2o Pinhal Rock Festival
Com:
 Your Tragedy, Rass Dashen, Sarna, Doctor Rock e Lothlöryen   
Sábado, dia 23 de maio de 2009 no GPEA, Espírito Santo do Pinhal – SP

    O Pinhal Rock Festival chegou a sua segunda edição em menos de 8 meses e assim como na primeira edição ( veja matéria ), novamente, o local escolhido foi o subsolo do clube G.P.E.A. Antes de começar a contar como foram os shows desta noite, quero registrar aqui que mais uma vez nenhum tipo de incidente ocorreu no evento e à despeito que muitos costuma falar sobre eventos de rock/metal, um sentimento é comum a todos: a reunião e a confraternização entre os amigos. Outro ponto a ser ressaltado também é a necessidade que sempre aconteçam festivais na cidade de Espírito Santo do Pinhal/SP, pois seja aqui ou na região, existe sim uma comunidade headbanger que sempre prestigia os shows. 

Carnage

    A banda que abriu a noite foi Carnage de Espírito Santo do Pinhal/SP formada por garotos que tocaram alguns covers do Metallica como Unforgiven e pelo curto set apresentado, percebi que a jovem trupe possui uma grande precisão e tende a crescer.

Your Tragedy

    Em seguida a banda Your Tragedy de Poços de Caldas/MG garantem o agito ao tocarem à sua mescla de metal/hardcore/thrash com muita energia e produzindo as primeiras rodas de empolgação no evento. Os dois vocalistas da banda chegam até a descer junto à galera devido ao calor para cantar.

Rass Dashen

    Depois de um longo tempo fora dos palcos, a banda pinhalense Rass Dashen, formada por Pedro, Endrigo, Zambardi, Thiago e Gordo, volta a se apresentar na cidade com um set list que garantiu a alegria de muitos headbangers presentes com músicas do seu primeiro demo cd tais como: Sunset ( que abriu o show ), Darkness Butterfly e a agressiva Disgust, além de covers para Seek And Destroy do Metallica ( muita bem tocada pela banda ), Eye Of The Tiger do Survivor ( um tanto quanto estranho para a proposta heavy thrash da banda, mas em uma bela execução que nos levou de volta ao filme Rocky ) e Phantom Of The Opera do Iron Maiden ( esta levantou os fãs ).

      Mesmo não estando em seu total poder de forças Pedrão ( que chegou a sentar durante o show ) mostrou aquela vitalidade heavy metal que sempre lhe foi característica, destaco também a performance de Gordo nas baquetas e da dupla de guitarristas da banda Thiago e Endrigo. Muito positiva a volta do Rass Dashen e faço votos para que eles retomem o crescimento dentro da cena, pois nossa cidade necessita de mais gente militando no heavy metal com qualidade.

Sarna

    Mais uma banda pinhalense na seqüência do II Pinhal Rock Festival foi o Sarna, aplicando muito hardcore com muito peso, especialmente pelas pancadas do baterista Gordo. Aliás, o Gordo e Zambardi haviam acabado de se apresentarem com o Rass Dashen e mostraram a faceta do outro projeto que participam.

    Eles executaram músicas como Operação Condor, Insônia, Sarna, No Class, Apodreça Lentamente, A Batalha Continua, Corrupção e Consejos Narcos. Um set curto, de pouco mais de meia hora, mas direto como manda o legado do hardcore e que deixou cravado o recado agressivo do Sarna.

Doctor Rock

    De volta a cidade após a sua primeira incursão internacional o Doctor Rock mostrou toda a sua afiação que continua em alta em um show quente e que era muito esperado pela maioria dos presentes que vibraram a cada música tocada. O quarteto formado por Alencar, Lucas, Guizão e Gustavo mandou uma avalanche de clássicos tais como: Burn ( Deep Purple ), Heaven And Hell ( Black Sabbath ), Long Live Rock´n´Roll ( Rainbow ), Strutter ( KISS ), Tom Sawyer ( Rush ), Flight Of Icarus ( Iron Maiden ); todas em execuções primorosas e que realmente levantam o público presente no G.P.E.A. que correspondeu cantando e agitando bastante a cada uma desta seqüência.

    O vocalista Alencar é um grande interprete e novamente exibiu muito vigor no palco, além de um grande carisma ao interagir com a platéia e anunciar as música que iria apresentar. Outro destaque individual de sempre é o Guizão nas seis cordas, mas quando chegou a vez de Crazy Train ( do Ozzy ), ele convida um dos seus discípulos, cujo nome é Danilo para assumir o posto de guitarrista e o garoto mostra que também possui muito talento e está seguindo o longo e difícil caminho rumo aos guitarristas virtuosos direitinho ( continue assim meu amigo ). No set do Doctor Rock teve tempo ainda para War Pigs ( Black Sabbath ) e a fecha brilhante com Hallowed Be Thy Name ( Iron Maiden ).

Lothlöryen

    A banda Lothlöryen de Varginha/MG formada por Leonaldo Oliveira - voz, Wesley Martins Soares  e Alan Wagner - guitarras, Michel Aguiar - baixo, Dênnis de Souza Paiva - teclados e Marcelo Benelli - bateria; era a grande atração do evento e mesmo com o horário bastante avançado ( afinal, já eram mais de 04:00 horas da manhã quando eles subiram no palco do II Pinhal Rock Festival e infelizmente muitos foram embora depois do Doctor Rock  ) eles nos deixaram a imagem de precisão e muita técnica.

    Não se importando com o número de pessoas presentes, o que pudemos acompanhar foi mais um excelente show da turnê In The Name Of Tolkien - Folk Metal Tour 2009, que divulga o segundo cd do Lothtlöryen intitulado Of Bards And Madmen. Desta maneira, ganhamos o nossa passagem de volta para  a terra média com o folk metal dos mineiros em uma competente e divertida viagem que passou por músicas como My Mind In Mordor, There And Back Again, Bards' Alliance. Nestas primeiras canções além da performance do vocalista Leonaldo, destaco a dupla de guitarristas   Wesley Martins Soares e Alan Wagner que realizaram ótimos solos.

    Citei o anteriormente o vocalista da banda e Leonaldo Oliveira não parava quieto um só instante, agitando, se mexendo no palco e fazendo caretas ao cantar que me lembraram Ian Anderson do Jethro Tull ( detalhe, antes de se apresentar o cara ficou pulando durante o show de todas as outras bandas - que energia hein!!! ). Em seguida, o Lothlöryen continuou o set com Some Ways Back No More e um ótimo cover para The Time Of The Oath do Helloween, momento que notei muitos cantando os versos com a banda.  Então voltam com mais algumas músicas próprias com Ruins Of Fantasy, Moriality e segundo o próprio vocalista a música que está "bombando na internet" ( para ser exato, no myspace da banda ): Hobbits' Song.

      Fechando o show eles executaram outro competente cover, agora com Lord Of The Rings do Blind Guardian e Unfinished Fairytale música própria que, assim como as anteriores, é dotada de ótimas melodias. Uma coisa não posso esquecer de dizer sobre este show: percebe-se que o vocalista canta cada verso colocando sua alma!!! Para encerrar o festival e atender os pedidos dos fãs, eles tocam mais uma: agora com Nightfall do Blind Gardian. Valeu Lothlöryen que vocês possam regressar em Pinhal brevemente e para uma platéia maior.

    Mais uma vez, o Pinhal Rock Festival foi muito bem organizado pelo Dario e a sonorização esteve ainda melhor que na primeira edição, sendo que a única coisa a ser mudada no meu modo de ver seria a ordem das bandas, pois deixar uma atração do porte do Lothlöryen para o final pode ser uma estratégia correta, porém, o evento deveria começar e acabar mais cedo, mas da forma que aconteceu, muitos fãs foram embora e perderam, indiscutivelmente, o melhor show da noite. Ainda assim, repito o que já disse: precisamos de mais eventos de rock/metal nesta cidade, então que em breve tenhamos a terceira edição.

Texto e Fotos: Fernando R. R. Júnior
Junho/2009

Voltar para Festivais