I Andradas Power Metal Festival 
 Domingo dia 7 de março de 2004 -  Local: Pavilhão do Vinho Andradas/MG

  
    Era um domingo nublado e novamente nós do Rock On Stage estávamos em mais uma cobertura de um festival. Chegamos em Andradas juntamente com os nossos amigos do Rass Dashen, banda daqui de Espírito Santo do Pinhal/SP que se apresentaria também no evento.

    Após um bom período de espera começa o I Andradas Power Metal Festival próximo das 16hs com uma banda de Andradas, ainda sem nome definido tirando (  que coisa não? )  covers de Ramones, Judas Priest com Breaking The Law e Scorpions com Rock You Like A Hurricane entre outras. Foi um pequeno aquecimento, já com algumas rodas, que durou pouco mais de meia hora.

    Infelizmente tivemos a falta da banda Wild Shark de Mogi Guaçú/SP, o que antecipou a entrada do Rass Dashen de Pinhal, que mostrou um set contendo as músicas que farão parte do primeiro cd demo da banda e alguns covers. Abrindo o show com Insane Conection - própria com forte peso, um cover do Slayer, a épica de autoria da banda Darkness Butterfly foi a seguinte, depois para o deleite dos bangers pularem nas rodas com Master Of Puppets do Metallica numa versão matadora, outra própria com Disgust e fechando o set com uma destruição total temos Holy Wars do Megadeth. Agora o festival estava realmente bem forte e mostrando a força do underground.

    Alguns problemas aconteceram e novamente tivemos de esperar bastante pelas bandas que ainda subiriam no palco. Não posso aqui citar quais problemas com precisão, mas infelizmente eles atrasaram bastante o festival. Pelo menos não foi nenhuma briga, porém muitas pessoas foram embora e não esperaram a continuidade do festival - bem elas não tem noção do que perderam, como conto mais abaixo.

    Quase 19hs e o quinteto andradense Incoma sobe ao palco com um set  repleto de covers como:  Paranoid do Black Sabbath, Spider Man do Ramones, Confortably Numb do Pink Floyd numa versão controversa, Satisfaction dos Rolling Stones, Polícia do Titãs numa versão estilo Sepultura, Perfect Strangers do Deep Purple;  o Incoma não empolga a galera presente. Acho que a banda deve escolher um estilo ( punk, heavy tradicional, hard rock, ou qualquer outro ) e trabalhar em cima do escolhido e não ficar somente com covers mesclados de diferentes estilos.

    De volta a Terra Média é literalmente o que senti quando o quinteto de Machado/MG Lotheloryen sobe ao palco do festival; afinal a banda está muito bem afiada e toca com grande precisão. O Lotheloryen era uma das bandas mais aguardadas do I Andradas Power Metal Festival. As músicas foram do primeiro cd demo Thousand Ways to the Same Land da banda e covers como Bright Eyes do Blind Guardian, Man on a Mission do Gamma Ray. O guitarrista e vocalista da banda Leonardo Oliveira tem uma performace a la Ian Anderson do Jethro Tull e o som é puramente medieval com maravilhosos duelos de guitarras. Algumas outras canções: Hear The Call Again e Lothloryen - próprias e a suíte Heal Me do Gamma Ray. Sinceramente foi um dos melhores shows que vi nestes últimos meses e penso que as gravadoras devem investir nesta banda. 

    Depois dessa viajem ao mundo de J.R.R. Tolkein chegamos a última atração do festival e volto a escrever - quem foi embora perdeu outra grande banda do dia: Meat. Este quarteto caldense fecha a noite com muito thrash metal estilo Kreator - forte peso e velocidade, com as músicas que estão primeiro cd demo da banda Neocortex - Sentimental Nightmares, The Reality Of A Dream, F**k Your Love e Hurry Dogs, além de alguns covers do Slayer. Foi um show para destruir as cabeças que ainda estavam inteiras e também para que muitas rodas surgissem e muitos moshs fossem realizados ( inclusive moshs femininos ). O Meat está em franca evolução e melhorando a cada show ( a última vez que assisti foi no V Monsters of Poços/MG ) e deve chegar a um full length em breve.

    Novamente os seguranças não tiveram serviço, a não ser o de sempre, controlar a portaria e os únicos incidentes acontecidos foram a falta do Wild Shark  e longa demora entre o Rass Dashen e o Incoma ( por motivos desconhecidos ). Foi a primeira edição do Andradas Power Metal Festival e  problemas como estes às vezes infelizmente acontecem, a torcida fica para que nas futuras edições estes incidentes possam ser contornados sem tanta demora, porque parte dos bangers foram embora e não viram as duas melhores bandas do dia: Lotheloryen e Meat que não se incomodaram com o pequeno público e fizeram shows competentes respeitando os que ficaram até o final. E registro aqui também um grande abraço à Bia que nos recebeu na portaria do festival e aos demais organizadores do evento.

Por Fernando R. R. Júnior

Voltar para Festivais