Five Dogs - Mundo Cão
16 Faixas - Independente - 2024

    Depois de 10 anos do álbum O Elo ( leia resenha ), a banda de Rock'n'Roll Five Dogs está de volta em formato de Power Trio com o álbum Mundo Cão, cujas letras são em português e possuidoras de uma alma setentista. No atual line up do Five Dogs temos o fundador Rodrigo Ribeiro no baixo e voz junto a Jhonatas Monge na guitarra e voz e Norberto Nordi ( um dos criadores do Não Religião ) na bateria.

    Composto por 16 faixas, sendo 6 bônus, Mundo Cão foi gravado no Conspiração Records e no Estúdio Big Rec e vemos na sua capa um rothweiller humanizado, machucado e estilizado como um boxeador se levantando e voltando para o combate, ou seja, uma metáfora do nosso dia a dia em que mais apanhamos que batemos, porém, sempre estamos de volta para a luta. Além disso, Mundo Cão está embalado em digipack e conta com um encarte de 16 páginas com fotos, letras das músicas e informações.

    Vamos conhecer um pouco mais do disco a partir de agora com Pão e Circo, que abre o disco em clima circense e seu ritmo traz uma letra ácida criticando diretamente os responsáveis pelas mazelas que acontecem em nossa sociedade através de um crescente instrumental que aumenta a força da música. De ritmo, letra notadamente despojada e até sarcástica, Conto de Verão possui um vistoso solo de gaita feito pelo convidado Júnior Boogie. A pesada e crua Patifaria dá uma passada por alguns personagens da Disney com o toque de humor quase infantil do Five Dogs, onde Jhonatas Monge faz a voz de alguns deles.

    Para a faixa título, a Mundo Cão, temos um andamento robusto e agressivo de vocais idem com destaque ao solo de guitarra de Marcião Pignatari. Em Insana Violência, o que já estava sendo percebido nas canções anteriores fica evidente aqui... as viradas Punk Rock do Five Dogs, cujos solos de guitarras são do convidado Lav Andrade e a canção apresenta algumas acelerações em seu andamento que são bem interessantes. Falsos Profetas marca a sexta de Mundo Cão e sua letra é direta, atual, verdadeira, correta e conta com a presença de Rodolfo Coppe no solo de guitarra.

    Depois é a vez da obscurecida Lobotmia ( Lobo em Pele de Cordeiro ), que contém linhas encorpadas, letras e vocais agressivos e que pela repetição de seu ritmo acaba envolvendo o ouvinte. Logo depois temos Anomalia Sistêmica, que é bastante crua e rude em sua parte instrumental, porém, com uma letra que exala a triste realidade com os solos de guitarra ( bem poucos ) comandados por Leo Andrade.

    Começando com um discurso político que sabemos que é totalmente fajuto, mas dito por muitos políticos, Esperança marca a nona de Mundo Cão e recebe uma aceleração no seu andamento que é promovida pelo solo de mais um convidado, agora Wendryl Massaroti em sua guitarra, que são aproveitados para que Jhonatas Monge registre umas verdades em seus versos. A última do tracklist normal de Mundo Cão chama-se Mensagem das Estrelas e traz frases de um ser de fora do planeta dizendo o que deveríamos fazer todos os dias ambientadas através dos solos de Rodolfo Coppe e também por uma ótima linha de baixo e de bateria.

    De bônus encontramos as seis faixas do EP O Elo refeitas pelo atual trio do Five Dogs e a primeira é a balada Mil Problemas, que é vocalizada com emoção diante dos seus dedilhados conquistando facilmente quem a escuta. Com um ótimo início Desejo Incontrolável marca a décima segunda deste Mundo Cão e pode-se sentir a potência de seu solo de guitarra, que ficou a cargo de Marcião Pignatari, que fornecem uma ótima base aos vocais de Jhonatas Monge.

    Puro Rock'n'Roll contagiante... assim é a Grana do Natal, que conta com Júnior Boogie novamente na gaita e cravo aqui... é a minha favorita do cd. No EP O Elo, o Five Dogs era mais Rock'n'Roll e isso ficou explícito em O Espinho Não Machuca a Flor, que mostra Marcião Pignatari na guitarra outra vez em uma faixa muito bem vocalizada e que é dotada de um ritmo envolvente. A penúltima de Mundo Cão é a Jack In Londres, que inicia-se com ótimos toques de baixo, ganha um padrão Rock'n'Roll inflamável e novamente conta com os solos de Júnior Boogie na gaita. Encerrando o álbum, o Five Dogs optou pela música O Elo, que intitula o antigo EP e convocou mais uma participação de Wendryll Massaroti nos solos de guitarra aumentando a adrenalina deste Rock'n'Roll.

    É interessante observar que o Five Dogs recente, como está cravado nas dez músicas de Mundo Cão está mais pesado e com um pé no Punk e o mais antigo é voltado ao Rock'n'Roll, entretanto, seja lá ou seja cá... a verdade é que a banda continua dona de uma pegada muito boa de se ouvir e que devemos apreciar sem moderação e em um belo volume o seu som.
Nota
: 8,0.

Por Fernando R. R. Júnior
Dezembro/2024

Instagram: https://www.instagram.com/bandafivedogs/.  
Facebook: https://www.facebook.com/bandafivedogs
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCkrD6xIAylJFGpLTZlmvHkw.
Soundcloud: https://soundcloud.com/banda-five-dogs.  

 

 

Voltar para Resenhas