|
|
Vamos conhecer um pouco mais do disco a partir de agora com Pão e Circo, que abre o disco em clima circense e seu ritmo traz uma letra ácida criticando diretamente os responsáveis pelas mazelas que acontecem em nossa sociedade através de um crescente instrumental que aumenta a força da música. De ritmo, letra notadamente despojada e até sarcástica, Conto de Verão possui um vistoso solo de gaita feito pelo convidado Júnior Boogie. A pesada e crua Patifaria dá uma passada por alguns personagens da Disney com o toque de humor quase infantil do Five Dogs, onde Jhonatas Monge faz a voz de alguns deles.
Para a faixa título, a Mundo Cão, temos um andamento robusto e agressivo de vocais idem com destaque ao solo de guitarra de Marcião Pignatari. Em Insana Violência, o que já estava sendo percebido nas canções anteriores fica evidente aqui... as viradas Punk Rock do Five Dogs, cujos solos de guitarras são do convidado Lav Andrade e a canção apresenta algumas acelerações em seu andamento que são bem interessantes. Falsos Profetas marca a sexta de Mundo Cão e sua letra é direta, atual, verdadeira, correta e conta com a presença de Rodolfo Coppe no solo de guitarra.
|
|
Puro Rock'n'Roll contagiante... assim é a Grana do Natal, que conta com Júnior Boogie novamente na gaita e cravo aqui... é a minha favorita do cd. No EP O Elo, o Five Dogs era mais Rock'n'Roll e isso ficou explícito em O Espinho Não Machuca a Flor, que mostra Marcião Pignatari na guitarra outra vez em uma faixa muito bem vocalizada e que é dotada de um ritmo envolvente. A penúltima de Mundo Cão é a Jack In Londres, que inicia-se com ótimos toques de baixo, ganha um padrão Rock'n'Roll inflamável e novamente conta com os solos de Júnior Boogie na gaita. Encerrando o álbum, o Five Dogs optou pela música O Elo, que intitula o antigo EP e convocou mais uma participação de Wendryll Massaroti nos solos de guitarra aumentando a adrenalina deste Rock'n'Roll.
É interessante observar que o Five Dogs recente, como está cravado nas dez músicas de Mundo Cão está mais pesado e com um pé no Punk e o mais antigo é voltado ao Rock'n'Roll, entretanto, seja lá ou seja cá... a verdade é que a banda continua dona de uma pegada muito boa de se ouvir e que devemos apreciar sem moderação e em um belo volume o seu som.
Nota: 8,0.Por Fernando R. R. Júnior
Dezembro/2024
|
|
|