Porão do Rock
Com: Wolfpack, Camada de Ozônio, Soundtrack Road,
Cabicera Blues Band
, Os Virtuosos e Hallowed By The Maiden
Sábado, dia 19 de fevereiro de 2011 na Chácara São Pedro
 ( Estrada da Cachoeira ) Santo Antônio do Jardim/SP

    Depois de muito tempo, precisamente desde abril de 2008 ( leia resenha ), o Porão do Rock que sempre acontece na cidade de Santo Antônio do Jardim, teve uma nova edição desta vez prestigiando bandas que mergulharam no Heavy/Rock Clássico com as bandas Camada de Ozônio, Cabicera Blues Band e Soundtrack Road, além de uma mescla entre os 70 e linhas mais técnicas como o Wolpack, som próprio como Os Virtuosos e um cover do Iron Maiden, o Hallowed By The Maiden. Mais uma vez o local da edição foi a Chácara São Pedro e a entrada era apenas um quilo de alimento. Parabéns ao Lucas e a todos que ajudaram na organização do evento, pois somente com a atitude de pessoas assim que a cena underground da região sobrevive. Vale ressaltar que o som da Chácara São Pedro estava muito bem regulado e todas as bandas puderam aproveitar e exibirem todo o seu potencial ao vivo.

Os Virtuosos

    O quarteto de Andradas/MG Os Virtuosos é formado por Thiagão nos vocais e guitarra, Rafael ( Faé ) na guitarra, Fernando ( Alf ) no baixo e Bruno na bateria e foram os responsáveis pela abertura desta edição do Porão do Rock. Os mineiros aproveitam para divulgar músicas como "Teu Passado Te Condena", "Me Diz","Tu És Meu Modo de Vida","Até Que Ponto" que estão em seu primeiro cd de composições próprias influenciado por bandas como Kings Of Leon, Radiohead, Strokes entre outras.

 

    Suas músicas foram bem recebidas pelos presentes, que ainda eram poucos devido ao horário de início dos shows, no final da tarde. Eles apresentaram também uma boa versão para Knocking On The Heaven´s Door ( estilo do Guns´N´Roses ) onde percebeu-se o talento o baixista Fernando. Vale uma audição mais detalhada do som dos Virtuosos para absorver a qualidade que os mineiros possuem.

Camada de Ozônio

    Uma curiosidade desta edição do Porão do Rock foi a presença de três power trios na sequencia e o primeiro deles foram os pinhalenses do Camada de Ozônio, banda formada por Kiko ( Guitarra / Vocal ), Rodrigo ( Baixo / Vocal ) e Mateus ( Bateria / Backing Vocal ) que abriu seu set list com a composição própria Planeta Rock, um Heavy Metal bem oitentista e dos bons. Muito empolgado o vocalista Soró ( ou Rodrigo ) emenda um ótimo cover para Roadhouse Blues do The Doors. Kikão estava muito contente com a apresentação e iniciou em sua guitarra Highway Star, cover do Deep Purple mantendo o legado de Richie Blackmore e seguiu com We´re Gonna Take It do Twisted Sister, música que possui uma energia muito grande e fez o público, que havia aumentado consideravelmente, vibrar bastante com o peso aplicado pela banda.

    Depois a Camada de Ozônio exibe sua ótima versão de Wasted Years do Iron Maiden e também a Moneytalks do AC/DC - inclusive esta última fez até a mulherada agitar bastante. Em seguida executam o clássico do Scorpions Rock You Like A Hurricane e depois uma canção de uma das grandes bandas do Heavy Rock dos 70: Sunrise do Uriah Heep e dedicada a este que vos escreve e aos amigos do Wolfpack com o guitarrista Kikão nos teclados fazendo a introdução da música. Finalizando a apresentação tivemos ainda a ótima versão de Neon Nights do Black Sabbath e Highway To Hell do AC/DC. Quero lembrar também que o Camada de Ozônio fez uma apresentação de muita categoria com músicas bem ao gosto dos presentes.

Cabicera Blues Band

    O segundo power trio da noite foi o Cabicera Blues Band de Mococa/SP e pelo nome da banda, sinceramente esperava que seu repertório fosse concentrado em grandes nomes do Blues norte-americano, entretanto este engano foi mais que positivo, pois Matheus Leite ( guitarra e vocais ), Lucas Leite ( bateria e vocais ) e também por Ricardo Lucon ( baixo ) tocaram Blues sim, mas os que grandes nomes dos anos 70 consagraram em seus discos e justamente com The Rover do Led Zeppelin eles abriram o seu show, e detalhe em versão primorosa. Depois Matheus Leite anunciou Fire And Water do Free lembrou do nome e da importância de Paul Rodgers e na sua execução solou sua guitarra com distorções perfeitas.

    Em seguida, o batera Lucas Leite nos comunica que não tiveram muito tempo para ensaiar então começou a cantar A Conspiracy do Black Crowes, e ver uma banda resgatando um som deste excelente grupo que iniciou suas atividades nos 90 foi um momento de grande emoção para mim e para os presentes, pois o Cabicera soube interpretar direitinho o conceito de 'sonzeira' que já abordei aqui no Rock On Stage em outras oportunidades. Em seguida executam The Gypsy do Deep Purple na mais pura essência; nos solos o baixista Ricardo Lucon e o guitarrista Lucas ficavam de frente um para o outro como se estivessem trocando a energia retirada de seus instrumentos.

    Depois eles tocam People Get Ready, fruto da parceria de Jeff Beck e Rod Stweart. Quem era mais novo provavelmente não conhecia essas bandas dos 70, mas a galera que tem um pouco mais de experiência estava satisfeita com cada canção apresentada e o show prosseguiu com Simple Man do Lynyrd Skyrnyrd, porém, infelizmente um fã resolveu assumir o microfone e literalmente  'estragou' a música, agora entendo porque Keith Richards costuma dizer que se um fã subir em seu palco ele quebra a guitarra no individuo. Tivemos ainda Effigy do Creedence Clearwater Revival e uma homenagem ao guitarrista Gary Moore com I Wonder Why? (Are You So Mean To Me) gravada pelo BBM, e segundo o vocalista Matheus, essa era a música mais Blues do seu repertório, e meus amigos a forma que eles alongaram trouxeram aquela alegria que sentimos quando ouvimos um belo Blues.

    Finalizando a brilhante apresentação o Cabicera Blues Band tocou Mistread do Deep Purple com direito a um solo de guitarra e vocais de Matheus do jeito que Richie Blackmore, Glenn Hughes e David Coverdale nos ensinaram, lógico que a reação da galera foi se deliciar com cada nota tirada pelo trio. A última música foi Thorazine Shuffle uma sonzeira maravilhosa do Gov´t Mule, banda de Southern Rock de 1994 que recomendo você conhecer. O Cabicera Blues Band realizou um grande show e deixou uma responsabilidade ainda maior para a próxima banda, pois eles deveriam fazer uma exibição ainda melhor.

Wolfpack

    Em sua segunda apresentação, o Wolfpack, trio de Espírito Santo do Pinhal/SP formado pelos meus amigos Guilherme Zucherato ( Guizão ) na guitarra e vocais, Gustavo na bateria ( ambos do extinto Dr. Rock ) e André Torres no baixo. Eles receberam a missão de manter o nível desta edição do Porão do Rock em alta e mostraram que estavam a altura do desafio, pois abriram com Summer Song de Joe Satriani impressionando os presentes sejam fãs de Rock ou os músicos das outras bandas com a exuberante técnica do Guizão. A seguinte foi All Along The Watchtower do mestre Jimi Hendrix e antes de seu início, Guizão pede para que os fãs se aproximem e interajam com a banda, pedido que foi rapidamente atendido, diga-se de passagem.

    O trio alterna algumas canções com vocais e outras puramente instrumentais e assim For The Love Of God do celebre guitarrista Steve Vai exibiu a técnica e a coesão cada vez melhor que a banda está construindo dia-a-dia. Depois a intensa Fire de Jimi Hendrix aumentou a ligação fãs-banda, que foi consolidada com Into The Arena do Michael Schenker, essas duas músicas resultaram em muitos aplausos para o Wolfpack, especialmente nos solos de guitarra. Depois foi a vez de uma das melhores instrumentais do Rush com La Villa Strangiato e cada um dos três membros do Wolfpack executaram suas difíceis melodias com muita propriedade e praticamente enfeitiçando cada um de nós. All Right Now sucesso do Free, além de ter feito os fãs vibrarem bastante, causou também uma ótima participação no refrão devidamente dividido com o vocalista.

    Para a introdução de Cliffs Of Dover de Eric Johnson, o guitarrista Guizão nos enviou um solo excelente e aí seguiu-se com as rápidas linhas instrumentais da música. Anunciada como 'a saidera'  Surfing With The Alien de Joe Satriani provou que o trio evoluiu muito desde seu primeiro show e pode ir muito mais além.  No bis, o Wolfpack tocou a Time do Pink Floyd e novamente a qualidade veio a tona novamente, aliás eu já a conheço dos ensaios que assisti. E posso afirmar com segurança, o trio de Espírito Santo do Pinhal/SP cumpriu com louvor sua missão em realizar um show de nível igual aos anteriores. Parabéns meus amigos.

Soundtrack Road

    Embora seja uma banda relativamente nova e em sua primeira apresentação os membros do Soundtrack Road já figuram no cenário underground há um bom tempo, veja só: Alencar Moraes nos vocais e Lucas Corsi no baixo participaram do Dr. Rock, enquanto Lester na guitarra e Rodrigo Mandi na bateria mostraram muito entrosamento e assim continuaram com a magia dos grandes clássicos do Rock e Metal que estávamos assistindo nesta edição do Porão do Rock. O quarteto abriu sua participação com Crazy Train do Ozzy Osbourne com o vocalista Alencar cantando com muita vibração que contagiou e muito os presentes. Depois seguiram com Love Gun do KISS e Perfect Strangers do Deep Purple, ambas em versões muito boas.

    Outra que agradou a todos foi o sucesso You Shook Me All Night Long do AC/DC que fez todo mundo se balançar graças a energia que a música possui. Depois Sweet Home Alabama do Lynyrd Skynyrd em ótima versão trouxe toda a capacidade do guitarrista Lester produzindo ótimas solos. Mama I´m Coming Home de Ozzy Osbourne e Imigrant Song do Led Zeppelin garantiram mais empolgação aos presentes, que provavelmente foram surpreendidos com Rockin In The Free World cover de Neil Young vociferada com muito ímpeto pelo Alencar. Aliás, o vocalista dedicou a seguinte a este escriba e o "rockão" Barrucada do Heart foi talvez a melhor executada pelo Soundtrack Road, com destaque novamente para o guitarrista que abusou da alavanca para extrair seus longos solos.

    Eles encerram o show com a versão explosiva de War Pigs do Black Sabbath e encaixaram um bis com Black Night do Deep Purple com direito a algumas improvisações do guitarrista Lester e também do baterista Rodrigo Marudi. Foi uma bela estreia do Soundtrack Road e pelo jeito, eles pretendem manter o legado de clássicos iniciado nos tempos de Dr Rock.

Hallowed By The Maiden

    A última atração desta edição do Porão do Rock foi o sexteto pinhalense que presta um tributo a auto intitulada maior banda de Heavy Metal do Mundo, o Iron Maiden e é claro a evolução deste grupo formado por Leonardo nos vocais, Victor, Renan e Marcelo nas guitarras, Raul no baixo e Ricardo na bateria foi percebida e apreciada bastante nesta apresentação. O Hallowed By The Maiden abriu seu show com Prowler e embora notadamente melhor que em outras vezes, o avanço do horário causou uma diminuição dos presentes, entretanto, quem ficou pode conferir esta e vários outros clássicos do Maiden em todas as suas fases, sejam as atuais ou as antigas tanto que os garotos tocaram "Wrathchild", "Two Minutes To Midnight" e "Wasting Love" em sequencia com destaque para o novo e aplicado membro Marcelo que efetuou ótimos solos.

    Depois em The Trooper o vocalista se soltou mais e cantou ainda melhor para felicidade dos pais e dos fãs presentes. Claro que sucessos como Hallowed By The Name e Fear Of The Dark não poderiam ficar de fora do set dos garotos que anunciaram Run To The Hills como sua última da noite, mas como os fãs pediram mais uma tivemos ainda a ótima versão para Powerslave. Que o Hallowed By The Maiden continue sua evolução e possa mostrar mais dos excelentes sons que Steve Harris e Cia. gravaram na história Metal.

    Resumo do Porão do Rock: uma reunião de amigos da região curtindo uma sonzeira feitas por bandas de muita qualidade em um lugar bacana como a Chácara São Pedro, todos em harmonia e sem nenhum problema. Que tenhamos mais edições, a cena underground da região agradece.
Mais fotos no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=5288831866840105292&aid=1299177757.

Texto e Fotos: Fernando R. R. Júnior
Março/2010

Voltar para Festivais