1o Pinhal Rock Festival
Com: Garage Machine
, Thoughts, Odius, Medofobia, Doctor Rock e Ether
Sábado, dia 18 de outubro no GPEA, Espirito Santo do Pinhal – SP

    Depois de mais de 4 anos Espírito Santo do Pinhal finalmente teve uma noite voltada para o rock com a realização com sucesso do 1o Pinhal Rock Festival, evento que  contou com seis bandas em uma noite mais curta ( pois teve início o horário de verão ) mas com muito rock/metal trazendo a pitada de underground necessária para que a chama se reativasse na cidade. O local escolhido foi o salão localizado no subsolo do G.P.E.A., clube do centro da cidade.

Garage Machine

    A primeira atração foi a banda Garage Machine e infelizmente não acompanhei sua apresentação, mas pelas informações coletadas com amigos no festival, eles mandaram um pop/hardcore com qualidade e aproveitaram para divulgar as músicas do seu cd autointitulado e covers como Eu Quero Ver O Oco dos Raimundos, com certeza um bom começo para o Pinhal Rock Festival. Adrentramos ao G.P.E.A. por volta das 21:00hs e reencontramos vários amigos da região, amigos de uma tribo underground que há muito tempo não os víamos e foi positivo rever toda essa trupe em uma festa puramente de rock.

Thoughts

    A segunda banda da noite foram as meninas do Thoughts, banda de Itapira/SP que faz cover do Kittie e do Distillers cheio de atitude e aplicando muito peso, o que garantia uma apresentação com energia e muito punk rock, como foi visto ao serem executadas canções como City Of Angels, Beat Your Heart Out e Seneca Falls, todas dos Distillers onde a vocalista Aline mostrou uma boa presença de palco, sempre acompanhada por Kryslayne guitarra, Jonas no baixo e Lívia na bateria.

    Seguindo o set com This Town e Sweet Dreams ( Marilyn Manson ) - esta última cantada pelo baixista Tiago Guga e um destaque do show do Thoughts. Mais um cover de Marilyn Manson com The Nobodies e então a banda de Itapira investe em uma seqüência de covers do Kittie passando por músicas como Never Again, Funeral For Yesterday, Charlotte, Spit, Raven, Brackish e Into The Darkness. Nessas músicas a guitarrista Kryslayne tocou com a guitarra bem distorcida e nota-se que a agrada bastante o público. E a agressividade aplicada pela vocalista Aline e pela baterista Lívia ( que meteu a mão sem dó )nestas músicas foi a certeza da formação de muitas rodas de empolgação em um momento de êxtase coletivo.

Odius

    A terceira banda a se apresentar no festival foi a galera do Odius, banda originada em Espírito Santo do Pinhal e atualmente composta por Dario Carvalho nos vocais, Gu Lozano na guitarra, Rafa Lozano no baixo e Saulo Benedetti na bateria, que aproveitam o festival para divulgar o demo Mutilation In Mass - e o som praticado é o mais puro metal extremo, prova disso são as músicas Desgraça e I Will Break You que abrem o show dos pinhalenses e como já era esperado, também muitas rodas. Em seguida o Odius toca Suicide e No Exit - uma das novas canções da banda, com Dario vociferando com muita fúria cada verso.

    Depois foi a vez da canção título do demo da banda: Mutilation In Mass, e dá-lhe velocidade na guitarra e bateria, aliás merece aqui um registro ao baterista Saulo Benedetti que entrou na banda recentemente e mostrou neste evento que está à vontade em seu posto. A rápida Brainwashing foi a seguinte e a onda de destruição foi encerrada às 23:46 com Odius, a pancada que intitula a banda.

Medofobia

    Com o início do horário de verão, e os relógios precisando serem adiantados em uma hora, o Medofobia sobe no palco à 1:00 da manhã e o trio da cidade de Pedreira/SP é formado por Marcos no baixo e vocais, Fernando na guitarra e Tomaz na bateria. Eles apresentam seu thrash metal vigoroso com sons próprios e covers como Orgasmatrom do Motörhead - aliás, um dos pontos altos do show - e Troops Of Doom do Sepultura, realizando a integração perfeita entre público e banda, e a correspondência da platéia foi que muitas rodas de empolgação foram abertas.

    Outro cover que fez o público vibrar foi Roots Bloody Roots também do Sepultura e ainda com direito a participação de Dario nos vocais junto com Marcos, enfim, uma apresentação muito profissional que deixou sua marca nos fãs.  

 Doctor Rock


    Às 2:20 chega a vez do Doctor Rock aplicar uma verdadeira sessão de cura de rock´n´roll em forma de massacre sonoro em algum eventual headbanger que estivesse ainda sedento por sonzeira, e Alencar - vocais, Guizão - guitarra, Lucas - baixo e Gustavo - bateria iniciam sua apresentação com nada mais nada menos que Flight Of Icarus que faz a galera chegar na frente do palco e cantar junto com a banda este hit imortalizado pelo Iron Maiden. Disparando um clássico atrás do outro, o Doctor Rock fez um dos melhores shows da noite com músicas como: War Pigs ( Black Sabbath ), Long Live Rock Roll ( Rainbow ), Love Ain´t No Stranger ( Whitesnake ) Tom Sawyer ( Rush ), Sweet Emotion ( Aerosmith ) e pelo jeito era isso que a maioria queria ouvir. E dá-lhe performance competente de Alencar ao interpretar todas essas canções. Foi surpresa ver o Guizão executar Eruption ( Van Halen ) e ainda tocar com os dentes no melhor estilo de Jimi Hendrix.

    Para garantir a vibração da galera, o set do Doctor Rock teve ainda tempo para Rock´n´Roll do Led Zeppelin e Two Minutes To Midnight do Iron Maiden, e registro aqui o meu muito obrigado pelos agradecimentos que o vocalista faz ao Rock On Stage antes da execução dessa música. Mais alguns sucessos que agitam a platéia são Heaven And Hell ( Black Sabbath ), Wasted Years ( Iron Maiden ) e Highway Star ( Deep Purple ), sendo que esta última encera o show. Com um repertório como este os headbangers de Pinhal e região com certeza foram para casa bastante felizes. Aliás, o Doctor Rock está em uma grande evolução, pois esta apresentação foi bem superior a que eu havia assistido meses atrás no Porão do Rock em Santo Antônio do Jardim/SP ( leia resenha ).

Ether

    E ainda tinha mais uma banda para fechar o festival o Ether, banda de Amparo formada por Jayro Sama na bateria, Akira Fergus na guitarra, Nandão Punk nos vocais e Nezumi Rato no baixo, que pratica cover do System Of A Down, mas como já era muito tarde ( mais de 3:50 quando entraram no palco ) muita gente já tinha ido embora, porém, o Ether cumpre bem sua proposta e faz um nu metal muito cheio de energia que agrada os poucos restantes.

    Foi muito importante para a "Rainha das Serras" a realização do 1o Pinhal Rock Festival, pois provou para muitas pessoas que o rock/metal está vivo sim e se forem criados espaços para que as bandas se apresentem, com certeza existe um grande público carente e sedento por eventos como este. Deixo aqui também os parabéns aos organizadores Dario e Gustavo ( e a todos que ajudaram ) pelo festival que é o primeiro passo para trazer o nome de Espírito Santo do Pinhal de volta ao importante underground da região, fico na torcida também para que a iniciativa vista neste sábado possa ser novamente concretizada em novos eventos.

Texto e Fotos: Fernando R. R. Júnior

 

Voltar para Festivais