, que seria seu fiel escudeiro por anos a fio ( veja sua declaração no final da matéria ), um disco maravilhoso que você deveria procurar na net por aí e se chama A Volta dos Secos & Molhados, de 77 ( ano do Punk ).

    No ano seguinte Wander já estava no Made In Brazil gravando aquele que seria o disco Massacre  ( leia resenha ) que foi brutalmente censurado pelo governo militar e só viu a luz do dia em 2006. Outro documento histórico que você deve procurar. Inclusive certa vez, entrevistando o Oswaldo Vecchione do Made In Brazil perguntei a ele se ainda existia algum músico no Brasil com o qual ele gostaria de trabalhar, mesmo tocando com mais de 200 músicos em toda sua carreira e ele me respondeu que ele gostaria de voltar a trabalhar um dia justamente com o Wander Taffo, mesmo já tendo trabalhado ao seu lado.

    Depois disso ele foi tocar com grandes nomes como a tia Rita Lee, Gang 90 & As Absurdettes e Joelho de Porco. Nos anos 80 brilhou enfim nas FM´s da vida, trilhas de novela e tudo mais que seria o 'olimpo da música brasileira' com sua banda Rádio Taxi, essa vocês conhecem bem. Ele inovou no mundo Pop com esta seminal banda brasileira. Depois do estrelato ele quis voltar ao Rock crú de 'filho da Pompéia' que ele sempre foi e montou uma banda solo sob o seu sobrenome, Taffo, e quem o acompanhou nessa? Marcelo Souss, renomado tecladista e os irmãos mais Heavy do Brasil, Andria e Ivan Busic, hoje famosos graças ao Dr. Sin. Com esse grupo ele lançou um disco chamado Wander Taffo que contou com participação do Lobão, produção do Liminha ( ex-baixista do Mutantes ) e músicas de Bernardo Vilhena ( renomado compositor ), um discaço.

    Wander ainda chegou a receber o prêmio Sharp de Música na categoria Revelação Pop Rock Masculino por um solo gravado em Los Angeles, em 1989. No ano seguinte, foi eleito melhor guitarrista do Brasil pela crítica especializada. Mas o disco Rosa Branca é que arrepia a gente, com o mesmo time e fez um puta discão de Hard Rock seminal.

    Nos anos 90 ele criou o IG&T ( Instituto de Guitarra e Tecnologia ) que com o tempo acabou se tornando Escola de Música & Tecnologia ( EM&T ), que une alta tecnologia a um centro de conveniência nos moldes do GIT de Los Angeles, algo inédito na América Latina,de onde é considerada a melhor escola musical. Em apenas um ano de funcionamento, o IG&T atingiu mil matrículas ( segundo o wikipédia). Recentemente ele voltou com o Rádio Taxi com o qual lançou um cd/dvd ao vivo ganhando a mídia de assalto de volta. E planejava a volta da banda Taffo ainda este ano de 2008, o que foi interrompido graças a uma insuficiência cardiorrespiratória no dia 14 de maio deste ano. Mais recentemente ele escreveu um artigo sobre guitarra na revista Roadie Crew que saiu no mês em que faleceu, e esta edição era especial para os maiores guitarristas do mundo, um bela homenagem involuntária!

    Wander fez muito mais coisas, mas o que importa é que desde começou a tocar a sua guitarra incendiária ele ajudou a mudar a vida de muitas crianças que como eu o descobriram através das FM´s e trilhas de novelas e depois se aprofundaram na música muito por culpa dele. Taffo, esteja onde estiver valeu a pena tudo que você gravou e tocou aqui na Terra. Manda um abraço pro Jimi Hendrix e para o Mark St. John por mim!

Veja o que algumas figuras ilustres do Rock Brasileiro tem a dizer sobre o Wander Taffo:

Márcio Baraldi
( cartunista Rock and Roll ):

    " Taffo foi "O" guitarrista do rock brazuca! Tocou com todos os maiores nomes do ramo: Rita Lee, Made in Brazil, Joelho de Porco e muito mais. E ainda teve suas próprias bandas de sucesso, Radio Taxi e Taffo. Passou pela New-Wave, Pop, Hard e metal com maestria e desenvoltura e fez bonito em todas!

    Não satisfeito, ainda abriu o IG&T brasileiro, a maior e a mais respeitada escola de guitarra do Brasil, onde lecionam os maiores virtuosos do pais e onde se formaram dezenas de novos talentos da guitarra nacional. Taffo fez tudo muitíssimo bem-feito, não perdeu tempo na Terra e agora o supremo Maestro do Universo o chamou de volta para tocar em sua orquestra cósmica ,pois a musica é a grande linguagem de comunhão entre todos os seres do Universo. E Mestre Taffo sempre soube disso muito bem! Valeu por tudo, grande Taffo, e que Deus o ponha na primeira fila de sua Orquestra!"

Percy Weiss ( vocalista de bandas como Made In Brazil, Patrulha do Espaço, Harppia e Percy´s Band ):

     " Convivi com Wander Taffo nos tempos de Made In Brazil e era um cara brilhante, como pessoa e como músico. Serve de exemplo à todos nós: de um caráter irretocável, bom musico, bom amigo, bom filho, bom marido e bom pai. Serve de exemplo também de como não podemos negligenciar a nossa própria saúde, supondo que nada vai nos acontecer. Eu sempre tirava uma onda dele, chamando-o de Robert Redford do rock brasileiro, mas na verdade, o lado mais lindo do Wander era o interior. Uma pessoa inesquecível !

Gel Fernandes
( baterista e fiel companheiro de
Wander
em toda sua vida artística
):

1) Wander Taffo - um dos melhores guitarristas do Brasil, isso se não foi o melhor. Sua melhor performance e reconhecimento começou com o Radio Taxi nos anos 80, que com o sucesso teve a chance de poder inovar o conceito dos solos de guitarra marcando uma época. Esse marco foi, não só no estilo, como também na técnica ( já bem avançada pra época ) e nos timbres tirados do instrumento, forçando as perguntas curiosas de todos, de como ele conseguia esse som, que guitarra, captador, amplificador e pedaleira usava? Muitas vezes até marca e número das cordas e das palhetas.

    Bem.....mas de que adiantava poder comprar todo o equipamento igualzinho se não podiam comprar as mãos dele e nem as ideias? Mesmo assim, foi bom, pois pôde fazer uma escola de música, ( EM&T ), onde os alunos puderam continuar se espelhando mais de perto. Wander Taffo deixou fãs, alunos, seguidores e amigos, não só pelo seu virtuosismo e profissionalismo musical, mas também pelo seu caráter. Isso foi um pouco do que ele fez para representar tão bem o Rock Nacional.

2) À Long, Long Time ago....nos anos 70. Muito jovem ainda, eu já tinha tocado profissionalmente com algumas bandas e fui convidado para entrar no Memphis que já eram todos meus conhecidos, pois faziam o mesmo circuito de clubes de São Paulo, que fazíamos com minha ex-banda chamada Sunday, só não conhecia ainda o novo guitarrista, que tinha sido convidado juntamente comigo a fazer parte da mesma, pois era novo no meio musical, e era no Memphis, o primeiro grupo que iria tocar.

    Com o ego normal de um adolescente , que já tocava bateria antes, e estava me dando muito bem nessa minha profissão escolhida que era a  música, não pude deixar de fazer a pergunta um tanto maldosa... "eu entro na banda...mas quem é esse muleque que vai tocar guitarra, toca bem pelo menos? Como chama?" a resposta foi... " fica tranquilo, ele toca legal, você vai ver no ensaio amanhã".

    No dia seguinte chegando na grande casa vazia do bairro do Morumbí em São Paulo, no portão ainda, antes de entrar na sala reservada para os ensaios, já ouvia o som alto de violão tocando uma canção do Yes, que achei que era o disco rolando, mas quando entrei na sala tive uma surpresa, era o tal guitarrista de dois anos mais velho que eu tocando perfeitamente igual ao original, que interrompeu a música de onde estava para ser apresentado para mim e me cumprimentar. Só me restou engolir seco de ver como tocava muito bem aquela música tão difícil, e só me veio na lembrança uma coisa, a tal pergunta maldosa que tinha feito um dia antes ainda pelo telefone, sobre ele. Aquele cara era o desconhecido Wander Taffo.

    Depois disso pensei... 'É, eu vou ser amigo desse cara'. Alguns anos depois contei essa história para ele e rimos muito. Assim foi meu primeiro contato com ele, depois disso convivemos muito juntos e daria para escrever um livro e fazer um filme, de tantas histórias que tivemos, tanto dentro das bandas como particular. Participamos juntos de inúmeras gravações com vários cantores e as bandas que tocamos foram: Memphis, Billy Bond ( Joelho de Porco ), Secos & Molhados, Sobrinhos da Rainha, Rita Lee, Radio Taxi, banda Taffo e outros trabalhos. Tive sorte de encontrar você.....mas tenho certeza de uma coisa: que estaremos tocando juntos, um dia. Bye, bye my friend ! Gel Fernandes ( Radio Taxi ).   

Por Alexandre WildShark

Voltar para Especiais