Metal Total 32
Com: Cranial Crusher, Breakout, Woslom e Violator
Sábado, 20 de julho de 2013 no Principius Bar em São Bernardo do Campo/SP

    O Metal Total 32 é um festival organizado por Tiago Claro ( do Seventh Seal ), que reuniu nesta noite do dia 20 de julho quatro bandas do cenário Thrash Metal nacional como Cranial Crusher, Breakout, Woslom e a principal Violator no Principius Bar em São Bernardo do Campo.

    Shows previstos para começar às 17h como visto no flyer, mas infelizmente não aconteceu, tivemos sim um atraso de 40 minutos e o som extremamente alto oscilando várias vezes com a primeira atração da noite, o Crannial Crusher, o que tornou-se difícil para assimilar sons dos vocais e também os ruídos constantes eram bem notáveis durante o show inteiro. Não havia um publico grande nesta primeira atração mesmo, cedo e a banda principal começaria bem depois das três atrações tanto que, creio podia contar em torno de 20 pessoas no máximo.

 

Cranial Crusher

    O Cranial Crusher é uma banda paulista de Thrash Metal, lembrando que o estilo veio do Punk, possui um som rápido, agressivo e cru formado por Renan Stoiani ( vocal/ baixo ), Lucas Aímola ( guitarra ) e Guilherme Souza ( bateria ).

    Durante o show o vocalista pergunta para a plateia “Tá dando para ouvir ai? Tá da hora? Tá ruim, né ?” infelizmente, a resposta era que estava ruim e era notório a insatisfação dos músicos quanto o som da casa e alguns presentes no local, que mesmo vazia, alguns fãs subiam no palco e cantavam junto com Renato Stoiani e agitando os presentes. Finalizando às 18h30. Eles tocaram músicas como "A Queda", "My Lai" e Sofrer, um cover do Ratos de Porão que teve a presença de Marcelo do Cerberus Attack, banda que está dividindo um split com o Cranial Crusher.

    Apesar do público ser pequeno, o show poderia ter sido melhor se o som estivesse de acordo com o tamanho do local, os agudos das caixas eram gritantes, hora ouvia os músicos, hora a bateria, hora nada, uma melhoria no áudio poderia ter tornado a primeira atração melhor.

Breakout

    Seguindo após alguns minutos, montagem do palco e instrumentos musicais, sobe Breakout, banda paulista de Thrash Metal, apresentando problemas no áudio também devido a falha técnica no som mas, estava bem melhor que a atração anterior. Fundada no final de 2010 pelos integrantes Maíra Oliveira ( vocal ), Fabs e Alfredo ( guitarras ), Carlos Butler ( baixo ) e Lucas Borges ( bateria ). A banda procura manter a imagem do Heavy Metal da década de 80, tem destaque principal da vocalista uma excelente frontwoman que mandou muito bem nesta noite como no cover de Breaker do Accept.

    Felizmente, o som melhorava um pouco e oscilava em alguns instrumentos musicais mas, não desanimou e o show rolou até o fim. Maíra Oliveira, diz “Você já teve um pesadelo? Pois é, essa musica nasceu de um pesadelo que tive em uma noite”. Assim, foram exibidas Schizophrenia e Don´t Call The Luck nesta noite animada, Breakout prosseguiu muito bem, o público tranquilo sem bate cabeça e bagunças.

Woslom

    Os paulistas do Woslom são uma banda de Thrash Metal, que teve sua formação em 1997 por Silvano Aguilera ( vocal/guitarra ), Rafael Iak ( guitarra ), Francisco Jr ( baixo/vocal ) e Fernando Farabote ( bateria ) e acabam de lançar seu segundo cd, o Evolustruction , o quinteto se prepara para sua turnê europeia em setembro passando por vários países.

    Realizam neste dia, 20, um show histórico em São Bernardo do Campo com mais pessoas e várias rodas de bate cabeça se abriram durante a apresentação, os moços bem animados, simpáticos agitavam significativamente. O set concentrou no novo cd e também no primeiro, Time To Rise ( leia resenha ). Beyond Inferno começou a destruição que continuou com a nova Haunted By The Past e Pray To Kill.

    Durante o show, Tiago Claro - o produtor - aparecia com uma taça alcoólica com vários canudos e entregava para os músicos, que tocavam em seguida e gritava “Bando de bêbados” e deixava na mão de alguns que ficava na frente do palco terminarem o “gole”.  Foi um show difícil de fotografar devido a pouca iluminação e infelizmente com problemas no som, isso repercutiu até a ultima atração. Entretanto, a cada riff, o publico vibrava como percebi durante as execuções de Breathless ( Justice´s Fall ) e Time To Rise.

    Os presentes acompanhavam com palmas, e acompanhava com “Hey, Hey” e seguido com uma roda violenta e um mosh. São destaques da banda a execução de um Thrash Metal rápido, os riffs e o peso da música são bem parecidos com o Metallica como visto na última música do set, a Mortal Effect. Finalizando com muitos aplausos posso dizer que foi uma boa apresentação, o Woslom é uma banda no cenário nacional que merece destaque e respeito, mandam muito bem.

 

Violator

O Violator é uma banda de Thrash Metal de Brasília, formada em 2002 por Pedro Arcanjo ( vocal/ baixo ), Pedro Augusto ( guitarra ) e David Araya ( bateria ) e Marcio Cambito ( guitarra ) e possui várias turnês europeias realizada no currículo e no Brasil.

    A atração principal começa com um bate cabeça gigante e mal organizado, e o som extremamente alto e agudo impossibilitando de entender a essência da “melodia” que eram passadas para o público, porém, no decorrer do show, o som foi melhorando gradativamente, e finalmente então era possível ouvir os instrumentos musicais perfeitamente.

    O próprio nome Violator está relacionado com violência na tradução do inglês e foi assim, que seguiu a noite e a primeira dos brasilienses foi a Ordered to Thrash, do álbum Chemical Assault e o vocalista pergunta “Tá bom? É muita animação na primeira porrada arrebentou a corda do baixo”. Abre um mosh, várias pessoas subiam no palco, pulavam, derrubavam microfones, atrapalhavam os músicos até o final.

    Em seguida, anunciam seu novo cd Scenarios Of Brutality, que possui nove faixas inéditas com temáticas sobre conflitos e realidade política na América do Sul, é o primeiro trabalho gravado na Alemanha e deste tocaram Echoes Of Silence e Endless Tyrannies.

    A banda se destaca pela agilidade e rapidez, fazendo durante o seu show várias pessoas subirem no palco e cantarem as musicas juntos ao vocalista, mas logo se jogavam e no meio da 'muvuca' que estava formada ao som de "Deadly Sadistic Experiments", "Brainwash Possession" e "Destined To Die". Pedro Arcanjo, finaliza agradecendo a todos os presentes e termina o show com todos da plateia em cima do palco na execução de UxFxCx ( United for Thrash ).

    Em tempos que os espaços para o Underground estão cada vez menores e os shows internacionais estão pipocando sem parar, festivais somente com bandas que estão se destacando no cenário nacional é uma excelente iniciativa que deve ser seguida, mas da mesma forma que os bangers vão curtir e prestigiam as bandas eles devem ter o respeito de volta com som de qualidade para que as bandas possam desempenhar muito bem o seu papel, como tentaram neste sábado.

Texto e Fotos Erika Beganskas
Setembro/2013

Clique aqui e confira um álbum com mais fotos dos shows do Violator, Woslom, Cranial Crusher e do Breakout no Principius Bar em São Bernardo do Campo/SP

Voltar para Festivais