Rock Freeday Collection - Volume IV
19 Faixas - Voice Music - 2017

    A série de coletâneas Rock Freeday Collection promovida pela Web Radio Rock Freeday - que é comandada por Alexandre Afonso e sempre está antenada ao cenário do Heavy Metal Nacional e suas vertentes - chegou ao seu quarto volume nos trazendo mais 19 bandas de todos os lados do país, sendo algumas mais conhecidas e com anos de estrada e outras menos famosas, porém, de igual talento e capacidade de chegar ao estrelato em sua maioria.

    Alguns destes 19 nomes já estiveram aqui no Rock On Stage seja com um de seus discos sendo parte desta seção de Resenhas ou mesmo com os detalhes de seu show relatado na seção de Shows, ou seja, já são velhas conhecidas por este redator enquanto que outras terei o prazer de conhecer colocando este cd para rodar. Então vamos lá conhecer mais nomes do Heavy Metal Brasileiro.

    A abertura deste Rock Freeday Collection - Volume IV, cuja capa foi desenhada por J. Duarte da J. Duarte Design ( Metal Church, Circle II Circle, Angra e Torture Squad ), que mostra uma caveira em um cenário desolado, não poderia ser melhor ao contar com o Torture Squad com a pedrada The Awaken, uma cadenciada e agressiva criação do quarteto paulista destacando os urros de May "Undead" Puertas e o ritmo Death/Thrash Metal como aprendemos a adorar em suas composições. Depois de abrir a roda descendo porrada, somos expostos às boas evoluções e também às linhas melódicas contidas no Prog e Power Metal presente em Deep Throughts do Sevencrows, uma galera formada na cidade de Porto Velho/RO. A terceira chama-se Fire e aparece com toques cadenciados no baixo, vocais distantes e bastante Groove Metal por parte do Black Swell, banda da cidade de São Paulo/SP ao comando do guitarrista Paulo Igna.

    Para a seguinte, foi escolhida a música God do About 2 Crash ( foto ao lado ), banda de São Paulo/SP, que exibiu seu competente Heavy Metal Moderno na coletânea. Mandando a bordoada sem dó e nem piedade temos o massacre sonoro contido no Thrash Metal de Exuding Hate do Killery, banda da cidade de São Luís/MA, cuja fúria está no estado máximo. E mantendo os níveis de brutalidade e elevando-os mais ainda, hora dos veteranos mineiros do Sepulchral Voice, banda da capital Belo Horizonte, que trouxe a esmagadora Evil Never Rests ( canção título de seu primeiro álbum, leia resenha ) que é um Death Metal para não deixar nada no seu lugar.

    Liberando seu rolo compressor sonoro de seu Hardcore/Crossover ladeira abaixo e à toda velocidade, o Basttardz de São Luís/MA executa a pedrada Agrothrash, uma feroz crítica em português ao setor agrícola. Os gaúchos de Porto Alegre do Rage In My Eyes ( foto ao lado ), que foram a atração de abertura para o Iron Maiden em 2019 deixaram neste quarto volume da Rock Freeday Collection estampado o seu competente e envolvente Heavy Metal Melódico com a ótima Hole In The Shell. Em seguida ouvimos a pegada robusta de seu início e que nos leva à um andamento marcante de Não Vou Me Calar, que é a contribuição da cantora paulistana Sanny Mazza, que nos apresenta aos seus belos vocais e ao seu Rock Pesado.

    Em versão acústica e bem emocionante, os paulistanos do Armored Dawn ( que encerrou suas atividades por conta dos problemas judiciais da empresa de seu líder - para não entrar em maiores detalhes ) cravou neste álbum a boa versão acústica de Men Of Odin. Retomando o peso e a aceleração em um estilo mais áspero, o Avaken de Recife/PE toca a The Herald, que demonstrou um estilo que lhe aproxima ao Black Label Society. A décima segunda da compilação é a faixa Surreal, que é possuidora de vocais femininos unidos à um formato encorpado e sujo, que mostram que o Bella Utopia não veio para brincadeiras e é uma bela banda de Heavy Metal da cidade de Goiânia/GO.

    O compositor da cidade de Salvador/BA Leo Mascarenhas exibiu a instrumental Lockdown, que naturalmente foi inspirada nestes complicados tempos que vivemos e realizou solos bastante vibrantes em sua guitarra. Outra bela banda de Porto Velho/RO é o Quantika ( foto ao lado ), que  contribuiu com o seu Symphonic Metal de vocais femininos com Horizon Of Madness e deixou claro seus atributos. Na reta final deste Rock Freeday Collection - Volume IV, chega a vez do Inner Call, uma galera de Salvador/BA, que investe em um Heavy Metal das antigas com a empolgante Empty Eyes. Powerless é a décima sexta do cd e nos coloca diante do Heavy Metal incandescente e pulsante do Black Legacy.

    Já os mineiros do Consciência Coletiva, colocaram seu o Hard'n'Heavy com vocais em português na composição que empresta o seu nome para a banda, ou seja, Consciência Coletiva. A penúltima é a canção Viela e é pertencente ao Ebóris, uma banda criada na cidade de Niterói/RJ que em sua participação denotaram cada nota de seu Rock com adendos de Rap, Maracatu e Samba, que é significativamente amparado nas linhas de baixo. E por fim, os paulistanos do Caoscracia disparando o seu Rock'n'Roll a la Rock Brasil 80 com Voltas e Revoltas em uma faixa bastante bacana.

    O pessoal do Rock Freeday novamente escolheu com sabedoria ao elencar as bandas deste quarto volume de sua série de coletâneas, que servem para aprofundarmos mais no vasto campo do Rock e Heavy Metal nacional, sendo que neste álbum, as bandas que mais me impressionaram ( excetuando-se -  obviamente - as mais famosas ) foram o Killery, a cantora Sanny Mazza, o Inner Call, o guitarrista Leo Mascarenhas, o Quantika, o Sevencrowns e o Bella Utopia ( foto ao lado ).

    Em suma... viva o Rock e o Heavy Metal nacional e suas inúmeras bandas.
Nota: 8,5.

Por Fernando R. R. Júnior
Dezembro/2021

 

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