Monsters of Poços V Edição
Sábado dia 13 de Dezembro de 2003
Com: Meat, Andralls, Thalion, Holy Sagga, Victoria, Exotic Symphony e Shaman

Local: Pátio do Estádio Ronaldão -  Poços de Caldas / MG


    Bem amigos e amigas do Rock On Stage estarei lhes contando com foi o V Monsters of Poços,  realizado novamente ao lado do estádio do Ronaldão no dia 13 de dezembro, em Poços de Caldas /MG. Talvez esta V Edição do festival tenha sido a mais aguardada e a melhor de todas. Digo isto sem desmerecer as anteriores, haja visto que a última foi fabulosa.

    Mas como nem tudo é sempre como queremos que seja, alguns problemas de ordem não programada aconteceram. A montagem do palco demorou demais, haja visto que chegamos por volta das 14:00 hs da tarde em Poços,  o palco só foi ficar pronto depois das 19:00hs e a primeira banda só subiu ao palco depois das 20:40. Foi um grande atraso de 4 horas que além de cansar o público presente atrasou todo o andamento do festival. Além disso, também a chuva fez-se presente por algum tempo, mas não foi determinante para o atraso do festival. 

    Os portões só foram abertos próximos as 19:30hs. Uma pena, porque tenho certeza se o palco tivesse sido montado logo de manhã e o evento começado na hora marcada no cartaz ( 16:00hs ) as bandas teriam feitos shows normais e não com set reduzido. E não seria a correria que se tornou o festival e com isso, saberíamos todo o potencial de cada banda ao vivo.

    Mesmo assim tivemos grandes shows neste festival como vou lhes contar nas próximas linhas. Estou fazendo esta pausa para ressaltar o nosso encontro com os nossos amigos do Andralls ( que tocou no II Absolute Metal Festival ), isso é o que vale num evento como este, rever os amigos.  

   Voltando ao festival, próximo as 21:00, o Meat, banda de thrash metal de Poços de Caldas-MG, que mostrou algumas músicas próprias e uma grande evolução do som desde o festival Underground Rock Fest em Andradas/MG ( leia resenha ). Parabéns foi uma bela abertura.  

    Sem tempo para pegar uma cerveja as 21:20, já sobe no palco o Andralls, banda de São Paulo – SP, com uma introdução destruidora e mostrando um som mais rápido do que nunca. Algumas das músicas que fizeram o Monsters of Poços explodir em rodas : Hate, Beyond The Chaos, Back from Nowhere, The Future, Andralls On Fire e uma cover do Slayer - Angel of Death. Foi um show matador para destruir qualquer pescoço.   

    Com a rapidez que se tornou o V Monsters of Poços, logo às 22:00, é a hora do Thalion mostrar o seu prog melódico e surpreender todos no festival com a competência de uma banda jovem. O som do Thalion foi centrado nas músicas que estarão no seu debut CD que será lançado pela Hellion Records em 2004, com destaque para Follow The Way e Maze of Sorrow, além de uma cover magnífica,  Sacrament of  Wilderness do Nightwish que fez o público presente delirar.  

    A voz da vocalista Alexandra Liambos e os fortes duetos de guitarra foram uma bela marca da banda. Foi uma grata revelação no festival que contou com a participação maravilhosa de Fábio Laguna ( tecladista do Angra ) no show.

     Mas como o tempo urgia já estava chegando a hora do Holy Sagga realizar um dos shows mais esperados da noite. Logo na abertura já somos presenteados com um clima épico, medieval com a execução de Dagger Of Words do projeto Hamlet e as músicas que estão no álbum Planetude, como Fight for Survival, que no CD conta com a participação de André Mattos nos vocais.

     

    Essas canções empolgaram muito o público fazendo do show do Holy Sagga um dos melhores da noite. Uma cover sensacional do Manowar com Hail and Kill e outra versão matadora de Flight of Icarus do Iron Maiden encerram o show do Holy Sagga. Com certeza a longa espera valeu a pena ( tinham muitos como nós que estavam lá desde as 14:00 ).  

    Ainda havia mais bandas para tocar e infelizmente o tempo estava jogando contra, com isso shows que poderiam ter sido ainda mais fortes tiveram que ser abruptamente cortados em seu set list original.

    Por volta das 23:30, chega a vez da banda Victoria tocar seu prog metal altamente técnico, seguindo a linha das grandes bandas virtuosas como Dream Theater e Symphony X, ou seja, músicas bem tocadas e bem longas. Algumas músicas que  empolgaram a galera estão no seu CD demo, como a excelente Never Say Never e uma brilhante versão de No More Tears do Ozzy Osbourne encerrando a participação do Victoria no V Monsters of Poços. Vale lembrar que o Fábio Laguna novamente comandou os teclados com a competência de sempre.   

    Pouco depois da meia noite chega a vez do Exotic Symphony ( ao lado ) ser a última banda antes do Shaman, e fez um show com músicas  próprias e algumas covers como DeathBenerial Quest e Control Deneid Consumed Flesh And Power Holds. O show do Exotic Symphony foi desta vez conduzido pelo Marcelo - vocalista do Opera  

   Agora amigos e amigas já era bem tarde mas todos ainda estavam de pé ( ou quase ), ansiosos pela magnífica banda que ainda estava por vir: o Shaman. Já eram 1:30 e todos queriam ver uma das maiores bandas do Heavy Metal mundial, afinal era a primeira vez para muitos, inclusive eu, que estaríamos vendo a Ritual World Tour. Não falei até agora do fundo do palco, com uma enorme bandeira nos temas do CD Ritual com um desenho lindo, vocês tinham que ver.  

  Quando começaram os primeiros acordes de Ancient Winds todos ao meu lado ficavam arrepiados por estar presenciando este fabuloso momento de heavy metal.

    É amigos o Shaman estava no palco do V Monsters of Poços e a perfeição e sincronia entre os músicos da banda que é tamanha que não parecia que estava num show ao vivo e sim ouvindo CD Ritual. A maioria do público cantava junto as músicas e não foi diferente com Here I Am, Distant Thunder e Time Will Come.    

    Na execução de For Tomorrow, André Mattos manda na introdução uma fantástica melodia com a flauta pan. É algo que só vendo para poder saber do que estou falando. Deixando todo o público que compareceu em Poços de Caldas com um sorriso bem largo no rosto com os primeiros acordes de Lisbon numa versão bem alternada com um peso maior e um rico solo de teclados.  

    Depois Hugo Mariutti dá uma pequena aula de guitarra ligada a um solaço de bateria comandado por Ricardo Confessori, é impressionante mesmo. Em seguida temos a música Ritual que dá nome ao disco e a turnê, que foi um teletransporte para o tempo dos índios americanos que faziam seus rituais querendo expulsar os europeus de seu território.  

    Um solo de teclados de André Mattos marca a introdução e cria o clima para Fairy Tale, música com lindas melodias.  Pride uma canção que fez o público de Poços pular mesmo foi a canção seguinte, é amigos, não tinha uma pessoa quieta.  

    Uma pausa e para o bis, estava preparado uma cover que o público cantou junto todos os versos – Mr. Crowley do Ozzy Osbourne. Na versão do Shaman esta música ficou tão perfeita quanto na voz do "Mr. Madman". Em seguida No More Tears  também do Ozzy, fazendo uma grande homenagem ao ídolo de muitos que sofreu grave acidente no dia 9 de dezembro de 2003.  

   Mas uma nova pausa e na volta temos a execução de Carry On uma das músicas mais pedidas pelo público presente e que novamente fez todos pularem extasiadamente com a espetacular apresentação do Shaman.

 

    Ao olhar no relógio já era tarde, e as 3 da manhã acaba o V Monsters of Poços. Quero deixar registrado que muitas latas de leite em pó foram arrecadas para o programa Fome Zero e nenhum incidente ocorreu. Pelo menos da nossa parte consideramos que fomos bem atendidos pela organização. Mas não podíamos deixar de colocar algumas críticas, críticas essas feitas pelo próprio produtor do Shaman.

    Na verdade temos que concordar com essas críticas, sendo algumas que podemos citar: a longa demora na montagem do palco que fez com que muitas pessoas ficassem cansadas, bem notadas no decorrer do show do Shaman, pois mesmo antes, muitas pessoas estavam deitadas no chão e acho que só não foram embora pelo que restou de entusiasmo por estar presente no show do Shaman. Esses atrasos foram de certa forma responsáveis por nós do Rock On Stage, não ter conseguido realizar uma entrevista com o Shaman no backstage como havia sido previamente combinado.

    Torna-se um desrespeito muito grande fazer que uma banda tão reconhecida, que está entre as melhores na cena metálica mundial, só possa subir ao palco as 1:30 da manhã e segundo informações não oficiais, com a possibilidade de ser interrompido o show, pois o alvará venceria exatamente neste horário.

       Não vamos deixar este texto completo apenas com críticas, vale um elogio a galera que estava presente, mesmo cansada curtiu o show, agitou bastante e talvez isso tenha feito com que o Shaman fizesse um show completo. Vale também um elogio à banda que poderia ter tocado apenas algumas músicas e se despedido, mas não ocorreu isso. Mostrando o respeito que tem pelos fãs tocaram com o mesmo vigor que nas apresentações em outras cidades.

    Vale mais um elogio também a prefeitura de Poços de Caldas, a todos os patrocinadores, pois shows de heavy metal possuem muitas dificuldades de se adquirir uma infra-estrutura boa de palco, nisso o V Monsters of Poços estava muito bem, nem sempre podemos contar com pessoas interessadas em patrocinar Heavy Metal, principalmente no interior. E além de um abraço para todos do Andralls e ao Patrick ( que fez o making off do DVD Ritualive do Shaman ).  

Texto: Fernando R. R. Júnior
Fotos: Tiago e Fábio

Pesquisa Rock On Stage:Tirando o Shaman, qual foi o melhor show do V Monsters of Poços?

1º  Victoria 41,50%  (105 votos) 
2º       Thalion 25,30%  (64 votos) 
Holy Sagga   20,55% (52 votos) 
Exotic Symphony 5,93%  (15 votos) 
5º     Andralls 5,14%  (13 votos) 
6 º      Meat 1,58%  (4 votos) 
Total: 253 votos

 

Voltar para Festivais