Uriah Heep - Latin America Heepsteria Tour 2014
Abertura: Pop Javali
Encerramento: 3HD
Terça, 27 de maio de 2014
no Via Marquês em São Paulo/SP

    Dez dias depois da vibrante apresentação na Virada Cultural em São Paulo/SP ( confira resenha ), e devido ao cancelamento da data na cidade do México, a cidade de São Paulo ganhou mais um show, que seria realizado na casa de shows Via Marquês, localizada na Barra Funda. A nova apresentação vinha junto com a expectativa se teríamos um set especial em relação ao da 'Virada', ou se seria o mesmo da turnê, pois pense aí caro leitor(a) se eles resolvessem executar um Magician Birthday especial para o Brasil ou algumas músicas do novo álbum, que seria lançado no dia 6 de junho e se intitula Outsider.

    Claro que a procura por ingressos foi intensa, afinal, o Uriah Heep está entre as principais bandas dos anos 70 e é ao lado de Led Zeppelin, Deep Purple e o Black Sabbath, os criadores do nosso amado Heavy Metal. E se não bastasse a data do show, na noite anterior ao show foi muito especial também, pois, a banda fez um Meet & Greet no Gillan's Inn, um tradicional bar em São Paulo, onde os ingleses estavam lançado sua cerveja, chamada Uriah Heep de uma cervejaria artesanal de São Paulo.

Lançamento da cerveja Uriah Heep

    No dia 26 de maio uma cerveja do tipo Ale, que para os mais expert´s no preparo da cerveja, normalmente é composta por três tipos de maltes, além de lúpulo e com graduação alcoólica de 6%. A da banda recebeu o título de Uriah Beer Golden Ale, uma cerveja comemorativa para a turnê brasileira.

    O bar estava bem cheio a espera dos músicos e os presentes estavam ouvindo algumas bandas, que tocavam algumas seleções de Rock Clássico, e quando finalmente os grandes astros da noite chegaram... se iniciou ali um belíssimo Meet & Greet com a cerveja da banda.

    Foi uma ocasião especial e ver vários músicos, apresentadores, jornalistas, fãs, etc... perto da lenda que é o Uriah Heep para autógrafos, fotos e tudo que esse tipo de encontro proporciona... era incrível. Meus amigos e amigas, tinha até 'nenê' tirando foto com o vocalista Bernie Shaw, velho chorando por estar perto de Mick Box, ou seja momentos inesquecíveis para quem é fã e vive a música no esplendor da arte.

    Como o lançamento foi em uma segunda feira brava, a equipe do Rock On Stage ficou pouco tempo registrando o evento, mas, claro que testou e aprovou a cerveja da banda, embora o preço dela tenha sido um pouco salgado.

Show no Via Marquês

     Um bom público, bem superior ao que eu imaginei compareceu ao Via Marquês, e era completamente formado por fãs que gostariam de assistir a banda com mais tranquilidade, do que certamente seria assistir a banda na Virada Cultural naquela 'muvuca' que foi e muitos vieram de longe. Este seria o oitavo show nesta perna brasileira da Latin America Heepsteria Tour 2014, e para abrilhantar ainda mais a festa teríamos ainda a banda de Hard Rock Pop Javali e o projeto 3HD do músico e gênio Sergio Hinds, que fez fama à frente da banda O Terço.

  Pop Javali

    A primeira banda da noite foi o Pop Javali, que teve sua formação em 1992 pelos músicos Jaéder Minossi na guitarra, Loks Ramussen na bateria e Marcelo Frizzo no baixo e vocal e o quarteto está divulgando o cd Game Of Fate e eles entraram no palco apresentando a faixa A Friend That I've Lost do novo cd.

    Eles foram extremamente técnicos, mas seu Hard Rock não agradou maioria dos setentistas presentes na plateia e assim, seguiram com Wrath Of The Soul e Sacrifice My Dreams, ambas do No Reason To Be Lonely. além de Lie To Me, que foi a quarta do show. Era antagônico ver a banda com uma postura de palco invejável, mesmo o guitarrista Jaéder Minossi mais na dele, mas com a habilidade bem acima da média e o baixista Marcelo Frizzo, que possui muito carisma e boa presença de palco, sempre agitando. E foi ele quem apresentou todos os músicos e a composição do novo clip da banda, a canção Healing No More.

    Road To Nowhere seguiu a mesma linha do Hard Rock de qualidade do Pop Javali, assim como a próxima, a Free Man e o público esteve completamente apático em relação a apresentação do trio. Eles terminaram seu rápido, porém, preciso set com a dupla I Wanna Choose e a Silence, esta última do No Reason To Be Lonely.

    Uma boa apresentação, mas certamente os músicos sentiram a frieza da plateia, entretanto, o Pop Javali merece uma atenção especial, já que no Brasil o Hard Rock não é tão difundido, ainda mais quando falamos de bandas nacionais.

Set List Pop Javali

1 - A Friend That I've Lost
2 - Wrath Of My Soul
3 - Sacrifice My Dreams
4 - Lie To Me
5 - Healing No More
6 - Road To Nowhere
7 - Free Man
8 - I Wanna Choose
9 - Silence

Uriah Heep

    Ver dois shows do Uriah Heep em menos de dez dias, como disse inicialmente, acredito que posso me considerar como um cara de sorte, afinal, estamos diante de uma das mais clássicas bandas da história do Rock, que cravou inigualáveis sucessos e influenciaram gerações de headbangers pelo mundo. E a pergunta que pairava em minha cabeça desde quando cheguei no Via Marquês ainda se mantinha e aumentava mais a cada momento que eu aguardava pela entrada da banda no palco ( relembrando: existira diferença dos sets com a relação ao da Virada Cultural?, teríamos algo especial? um set acústico? alguma música do novo cd? ).

    Enfim, o que teríamos na segunda apresentação da banda em São Paulo? Bem foi com um grande êxtase às 21:00hs, que o palco do Via Marquês recebeu a lenda Mick Box na guitarra, Russel Gilbrook na bateria, Dave Rimmer no baixo ( substituindo o falecido Trevor Border ), Phil Lanzon no teclado e Bernie Shaw nos vocais. Para a imensa e intensa alegria de todos, lá estava o Uriah Heep e ao vivo.

    Assim como na apresentação da Virada Cultural, a canção Against The Odds do Sea Of Lights de 1995 e Overload do Wake The Sleeper de 2008 foram as duas composições que marcaram a abertura do show, que celebrou a quarta passagem dos ingleses pelo Brasil e instantes após de suas brilhantes execuções, o vocalista Bernie Shaw e fala "... Ei São Paulo estamos de volta, é muito bom ver todos vocês novamente....",  e desta forma tivemos a antológica Traveller In Time, gravada no histórico Demons and Wizards de 1972 e a primeira diferente do set da 'Virada', porém, prevista, pois, a banda tocou a mesma em toda turnê, fato que achei muito bom, pois é uma música que inflama a todos instantaneamente.

    A eletrizante Sunrise vem com as palmas na sua intro, que são clássicas nas execuções ao vivo do Uriah Heep e a composição do álbum The Magician's Birthday de 1972, assim como na outra apresentação que vi dias atrás foi belíssima. Claro que seria um hino clássico atrás do outro e então, Stealin' do magnífico Sweet Freedom de 1973 relembrou e agraciou aos fãs mais saudosistas da banda, que viveram ou conhecem o período mais clássico do Uriah Heep, onde cada um dos seus álbuns era um melhor que o outro.

    Voltando ao show, Phil Lanzon realizou uma introdução de teclados sensacional e a atuação dos demais integrantes colocam esta música entre um dos grandes momentos da noite e mesmo tendo assistido o show deles dias atrás como falei, o Uriah Heep emociona pela magia que a banda ainda mantém em suas apresentações.

    Se a sequencia do set list se mantivesse igual da apresentação anterior na capital paulista, a seguinte deveria ser do álbum Into The Wild de 2011 e batata... foi o que aconteceu, pois o quinteto tocou a I´m Ready. Depois, assim como Bruce Dickinson já fez no Rock In Rio, Bernie Shaw exibiu a cerveja do Uriah Heep e anuncia a Between Two Worlds do Sonic Origami de 1988.

     E rever Mick Box solando sua guitarra com a bravura e destreza que fez possui todas as músicas é uma experiência que recomendo ao menos uma vez na vida e com muito bom humor ele brinca com a plateia ao se lembrar do primeiro disco, o ...Very 'Eavy ...Very 'Umble de 1970. Ao violão, ele começa o maravilhoso e clássico absoluto Gypsy, seguido pelo Heavy Rock de Look At Yourself, título do disco de 1971 e outro clássico seminal da banda. 

    July Morning, teve uma execução brilhante e a clássica canção do estupendo álbum Look At Yourself, que penso ser daquelas que não pode sair do set list da banda e outras inúmeras também não, e aí mora um problema: como escolher apenas quinze músicas para uma hora e meia de show mais ou menos? Quando se reúnem para a escolha de um set list, os músicos do Uriah Heep passam por escolhas difíceis. Finalizando a primeira parte do espetáculo no Via Marquês tivemos a Lady In Black, outro dos clássicos da banda, mas este presente no disco Salisbury de 1971.

    No bis, que veio rapidamente não tivemos o tecladista Phil Lanzon, mas Mick Box e Bernie Shaw pedem que as mulheres subam no palco ( bobos eles não? ) e então do disco Innocent Victim tocaram a pesada Free'n'Easy, com o palco lotado de mulheres, aí podem imaginar como ficou o palco com a banda tocando... digamos que foi muito legal e cômico...

 

 

    Com algum trabalho conseguiram liberar o palco para que músicos pudessem terminar seu show, o Uriah Heep finalizou com uma que indiscutivelmente não poderia faltar, a palpitante Easy Living' do Demons and Wizards, que foi tocada de maneira espetacular.

    Mesmo com um set list relativamente parecido, com quase nada de diferente do apresentado dias atrás e também nenhuma grande novidade, e de certa forma, mesmo sabendo mais ou menos quais músicas estariam sendo tocadas no show ( afinal, eles seguiram praticamente conforme o script ), como a apresentação poderia ser tão surpreendente? Fácil... basta apenas reunir algumas das poucas ainda existentes lendas mágicas do Heavy Rock Mundial, e uma delas possui o nome de Uriah Heep.

    Infelizmente, pelo horário já avançado não podemos assistir a apresentação do 3HD, mas conversando com amigos, o show foi considerado inclusive o melhor da noite. Espero que tenhamos outras oportunidades de ver Sérgio Hinds e seu projeto novamente.

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimento Erick Tedesco e Rock Brigade Concerts
 pela atenção e credenciamento
Setembro/2014

Clique aqui e confira uma galeria com 121 fotos
dos shows do Uriah Heep e do Pop Javali
no Via Marquês em São Paulo/SP

 

Set List do Uriah Heep

1 - Against The Odds
2 - Overload
3 - Traveller In Time
4 - Sunrise
5 - Stealin'
6 - I'm Ready
7 - Between Two Worlds 
8 - Gypsy
9 - Look At Yourself
10 - July Morning
11 - Lady In Black
Encore:
12 - Free 'n' Easy
13 - Easy Livin'

  

Voltar para Shows