Pop Javali - Resilient
 12 Faixas - Voice Music - 2017

    Em 2017, o Power Trio de Hard Rock e Heavy Metal originado na cidade de Americana/SP conhecido como Pop Javali completou 25 anos de formação e com os mesmos três integrantes, os meus amigos Marcelo Frizzo nos vocais e baixo, Jaéder Menossi na guitarra e Lóks Rasmussen na bateria. E manter a mesma formação seja no Brasil ou em qualquer parte do mundo por tanto tempo é um feito expressivo que merece ser enaltecido, então, antes de continuar, meus parabéns ao Pop Javali.

    Neste longo período de atividades, o Pop Javali registrou os álbuns No Reason To Be Lonely ( 2011 ), o The Game Of Fate ( 2014 - leia aqui ) e o ao vivo Live In Amsterdam ( 2016 - confira mais detalhes ), antes deste novo trabalho nomeado como Resilient, que é o assunto desta resenha.

    Consta dentre os principais feitos do Pop Javali também as importantes aberturas para os ícones lendários do Rock Deep Purple e Uriah Heep em 2014 ( relembre como foi ), além da turnê europeia de 2015, que resultou no citado álbum ao vivo. Neste novo trabalho, que não deixa de possuir um ar comemorativo pelos 25 anos de banda, o trio preparou mais doze canções com o seu conhecido padrão de qualidade que foram gravadas, mixadas e masterizadas por Andria Busic e Ivan Busic ( ambos ex-Dr. Sin e atual Busic ) em parceria com os membros do Pop Javali no Busic Produções Studio em São Paulo/SP. A capa que mostra um vidro sendo estilhaçado é de João Duarte da J. Duarte Design deixando claro que eles ainda estão aí superando os problemas para mostrar seu Hard'n'Heavy de grande qualidade.

    Os ótimos riffs melodiosos repletos de técnica e até um pouco da sua virtuosidade, que são executados por Jaéder Menossi na faixa instrumental A New Beginning abrem o cd e se conectam no Heavy de pegada moderna Hollow Man, que é vocalizado com o estilo característico de Marcelo Frizzo, além de contar com as contagiantes variações instrumentais mais aceleradas e outras mais calmas proporcionadas pelos demais integrantes do Pop Javali. Depois sentimos os toques de baixo se evidenciarem juntos com as evoluções na bateria, que após a inserção dos riffs de guitarra, o trio nos apresenta a Drying The Memories com um ritmo cativante e que vai crescendo ao passar de seus minutos até atravessarem linhas Hard'n'Heavy com vocalizações lotadas de emoção.

    Parece que Reasonable, a quarta música de Resilient seria mais lenta pelo seu início, porém, muito pelo contrário, pois seus vocais e seus longos solos de guitarra produzem ares viajantes, que são executados para conquistar o ouvinte logo na primeira audição, inclusive pela sensibilidade depositada por Jaéder Menossi a cada solo, porém numa pegada Hard Rock de primeira. De estilo mais acelerado, muita energia e habilidade produzida pela interação entre os músicos e seus instrumentos, We Had It Coming fica deveras melhor assim que Marcelo Frizzo canta seus versos causando também um desejo de uma participação nossa em seu refrão. Em tempo, pelos solos desenvolvidos aqui.... sente-se que se eles quiserem alongá-los nas futuras execuções ao vivo... teremos um emblemático momento... pode escrever.

    Com uma face mais Heavy Shooting Star continua o cd devidamente embasada na potência dos riffs feitos por Jaéder Menossi, que sinalizam o caminho para onde os vocais de Marcelo Frizzo seguirão em uma base instrumental consistente, variada e empolgada em mais uma ótima canção do disco. Depois, o Power Trio nos mostra Turn Around, uma canção mais leve que chega aos dedilhados de guitarra e trazem vocalizações flertando com um Blues Rock e isso é exibido de uma forma deliciosa de se ouvir com suas ricas partes de guitarra, baixo e bateria, e claro, vocais. Entretanto, o Pop Javali soube como deixar a música fluir e se elevar através de habilidosos solos de guitarra até que sejam retomadas suas linhas iniciais nesta que já aponto como a minha favorita no cd.

    Com destreza e velocidade caminhando lado a lado chegamos ao Hard Rock Broken Leg Horse, composição que Marcelo Frizzo canta de forma emocionante e conduz nossa atenção para uma imersão a cada nota tocada por eles, onde sente-se como o álbum foi bem gravado, pois, pode-se constatar com clareza cada instrumento nesta fervorosa sequencia de solos dos três músicos, que parecem que não vai acabar como se fossem uma jam e quando acaba dá aquela vontade que continuassem, mas, aí só ao vivo, ou recolando a faixa para rodar novamente.

    E o vocalista continua a impressionar, porém, agora com os toques em seu baixo para a faixa Undone, que é um pouco cadenciada e com a pegada característica do trio, que alterna sua linhagem e nos surpreende com sua musicalidade, sem nunca se afastar do seu Heavy Metal. Quem curte solos de guitarras em que pode-se ( e deve ) ouvir de olhos fechados tem nesta nona de Resilient um grande momento, que parece nascido para ser tocado ao vivo.

     Para Show You The Money, o Pop Javali segue por um Hard Rock dos bons em que vamos gostar imediatamente por conta do seu jeito mais dançante, que destaca o sempre eficiente Lóks Rasmussen na bateria e também mais uma caprichosa sessão de riffs de Jaéder Menossi ante a vocalizações no mínimo despojadas de Marcelo Frizzo. Na canção título, a Resilient, o Power Trio exibe a mais pesada do cd, que é cantada com uma certa agressividade nos lembrando dos Heavy's de muitos ótimos nomes dos anos 80 e produzindo uma clara vontade de socar o ar e 'banguear', ainda mais quando seus solos de guitarra se evidenciam. Fechando o cd temos a Renew Our Hopes, que começa mais lenta e caminha de forma sintomática por linhas de vocais cheias de emoção para fixarem na memória graças aos seus timbres, que trazem uma letra bastante positiva. Mais uma vez, os solos de Jaéder Menossi também se destacam em uma base competente de bateria e baixo, que acabam criando o desejo de ouvir tudo de novo.

    Neste terceiro registro de estúdio o Pop Javali optou por canções mais Heavy e mais viajantes com linhas instrumentais impactantes, vocalizadas com o carisma de sempre. Que venham mais 25 anos de banda e álbuns com este teor de qualidade como está cravado em Resilient.
Nota: 9,5.

Sites: www.popjavali.com.br, www.facebook.com/popjavali, www.twitter.com/popjavali,
www.youtube.com/popjavali92 e www.soundcloud.com/popjavali.

Por Fernando R. R. Júnior
Outubro/2017

Voltar para Resenhas