5º Tributo Festa Rock
Com: Masket Maggots ( Slipknot cover ), Acid/C ( AC/DC cover ), Metllica ( Metallica Cover ), Red John e Grinder  ( Judas Priest Tributo )
Sábado, 30 de junho de 2012 no
Santa Fé Eventos em Itapira/SP
 
    Praticamente quase um ano após minha última passagem em um dos vários Tributo Festa Rock, eis que mais uma vez fui a Itapira para um festival que celebra os áureos tempos da Festa Rock, que marcava o underground da nossa região sempre trazendo bandas que despontaram no cenário nacional como Nervochaos, Andralls, Hellish War e tantas outras.
 
    Só que o foco do Tributo Festa Rock são as bandas covers e não as de som próprio, fato que gera uma certa discussão, pois muitas vezes os shows com bandas de som próprio não conseguem colocar tantas pessoas quanto em um evento com bandas covers. É uma questão complicada. Mas, o objetivo desta resenha não é levantar a polêmica e sim contar como foi o 5º Tributo Festa Rock, que teve nesta edição as bandas  Masket Maggots ( Slipknot cover ), Acid/C( AC/DC cover ), Metllica ( Metallica Cover ), Red John e Grinder  ( Judas Priest Tributo ).

Grinder  ( Judas Priest Tributo )
 
    O Grinder é um tributo ao grande Judas Priest originado em Itapira e formado por cinco integrantes, que destaco dois em especial: a baixista ( que estava um tanto nervosa no show, porém tocando com muito bem ) e a revelação da noite - um garoto chamado André que conseguiu atingir timbres de voz muito altos e lembrando bastante do que Rob Halford costuma fazer.
 
    Desta forma o Grinder nos presenteou com clássicos como "Diamonds And Rust", "Leave After Midnight", "Metal Gods", "Painkiller" ( essa com o vocalista gritando com muita garra ) e neste instante vi a primeira roda surgir pelo Santa Fé. Foi o segundo show do Grinder pelo que conversei com alguns amigos presentes e o quinteto honrou as tradições de um dos grandes nomes do Heavy Metal.

Metllica ( Metallica Cover )

    O Metllica, cover do Metallica de Campinas formado por Felipe Disselli ( voz e guitarra ) Lucas Disselli ( bateria ), Fábio Ferrúcio ( baixo ) e Franz Souza (  guitarra ) era a atração seguinte e se apresentou pela terceira vez em Itapira enfatizando desta vez as músicas do Kill´Em All, primeiro álbum do famoso quarteto americano, entre elas Whiplash e Seek And Destroy, mas a de abertura foi o sucesso Creeping Death, todas muito bem personalizadas pela banda.

    Foi bacana quando o vocalista Felipe Disseli agradeceu o público dizendo que este era o melhor show dos cinco anos de banda e tocam mais clássicos como Harvest Of Sorrows e Welcome Home ( Sanitarium ), que  fizeram o público, que havia aumentado consideravelmente em relação ao Grinder, aplaudir e agitar bastante.

    Fade To Black do álbum Ride The Lighting foi outra escolhida no set do Metllica, que não ficaria completo sem "Sad But True", "Enter Sandman" e "One" - todas em versões de muita competência pelos integrantes da banda. Creio que não tenha sido somente a banda que considerou esta apresentação como uma das melhores, pois se considerar a agitação realizada pela galera no Santa Fé Eventos, a grande maioria também concordou.

 

Acid/C ( AC/DC Cover )
 
    O cover do AC/DC de Araras/SP intitulado Acid/C se apresentou pela primeira vez em Itapira neste 5º Tributo Festa Rock com a seguinte formação: Tadeu nos vocais, Bonon e Yuri nas guitarras, Cabello no baixo e Neyton na bateria e o que mais chamou atenção no seu show foi o resgate de várias músicas que são eletrizantes, que podem até serem consideradas como "lados-B" da carreira da banda australiana, mas o detalhe é o seguinte: em se tratando de AC/DC todas as músicas são gostosas de ouvir e fazem o público empolgar.
 
    O vocalista Tadeu encarna muito bem Bon Scott quanto Brian Johnson ( colocando até o seu chapéu tradicional ) ao cantar músicas das duas fases do AC/DC, mas, concordo com a opinião de alguns amigos que conversei que disseram que ele se sai melhor quando interpreta músicas do primeiro vocalista da banda.
 
    E neste clima de relembrar os sucessos "das antigas", o Acid/C tocou o Blues Rock "Bad Man Boogie", "Hard As A Rock", a eletrizante Dirty Deeds Done Dirt Cheap e neste momento algo muito interessante acontece ... o guitarrista que representava o incontrolável Angus Young desce do palco e vai solar no meio da galera e confere um dos pontos mais altos tanto do show do Acid/C quanto deste Tributo Festa Rock.

    Com o retorno do guitarrista ao seu ponto, que levou o vocalista Tadeu exclamar: "alguém pode tirar a pilha dele!", eles tocaram a sua bela versão para Shot Down In Flames do álbum Highway To Hell, que me fez lembrar da última passagem do AC/DC em São Paulo ( confira matéria ).
 
    Em seguida tivemos Thunderstruck, que como era de se esperar fez a plateia não se conter e agitar sem parar. Depois mergulham em dois dos grandes Blues gravados pelos australianos ao tocarem Problem Child e The Jack, aliás esta última teve direito à um strip do guitarrista, tal qual o músico de quase 58 anos costuma realizar nos shows. Para Hell´s Bells o guitarrista 'foge' do palco novamente e corre para a plateia para aumentar a interação com os fãs mostrando que atitude e carisma é com ele mesmo.
 
    Em seguida para manter a adrenalina ainda mais alta, o Acid/C nos brinda com Shoot To Thrill, a excelente Stiff Upper Lip ( que fez eu e alguns amigos não pararem quietos um instante sequer ), Jailbreak e Let There Be Rock, cuja execução muito boa teve o baixinho Tadeu carregando o 'Angus' pela pista do Santa Fé Eventos e afirmo: foi de longe o melhor momento do show do Acid/C.
 
    Na volta dos dois para o palco tivemos You Shook Me All Night Long fazendo o pessoal se divertir ainda mais e contrariando os pedidos dos fãs eles tocaram Highway To Hell ao invés de T.N.T., mas não deixaram de atender os fãs e T.N.T. foi a última das suas várias homenagens ao AC/DC. Além de terem realizado um set list muito bom a banda de Araras mostrou uma vibração muito grande que contagiou os presentes.

Red John

    Foi durante um pequeno problema no show do Acid/C que um dos organizadores ( Leandro Sartori ) avisou que a banda Red John não compareceria no evento devido à problemas de saúde de seu vocalista e ele aproveitou para divulgar também os próximos eventos que teremos na região. O 'pequeno problema' do Acid/C aconteceu na hora que o guitarrista voltou ao palco depois da execução de Dirty Deeds Done Dirt Cheap enroscou em alguns cabos e necessitou-se de uma pausa para arrumar. Nada grave...

 

Masket Maggots ( Slipknot cover )

    O Masket Maggots é um cover de Rio Claro/SP da banda Slipknot formado em 2009 e estava em Itapira pela primeira vez com a bagagem de ter se apresentado em várias cidades do interior, litoral, além de um show no Paraguai para mais de 3.000 pessoas. Com um cartão de visitas assim deu para entender porque a última atração do 5º Tributo Festa Rock era tão aguardada pelos presentes que ficaram até o final de seu show, agitaram e cantaram sem parar a cada uma de suas músicas.

 

    Com nove integrantes no pequeno palco do Santa Fé Eventos, o Masket Maggots começou o seu show e parou, não sei se intencional ou por algum problema, mas, quando o tecladista colocou os efeitos sonoros industriais em seu computador após algum tempo, finalmente os nove músicos começaram a exibir o seu Nu Metal que caiu nas graças dos presentes.

     Foi interessante reparar que cada um dos nove estava com a máscara igual ao músico que ele estava fazendo cover, o que para muitos foi motivo de grande felicidade. Não conheço as músicas do Slipknot, até porque o estilo Nu Metal não é o que costumo ouvir, mas, vendo a reação da galera no Santa Fé deu para ver que eles estavam agradando e muito.

    O Masket Maggots tocou com todo o peso que o Slipknot faz em seus shows e a atitude no palco do vocalista, do percussionista, dos guitarristas, enfim de cada um, confirmou que os caras mereceram mesmo encerrar a noite com o posto de headliner.

    O mais bacana em um Tributo Festa Rock é que temos a oportunidade de passar uma noite revendo os amigos da região, bater um papo, fazer novas amizades, tomar uma cerveja e curtir um Rock e Heavy Metal, enfim uma bela galera de várias cidades da região se divertindo e na paz. Que venham os futuros Tributos para que possamos relembrar de mais outras das nossas bandas favoritas.

 

Texto e Fotos: Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos à Festa Rock Produções
Julho/2012

Clique aqui e confira as fotos do 5º Tributo Festa Rock com Masket Maggots ( Slipknot cover ), Acid/C( AC/DC cover ), Metllica ( Metallica Cover ), Red John e Grinder ( Judas Priest Tributo )

Clique aqui ou na foto ao lado e confira uma galeria de fotos do 5º Tributo Festa Rock

Voltar para Festivais