Vera Loca - A Certeza de Como Valeu Navegar Nesse Mar
 13 Faixas - Imã Records - 2017

    O quinteto gaúcho de Porto Alegre conhecido como Vera Loca que é formado por Fabrício Beck ( nos vocais, gaita de boca e violão ), Herman González ( guitarras ), Felipe "Mumu" Bortholuzzi ( baixo, violão e vocais ), Luigi Vieira ( bateria e percussão ) e Diego Dias ( teclados, violão e vocais ), depois dos bem sucedidos DVD Ao Vivo ( de 2013 - leia resenha ) e o Acústico (  de 2014 - confira resenha ) retornou ao estúdio para registrar o seu oitavo cd da carreira e o quinto de estúdio, cujo título é A Certeza de Como Valeu Navegar Nesse Mar, que marca também as comemorações pelos quinze anos de carreira do quinteto.

    A Certeza de Como Valeu Navegar Nesse Mar teve suas gravações realizadas entre agosto e setembro de 2016 no Estúdio Mubemol em Porto Alegre/RS junto a Gilberto Ribeiro Júnior e Wagner Langemann com processo de mixagem executado pelo primeiro. Para a masterização foi escolhido Joaquin Garcia e o trabalho aconteceu no Estúdio Artefacto em Santiago do Chile.

    Na capa temos os cinco músicos do Vera Loca com diferentes expressões em seus rostos, que dão a ideia que concordam com o título do álbum, embora imagino aqui todos os percalços que eles já enfrentaram nestes quinze de carreira conforme ressalta o vocalista Fabrício Beck: "Pela primeira vez, temos composições dos cinco integrantes", onde seus temas são voltados para questões universais em um Pop Rock gostoso de se ouvir refletindo olhar mais maduro dos músicos e é explicado pelo tecladista Diego Dias: "Quase todos nós já temos filhos e vivemos um momento pessoal muito feliz".

    Pode Ser Pra Sempre abre o cd com um Rock'n'Roll vocalizado de forma cativante por Fabrício Beck em uma letra bastante animada, mesmo enfatizando que nem tudo é perfeito na nossa vida. A condução feita pelos demais músicos do Vera Loca na parte instrumental está mais robusta e completam a conquista do fã logo de cara. Em Todo Amor Que Cabe Em Nós, o quinteto caminha por uma letra mais romântica, típica de uma balada que transforma-se em um Rock mais direto e que é orientado pelos solos do guitarrista Hernan González, que está abastecido de deliciosas melodias, que destacam os toques de Luigi Vieira na bateria e percussão. Com um ritmo mais festivo, a positiva Amanhã Pode Ser Bem Melhor traz Humberto Gessinger dividindo os vocais com Fabrício Beck e fatalmente seus versos ficarão na cabeça, graças a sua letra simples, porém, muito bem feita com rimas consistentes e que recomendo ouvir quando estiver  desanimado, e isso, claro, além do Rock'n'Roll que o Vera Loca incluiu nesta terceira faixa, que também é dotada de passagens mais Indie e candidata a hit do cd.

    Para Vai Buscar, os gaúchos apresentam uma canção mais tranquila, que é vocalizada com carisma por Fabrício Beck em uma letra bastante positiva e que ao chegar o seu refrão ouvimos o título do cd e tenho que enaltecer também os belos solos de guitarra, que são dotados de muita emoção junto aos toques de violão mais discretos. Ainda percorrendo linhas mais tranquilas no violão e com ótimos vocais, Do Trabalho Pro Bar ilustra uma situação que sempre pensamos e fazemos graças ao nosso cotidiano corrido, onde este sintomático momento é retratado na letra desta composição, que é bem gostosa de se ouvir.

    Se aprofundando no Rock'n'Roll com toques de Blues, A Procura do Sol te captura nos riffs de slide feitos pelo guitarrista Hernan González, que conferem mais energia para a música e não posso deixar de salientar também o seu ótimo refrão que é de fácil assimilação.

    Marcando a sétima de A Certeza de Como Valeu Navegar Nesse Mar, Longas Tardes conta com uma atuação cheia de repiques do baterista Luigi Vieira, que conectado ao ritmo fornecido pelos demais e também pela forma de cantar um tanto que introspectiva de Fabrício Beck garantem uma excelente vibração e um sentimento de prazer na sua audição, onde notamos os pontos para aplaudir nas suas execuções ao vivo. Com um andamento mais sereno, Novos Acordes atravessa uma tranquilidade significativa, exceção feita apenas aos seus trechos mais 'Bluesados', que aumentam a eletricidade da composição.

    Na seguinte, os teclados de Diego Dias ficam em evidência e criam o clima para a balada romântica A Nossa História, cujas vocalizações exalam muita emoção e também longos, mas suaves, solos de guitarra que aparecem em um ambiente de muita harmonia com os teclados. Da forma que seu nome deixa claro, Canção Folk traz elementos do estilo e também vocais dedicados, sendo que Fabrício Beck sola sua gaita além de cantar muito bem. Quem aprecia músicas que proporcionem um grande prazer ao ouví-las terá aqui um grande momento. Para Onde o Céu é Azul, o Vera Loca mantém sua linhagem mais calma flertando com o Pop, porém, sempre equilibrando com o Rock, onde destaco seu ótimo refrão.

    Retomando um Rock'n'Roll mais festeiro, Pensando na Volta marca a décima segunda e penúltima do cd, sendo que os vocais, os toques mais fortes na bateria e os teclados se destacam conduzindo a voltagem desta música e envolvendo o ouvinte. Por fim, temos Quem Sabe e mais uma vez, o Vera Loca aposta em uma canção de ritmo mais suave, que é trabalhada com carinho e competência pela banda, que assim como em outras faixas é muito satisfatória de se ouvir e mais uma vez ressalto uma atenção especial aos solos de guitarra de Hernan González.

    A Certeza de Como Valeu Navegar Nesse Mar é um álbum em que se deve ouvir inteiro por conta de que suas canções mostram muita introspecção, serenidade e um ambiente salutar, que provoca boas sensações de forma que posso afirmar que o Vera Loca conseguiu atingir seu objetivo e nos convida para uma saborosa viagem musical.
Nota: 9,0.

Sites: www.veraloca.com.

Por Fernando R. R. Júnior
Outubro/2017

Voltar para Resenhas