Karyttah - New Age - The Age Of Karyttah
9 Faixas - Independente - 2017

    Depois de passar por várias bandas durante a década de 90, o vocalista Fábio Lofts decidiu em 2014 montar sua própria banda com influências de Iron Maiden, Helloween, Fates Warning, Bon Jovi, Skid Row e música Pop, Clássica e New Age. O nome Karyttah foi inspirado no latim caritas, que aqui é traduzido em suas músicas com o objetivo de emocionarem para o bem, belas melodias e letras positivas. As gravações foram realizadas entre 2014 e 2015 por Fábio Lofts junto a alguns amigos sob os cuidados de Henrique "Baboom" Canale, que cuidou da mixagem e atuou na masterização com Alessandro "Kbral" Cabral no Toque Final Mix e Master Studio. Na capa vemos o espaço e o planeta Terra sendo puxado ou reconstruído por outro e aí depende do seu modo de observar a imagem de João Duarte e Marcelo Mensh.

    As gravações foram realizadas entre setembro de 2013 a junho de 2015 e a mixagem entre setembro a outubro de 2015, já a masterização aconteceu entre novembro e dezembro de 2015. No encarte temos todas as letras traduzidas em uma preocupação do músico para uma melhor compreensão de seus temas, vamos aos seus detalhes.

    Com breves falas em português sobre a Evolução dos Mundos da Doutrina Espírita ( extraído do livro A Gênese de Allan Kardec ), a climática Intro/Nova Era traz a melodiosa New Age em que Fábio Lofts solta a voz através de transformações animadas e ótimos riffs de guitarras, que são capitaneados por Alex Andreoni, porém, deve-se também ser ressaltado as linhas viajantes mais ao meio da canção e seus belos solos, além de seus toques mais acústicos, que levam novamente ao refrão. De estilo mais Power Metal e andamento mais acelerado, The Order Sides é a terceira do cd e fatalmente sua influência do Helloween será notada, inclusive seu refrão vai te conquistar com facilidade. Atenção para os solos padrão Iron Maiden feitos por Fábio Lofts.

    Com a clara intenção de ser mais emocionante com seus toques no piano tocados por Priscila Mendes, Once More Again possui ares de balada e é mais lenta e cantada com muita dedicação por Fábio Lofts. Entretanto, ele adiciona uma virada mais Heavy Metal, que enche a composição de boas sensações com destaque aos solos de Fernando Debuxe. Com o título de Never Say Never e uma linhagem empolgante, o Karyttah apresenta uma música mais Heavy Metal Tradicional com ênfase nos solos de guitarra. Na sequencia temos logo no princípio uma linhagem mais Power Metal e depois um andamento de vocais em coro embasados por uma sequencia de exuberantes solos mais robustos, assim é a ótima External Suggestions, a sexta de New Age - The Age Of Karittah.

    Com os teclados tocados por Daniel Coronado produzindo um clima mais Progressivo, a The End Of Your Lives, que apresenta os ótimos solos de guitarras de Zé Langer e Alex Andreoni, além de tecer reflexões sobre a vida e a morte, com direito a passagens velozes e inerentes ao Power Metal em sua letra bastante animadora ( aliás, uma constante nos versos ). Para Karittah, Fabio Lofts exibe uma música forte, de ritmo cativante e um refrão para cantar com ele esta letra que possui um ambiente mais espiritual. Encerrando New Age - The Age Of Karittah temos as breves falas da Bíblia e do livro de Allan Kardec contidas na curta Grand Finale - A Caridade.

    Por enquanto, o Karyttah é uma one man band, já que Fábio Lofts foi o vocalista, guitarrista, baixista e programou a bateria deste primeiro álbum The New Age - The Age Of Karyttah ( salvo em algumas participações pontuais ), que conseguiu soar bastante agradável em seus pouco mais de trinta minutos, porém, isso, deverá mudar brevemente, pois, segundo o próprio músico me falou pouco depois do espetacular show do Helloween em outubro de 2017 ( confira matéria ), ou seja, o Karyttah voltará a ser uma banda. Quem aprecia o Heavy Metal  em sua linha mais Melódica com letras motivadoras e um tanto que religiosas deverá prestar atenção neste trabalho.
Nota: 9,0.

Site: http://karyttah.com/
Facebook: https://www.facebook.com/karyttah/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCgfYQr8NopXkieU51TpeBBQ

Por Fernando R. R. Júnior
Dezembro/2017

Voltar para Resenhas